terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Confrontos entre homens armados e exército em Homoíne

Homens armados alegadamente da Renamo estão a confrontar-se com o exército no distrito de Homoíne, segundo afirmou o coordenador de uma rádio local, naquele que é o primeiro incidente do género registado na região sul de Moçambique.

Segundo à Lusa, os confrontos iniciaram-se na madrugada de hoje, no posto de administrativo de Pembe, a cerca de 45 quilómetros da sede distrital de Homoíne, na província de Inhambane, havendo já a indicação da existência de feridos.

"Os confrontos começaram na madrugada de hoje e, nesta altura, já estão a retirar feridos", disse hoje Berlaves Alexandre, em declarações à agência Lusa.

Em Homoíne

Polícia diz que não “são homens da Renamo"…

…mas sim “ladrões de gado”

Inhambane (Canalmoz) – A Polícia veio ontem, através do seu porta-voz do Comando Provincial em Inhambane, dizer que em Homoíne houve falso alarme pois apenas “trata-se de ladrões de gado e não de homens armados da Renamo em Pembe”, como havia sido anunciado pelo líder comunitário.
Desta forma, a polícia desmen...te informações posta a circular no país dando conta que a Renamo estaria a alargar o perímetro de Guerra para o distrito de Homoíne, em Inhambane, a ocidente do distrito da Maxixe.

O líder comunitário do posto administrativo de Pembe no distrito de Homoine na Provincia de Inhambane disse à população local, a semana passada, em acto público, que em Manhique “homens armados da Renamo” estavam a instalar-se para iniciarem hostilidades. E acto contínuo ele próprio abandonou a sua casa. Aí a população com posses começou a abandonar as suas residências.

“Num trabalho preliminar feito no terreno ou seja em Pembe a polícia não teve rastos de homens da Renamo, mas, sim, trata-se de ladrões de gado que andaram a circular naquela zona”, disse Delcir Marquel, porta-voz do comando provincial da PRM em Inhambane. Não apresentou evidências. Disse, entretanto que a polícia nunca abandonou a zona, o que contraria aquilo que a nossa Reportagem constatou em Pembe, in loco. Luciano da Conceição, em Inhambane)
 

Sem comentários: