domingo, 5 de janeiro de 2014

Forças de Defesa e Segurança prendem e violentam cidadãos em Gorongosa

 

Ouvir com webReader


Centenas de residentes das regiões de Tazaronda, Mucodza, Nhataka, Tambarara, Nhankuco, Kanda e Vunduzi, no distrito de Gorongosa, na província de Sofala, abandonaram, há alguns dias, as suas residências como forma de escaparem da morte e perseguição encetada pelas Forças de Defesa e Segurança de Moçambique, as quais são acusados de deter arbitrariamente cidadãos, sobretudo jovens e adultos do sexo masculinos que se dedicam à agricultura, supostamente por serem guerrilheiros da Renamo.
Informações em poder do @Verdade, porém, não confirmadas pelas autoridades que gerem as forças militares, dão conta de que foram milhares de pessoas das zonas em alusão que fugiram, desesperadamente, das suas casas por ter as acções malévolas protagonizadas pelas Forças de Defesa e Segurança.
Para além de relatos que dão conta de que alguns camponeses foram encontrados nas suas machambas, presos e levados para uma parte incerta, outros foram executados sumariamente pelas tropas governamentais. Do grupo constam crianças, adolescentes e mulheres. Destas, algumas foram estuporadas e desconhecem o paradeiro dos seus maridos ou pais.
Aliás, esta semana, pelo menos 100 famílias fugiram da situação de guerra que se vive em Vunduzi, Tazaronda, Mucodza e Tambarara, procuraram refúgio em Gorongosa e foram alojadas em salas de aula da Escola Primária Completa de Mapombue, onde vivem graças ao apoio da Acção Social.
Ainda em Gorongosa, há indicação de que Forças de Defesa e Segurança enfrentam grandes dificuldades para atacar as posições de homens armados da Renamo, por estes terem montado um perímetro de defesa que permite desbaratar antecipadamente quaisquer acções de ataque ensaiadas pelas forças governamentais.
Refira-se que não é a primeira vez que, por exemplo, a região de Macodza, a cerca de sete quilómetros da vila sede do distrito de Gorongosa, é atacada pelas Forças de Defesa e Segurança. Uma situação idêntica aconteceu a 17 de Outubro do ano passado, quando uma força governamental e agentes da Força de Intervenção Rápida (FIR) atacaram uma posição da Renamo, por volta das 13 horas, na mesma data em que a Perdiz recordava os 34 anos da morte do seu fundador, André Matsangaíssa. Houve vítimas mortais e feridos em ambos lados.
No mesmo mês, em Vunduzi, numa estrada que liga Santhundjira – base da Renamo tomada pelas Forças de Defesa e Segurança, a 21 de Outubro de 2013 – à vila de Gorongosa, numa picada de 30 quilómetros viram-se camionetas carregadas e pessoas apinhadas com seus pertences, tais como animais e alimentos, devido aos ataques armados e pilhagem pelas forças governamentais.
@VERDADE – 04.01.2014

Comments

1
mutsomz said...
Sr Paz!
Não é que os que comentam neste fórum são padrinhos de dlhakamisses.
O que acontece é que enquanto os guebifreliguerras ainda estiverem com a mente no trono-saque-dinheiro, ai sim, estarão a favor de dlhakamatoesconderijo.
Pense no povo antes de pensar em defender quem quer que seja.
Sr Paz o que os oprimidos e viverassustados querem é o fim da opressão moral e material promovido pelos dois polos (guebifrlimogurra e dlhakamatoesconderijo).
2
Ra said...
Por onde vao e por onde vamos terminar com essa pobreza da arrogancia que temos,ou que nos dominou na vida?
3
Nthorro said...
Governo acaba de perder o norte! e perdeu completamente, quem diria!!
Como diz um amigo algures
A Luta e continua
4
MUTANTESLEO said in reply to Paz...
parafraseando as suas perguntas, podemos faze-las da seguinte maneira: what we need for mozambique is "A NEW SOCIAL MATRIX", sr PAZ.
1 -Quem é guebuza para escamotear os recursos deste pais em nome de um liberacionismo fascista, equipando mercenarios, os seus Homens Armados, manipulando o povo com demagogia futurista,promovendo guerra para perpectuar e expandir o a sua oligarquia economica?
2- Quem é guebuza e a frelimo para usarem o povo para construir infrastrutura sem qualidade, assaltar, sem piedade, a inocencia do mesmo povo, abusar a natureza pacifista do povo,matando o mesmo povo com postos de saude sem medicamentos?
3- Quem é a frelimo, guebuza e seus sequazes para continuarem a "LADROAREM" o bem comum, propagando nepotismo, tribalismo,ect e querem que batamos palmas pela gestao danosa dos "recursos minerais existentes". querem ainda que continuemos a cantar vivas aos "camaradas de arma em punho", aos gloriosos, iluminados, pais da anarquia, homens e mulheres que perderam a "NOCAO DA ETICA"?
4- Quem é a frelimo, guebuza e seus SEGUIDORES para falerem da gestao ambiental, quando ele e seus Homens Armados e nao armados "MALTRATAM" as nossas florestas; exportam ilegalmente a madeira, usando os portos que os colonos contruiram, que ja sao nossos, para a republica da china, sem repararem para a vida dos nossos Rinocerontes, Elefantes, zebras, gazelas, homens e mulheres, ect?
5- Quem deu poderes DIVINOS a guebuza, frelimo e seus sequazes para continuarem a agir acima da lei. usando a "Constituição", para legitimar essa accao supostamente divina,quando ele não quer que o povo mocambicano QUESTIONE ESSE SEU SEU PODER DIVINO, USANDO A segurança QUE circula livremente nos arredores da Serra de Gorongosa, e outras regioes do pais para safeguard esse PODER contestado pelo povo,e com seus lacaios roba tudo sem piedade.
6- Quem é a frelimo, guebuza para negar a luta legitima do povo contra seu Poder; negar que povo lute contra os esquemas perigosos de um regime corrupto,fascista, no entanto o povo sabe que a VALENTINA GUEBUZA, filha de UM GRANDE CRIADOR DE PATOS, enriqueceu em nome do PODER DIVINO DO PAI DA ARNAQUIA?

o que o povo quer sr PAZ E A PAZ SEM SEM ESSE REGIME.
fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
5
Paz said...
Enquanto essas supostas acções da Frelimo são criticadas, espero q as acções belicistas da Renamo não sejam ignoradas, como muitos aqui neste fórum fazem, usando a hipocresia e a teoria da 'guerra justa' como justifição.
Desde que entrei neste fórum, notei que a maioria dos comentaristas aqui suportam a triste estratégia do Dlhakama que é de: destruir o país se suas reivindicações políticas não forem cumpridas.
Também notei que esses mesmos comentaristas, acham que todas as acções feitas pela Renamo/Dlhakama são feitas com uma boa responsabilidade e integridade social.
No meu caso pessoal, enquanto as questões abaixo apresentadas não forem esclarecidas, eu não posso só criticar a acções da Frelimo, e depois ignorar e defender as acções belicistas da Renamo/Dlhakama. Vou criticar a todos!
1- Quem é Dlhakama para falar de bem social e recuperação de infra-estrutura, se ele e seus Homens Armados abriram buracos na EN1 para impedir a passagem de viaturas transportando pessoas e bens de Sul, Centro e Norte?

2- Quem é Dlhakama para falar de saúde do povo, quando ele e seus Homens Armados assaltaram o posto de saúde de TICA para roubarem medicamentos e no fim destruiram tudo que estava construido para o povo?
3- Quem é Dlhakama para chamar alguem de ladrão, mas não diz que ele esta na Serra de Gorongosa a bilhar os recursos minerais existente sem pagar qualquer taxa ou licença para o efeito?
4- Quem é Dlhakama para falar de proteção da natureza, quando ele e seus Homens Armados andam a dizimar os Rinocerontes e Elefantes para extrair Cornos e Marfim e ilegalmente contrabandear.
5- Quem é Dlhakama para dizer que a Constituição não está sendo seguida, quando ele não quer que as forças da defesa e segurança circulem livremente nos arredores da Serra de Gorongosa para ver se ele não esta a escavar, com seus lacaios, as pedras preciosas e o ouro?
6- Quem é Dlhakama para defender luta contra a corrupção, quando o povo Moçambicano sabe que o Sobrinho Pissopo, veio a cidade de Maputo para vender uma parte das pedras roubadas na Serra de Corongosa?

Olha, estes são as poucas questões que encontrei. Estou absolutamente certo de que mais questões irão surgir.
6
MUTANTESLEO said...
deixaram de ser " SUPOSTOS HOMENS DA RENAMO". piada.
ja o dissemos tantas vezes "sao mercenarios da firlimo" os que semeiam e colhem luto na plebe mocambicana.
continuaremos a lutar ate a derrota total e completa dos FASCISTAS,
7
Umbhalane said...
NORMAL.
NEM ADMIRA.
É a maneira deles, da frelimo/FIRlimo, operarem, fazerem o trabalho macabro deles.
TERRORISTAS são aqueles que praticam, exercem, fazem o terrorismo - é isso mesmo que eles, a frelimo/FIRlimo são.
Conheço eles desde os tempos, estou de reconhecer eles ainda outra vez.
A RENAMO tem que saber responder mais melhor, sem perder a cabeça.
Identificar bem os grupos de assassinos mercenários, fustigá-los de jeito maneira, NÃO FAZER PRISIONEIROS, e enfeitar os caminhos com as cabeças deles espetadas num pau, para serem mais melhor vistas pelo Povo.
Mas... os Heróicos Combatentes é que sabem, e os Comandantes também.
Fosse EU mesmo, fazia talqualmente.
Sem contemplações, sem mas, mas, mas, porém,...
Fungulani pyadidi maso muwone – Abram bem os olhos para verem (bem).
BOM TRABALHO.

Ife tensene ndinadzmanga FIRlimo – Nós todos vamos correr com a FIRlimo.
Na luta do povo ninguém se cansa.

E sempre a dizer sem cansar,
Fungula masso iué (abram os olhos).

A LUTA É CONTÍNUA

Sem comentários: