sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

TROPAS GOVERNAMENTAIS SOFREM GRANDES PERDAS EM SATUNGIRA E GRAVATA

Unay Cambuma shared a status.
MAIS DERROTAS DAS FADM
See translation
TROPAS GOVERNAMENTAIS SOFREM GRANDES PERDAS EM SATUNGIRA E GRAVATA
...E queimam palhotas de camponeses em Tazaronda por "raiva"

Em sérias escaramuças que decorreram com intervalos tipicos de jornadas de trabalho, as forças da guerrilha da renamo derrotaram ontem as unidades militares das fadm estacionadas em satungira. Com efeito, na primeira "jornada" de ataques as fadm resistiram encarniçadam...ente com apoio das suas poderosas artilharia antiaereas, nao obstante terem sofrido baixas. Por volta do meio dia as perdizes vieram "almoçar" e lutaram longamente por umas 2 horas, inflingindo mais baixas as Fadm. Ja por volta das 14 horas, as perdizes voltam a carga e bateram-se ate cerca das 16 horas o que forçou uma fuga das fadm, deixando toda as armas pesadas e outras a merce da Renamo, entre "defesa antiaereas", metralhadoras pesadas, bazucas, etc e varios cadaveres entretanto nao contablizados mas que se presumem que ultrapassem largamente os 30 mortos. Na debandada, alguns militares fugiram ate a um cemiterio que fica a algumas centenas de metros dai e os mais "medrosos" recuaram em grupos ate Nculomadzi, na localidade de Tazaronda, 15 km de Satungira onde cometeram uma serie de "viganças" ao camponeses que ainda la se encontram, incediando palhotas, abateram cabritos e porcos e até metralharam os agora densos milherais com uma chuva de tiros de ak-47.
O grandioso combate que se travou em Satungira pós em sobressalto as outras numerosas unidades das fadm posicionadas em Kanda, 30 km, no outro extremo da montanha da gorongosa e gerou grande panico e temor tendo varios deles desertado em grupos, apanhando boleias em freightliners. Neste momento vive-se um clima de tensao maxima por aquelas bandas.
Importa salientar que a renamo capturou todas as armas pesadas e ligeiras abandonadas e retiraram-se para a sua impenetravel montanha e ao que tudo indica é bem possivel que as fadm tenham regressado para la. Algumas fontes dizem que a Renamo quiz dar "uma lição" as fadm pela onda de atrocidades que cometaram aos camponeses que foram largamente noticiados pela imprensa nacional e estrangeira e que provocou uma onda de deslocados que ainda se encontra acumulados nos centros de acomodacao na vila de Gorongosa. Mas parece me também que a Renamo "brinca" com as fadm em satungira com o unico intuito de "diminuir" o numero dos efectivos e sobretudo arancar as armas. Nao compreendo porque as Fadm perdem homens e material num local onde apenas haviam simples machessas (palhotas) do lider da Renamo e que nem era base.

CATASTROFE NO CRUZAMENTO DE PIRO
Uma companhia das fadm, que se fazia transportar em 3 viaturas, sendo 2 camioes com tropas e mantimentos diversos e um jipe armado com metralhadora pesada, caiu numa terrivel emboscada na passada segunda feira desta semana, no cruzamento de Piro, zona de Gravata, posto administrativo de Nhamapaza, distrito de Maringue. Os militares iam a caminho da Casa Banana, vindo eventualmente de Caia. Do ataque, que envolveu o uso de metralhadoras pesadas por parte da guerrilha, na pratica aniquilou todo o grupo das fadm incluindo o operador da metralhadora e todos ocupantes do jipe. Depois do massacre, as perdizes desmontaram a metralhadora, queimaram os 3 carros incluindo os mantimentos e levaram todo equipamento belico. As baixas foram colossais. Foi um autentico desastre. Os carros, digo, as sucatas, ainda estão la nas matas.
Chegaram-nos informacoes que garantem ter havido durante a semana finda la para as bandas de Caia, grandes desercoes em numero que chega a uma centena, envolvendo unidades das Fadm, Fir e guarda fronteira, que simplesmente deixaram a farda e armas nos acampamento dos refugiados ai existentes e sumiram.
E assim vai escorrendo o sangue dos mocambicanos...
Unay Cambuma
See more
See translation
3Like · ·
  • Pedro Taremba Cuitadinho dos mocambicanos.
    se eles pudesse cada vez q sao mandado la irem na abuscada devia so chegar entregar toda materia a renamo.
    por q se eles obedecerem o chefe do estado acabaram assim e sem saber porque q estao a morrendo.
    See Translation
  • Tina Mondlane disse estar a trabalhar,mas vao la para morrer.onde vamos parar nos inocentesSee Translation
  • Agostinho Chauque quantos fademos foram mortos ate hoje? sera k a frlmo na o ker aceitar a paridade 'tem medo d kemSee Translation
  • Eduardo Domingos PE NO ACELEDOR E NUNCA DESFALECER.See Translation
  • Franciwilson Barros Debue Como consegues ter este todo relatório?See Translation
  • Unay Cambuma Debue, ja ouviu falar de "segredo profissional"? Curta apenas e agradeca ao tim bernas-lee e... Mark Zuckemberg (nao sei é assim que escrevem). No tempo do radio Xirico estes desastres nao seriam conhecidos... See Translation
  • Ernst Jose's Twizzy Yah mais parece k vc esta mais interessado em denigrir aquilo que è a imagem das FADM, o que para mim n è correcto. Se quer realmente informar nos fale de tudo porque desde que comecei a ler teus posts so fala "mal" das FADM que leva me a crer que o senhor parece ter alguma raiva odio das Forças governamentais... Seja imparcial, traga tudo e não procure manchar a imagem d ninguem... Apenas informe sobre tudo e nao apenas quando acontece algo com as FADM... Não me interprete mal, essa è a minha opinião pessoalSee Translation
  • Ambiente DE Moatize Quando foi isso Unay, esta me parecer ser o desenrolar de partindo de Outubro ate hoje?!...See Translation
  • Mario Fiosse Andam informações segundo os quais parece que as forças da SADC e o ocidente podem entrar no conflito, em favor do Governo. Ai é que guerra mesmo, havera muitas perdas! acho ainda ha tempo pra se evitar o pior a Renamo e Governo resolvam esste assunto, o povo nao quer geurra.See Translation
  • Unay Cambuma Sr Fiosse que tragam ate drones dos americanos nao irao fazer nada. O problema nao é so da renamo e do povo do centro e norte. Nao confunda a renamo com o m23 do congo. Eu sei porque o m23 foi "vencido". Nao tenham ilusoes. See Translation
  • Miguel Alfredo o governo tendo apoio destes europeus, Americanos ou SADC, eu vou me entregar voluntaiamente na RENAMO, quero ver quem vai vencer. o estrangeiro ou os colonos mocambuicanos que e a frelimo. prefiro morrer combatendo os tiranos que viver como um cobarde.
  • Unay Cambuma Ernest, compreendo a sua questao mas tenho motivos de sobra para odiar as fadm porque 95 ou 99% das fadm que estao na zona centro e cometer todo o tipo de atrocidades aos camponeses xingondos sao naturais do sul. Mas as informacoes sobre as baixas das fadm e violencia contra os pobres camponeses sao veridicas. Eu nao sou guerrilheiro para ter dados do outro lado ate porque se numa batalha as perdizes apanharem tambem poucas e boas, a imprensa estatal se encarregara de fazer uma "festa de gala" sobre o assunto com abertura espectacular nos telejornais. Espero ter sido claro.See Translation
  • Miguel Alfredo Eu quero que todos FADMs morram, e lembrem se, o povo de centro e norte ta a espera de ser recrutado pela rename, porque la eles podem nostrar o seu odio contra frelimo e seu apoiantes que se denominam verdadeiros mocambicanos. isso tera o seu fum, eu so quero a frelimo continuar a negar as exigencies pa isso ficar mal de verdade, e eu ter uma chance de xacinhar esses MACACOS que matam o meu povo. BEIRA vai vos educar voces esperem so.
  • Ernst Jose's Twizzy ham percebo ao meu entender trata se d REGIONALISM0, o problema fundamental è esse isso para dizer claramente que o senhor odeia todo o cidadao proviniente do Sul mais nao te esquecas que nas FADM existem pessoas de todo Moçambique, sinceramente estou completamente desiludido achei que o povo moçambicano ja tinha ultrapassado esse problema ou talvez o senhor è quem esta tentar cria lo... Mais deixem0s tens suas razoes, razoes essas que me desculpe mais as considero infantis, prontos. Falou aqui de atrocidades que as FADM estao a criar e os civis que a Renamo esta matando?? As pessoas que sao atigindas pelos projectis que OS H0MENS ARMADOS disparam contra as colunas de viatura onde pessoas de Norte Centro e Sul sao atigindas inocentemente... Ja parou para analisar tudo isso?? Nao defendo ninguem eu faço parte do grupo que defende que somente o DIALOGO podera resolver esta guerra não declarada.,See Translation
  • Miguel Alfredo Meu amigo, o sul sempre tentou escravisar o centro e o norte. para mim, o sul pa ser ingual com o resto do pais devto o sul dvee abandoner a FRELIMO. porque a frelimo tem um curriculum sujo em relecao gente de centro e do norte, se o sul continua a apoiar a frelimo, sem duvida eles fazem parte das atrocidades que eles cometem a essa gente. mocambique pa ser unido deve libertar se da FRELIMO e RENAMO porque enquanquanto o sul optar pela frelimo o centro e o norte tambem vai optar pela rename. e assim as maguas do passado jamais cicatrizarao. mas a teimosia dos de sul e que estraga o pais. insistindo nos tiranos assassinos da frelimo. essas mortes nao sao a culpa da RENAMO mas sim os do sul e a FRELIMO.
  • Ernst Jose's Twizzy Voces pah crescam meus senhores, não esta crise ou melhor esta guerra não declarada com uma GUERRA ETNICA, a explicaçao que o senhor #Miguel trouxe para aqui nao tem nada ver com a nossa realidade, em td sitio em todas partes do nosso país existem pessoas de todos partidos politicos, e nao parece nada verdade o que senhor disse See Translation
  • Unay Cambuma Ernest voce é um miudo que nao entende nada. De ondes natural? Parece me que nao compreendes o que se passa em mocambique.See Translation
  • Eduardo Domingos Essa eh boa falar bem de FADM que estao a cumprir ordens dum demente por ele nao da exemplo de mandar seus filhos ir lutar como fez o dhlakama que aceitou que a frelimo humilhasse seu pai sem culpa nenhuma?See Translation
  • Mario Fiosse Sr. Unay nao se iluda! Se as forcas estrangeiras( SADC e ocidente) serem permitidas entrar no territorio é o fim da Renamo. Nao se brinca cm homens. Analisar os factos duma forma objectiva, pra nao atirar os muros no escuro.See Translation
  • Unay Cambuma Desculpe sr Fiosse, acha que as SADC virao para aqui apoior em regime tribal? Eu ja sei que o sr tem alguma dor de cotovelo devido ao fracasso militar do governo em derrotar a renamo e o povo ja compreendeu que voces sulistas arvoram se em donos de mocambique e desdobram se em buscar apoio externo. Para sua informacao ja estiveram aqui mercenarios zimbabweanos q tentaram escalar a montanha e morreram como moscas. E a proxima guerra nao vai ser em molde anteriores vai se lutar na cidade e no campo. Voces podem ate trazer rambos, ong bak, tarzan, hulk, etc, nao vao vencer a vontade de um povo determinado. Podem trazer forcas especiais da nato como a famosa team six ou a temivel alfa da russia nao irao a lado nenhum. See Translation
  • Ernst Jose's Twizzy Sim #Sr #Cambuma sou miudo, mais um miudo que sabe claramente analisar as coisas, o que o senhor esta a tenta fazer è incitar a violencia entre moçambicanos o que para mim não è correcto, violencias etnicas ou regionais trariam mais desgraças para este povo sofredor... Em vez de criticar apontar o dedo para as #FADM sou de opiniao que deviamos sim unir as nossas forças em busca de solução pacifica para esta crise que so esta a trazer mais desgraça para todos nós,e não incitarmos ainda mais a violencia atravez de exaltação de diferenças regionais etnicas como o senhor esta aqui a tentar fazer... E ja que sou miudo que não entende nada do que esta acontecer aqui em Moçambique agradecia que o senhor me explicasse...! Nao me interprete mal, repito fale de tudo que acontece e não apenas daquilo que acontece as FADM, seja imparcial veridico. See Translation
  • Unay Cambuma Tudo bem, ernest mas nao respondst a minha pergnta...See Translation
  • Ernst Jose's Twizzy Eu sou de Moçambique, falo portugues macua massena e NyaoSee Translation
  • Eduardo Domingos Como se justifica que a presenca da renamo no sul tenha provocado muito barulho enquanto todos dias morrem inocentes em nampula sofala? Vao a gorongosa falar com camponeses ouviram o que fazem as maquinas que guebuza manda pra la.See Translation
  • Unay Cambuma E ainda o ernest me complica me por isso eduardo domingos. Ernest vasculhe o meu mural tem ai varios artigos que vao te "reeducar"See Translation
  • Jonas Wagaza o senhor xta contrariar as coisa,a Renamo nao e' pra os do centro e norte.a baixa o regionalismo,viva a unidade nacional.
  • Miguel Alfredo isso podem apostar nunca vao vencer um povo unido e determinado. na cidade e no campo verao uma carnificina jamais vista no mundo. que espirimentem. pa ver que vaii acabar? a rename ou os sulistas>
  • Miguel Alfredo tragam pa ver quem acaba se e a RENAMO ou os sulistas, vai haver uma carnificina jamais vista no mundo. um exterminio total e complete de todo cidadao que se identificar como um sulista na cidada ou no campo.
  • Mario Fiosse Sr. Unay, nao sabe o que esta a dizer! É caso pra dizer Pai celeste perdoe o senhor Unay e os seus companheiros nao sabem o que fazem! O tribalismo nao existe na mente do povo mocambicano, mas sim na mente de algumas pessoas que querem ja muito dividir o pais e criar uma ordem complemente cm os interesses nacionais. Ao apelar ao discursos tribalistas, voces nao tem ideia das consequencias nefastas que isso pode trazer para o pais e pra o povo, voces que promovem essas accoes, por isso reflictam do vossos actos, sao perigosos. A outra coisa tenho acompanhado cm grand tristeza a anunciar sempre nos posts as baixas das forcas armadas governamentais, nao ajuda ou nao abona ao bom destas forcas que defendem o estado mocambicano, eu tenho duvidas que todos esses ataques as FAD sempre sofrem baixas, será que tao fracas assim, nao acredito, é caso pra dizer nao existem um estagio que se mentem tanto que o periodo da guerra. Pensemos no nosso querido pais e nas nossas geracoes, ele precisa d nos. Mais nao disse!See Translation
  • Ernst Jose's Twizzy #Sr_Cambuma eu ja venho lendo os seus posts faz tempo isso porque alguem me recomendou mais desde que comecei a ler tenho visto que o senhor tem tendencias que eu as considero ultrapassadas, para não dizer que o senhor esta muito equivocado e deslocado da realidade do nosso país. O que o povo moçambicano quer são soluções para esta crise... Se quer informar #sr_Cambuma informe e pare de falar daquilo que acontece as FADM, acredite não è isso que o que o povo quer saber não isso que nos interessa... Como o #Sr_Jonas disse UNIDADE NACIONAL acima de tudo, somos todos MOÇAMBICANOS somos todos FILHOS desta PATRIA AMADASee Translation
  • Ernst Jose's Twizzy Leva sempre em conta u k eu tentei aqui transmitir...! Passe bem, e mais uma vez eu repito UNIDADE NACIONAL SOM0S TODOS FILHOS DESTA PATRIA SOFREDORASee Translation
  • Miguel Alfredo Mas a FRELIMO nao reconhece isso. e os MPUTENSES pensam que sao donos de MOZ.
  • Wagar Caetano Quais sao as bases das suas informacoes, fontes. sem isso as suas inforcoes nao tem relevancia. deves sempre procurar citar....... See Translation
  • Ernst Jose's Twizzy Isso eu nao sei o que eu sei è que SOM0S TODOS FILHOS DESTA PATRIA SOFREDORA
  • Miguel Alfredo E fui em MAPUTO em 94 e olhavam para mim como se eu fosso um forasteiro, um refugiado de sofala em Maputo como os Somalis em mocambique actualmente. e quando eu abria a minha boca chingondo chamavam me. e senti me como se eu estivesse num pais onde nao...See More
  • Miguel Alfredo tranferido da BEIRA\
  • Paulo Baulene Baulene Muito interessante isso. Para falar a verdade os sulistas afastam um qualquer do centro ou norte. Oque tenho escutado e assistido na tv é isto que eles postam k nem o jornal @verdade leva informação a partir deles.See Translation

Sem comentários: