domingo, 5 de janeiro de 2014

Morreu Eusébio!


Morreu Eusébio!
See translation
  • Osh Macamo and 5 others like this.
  • Gina Andrade Fiquei e estou muito triste.
  • Mario Estevao Profundamente lamentável!
  • Aurélio Bull Guebuza Muito triste apesar dele ter feito quase nada para o futebol moçambicano. Minhas sentidas condulencias ao desporto português.
  • Francesco Machamba É luto para os tugas e porque também sou lusófono junto-me à causa. Muita força aos tugas e aos benfiquistas.
  • José de Matos Francesco Machamba, tambem deve ser luto para os moçambicanos, minha modesta opiniao!
  • Francesco Machamba Eu acho que a moçambicanidade não pode ser forçada a alguém que ñ queira, se Eusébio é(ra) moçambicano que o seu funeral seja realizado em MAPUTO, até porque seus feitos ñ deixam qualquer dúvida de ser um herói mas o que ele fez por Moçambique?
  • José de Matos Francesco Machamba, desculpa, mas nao tem nada a ver , funeral é uma escolha pessoal, que depende de varios factores pessoais e sinceramente penso que nao é altura de discutirmos a sua moçambicanidade, ha argumentos divergentes! Se ele , hipoteticamente, nao queria ser moçambicano, nao significa que muitos moçambicanos nao possam sentir-se de luto!
  • Aurélio Bull Guebuza o Eusébio foi arogante e desprezou muitos moçambicanos que foram tentar suas sortes em Portugal. Mesmo assim sinto mto pela morte dele porque o futebol portugues(um pais irmao) está de luto
  • Carla Reis Eusébio falava sempre com carinho da sua terra. O seu possível desalinhamento político com o poder não significa distanciamento afetivo da sua terra. Moçambique perdeu um filho.
  • José de Matos No mural da Zenaida Machado:

    "1992: “Sou profissional de futebol e Samora Machel nunca me falou no meu regresso quando estive em Moçambique, mas eu voltaria se me convidassem para selecionador nacional e me dessem condições, porque sempre disse que gostaria de apoiar o Desporto da minha terra.”
    1997: “Se me dessem a escolher gostaria de morrer ali [Estádio da Luz]. É uma casa que me fez homem, onde estou desde os 18 anos.”
    ------------
    Eusébio da Silva Ferreira em entrevistas a LUSA. Descanse em Paz, Pantera Negra.
  • Francisco Campira PAZ a ALMA deste GRANDE HOMEM.
  • Antonio A. S. Kawaria Paz à sua alma!
  • João Calado Antunes sempre disse que era Moçambicano paz a sua alma.
  • Germano Milagre As vezes leio coisas que me deixam incredulo ... so mesmo por muita ignorancia !!! Aqui vai : Aurélio Bull Guebuza e Francesco Machamba 1992: “Sou profissional de futebol e Samora Machel nunca me falou no meu regresso quando estive em Moçambique, mas eu voltaria se me convidassem para selecionador nacional e me dessem condições, porque sempre disse que gostaria de apoiar o Desporto da minha terra.”
  • Antonio Augusto Rua aqui esta um grande homem que sempre representou o seu povo com honra e dignidade ,Moçambique sofre assim uma grande perda e Portugal também
  • Antonio Augusto Rua francisco machamba ,quando pergunta o que ele fez ,da a entender que pouco sabe da historia de moçambique elecomeçou sua carreira em moçambique e é cidadão moçambicano ,os moçambicanos não são só aqueles que nasceram depois da independencia ,mas o pais já existia antes disso essa é a nossa terra meu amigos e a diferenciação de cor pode ser racismo da vossa parte
  • Tomás Queface A frase do Eusébio acima citada mostra o que não petendia regressar ao pais "mas eu voltaria se me convidassem para selecionador nacional e me dessem condições, porque sempre disse que gostaria de apoiar o Desporto da minha terra.” Moçambique não tinha condições para milhares de moçambicanos que acabavam de sair de uma guerra devastadora. O pais não tinha nem como alimentar os milhões de esfomeados desnutridos do Rovuma ao Maputo. Lembram-se daquela frase "Don't ask what your country can do for you. Ask what you can do for your country. Que condições ele queria? E se o problema era Samora, um dia Samora morreu, veio Chissano, saiu, veio Guebuza e nada. Nascer em Moçambique não faz de si um moçambicano.
  • José de Matos Permancer ou sair de Moçambique de modo algum pode servir de criterio para julgarmos a moçambicaniade de alguns, Tomás Queface! Conta isso as centenas de milhares de moçambicanos que vivem na Diaspora!
  • Tomás Queface Não estou a julgar pelo facto de ter saido de Moçambique, José.
  • José de Matos Entao avança com os teus criterios, Tomás Queface!
  • Tomás Queface Ele renunciou a sua pátria, a sua identidade. Deixou de ser um de nós.
  • José de Matos Tens como sustentar isso, Tomás Queface?
  • Tomás Queface Pergunta-te ti a ti próprio José, com todo aquele status de uma figura incontornavel, personalidade reconhecida mundialmente pelas suas qualidades de um dos melhores jogadores de sempre o que fez ao longo da sua vida pelo pais? Que feito simbolico desempenhou?
  • José de Matos Eu pergunto-te a ti, Tomás Queface, que nao apresentaste nada de concreto para desmentires a moçambicanidade dele! Esse teu argumento nao serve de criterio para avaliares! O que eu sei é que ele nasceu em Moçambique, nunca rejeitou a sua terra e pelo que sei tinha a dupla nacionalidade! O ter regressado e feito simbolico nao pode ser criterio!
  • Tomás Queface A esposa do actual Secretario de Estados dos EUA, John Kerry nasceu é mocambique, mas é só isso, nasceu em Moçambique.
  • José de Matos Escolha dela, Tomás Queface, nao me record de ela reclamar a nacionalidade moçambicana! E porque Moçambique nunca a tentou entusiasmar a ser moçmbicana? Muitos que esttao em Moçambique, tambem sao assim, so nasceram em Moambique, mais nada!
  • Tomás Queface José, seria impossivel rejeitar a sua terra pois é um facto que nasceu em Mocambique. Se acreditas que nao rejeitou a sua identidade porque é que então não estamos nós a homenagear mas estao la os portugueses?
  • José de Matos Isso eu te pergunto, Tomás Queface, eu acho uma autentica injustiça Eu sei que ele nunca rejeitou a sua identidade!
  • Tomás Queface Obviamente que o Eusebio nunca viria ao publico rejeitar sua mocambicanidade. Mas nao sao as palavras que contam, mas os actos.
  • José de Matos O que conta entao, Tomás Queface? Nao estou a acompanhar o teu pensamento!
  • Tomás Queface O sentido patriotico José, what you can for your country.
  • José de Matos Nesse sentido, como vais avaliar esse sentido patriotico? Podias explicar isso aos MUITOS que vivem no estrangeiro? Podes avaliar isso em MUITOS que vivem em Moçambique? Qual o criterio? Nao me digas que o teu criterio é ele nao ter regressado permanentemente a Moçambique!
  • Tomás Queface Muitos mocambicanos não tiveram as condições que Eusébio teve para dar muito ao seu pais. Os mocambicanos na diaspoea estao a ganhar a vida mas nunca se esquecem que tem uma divida para com seu pais. Vem quando podem, ajudam quando podem, tem familiares que sustentam
  • José de Matos Mas outros nao o fazem, Tomás Queface, nao podes avaliar por ai! Alias, ele tinha investido em Moçambique e foi roubado! MUITOS que estao em Moçambique nao contribuem muito, se vamos pelosd teus criterios!O regressar e sustentar nao tem absolutamente nada a ver com a moçambicanidade!
  • José de Matos Na minha modesta opiniao, penso que é escandaloso nao homenagearmos Eusebio em Moçambique e termos, por exemplo, rua a homenagera Kim Il Sung, mas nenhuma rua ou instalaçao desportiva a homenagear Eusebio !
  • De la Casa Conversa habitual entre mocambicanos de mocambique e com mocambicanos de portugal (ou até portugueses).
    Essa disputa de significados, será sempre parcial. Os de portugal, nao fazem ideia d como os de Moçambique pensam Eusébio, e os de Moçambique não fazem ideia de como os de portugal o pensam.vai ser uma eterna disputa de significados.
    Se em portugal ele nunca foi completamente português, em moçambique também não é completamente mocambicano.
    Pertence a amnis lados!
  • Francesco Machamba Temos tico-tico, conde, mutola, até coluna que tem história em moçambique.
  • José de Matos Sao escolhas pessoais, Francesco Machamba, irrelevante para a moçambicanidade! Hilario, Vicente, Wilson, Matateu, Queiroz, e muitos outros nunca regressaram! Ja devolveram a casa a Coluna?
  • Aurélio Bull Guebuza Li acerca da morte do Eusébio em 6 jornais internacionais, nenhum deles refere "luso/moçambicano". Vocês é que estão a tentar familiarizar-se com ele. Uma familiaridade que ele quase que nunca quiz. Ele é português e tudo dele(tanto cidadão como futebolista) tem a ver com portugal, deixem os portugueses chorarem pela morte dele e nós moçambicanos so podemos ter a tarefa de apazigua-los como irmão.
  • Antonio A. S. Kawaria Tomás Queface "Os mocambicanos na diaspora estao a ganhar a vida mas nunca se esquecem que tem uma divida para com seu pais." Como tens certeza assim? Por acaso aquele sabe das fortunas que Eusébio tinha, ainda que não estava no futebol activo já fazem décadas?
  • José de Matos Aurélio Bull Guebuza, esse nao é criterio nenhum, é apenas uma opiniao! Continuo a achar vergonhoso o silencio em Moçambique sobre Eusebio!
  • Jerry Revelador Fonseca Queiróis tem apoiado Moçambique no que pode, não quero que mal algum lhe acontece.
  • José de Matos Queiroz tem investido, tem muito dinheiro, e tem ligacoes a pessoas poderosas! Eusebio era modesto mas o que investiu roubaram-lhe! Nao é por ai, Jerry Revelador Fonseca!1
  • Aurélio Bull Guebuza Jose de Matos, por um lado temos um governo muito destraido, vimos isso na morte de Nelson Mandela, Ele como "cunhado" dos mozcanos o governo não se fez presente nas exequias. Por outro lado o governo sente que não tem muita ligação com o malogrado apesar dele ter nascido ai em Moz. Muitas vezes ouvimos altas figuras do governo a falarem do desinteresse dele pelo paìs natal.
  • Germano Milagre E essa pobreza de espírito e tacanhez demonstrada pelo Tomás Queface que faz com q a Moçambicanidade seja algo redutor dos seus filhos ... querem fazer disso como se fosse um club privado que só entra quem paga as cotas, ou só é Moçambicano quem da algo ao país ... por isso Moçambique perdeu muitas "cabeças ao longo dos últimos 37 anos que hoje outros países com outras visões aproveitaram e ainda se beneficiam desses filhos mal amados de Moçambique... triste mas é a realidade. Pelo menos hoje gostei de ouvir as declarações tanto do PR como de Joaquim Chissano ... pelo menos neste assunto estiveram ambos bem ( pena que depois na pratica não pratiquem as ideias que deixaram transparecer com outros casos de outros Moçambicanos ). Ele podia se sentir português por escolha ou por destino da vida que teve, mas nunca negou as suas origens a ninguém ... sempre foi claro quanto aonde era a sua terra ... naturalidade e nacionalidade são coisas diferentes mas os países com visão de futuro percebem o que é a verdadeira e maior riqueza ( são as pessoas ) e usam a naturalidade como quase um isco para enriquecer o país ... mas não Moçambique que faz até questão de dificultar a nacionalidade pela naturalidade ... vão aos países desenvolvidos e estudem as leis da nacionalidade para perceberem o que eu digo ... se se quiserem dar a esse trabalho o que duvidem que alguma vez o farão pois sempre vi essa atitude de ver a nacionalidade como donos de um bolo que se meterem mais gente, será mais gente para ter que dividir o bolo ... não é a toa que estamos no nível de IDH em que estamos colocados no mundo ! E é com profunda tristeza que observo e digo isto !
  • José de Matos Eu condeno essa postura governamental, Aurélio Bull Guebuza!
  • Aurélio Bull Guebuza Nós todos condenamos, mas no caso Eusébio tenho minhas reservas
  • José de Matos Aurélio Bull Guebuza, essa é a tua opiniao entao!
    Germano Milagre, tens razao, ha essa tendencia de reduzirem a moçambicanidade por criterios muito discutiveis, e sim, as leis da nacionalidade sao muito controversas!
  • Aurélio Bull Guebuza Em nenhum momento generalizei essa opinião.

Sem comentários: