quinta-feira, 12 de maio de 2016

"Era a mensagem do governo para o povo de Moçambique: Não protestar!" - Eva Moreno

"Era a mensagem do governo para o povo de Moçambique: Não protestar!" - Eva Moreno

07:31 CAT | 12 maio 20160 CommentsPrintShare
Mhoje_evaanadon3_photo_jpg
El País / Eva Anadón em Zaragoza após sua deportação de Moçambique
Quando um grupo de policiais armados algemado e preso cooperante espanhola Eva Anadón para demonstrar em Moçambique contra o abuso sexual nas escolas, ela não tinha idéia que estava na loja; quando ela foi interrogado e detido por horas sem acusação, ela pensou que a polícia estava apenas usando táticas de intimidação.

A 34-year-old feminista de Aragón, que lutou durante quatro anos pelos direitos das mulheres com várias ONGs em Moçambique, ficou chocado quando ela foi colocada em um avião de volta para Madrid sem ter sido dado tempo para fazer as malas. Depois de chegar ao final de março, ela explicou: "Eles me jogou para fora com absoluta impunidade. Ele foi a mensagem do governo para o povo de Moçambique: Não proteste "!

Eva é um de um número de trabalhadores humanitários espanhóis cuja influência nos países onde trabalham é um espinho no lado das autoridades locais. Seu caso de espelhos que ecologista Alejandro González-Davidson, cuja campanha no Camboja contra a construção da barragem Chhay areng determinou a sua expulsão em 2015 fevereiro, ou a do padre jesuíta Esteban Velázquez, que foi expulso do Marrocos, no início de 2016 por oferecer ajuda humanitária a pessoas esperando nas colinas fora de Melilla para a sua chance de entrar em território espanhol.

No último ano, quase uma dúzia de trabalhadores humanitários espanhóis foram deportados, a maioria do Marrocos, que tem fortes laços históricos com a Espanha.

Além Velázquez, um ativista de direitos dos homossexuais foi deportado no verão passado e abril deste ano, cinco advogados pertencentes ao Coletivo Internacional de Apoio aos prisioneiros saariana foram expulsos depois de verificar as condições de um grupo de ativistas do Sahara Ocidental que está sendo realizada em Rabat.

María Nieves Cubas, um dos cinco advogados deportados, disse: "Temos vindo a assistir a julgamentos de presos políticos sarianos desde 2002, compilando relatórios sobre eles e enviar os relatórios para a ONU. Não houve nenhum problema até agora ".

"Ao me deportar eles estavam enviando uma mensagem para o resto da sociedade"

Depois de 14 anos de pé às autoridades cambojanas, Catalão ambientalista Alejandro González-Davidson foi finalmente expulso do país depois de organizar manifestações contra a construção de uma barragem que inundaria 26.000 hectares de floresta e deslocar 1.500 pessoas. "O governo decidiu me expulsar, porque eles viram que eu era capaz de mobilizar a opinião pública", diz o fundador da ONG cambojana, a Mãe Natureza.

"Ao me deportar, eles também estavam enviando um aviso para a sociedade em geral e às numerosas ONGs estrangeiras que trabalham lá:" Se você cruzar a linha e fazer algo que é realmente eficaz, algo que irá mostrar ao público cambojano o que somos realmente até para, este é o que vai acontecer ", diz González-Davidson. "Mas a minha deportação não foi em vão. Ele criou um monte de agitação pública que forçou o governo a cancelar o projeto da represa. Um ativista com um passaporte de um país democrático de alguma influência, como a Espanha, pode conseguir um monte de coisas que são difíceis para a população local. "

Então o que mudou? Nieves Cubas afirma que o aumento no deportações está relacionada com a decisão do Tribunal de Justiça para anular um acordo comercial entre Rabat e Bruxelas sobre a exploração dos recursos naturais do Sara Ocidental por Marrocos Europeia, o ex-colónia espanhola cuja ocupação por Marrocos não é reconhecido pela União Europeia ou a ONU.

trabalhadores humanitários se movimentar muito e muitas vezes não tem certeza de sua situação legal, diz José Ángel Sotillo, diretor do Instituto de Desenvolvimento e Cooperação da Universidade Complutense de Madrid, explicando que as mudanças nas relações bilaterais podem afetá-los diretamente. Por outro lado, seu ativismo pode afetar as relações bilaterais. "Junto com a comunidade local, eles criam um clima de mudança. E se isso envolve questionar o estado dos direitos humanos e da democracia, os governos não gostam ", destaca Sotillo.

Eva Anadón não consegue encontrar as palavras para descrever como se sentia quando ela foi preso e expulso de Moçambique. Ela fala sobre um passeio de montanha-russa emocional que a levou de fúria e impotência ao medo e, finalmente, tristeza.

Seu calvário começou na manhã de 18 de Março, quando seu grupo local de Marcha Mundial das Mulheres realizou uma manifestação para protestar contra o abuso sexual nas escolas. "Há crianças", diz Eva ", que têm de submeter-se a abuso sexual de seus professores, se eles querem mover-se no final do ano."

A manifestação foi também para destacar as medidas sem sentido adotadas pela comunidade para combater o abuso, tais como tornar as meninas usam saias até os tornozelos, uma iniciativa que, segundo Anadón, criminaliza a vítima, o que implica "a culpa é dela para mostrar suas pernas ".

"Nós estávamos ficar juntos para o protesto quando a polícia chegou e tentou nos intimidar", diz ela. "As meninas começaram a cantar," por insistir em conjunto, as mulheres podem derrotar o sexismo. "Depois que a polícia se tornou muito violento." Anadón foi preso com uma brasileira e três mulheres locais.

Embora eles permitem que as mulheres passam várias horas mais tarde, as autoridades no capital de Maputo não tinha terminado com Anadón. Um grupo de polícia apareceu em sua casa alguns dias depois; ela não estava lá, mas eles logo apanhados com ela e colocá-la em um avião de volta para a Espanha.

Fonte: El País

“It was message from the government to the people of Mozambique: Don’t protest!” – Eva Moreno

7:31 CAT | 12 May 2016

Sem comentários: