sábado, 4 de janeiro de 2014

MAIS CONFRONTOS EM VUNDUZI

 

Ouvir com webReader
Confirmados mais de 15 soldados das Forças Governamentais feridos numa emboscada protagonizada por homens armados, alegadamente da Renamo, na região de Vunduzi, no centro de Moçambique, esta manhã.
Fontes não oficiais reportam pelo menos três soldados mortos e outros feridos com gravidade, que acabaram por ser transferidos para os Hospitais das cidades da Beira e do Chimoio.
@VERDADE – 05.11.2013

Comments

1
Khalil Gibran said in reply to betty georges...
betty georges, sabe que os moçambicanos, em todo o mundo, são os que têm menos comida por dia por pessoa? E que tem o 4º pior nível de desenvolvimento no mundo? Pergunte às Nações Unidas, se não acredita. Os jornalistas do Notícias, do Domingo, do Diário, etc., confirmam-no, embora acrescentem logo que a Frelimo está a acabar com isso graças ao desenvolvimento mais acelerado do mundo ... Aliás pode-se observar este desenvolvimento pelas viaturas de luxo nas ruas de Maputo e as magníficas mansões no bairro Triunfo.
Talvez não goste, mas é melhor começar a reflectir sobre a situação verdadeira do moçambicano. É situação de guerra, sim, entre os que nada têm e os que têm. Os que lutam para ter algo para comer e os que lutam para manter os seus luxuosos palacetes e 4x4.
Não sei de que lado está, mas parece-me que tenta a todo o custo defender os seus bastos haveres. Não será isso?
2
betty georges said in reply to Umbhalane...
O Sr.num optimo portugues-(é sua linga materna)quer nos convencer de que as emboscadas,as mortes e o clima de instabilidade que a Renamo está causando em Moçambique sao justificavies...Nós outros,como moçambicanos puros e genuinos- e o Sr.nao é,temos o direito natural e legitimo de dizer que o Sr.está completamente errado,pois quem morre nao é seu pai,nao é seu irmao,nao sua irma,nao é sua esposa e nem é seu filho e especilmente nao é o indviduo de raça branca...Como tal é faci para si incitar uma guerra entre "irmaos"... e se, esses irmaos forem de raça negra que se matem...O Sr.está completamente,completamente errado....Nao ha nenhuma morte justificavel se ela (a morte) é originada por divergencias de caracter politica....Sim o Governo ou o dito Governo deveria ou DEVE destruir as bases miliatres da Renamo... e nao "citiar" as da politicas da Renamo ou as vivendas luxuosas do Afonso em Macuti...As emboscadas militares da parte da Renamo devem cessar...Alvejamentos às viaturas civis devem ter um fim e as mortes dos inocentes moçambicanos sao injustifiveis politicamente falando...Quem tem intençoes de criar um panico geral em Moçambique,seja ele da Frelimo,da Renamo ou do Governo deve ou deveria ser eliminado,pois Moçambique é dos Moçambicanos e nao dum grupo de frelimistas ou renamistas...
Se o Sr.estvisse em Moçambique e continuasse a incitar à violencia iria preso( e bem preso)...e mal pergunto eu:
-Portugal,País onde o Sr.vive está a passar u periodo dificel economico...Porque é que o Sr.nao incita os portugueses à luta armada e à violencia???
Por que Nao???...
-Bem,o Sr.bem sabe se,iniciar com suas intençoes de violencia e de instabilidade na Europa irá preso... E a CIA,a INTERPOL,MI6 estarariao a "dar uma olhadela a si)... e se nao estao!!!!!
Bom,como o Sr.pensa de que a vida dum negro nao vale nada-incita continuamente e constamenente aos moçambicanos que se matem uns aos outros....
- Com todo o meu respeito o Sr.tem caracteristcas de ser um grande fascista da extrema-direita...Que o seja,mas nao incite o povo Moçambicano a matar-se um ao outro...As feridas dos 16 anos de Guerra Civil ainda nao estao saradas...talvez nunca sararao...Tenha piedade de Moçambique e dos Moçambicanos...Ponha a sua politica da parte,olhe com humildade o povo inocente moçambicano..Ao fim acabo nenhum moçambicano lhe fez mal..Porque é que o Sr.quer que eles se matem uns aos outros??? Porque????
3
Francisco Moises said...
Os homens colhem o que semeiam. Quem semeia o vento colhe a tempestade.
4
Umbhalane said...
Há um lado da guerra que fica sempre na sombra, na penumbra.
O sofrimento das Mães, dos Pais, Irmãs, Irmãos, da Família, que perde os seus.
Um custo grande, irreparável, da guerra.
Essa situação, esse pesar, esse drama, essa realidade,...atinge os dois lados da contenda.
É transversal na sociedade.
A única coisa que robustece, aguenta, fortalece os lados da contenda, é o factor psicológico:
- a guerra é justa (o porquê); tem/há justificação?
Uns dirão que o "situacionismo" actual não justifica a revolta dos escravos, por óbvios, claros e diversos motivos.
Outros dirão que nada, mas mesmo nada, têm a perder, pois só a condição de escravos têm por segura, por certeza - estão totalmente excluídos, e de tudo quanto à sua Terra diz respeito.
De DONOS passaram a servos, vassalos, escravos, EXCLUÍDOS.
"A fome enfrenta tudo sem o menor medo"
"O faminto, aquele que tem fome, pode falar mal, pode agir em conformidade, pois a fome a isso o autoriza"
Nestas circunstâncias,
"Morrer não é castigo"
(Provérbios Africanos)

Pensemos, meditemos juntos.
A RAZÃO está com quem?

Na luta do povo ninguém se cansa.

E sempre a dizer, sem cansar,
Fungula masso iué (abram os olhos)
A LUTA É CONTÍNUA
5
Nthorro said...
Doce laranjinha! Laranjinha boa!

Sem comentários: