sábado, 18 de janeiro de 2014

Um dia tinha que acontecer

Ouvir com webReader

Hoje, sexta-feira, 17 de Janeiro de 2014, terminei a minha ligação iniciada a dia 12 de Maio de 2005 com o grupo SOICO, o maior grupo de comunicação de Moçambique. Confesso que desvincular-me da SOICO foi uma das decisões mais difíceis e pesadas que já tomei. Há razões para que a decisão tivesse sido difícil e pesada. Estou há nove anos na SOICO. Foram, na verdade, nove anos de muito sucesso. O meu sucesso é o sucesso da SOICO. Não há como dissociá-lo. Não há meu sucesso sem a SOICO.
Quando ingressei na SOICO era um ilustre desconhecido. A SOICO apostou em mim e lapidou-me. Eu sou conhecido, reconhecido e respeitado a nível nacional e internacional. Há pessoas que me vêem como ídolo, exemplo… Foi na SOICO que ganhei tudo o que tinha a ganhar no jornalismo. Nove anos, 11 prémios, sete nacionais e quatro internacionais. É uma obra. A SOICO deu-me oportunidade e visibilidade e aproveitei e brilhei.

Foi na SOICO que tive a minha família e as minhas duas filhas (Xénia e Paola). Tornei-me homem nesta empresa. A dívida que tenho com ela não tenho como pagar. O dia em que me fui despedir do PCA, Daniel David, quarta-feira, 15 de Janeiro de 2014, foi dos dias mais pesados da minha vida. Entrei na sala dele bem disposto, mas quando queria tirar palavras de despedidas sentia que estava a ser injusto demais. Na verdade, não me lembro do que disse. O que tinha ensaiado não saiu. Emocionei-me. Foi complicado vê-lo também contagiado pela minha emoção. Lembro-me que ele disse “Mabunda, preferia que não me despedisses porque é complicado para mim. Podias mandar-me mensagem, apenas”. Foi um momento pesado.
E depois disse: “Mabunda, boa sorte para onde for. Se as coisas não te correrem bem tens as portas abertas. Esta casa é tua. Estamos orgulhosos de ti”. Essas palavras aumentaram em mim a emoção. É sinal de alta consideração. Não havia como conseguir controlar-me. As lágrimas saiam voluntariamente. Como? Não sei. Nunca me tinha acontecido algo do género. Era difícil deixar uma casa na qual cresci.
Hoje, último dia da minha ligação com a SOICO, antes da reunião de planificação, a última reunião na minha presença, inesperadamente a directora de Informação, Olívia Massango, pede palmas a todos os que estavam presente. Depois anuncia que Mabunda deixa o grupo a partir de hoje. Epa, foi algo que me arrepiou os cabelos. Não esperava uma homenagem, em plena reunião da redacção, na hora de partida. Geralmente, quando há rescisão de contrato o que há são acusações e ódio. No meu caso foi especial. Mais uma dívida que fiz na SOICO. Como pagar? Não vou pagar porque é um crédito sem preço.
Tenho, agora, e publicamente que dizer MUITO OBRIGADO SOICO, MUITO OBRIGADO DANIEL DAVID, MUITO OBRIGADO GRACIETE CARRILHO, MUITO OBRIGADO JEREMIAS LANGA, MUITO OBRIGADO OLÍVIA MASSANGO E MUITO OBRIGADO A TODOS OS QUE PARTILHARAM COMIGO OS CORREDORES DO GRUPO SOICO. UM DIA PODEREMOS VOLTAR A CRUZAR OS MESMOS CORREDORES. SOICO É MINHA CASA E CONTINUARÁ PARA SEMPRE.
Agora quero gozar as minhas férias. Depois verei o que há no mercado para mim.
Um abraço a todos Lázaro Mabunda
In Facebook

Sem comentários: