quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Acontecimentos de Moçambique

Depoimentos de Zacarias Mazive, o jovem feito refém pela guerrilha da Renamo

Ouvir com webReader
ZACARIAS-MAZIVE-TESTEMUNHA-ataques_01x14x625x230Tensão político-militar
Para garantirem a sua segurança durante a investida de terça-feira em Mavume, os 12 homens armados da Renamo fizeram refém um cidadão residente naquela localidade. Trata-se de Zacarias Mazive, 26 anos, que foi obrigado a indicar a localização dos alvos da guerrilha da Renamo, nomeadamente, os postos da Polícia e de Saúde e os estabelecimentos comerciais locais. Em caso de um ataque da Polícia, Mazive seria usado como escudo. Na tarde de terça-feira, Zacarias Mazive aceitou contar ao jornal “O País” os momentos difíceis por que passou na madrugada em que a sua vida esteve em perigo.
Foi por volta das 03h00, quando 12 homens vestidos a civil se introduziram na sua casa com armas em punho. Amarraram-no e, de seguida, explicaram-lhe a sua missão durante a investida na sede da localidade de Mavume. Temendo pela própria vida, o jovem cedeu às exigências e levou os homens até ao posto da Polícia. Chegados ao local, Mazive testemunhou o tiroteio que se seguiu aos disparos da guerrilha da Renamo contra o posto da Polícia. “Tive que me esconder atrás de uma árvore para não ser atingido”, lembrou, meio triste.
Continue reading "Depoimentos de Zacarias Mazive, o jovem feito refém pela guerrilha da Renamo " »

Matsequenha reagrupa homens(Província de Maputo-Distrito da Namaacha)

Ouvir com webReader
A descida para o Sul está em expansão, com notícias de homens armados a se reagrupar em antigas bases da Renamo na região de Matsequenha, província de Maputo. Relatam os carvoeiros cujas actividades estão concentradas em Matsequenha e zonas vizinhas.
Os carvoeiros que operam na zona de Matsequenha, dizem que desde a semana passada que assistem o reagrupamento de homens armados suspeitos de pertencer a Renamo.
Durante a guerra civil de 16 anos, Matsequenha albergou uma das importantes bases da Renamo.
A mesma base estaria, agora, a ser reactivada, com homens armados a se reagrupar e, aparentemente, à espera que lhes seja dado o sinal de entrada em acção, tal e qual aconteceu em Homoíne, na província de Inhambane.
De acordo com os carvoeiros, por nós contactados, os homens “ainda” não têm estado “perturbado”, tanto mais que dialogam com os populares de forma descontraída, enquanto vão transmitindo a mensagem de não estarem contra civis, mas sim preparados para dar resposta ao que consideram ser “provocações” da polícia e do exército nacional.
Continue reading "Matsequenha reagrupa homens(Província de Maputo-Distrito da Namaacha)" »

Alice Mabota nega autoria de “sms” a convidar ao derrube de Guebuza

Ouvir com webReader
Intimada pela Polícia de Investigação Criminal.
A confusão começou de um simples “serviço de mensagem curta” (sms) que circula no país a convocar uma manifestação geral  com vista ao derrube do chefe do Estado, Armando Guebuza, do poder, por este estar, alegadamente,  a levar o país ao abismo. A autoria da tal mensagem foi atribuída à presidente da Liga dos Direitos Humanos, Alice Mabota, e está a ser enviada para várias pessoas de quase todos os cantos do país.
“Família moçambicana, acordem! Guebuza não nos quer ver vivos. Melhor acabarmos com ele, do que ele connosco. Apelamos à manifestação imediata para a retirada dele do poder antes que seja tarde. Colabore com a ideia, passando a mensagem para outros. O sms é da autoria da Dra. Alice Mabota”. É este o conteúdo da mensagem que está a circular via telefone e nas redes sociais.
Continue reading "Alice Mabota nega autoria de “sms” a convidar ao derrube de Guebuza" »

TROPAS GOVERNAMENTAIS SOFREM GRANDES PERDAS EM SATUNGIRA E GRAVATA

Ouvir com webReader
...E incineram palhotas de camponeses em Tazaronda por "raiva"

Em sérias escaramuças que decorreram com intervalos tipicos de jornadas de trabalho, as forças da guerrilha da renamo derrotaram ontem as unidades militares das fadm estacionadas em satungira. Com efeito, na primeira "jornada" de ataques as fadm resistiram encarniçadamente com apoio das suas poderesas artilharia antiaereas, nao obstante terem sofrido baixas. Por volta do meio dia as perdizes vieram "almoçar" e lutaram longamente por umas 2 horas, inflingindo mais baixas as Fadm. Ja por volta das 14 horas, as perdizes voltam a carga e bateram-se ate cerca das 16 horas o que forçou uma fuga das fadm, deixando toda as armas pesadas e outras a merce da Renamo, entre "defesa antiaereas", metralhadoras pesadas, bazucas, etc e varios cadaveres entretanto nao contablizados mas que presumem que ultrapassem largamente os 30 mortos. Na debandada, alguns militares fugiram ate a um cemiterio que fica a algumas centenas de metros dai e os mais "medrosos" recuram em grupos ate Nculomadzi, na localidade de Tazaronda, 15 km de Satungira onde cometeram uma serie de "viganças" ao camponeses que ainda la se encontram, incediando palhotas, abateram cabritos e porcos e até metralharam os agora densos milherais com uma chuva de tiros de ak-47. 
Continue reading "TROPAS GOVERNAMENTAIS SOFREM GRANDES PERDAS EM SATUNGIRA E GRAVATA " »

15/01/2014

ATAQUE EM MUXUNGUE PROVOCA 29 MORTOS

Ouvir com webReader
...FADM/FIR usa civis como escudo
A guerrilha da Renamo emboscou, na manha de hoje na zona de Zove, 10 km de Muxungue uma coluna escoltada por militares, tendo provocado a morte de 19 militares e 10 civis. Informacoes disponiveis indicam que um dos autocarros mais visados foi o da Etrago que transportava para além de alguns civis, varios militares a paisana.
Outras informacoes indicam que a Renamo havia enviado uma carta para o administrador ou alguma autoridade de muxungue ontem, avisando que atacariam na madrugada de hoje, o que nao aconteceu mas acabaram atacando em Zove. A informacao foi nos passada por uma fonte em Pambara.
In https://www.facebook.com/unay.cambuma?fref=pb&hc_location=friends_tab

Moçambique: Polícia questiona Alice Mabota

Ouvir com webReader
Alice Mabota, está em rota de colisão com a polícia desde a manifestação realizada em Outubro passado.
Ouça aqui
A presidente da Liga Moçambicana dos Direitos Humanos, Alice Mabota, foi chamada hoje à Polícia de Investigação Criminal por causa de uma mensagem que circula no país apelando a uma manifestação contra o presidente Armando Guebuza.  A polícia suspeita que Alice Mabota seja a autora da mensagem, mas ela desmente.
A Presidente da Liga Moçambicana dos Direitos Humanos, Alice Mabota, está em rota de colisão com a Polícia desde a manifestação realizada em Outubro último nos principais centros urbanos do País contra a tensão política e raptos ou sequestros em Moçambique.
Continue reading "Moçambique: Polícia questiona Alice Mabota" »

Dois jogadores atingidos no ataque de Muxúngué

Ouvir com webReader
BudChule e Bud, dois jogadores que jogaram no Ferroviário de Quelimane, equipa promovida ao principal escalão do futebol moçambicano, foram baleados esta manhã, por homens armados da Renamo, no troço Save/Muxúnguè, ataque do qual resultaram mais três feridos e três mortos já confirmados.
Chule e Bud seguiam inseridos em coluna protegida pelas Forças Armadas de Moçambique com destino ao Chibuto, clube com o qual iriam assinar contrato. Tal como Alimo e Lelo, também ex-jogadores do Ferroviário de Quelimane, mas estes escaparam ilesos.
Chule foi ferido com alguma gravidade na perna esquerda, enquanto Budy foi atingido com estilhaços de bala na coluna.
Todas as vítimas do ataque - que demorou apenas alguns minutos em face da resposta pronta dos militares - estão a ser assistidas no Hospital da Beira.
A BOLA – 15.01.2014

Três mortos e quatro feridos no ataque de hoje em Muxúngue

Ouvir com webReader
Três mortos e quatro feridos no ataque de hoje em Muxúngue
Os homens armados da Renamo voltaram a atacar a coluna militar, na manhã desta quarta-feira, no troço Rio Save – Muxúngue fazendo no local um morto e seis feridos. Dos feridos um acabou perdendo a vida no Hospital Rural de Muxúngue e o outro quando estava a ser transferido para o Hospital Central da Beira, perfazendo três óbitos.
De acordo com o médico afecto no Hospital Rural de Muxúngue, Pedro Vidamão, os pacientes que deram entrada na sua unidade sanitária foram atingidos por projécteis de armas de fogo.
Segundo a mesma fonte, a maioria das vítimas atingidas pelas balas, encontravam-se numa viatura de transportes Etrago que fazia o trajecto Quelimane-Maputo.
Neste momento, quando são 14h40, apenas um paciente encontra-se no hospital Rural de Muxúngue, sendo que os restantes dos feridos foram evacuados para cidade da Beira dada a gravidade dos ferimen
FOLHA DE MAPUTO – 15.01.2014

ATAQUE A FUNHALORO(video)

Ouvir com webReader

Raptos voltam a criar medo na capital de Moçambique

Ouvir com webReader


Um cidadão de ascendência hindu, identificado pelo nome de Subshash Chandra, foi raptado por cinco indivíduos desconhecidos munidos de uma arma de fogo do tipo AKM, que se faziam transportar numa viatura de marca não apurada, nesta terça-feira (15), no bairro de Sommerschild, um dos bairros mais nobres na capital moçambicana. Este que é o terceiro rapto em menos de uma semana aconteceu a poucos metros da embaixada norte-americana, um local fortemente vigiado, a poucos quarteirões da sede da "polícia secreta" moçambicana, o SISE, e também a meia dúzia de quarteirões da Presidência da República de Moçambique.
Segundo testemunhas, a vítima – retirada à força do carro no qual se fazia transportar com o seu filho – é proprietária de uma farmácia que não nos foi revelada, em Maputo. Subshash Chandra foi sequestrado por volta das 17h00, no portão da sua casa, onde os malfeitores, tranquilamente, numa zona cujas casas são vigiadas, dispararam para o ar.
Continue reading "Raptos voltam a criar medo na capital de Moçambique" »

Comandante Provincial da PRM “foge” de deputados da Renamo

Ouvir com webReader


Cidade de Nampula
Desesperado, o gabinete do comandante Alfredo Mussa manda agentes de patrulha atender os cinco deputados da Renamo e escorraçar jornalistas do recinto do Comando Provincial da Polícia.
O comandante provincial da PRM em Nampula, Alfredo Mussa, “gazetou” uma audiência na tarde desta terça-feira (14) com deputados do partido Renamo por aquele círculo eleitoral depois de ter confirmado o pedido dos mesmos.
Na manhã do mesmo dia, Alfredo Mussa esteve no seu gabinete de trabalho e quando os cinco deputados da Renamo fizeram-se presentes ao Comando Provincial ele já não estava, mas a viatura protocolar afecto a si estava no local.
Na verdade, o comandante Alfredo Mussa “fugiu” dos deputados da Renamo, facto que não agradou os legisladores e alegaram “desprezo por parte do comandante”.
De acordo com Fernando Mathuassane, deputado da Renamo, o grupo queria apresentar ao comandante da PRM em Nampula a sua inquietação face a detenções nocturnas e arbitrárias sem mandado judicial dos membros da Renamo na província de Nampula, sobretudo nos distritos de Murrupula, Rapale, Mogovolas e Memba.
Continue reading "Comandante Provincial da PRM “foge” de deputados da Renamo" »

INTIMIDACAO A ALICE MABOTA

Ouvir com webReader
MEUS IRMAOS EM MAPUTO FIQUEM ATENTOS: A PIC INTIMOU A MAMA ALICE MABOTA PARA DEPOR AS 13HORAS DE HOJE.
Estejam atentos.
In https://www.facebook.com/unay.cambuma?fref=pb&hc_location=friends_tab

14/01/2014

GUERRILHEIROS DA RENAMO ATACAM EM FUNHALOURO

Ouvir com webReader
Um grupo armado da Renamo, constituido por 10 elementos, atacou, por volta das 3 horas de madrugada de hoje, o posto policial da localidade de Mavume, 42 km de Vila-Sede do distrito de Funhalouro, provincia de Inhambane. Para lograr os seus intentos, o comando atacante "recrutou" um rapazote para os indicar o caminho. Chegados ao posto policial, os gu...errilheiros abriram fogo. Nisto, o oficial dia, que na altura se encontrava sozinho e eventualmente numa soneca, acorda sobressaltado e sai para fora empunhando uma ak-47, tendo sido logo abatido. Acto continuo, os guerrilhas vasculharam rapidamente a esquadra e levaram 7 armas de fogo de tipo ak-47 e avançaram em direccao ao posto médico, onde criaram um pequeno alvoroço mas sem molestar ninguem, pegaram varios medicamentos e outros material hospitalar e foram-se embora. Antes de se escapulirem, as perdizes tiveram ainda tempo de passar por um estabelecimento onde levaram varios produtos alimentares, depois de arrombarem a porta.
Continue reading "GUERRILHEIROS DA RENAMO ATACAM EM FUNHALOURO" »

INHAMBANE/ATAQUE DA RENAMO SALDA-SE NUM MORTO E ACTOS DE PILHAGEM

Ouvir com webReader


Os homens armados da Renamo, ex-movimento rebeldes e maior partido da oposição em Moçambique, lançaram na madrugada de hoje um ataque no Posto Administrativo de Mavume, distrito de Funhalouro, província meridional de Inhambane, onde informações dão conta do registo de uma morte.
A Rádio Moçambique (RM), emissora pública, que noticiou hoje a ocorrência sem no entanto especificar se a vítima teria sido da população, das forças de defesa e segurança ou mesmo dos homens armados, disse que as tropas da Renamo vandalizaram várias infra-estruturas sociais e pilharam vários bens de consumo.
Ainda na incursão relede em Mavume, os homens da Renamo assaltaram o centro de saúde local, donde retiraram medicamentos e meios de materiais e atacaram também a unidade policial.
Continue reading "INHAMBANE/ATAQUE DA RENAMO SALDA-SE NUM MORTO E ACTOS DE PILHAGEM" »

"Aqui em gorongosa nada bem infelizmente..."

Ouvir com webReader



Bom dia, sou .... como estás ? 
Aqui em gorongosa nada bem infelizmente, porque todo o povo esta cansado de 
ver o derramamento de sangue todos os dias, nao é por acaso abandonarem suas 
machambas mas sim por verem a cor verde das plantações a se mergulhar no 
sangue inocente que se derrama dia apois dia, ontem(13.01.2014) em
Mucodza houve uma batalha que so se cheirava arma nao se sabe as baixas havidas
no local por parte da FIR e FADM, portanto a fuga dos mancebos militares
enviados do Maputo ainda continua porque a realidade que são ditas com os 
majores nao é o que que se vive no terreno, os miúdos são ditos que é so para 
irem controlar nao para batalhar, meus irmãos usem tudo uque esta em poder via
dialogo para pararem esse espetro deguerra vidas humanas perdem
se todos dias, seja UE, SADC, UA ou observadores nacionais tentem interagir
para por fim essa situação.
(Recebido por email)

Delegado da Renamo em Nhamatanda dado como desaparecido há uma semana

Ouvir com webReader
Tensão político – militar.
O delegado político da Renamo no distrito de Nhamatanda, em Sofala, é dado como desaparecido pela família, desde terça-feira da semana passada. Albano Massora Chimue está com o telemóvel desligado e as autoridades policiais, a quem a família participou o desaparecimento, ainda não encontram pistas da sua localização. 
Tomé Albano, filho do delegado político, disse que o seu pai terá desaparecido na noite de terça-feira, sem deixar pistas.
Segundo contou, por volta das 19 horas, seu pai vinha de um passeio com um familiar. Antes de entrar na sua casa, foi interpelado por dois senhores que conversavam na rua próxima à sua residência. Os dois solicitaram-lhe para uma breve conversa nas imediações da sua casa, ao que cedeu e nunca mais voltou. “A conversa pareceu-nos que era amigável, mas estranhamente ele não voltou até hoje”, lamentou o filho.
Continue reading "Delegado da Renamo em Nhamatanda dado como desaparecido há uma semana" »

13/01/2014

Mais um sequestrado

Ouvir com webReader


CASA_SEQUESTROQUATRO indivíduos até aqui não identificados sequestraram na manhã de domingo último um cidadão identificado pelo nome de Nasser Momad numa residência localizada no quarteirão “7” do bairro Bunhiça, município da Matola.
Trata-se do segundo sequestro num espaço de menos de 48 horas. Recorde-se que na última sexta-feira um grupo de indivíduos sequestrou o proprietário da “Casa Pandia – Modas e Confecções”, Kishoor Chootalal, no bairro Central, na cidade de Maputo.
No caso do último sequestro uma das vizinhas de Nasser, também tratado por Mulato, teria reconhecido um suposto agente da Polícia afecto à 5ª Esquadra, na Machava, o que terá dado a percepção de se tratar de uma detenção e não de um rapto.
O Comando Provincial da Polícia, através do seu porta-voz, João Machava, confirma a ocorrência do sequestro e avança que medidas estão a ser levadas a cabo com vista à neutralização da quadrilha e sua responsabilização.
Continue reading "Mais um sequestrado" »

FADM afastam homens da Renamo de Homoíne

Ouvir com webReader


AS Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) anunciaram ontem ter repelido os homens armados da Renamo que semeavam terror no posto administrativo de Pembe, no distrito de Homoíne, em Inhambane.
As FADM desactivaram na tarde de ontem a base de Catine, na planície de Chiguive, onde se encontravam cerca de 30 homens armados. Na ocasião foram apresentados dois homens da Renamo capturados durante a tomada da base, que disseram que se encontravam na região a mando do seu líder, Afonso Dhlakama. Acrescentaram que o seu objectivo era o de inviabilizar a realização do recenseamento eleitoral naquele ponto do país.
NOTÍCIAS – 14.01.2014

"FOGO AMIGO" PROVOCA BAIXAS NAS FADM

Ouvir com webReader


GUERRA CIVIL - FRENTE SUL
Seis mortos e desasseis feridos é o saldo de uma desastrosa operacao levada a cabo ontem em Inhamungue, posto administrativo de Phembe, distrito de Homoine, destinada a atacar uma antiga base provincial da renamo situada naquele local. O incidente aconteceu quando as unidades das forcas governamentais (uma companhia) avançaram mata adentro em direcçao a suposta base e chegados proximo a área, dividiram-se em dois grupos com o objectivo de flanquear a base e encurrar os guerrilheiros.
Acontence porém que quando um dos grupos chegou proximo a base, notou que a mesma ja tinha sido abandonada momentos antes e penetraram, só que, nao se sabe como, o outro grupo que vinha do lado oposto confunde o movimento e agitacao na base como "canto de perdizes" e abriu fogo. Depois de uma intensa troca tiros, que incluiu o uso de bazucas, aperceberam-se, mais tarde, tratar-se forças amigas.
Neste momento Phembe é uma local abandonado, pois, as populações refugiaram-se para a vila-sede de Homoine. Na pratica Phembe é controlada pela Renamo que possue lá três bases, nomeadamente Nhavare, Fanhafanha e Inhamungue. Inhamunge fica na zona limitrofe entre Funhalouro e Morrumbene.

RENAMO GAZETA MAIS UMA SESSÃO DE DIÁLOGO COM GOVERNO

Ouvir com webReader


A Renamo, maior partido da oposição e antigo movimento rebelde, faltou hoje a mais uma sessão de diálogo com o Governo moçambicano, com vista resolver algumas preocupações que afligem aquele partido.
Na semana passada, voltamos a reiterar a nossa disponibilidade. Enviamos a necessária correspondência à Renamo a mostrar que manter-nos-íamos abertos ao diálogo e que estaríamos presentes aqui no Centro de Conferências Joaquim Chissano (CCCJ) para, mais uma vez, prosseguir com o diálogo que é a aspiração máxima do povo moçambicano, disse o ministro dos transportes e comunicações, Gabriel Muthisse, que hoje, chefiava a delegação do governo moçambicano.
O governante, que falava em conferência de imprensa, após longos minutos de espera, em vão, pelo representante da Renamo, disse que deseja que no ano em curso haja um diálogo mais profundo e com um novo espírito. Contudo, não deixou de lamentar a ausência do partido liderado por Afonso Dhlakama.
Continue reading "RENAMO GAZETA MAIS UMA SESSÃO DE DIÁLOGO COM GOVERNO" »

12/01/2014

Delegado político Renamo em Nhamatada raptado e assassinado

Ouvir com webReader


Albano Chimue Massora, delegado político distrital da Renamo em Nhamatada, na província de Sofala, raptado por indivíduos desconhecidos na sua residência, na madrugada da última quinta-feira (09), foi encontrado sem vida, na noite desde sábado (11), no posto administrativo de Metuchira.
Sem detalhes sobre o caso, Fernando Mazanga, porta-voz da Renamo, confirmou ao @Verdade, na manhã deste domingo (12), a morte de Albano Massora e afirmou que o cadáver foi encontrado na mesma zona onde foi executado o major Oliveira Magazinhica, em Agosto de 2013, depois de ter sido torturado e mantido no cativeiro durante três dias.
Relativamente ao recente caso, apurámos que um grupo de indivíduos dirigiu-se à casa de Albano Massora, fez-se passar por doentes que precisavam de ajuda urgente, tendo, no momento, sequestrado o ex-guerrilheiro da Renano, que, além de ser técnico de medicina geral reformado, é docente do Instituto de Ciência e Saúde de Nhamatanda.
@VERDADE – 12.01.2014

FUZILARAM O ENFERIMERO ALBANO, O DELEGADO DA RENAMO EM NHAMATANDA

Ouvir com webReader


Pessoal, isso vai originar a retaliacoes sangrentas. O governo foi LONGE DEMAIS! Esta foi a machadada final da "tolerancia tacita". O enèrmeiro Albano era um experiente técnico de medicina e era tratado por "doutor" e desde que se tornou membro da Renamo a ha varios anos atras, caiu em desgraca. O enfeirmeiro ficou pobre e acabado.
Era na pratica um sexagenario. Apelo com veemencia que todos os quadros de ambas as partes saiam da zona de risco. Descanse em paz senhor Albano, chegará a hora deles responder perante Deus. E nem se sabe qual a sorte do cidadao Albino Guambe "Nhangongorane" em Homoine, preso por ser "espiao".

11/01/2014

GUERRA CIVIL

Ouvir com webReader


AMBULANCIA COM MILITARES FERIDOS ACIDENTA-SE NA MAXIXE
Uma ambulancia transportando militares feridos, vindo de Phembe acidentou hoje na Maxixe, em frente da Conservatória, tendo sofrido danos consideráveis. A viatura ia em direccao a Chicuque.
Ainda hoje registaram-se sérias escaramuças em Phembe e há registo de baixas entre as forças governamentais mas as informações ainda são escassas.
MORTOS COMO CÃES
Quando iam levantar o corpo de um famoso mainato na morgue de Chicuque para as devidas exequias funubres, alguns familiares que entraram na morgue ficaram chocados ao verificar que haviam nos gavetoes corpos de 4 soldados ainda fardados e com respectivas botas e com toda farda ainda empapada em sangue. Coisas desumanas. Alguém tem mandar parar esta guerra. Não é possivel vencer uma guerrilha logo num território como Moçambique. Devemos todos saber que as acções armadas contra a guerrilha é uma atitude completamente tola porque se as coisas ficarem fora de controlo, adeus facebook. Prometo vos postar amanha a "receita do pato".

10/01/2014

ESCARAMUÇAS EM GORONGOSA

Ouvir com webReader


ESCARAMUÇAS EM GORONGOSA
COMBATES EM KANDA
Em escaramuças ocorridas ontem quinta-feira, em Kanda, 26 km da Vila-Sede de Gorongosa, o exercito governamental teve mais um dia amargo na sua sangrenta luta para escalar a montanha. Os confrontos comecaram quase em cima da montanha, do lado oeste da serra, em Nhariroza, a uns 3 km de kanda, quando uma unidade militar tentou escalar a montanha para capturar um inocente transportador bastante influente e famoso e que transporta varios produtos agricolas produzidos no grandioso regadio ai existente, o regadio de Nhamabirira, acusando-o de estar a transportar produtos da renamo. Porem, quando os militares iam a subir, foram atacados com fogo cerrado de ak-47's vindo de todos lados e ai foi o salve-se quem puder e recuaram desordenamente aos bang bang até chegar quase em baixo, tendo perdido 11 homens. E um grupo remanescente de 7 militares, vinha subindo um grande declive ja em direccao a base, próximo do rio chitunga, longe de saber que um grupo de perdizes montou uma emboscada num local impensavel como ai e foram crivados de balas e todos foram aniquilados.
Continue reading "ESCARAMUÇAS EM GORONGOSA" »

Assessor da Renamo garante que homens do partido têm armas em todo o país

Ouvir com webReader


O assessor político da Renamo para a região sul de Moçambique, Rahil Khan, assegurou que "os homens" do partido "têm armas em todo o país" e que o líder, Afonso Dhlakama, está "a encorajar" a sua concentração a nível regional.
Durante um programa de comentários políticos na estação privada Televisão Independente de Moçambique (TIM), na quinta-feira, Rahil Khan revelou que a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) nunca se desfez completamente do arsenal que usou durante a guerra civil moçambicana, entre 1976 e 1992.
"Os nossos homens têm armas em todo o país", disse Rahil Khan, acrescentando que o Acordo Geral de Paz (AGP), assinado pela Renamo e o Governo em 1992, permite aos antigos guerrilheiros manterem o armamento.
LUSA – 10.01.2014

RAPTADO PROPRIETÁRIO DA CASA PANDIA

Ouvir com webReader

O proprietário da Casa Pandia, estabelecimento comercial na cidade de Maputo que se dedica a venda de capulanas, foi raptado na tarde de hoje, na capital moçambicana quando regressava da mesquita a caminho da loja, onde exercia a sua actividade comercial.
Trata-se de Kishor Chootalal cujo rapto além de alimentar um sentimento de terror no seio da população, particularmente no seio dos proprietários de estabelecimentos comerciais de origem asiática, renova velhos receios em relação a segurança das pessoas nas vias e artérias da urbe.
O rapto aconteceu ao longo da Avenida Filipe Samuel Magaia, zona do bairro central, onde os malfeitores para lograr com os seus intentos cortaram a prioridade a viatura da vítima, que já se deslocava à esquerda da faixa de rodagem, tendo ficado impendida de prosseguir a marcha.
Já no exterior da sua viatura, os meliantes dispararam tiros ao ar e em seguida retiraram a vítima do seu automóvel e levaram-na consigo para um paradeiro ainda desconhecido.
Segundo uma fonte que presenciou a cena, e que falou na condição de anonimato, os bandidos faziam-se transportar de uma viatura de marca Toyota Elgrand.
Continue reading "RAPTADO PROPRIETÁRIO DA CASA PANDIA" »

GOVERNO DISPONÍVEL PARA DIALOGAR COM RENAMO SEGUNDA-FEIRA

Ouvir com webReader


O Governo moçambicano manifestou hoje a sua disposição de dialogar na próxima segunda-feira com a Renamo, maior partido da oposição no país e antigo movimento rebelde.
O Governo está disponível para avaliar os mecanismos para a participação de Observadores Nacionais neste diálogo. Em simultâneo a esta sessão, a delegação do Governo sobre questões de Defesa e Segurança, chefiada pelo senhor Major General Júlio Santos Jane, das FADM, também estará disponível para o diálogo com a delegação de Defesa e Segurança da Renamo, no mesmo dia, hora e local, lê-se no comunicado de imprensa enviado pelo Gabinete de Informação (GABINFO) a redacção da AIM.
Refira-se que a Renamo faltou a última sessão do diálogo com o Governo que havia sido agendada para 23 de Dezembro, para resolver as preocupações que afligem o maior partido político da oposição em Moçambique.
Continue reading "GOVERNO DISPONÍVEL PARA DIALOGAR COM RENAMO SEGUNDA-FEIRA" »

Armamento e militares continuam a seguir para zonas de conflito

Ouvir com webReader


Dois camiões militares e três machimbombos cheios de jovens saíram ontem de Maputo
- Entretanto, uma fonte autorizada do Ministério da Defesa disse que não estava a par da informação, mas “movimentações de militares é algo normal no país”
Numa altura em que o cenário de verdadeira guerra desenha-se a cada dia que passa, continua-se a observarse em quase todo o país, movimentações das Forças de Defesa e Segurança (FDS) de um canto para o outro.
Naquilo que é descrito como estando alinhado ao contexto da guerra, no fim da tarde de ontem, partiu de Maputo, uma coluna militar ou militarizada de viaturas, composta por dois camiões carregado de arsenal militar e três machimbombos lotados de jovens, que se acredita serem militares.
A coluna passou a vila de Marracuene por volta das 17 horas, pela Estrada Nacional Número Um (EN1), numa marcha com sentido sul-norte e acredita-se que tenha como destino as zonas de conflito que, neste momento, parecem ter alcançado o país todo, tendo em conta as frentes de Nampula, Sofala e Inhambane.
Continue reading "Armamento e militares continuam a seguir para zonas de conflito" »

MAIS HECATOMBES MILITARES

Ouvir com webReader


AI, AI, AI, Mozamigos, eu já não sei mais como vou titular os meus posts sobre os desastres da infantaria do 'Nhof Nhussi': Há mais uma catástrofe militar ocorrida ontem em Chitunga, 12 km da vila-sede gorongosa. Toda a unidade foi aniquilada. Tenho os numeros de baixas mas deixem averiguar melhor e mais logo trago as "boas más" novas. Ontem a noite ouvimos sérias bazucadas em vunduzi (Satungira), vou tentar conseguir alguma coisa. Estamos juntos.
MAIS SANGUE INOCENTE EM MOCAMBIQUE
FORÇAS GOVERNAMENTAIS DERROTADAS EM MARINGUE
... E raptam tecnico de medicina em Nhamatanda
Em retaliação a uma provocaçao nao especificada protagonizada pelas FADM, os guerrilheiros da Renamo efectuaram, nas primeiras horas de ontem, um ataque de retaliacao ao aquartelamento das forças governamentais situado no interior da vila-sede. A intensa batalha, que envolveu o uso de armas pesadas por ambas partes, durou mais de 2 horas tendo obrigado as forcas governamentais a recuarem em correrias ate Nhamapaza, 30 km, deixando no terreno 32 baixas fatais e armas que incluem artilharia pesada.
Continue reading "MAIS HECATOMBES MILITARES" »

09/01/2014

Jovem acusa presidente da CPE de Manica de o ameaçar de morte

Ouvir com webReader


Um jovem representante do Parlamento do Juvenil na província de Manica, de nome Majo Joseph, acusa o presidente da Comissão Provincial de Eleições, António Macilau Vilanculos, que por sinal é pastor da Igreja Metodista e assessor do presidente do Conselho Municipal de Chimoio, de o ter ameaçado de morte por ter questionado o facto de estar a trabalhar e auferir salários em duas instituições do Estado, o que viola a Lei de Probidade Pública.
Segundo Joseph, tudo aconteceu na última segunda-feira, dia 7 de Janeiro, por volta das 15 horas, quando o acusado lhe procurou nos escritórios do Parlamento Juvenil, acompanhado por um senhor, a quem chamou de director.
“Criticaram-me pelo facto de eu ter escrito uma carta na qual questionava a idoneidade e imagem do presidente da Comissão Provincial de Eleições. Acto contínuo, ameaçaram-me de morte e disseram-me que não podia brincar com o Governo porque podia acontecer comigo o que acontece no Zimbábwè”, conta, e acrescenta que “o presidente disse que me perdoava mas que não sabia se o Governo faria o mesmo”.
Continue reading "Jovem acusa presidente da CPE de Manica de o ameaçar de morte " »

Cerca de 4 mil refugiados recebem mantimentos e tendas em Gorongosa

Ouvir com webReader


DESALOCADOS_EM_GORONGOSA_09X01X625X230Processo de distribuição iniciou ontem
Arrancou ontem, quarta-feira,  na vila-sede do distrito de Gorongosa, em Sofala, o processo de distribuição de alimentos para cerca de 4 mil famílias que fugiram das zonas onde ocorrem, com regularidade, ataques militares, nomeadamente, nas localidades de Canda e Vunduzi. 
Este processo vem pôr fim a longas filas que eram formadas, diariamente, há mais de uma semana nos centros de acomodação improvisados naquela vila. Homens e mulheres de diferentes idades acotovelam-se para poder ter acesso aos alimentos distribuídos.
Os beneficiários mostraram-se satisfeitos com a medida, porque, segundo afirmam, este novo processo vem pôr fim à “vergonha” a que assistiam todos os dias, conforme sublinhou Lisboa Guente, régulo de Tambarara, posto administrativo de Vunduzi.
Continue reading "Cerca de 4 mil refugiados recebem mantimentos e tendas em Gorongosa " »

Guerrilheiros desalojados

Ouvir com webReader


Tensão militar em Homoine
- Na manhã de ontem, mais dois militares feridos deram entrada no Hospital Rural de Chicuque
Depois da confrontação armada da madrugada e manhã de terçafeira, as Forças de Defesa e Segurança (FDS), compostas pela Força de Intervenção Rápida (FIR), Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) e Polícia de Protecção (PP) terão conseguido desalojar os guerrilheiros da Renamo que tentavam reactivar duas das suas principais bases, a de Catine e Nhamungue, no distrito de Homoine, posto administrativo de Pembe.
Na verdade, o poderio bélico das FDS é indiscutível, daí que se acredita que de facto tenham conseguido ocupar as posições anteriormente ocupadas pelos guerrilheiros da Renamo.
Continue reading "Guerrilheiros desalojados" »

Há informação de circulação de homens armados no Niassa

Ouvir com webReader


Tensão política
À semelhança do que aconteceu em Inhambane, no Niassa circulam informações de que homens armados da Renamo se posicionaram em vários distritos.
Relatos chegados ao “O País” dão conta de que homens da Renamo foram vistos a circular nos distritos de Mandimba, Marrupa e Lago.
Tudo indica que eles pretendem reabrir as antigas bases da Renamo. Entretanto, o Comando Provincial da Polícia diz que ainda não tem informação sobre o assunto.
“Até ao momento, não temos elementos para podermos dizer que existem grupos de homens da Renamo a circularem armados. A partir do momento em que eles estiverem a circular armados, já poderá ser preocupação para a Polícia”, disse Alfredo Fumo, chefe das relações públicas do Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM) no Niassa.
O PAÍS – 09.01.2014

08/01/2014

MAIS UM DESCALABRO MILITAR - Nhampoca e Nhamacuenguere

Ouvir com webReader
Em dois confrontos separados as forcas governamentais que se desdobram numa ofensiva contra os guerrilheiros da renamo sofreram na manha de hoje grandes perdas humanas. O primeiro confronto registou na zona de Nhampoca, distrito de Nhamatanda, proximo de rio pungue, onde uma companhia das FADM foi emboscadas e sofreram 19 baixas fatais, varios feridos e perda de armas devido a debandada provocada pela surpresa.
Ja na zona de Nhamacuenguere, algures entre Dondo e Muanza, no troço em terra batida que vai a Inhaminga, uma outra companhia que se dirigia em direccao a uma suposta base de homens armados da renamo existente naquela area, foi surpreendida com uma emboscada tendo sofrido grandes baixas, 22 mortos e varios feridos. Tambem houve perdas de armas. Em ambas emboscadas as fadm foram surpreendidos com fogo intenso a curta distancia, dai as baixas serem pesadas.
Ainda na senda do conflito armado, reina em homoine um ambiente bastante tenso, agravado pelo facto de a fir ter prendido hoje um lendario grande ex-comandante da renamo, Bernardo da Silva Guambe, mais conhecido por "Nhangongorane". Ele foi preso hoje no seu estaleiro na vila de Homoine, acusado de ser espiao. Teme-se um ataque da renamo a esquadra local, pelo que as populacoes estao a fugir da vila.
In https://www.facebook.com/unay.cambuma?fref=pb&hc_location=friends_tab
NOTA:
Hoje e daqui,  apelo ao antigo colega do Liceu Salazar, Joaquim Chissano, para que, com a autoridade que te advem de um passado vivido dentro da FRELIMO, de quem és Presidente Honorário, continue "apenas a ouvir" este teu tão profundo silêncio. Se queres deixar de ser apenas "mais um",  fala fomem de Deus!
Se assim não procederes, a já pouca consideração que tinha por ti, lamento dizê-lo, não será nenhuma. O que te não fará diferença, acredito.
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE

Em Homoíne...

Ouvir com webReader
E NAO TENHAM DUVIDAS: EM PHEMPE, HOMOINE, ONTEM AS FADM FORAM MESMO DERROTADAS (36 MORTOS E 50 FERIDOS QUE ABARROTARAM O HOSPITAL DISTRITAL ONTEM) MAS O POVO NUNCA VAI SABER A VERDADE DE FONTES OFICIAIS. APRENDI ISSO AQUI EM GORONGOSA. ONTEM LEVARAM POUCAS E BOAS E SAIRAM A CORRER DE PHEMBE. E PARECE HOUVE UM DESASTRE SEMELHANTE NA VILA- SEDE DE MARINGUE MAS AINDA TENHO QUE CONFIRMAR MAS HOUVERAM SERIAS BAZUCADAS ONTEM E MARINGUE PODE TER CAIDO.
In https://www.facebook.com/unay.cambuma?fref=pb&hc_location=friends_tab
 

Ladrões de gado transformaram-se em homens armados da Renamo?

Ouvir com webReader
Leia aqui a edição de hoje do Jornal MEDIAFX:
Download Mediafax - 08.01.14 (Quarta-f), Edição 5464

Detido em Maputo alegado assassino do ex-chefe da polícia secreta do Ruanda

Ouvir com webReader


ENCONTRADO MORTO NUM HOTEL DE LUXO NA ÁFRICA DO SUL
EDSON ARANTE
Um dos supostos autores do crime de assassinato, há uma semana na África do Sul, do antigo chefe dos Serviços de Inteligência Externa do Ruanda, coronel Patrick Karegeya, foi detido na cidade de Maputo pelas autoridades policiais moçambicanas.
Trata-se de um indivíduo de nacionalidade ruandesa enviado para a África do Sul com o propósito de matar Karegeya, segundo contaram ao Correio da manhã dois agentes da PRM que estiveram envolvidos na operação que culminou com a sua neutralização.
Convidado esta 3.ª feira pelo Cm a confirmar a informação, Pedro Cossa, porta-voz do Comando Geral da PRM, disse “oficialmente eu não sei de nada deste assunto”, mas as fontes desta informação reiteram que o indivíduo está de facto detido em Maputo para onde se refugiou depois do crime, temendo ser preso pelas autoridades da África do Sul.
Continue reading "Detido em Maputo alegado assassino do ex-chefe da polícia secreta do Ruanda" »

Renamo confirma presença de "seguranças" armados no sul de Moçambique

Ouvir com webReader


A Renamo confirmou hoje a presença de "seguranças do partido" em Homoíne, no sul de Moçambique, onde, na terça-feira, se iniciaram confrontos entre homens armados e as forças de segurança moçambicanas, dos quais resultaram pelo menos oito mortos.
Segundo Fernando Mazanga, porta-voz do Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), segunda maior força política em Moçambique, os "seguranças do partido" que se encontram no distrito de Homoíne são elementos "expurgados do exército nacional" e desmobilizados de guerra que não chegaram a integrar as Forças Armadas e de Defesa de Moçambique (FADM), naturais ou residentes na província de Inhambane.
"Efetivamente, os seguranças da Renamo encontram-se agrupados na província de Inhambane. O partido Renamo orientou-os para se organizarem localmente e para responderem a qualquer provocação que lhes for feita, seja por quem for", disse hoje Fernando Mazanga, durante uma conferência de imprensa, na sede do partido, em Maputo.
LUSA – 08.01.2014

Homens armados da Renamo controlam troço entre Gorongosa e Vunduzi

Ouvir com webReader


Tensão política
Homens armados da Renamo que operam em Gorongosa, Sofala, têm estado a apelar aos automobilistas para não transportarem efectivos das Forças de Defesa e Segurança governamentais no troço Vanduzi–Vila sede de Gorongosa,  sob o risco de serem atacados pelos antigos guerrilheiros, cujos ataques têm sido mais frequentes, nas últimas semanas, nas regiões de Vunduzi  e Canda.
Em Vunduzi,  na região de Santungira - onde estava localizada a antiga base da Renamo - e a cerca de 35 quilómetros da vila sede de Gorongosa, há várias unidades militares que patrulham a rodovia, e os homens armados da Renamo actuam ali entre as unidades da Forças Armadas e de Defesa de Moçambique. “As viaturas civis têm sido interceptadas com frequência por homens armados da Renamo. Não amolestam os passageiros e muito menos os automobilistas. Mas, por vezes, mandam descer os passageiros e revistam as bagagens. Nunca dizem o que estão à procura e, depois, autorizam a partida, apelando, entretanto, aos automobilistas que não transportem elementos das forças governamentais”, contou o chefe do posto de Vunduzi, Viola Caravina.
O PAÍS – 08.01.2014

Oito mortos em confrontos armados no sul de Moçambique

Ouvir com webReader


Seis militares e dois civis morreram, na terça-feira, em consequência de confrontos entre as forças de segurança de Moçambique e alegados homens armados da Renamo, na região de Homoíne, no sul do país, noticiou o diário mediaFax.
Segundo a edição de hoje do jornal digital moçambicano, os seis militares mortos integravam a Força de Intervenção Rápida (FIR), que, na madrugada de terça-feira, realizou uma ação militar nas localidades de Catine e Nhamungue, em Pembe, no distrito de Homoíne, província de Inhambane, contra alegados homens armados da Renamo.
Numa outra versão, o canal independente STV confirmou a morte dos seis agentes da FIR, mas avançou que dois homens armados da Renamo terão morrido, ao contrário do jornal, que refere baixas civis.
LUSA – 08.01.2014

07/01/2014

Homens da Renamo confrontam-se com exército no sul de Moçambique

Ouvir com webReader


PEMBE_HOMOINEHomens armados alegadamente da Renamo estão a confrontar-se com o exército no distrito de Homoíne, segundo afirmou à Lusa o coordenador de uma rádio local, naquele que é o primeiro incidente do género registado na região sul de Moçambique.
Segundo Berlaves Alexandre, os confrontos iniciaram-se na madrugada de hoje, no posto de administrativo de Pembe, a cerca de 45 quilómetros da sede distrital de Homoíne, na província de Inhambane, havendo já a indicação da existência de feridos.
"Os confrontos começaram na madrugada de hoje e, nesta altura, já estão a retirar feridos", disse hoje Berlaves Alexandre, em declarações à agência Lusa.
LUSA – 07.01.2014

Renamo intensifica ataques em Gorongosa

Ouvir com webReader


Ataques não cessam em Gorongosa
Mais de três mil e quinhentas pessoas oriundas das regiões de Vunduzi, Canda, Tazaranda, Mucodza, Nhataca e Morombodzi, no distrito de Gorongosa, a norte da província de Sofala, encontram-se refugiados na sede daquele distrito, devido à intensificação de confrontos militares entre os homens armados da Renamo e o Exército.
Além de atacar posições das forças de defesa e segurança, os homens armados da Renamo estão a sequestrar e assassinar pessoas ligadas à Frelimo ou às estruturas administrativas locais. A medida é descrita como retaliação contra a ocupação da base de Santungira, em Outubro de 2013.
A intensificação dos ataques obrigou o governo do distrito à retirada compulsiva das populações das regiões visadas, para evitar mais mortes de civis. A maioria dos homens que integram o braço armado da Renamo não tem nenhum sinal distintivo, o que “atrapalha” as populações.
Na vila sede de Gorongosa, foram criados três centros de acomodação, o primeiro e o maior de todos na escola de Mapómbuè, no bairro do mesmo nome, outro junto à pista do aeródromo local, e o último no centro de saúde local.
O PAÍS – 06.01.2014

Governo preocupado com presença de homens armados em Homoíne

Ouvir com webReader


Famílias em fuga.
O ministro da Defesa, Filipe Nyusi, afirma que o Governo está preocupado com a situação que aflige os residentes do distrito de Homoíne, província de Inhambane, onde centenas de famílias já abandonaram as suas residências por temerem ataques de homens armados da Renamo.
Em Homoíne, particularmente nas localidades de Fanha-Fanha e Pembe, reina um clima de agitação desde o fim-de-semana, devido à informação de que homens armados que se supõe sejam da Renamo estejam a circular por aquelas localidades, criando-se um clima de pânico. Aliás, grande parte dessas famílias – incluindo crianças e idosos - passou a noite de sábado ao relento na vila sede, com os seus bens.
Continue reading "Governo preocupado com presença de homens armados em Homoíne " »

04/01/2014

Presença de homens armados cria pânico em Homoíne

Ouvir com webReader


Os residentes das zonas de Fanhafanha, Nhaulane, Catine, Phunguene e arredores, no posto administrativo de Pembe, no distrito de Homoíne, na província de Inhambane, vivem momentos de alvoroço e estão a abandonar as suas casas à procura de lugares seguros na vila sede de Homoíne e na cidade de Maxixe, devido à presença de homens armados, supostamente da Renamo, que passeiam naquela região em grupos de oito a 10 elementos, porém, sem ameaçar a ninguém.
O pânico da população não é à toa. É que o Homoíne viveu o maior massacre da província de Inhambane protagonizado pela Renamo durante a guerra dos 16 anos. Na madrugada de 18 de Julho de 1987, bandos da Renamo chacinaram pelo menos 424 pessoas. Tratou-se de uma carnificina equiparada à de Wiriamu, em Tete, onde um exército colonial português assassinou 500 pessoas, para além de outras 600 mortas em Vanduzi, na região de Manica, por tropas rodesianas de lan Smith.
Continue reading "Presença de homens armados cria pânico em Homoíne " »

Forças de Defesa e Segurança prendem e violentam cidadãos em Gorongosa

Ouvir com webReader


Centenas de residentes das regiões de Tazaronda, Mucodza, Nhataka, Tambarara, Nhankuco, Kanda e Vunduzi, no distrito de Gorongosa, na província de Sofala, abandonaram, há alguns dias, as suas residências como forma de escaparem da morte e perseguição encetada pelas Forças de Defesa e Segurança de Moçambique, as quais são acusados de deter arbitrariamente cidadãos, sobretudo jovens e adultos do sexo masculinos que se dedicam à agricultura, supostamente por serem guerrilheiros da Renamo.
Informações em poder do @Verdade, porém, não confirmadas pelas autoridades que gerem as forças militares, dão conta de que foram milhares de pessoas das zonas em alusão que fugiram, desesperadamente, das suas casas por ter as acções malévolas protagonizadas pelas Forças de Defesa e Segurança.
Para além de relatos que dão conta de que alguns camponeses foram encontrados nas suas machambas, presos e levados para uma parte incerta, outros foram executados sumariamente pelas tropas governamentais. Do grupo constam crianças, adolescentes e mulheres. Destas, algumas foram estuporadas e desconhecem o paradeiro dos seus maridos ou pais.
Continue reading "Forças de Defesa e Segurança prendem e violentam cidadãos em Gorongosa " »

Homoíne: Famílias fogem temendo ataques da Renamo

Ouvir com webReader


Centenas de famílias do distrito de Homoine, província de Inhambane, sul de Moçambique, fugiram das suas residências esta sexta-feira temendo ataques de homens armados vistos no local e que se acredita serem da Renamo, maior partido da oposição no país e antigo movimento rebelde.
Segundo noticiou a televisão privada STV, trata-se de famílias residentes nas localidades de Fanha Fanha e Pende, que fugiram destes locais para a vila sede do distrito, onde procuram abrigo seguro. Parte considerável destas famílias passou a noite desta sexta-feira ao relento.
“Não dormimos em casa porque temos medo de ataques”, disse uma cidadã, em entrevista a STV, anotando haver vários homens armados na sua localidade, que durante a guerra dos 16 anos movida pela Renamo contra o governo da Frelimo tinha uma base da Renamo.
“Vimos soldados que dizem ser da Renamo, uns estão armados outros não. Não fazem nada a ninguém e nem roubam a ninguém. Quando vão às residências compram bens com o seu dinheiro, mas nós temos medo que se possa repetir o que aconteceu durante a guerra” )de 16 anos, terminada em 1992), acrescentou ela.
Continue reading "Homoíne: Famílias fogem temendo ataques da Renamo " »

03/01/2014

Pelo menos 100 famílias fugiram da situação de guerra que se vive em Vunduzi, Tazaronda, Mucodza e Tambarara e procuraram refúgio em Gorongosa

Ouvir com webReader


REFUGIADOS_ESCOLA_GORONGOZACIDADÃO REPORTA:
Pelo menos 100 famílias fugiram da situação de guerra que se vive em Vunduzi, Tazaronda, Mucodza e Tambarara e procuraram refúgio em Gorongosa.
Foram alojados numa escola, na Epc de Mapombue, onde vivem nas salas de aulas e comem graças ao apoio da Acção Social.
@VERDADE – 03.01.2014

Governo garante segurança

Ouvir com webReader


APESAR de ainda se registarem alguns disparos protagonizados pelos homens da Renamo, o que tem condicionado a circulação de pessoas e bens em certos troços da Estrada Nacional Número Um, na província de Sofala, o Governo reafirma a continuação de esforços para manter a segurança das comunidades.
Segundo o Governador Félix Paulo, que falava na Beira por ocasião do fim de ano, a situação de ordem e segurança públicas na província caracterizou-se pela redução da criminalidade e da sinistralidade rodoviária, apesar de se terem registado raptos e assassinatos de alguns cidadãos.
“Apesar destas situações, continuamos a envidar esforços para manter a segurança das nossas comunidades” –referiu o Governador de Sofala. Disse que também continuam em curso acções com vista à identificação e registo dos combatentes bem como a fixação das suas pensões e preservação do património da luta de libertação nacional.
Continue reading "Governo garante segurança " »

02/01/2014

Ataques a viaturas fizeram cinco feridos durante a passagem do ano

Ouvir com webReader


Dois ataques a coluna militar de viaturas fizeram cinco feridos durante a passagem do ano em Muxúnguè, Sofala, centro, palco de confrontos entre exército e homens armados, disseram hoje à Lusa várias fontes.
"As duas primeiras colunas foram atacadas por homens da Renamo na terça-feira. Muitas pessoas desistiram de atravessar o troço Save-Muxúnguè no dia, embora as viaturas estivessem a ser escoltadas por boinas vermelhas, e se acumularam na vila (Muxúnguè)", disse à Lusa Ismael Sulemane, um morador.
"Foram dois ataques, um no dia 31 de dezembro e outro a 1 de janeiro, mas sem mortes", precisou José Luís, pároco de Muxúnguè.
Uma fonte médica do Hospital Rural de Muxúnguè confirmou a entrada de vítimas do ataque, que tiveram um "tratamento ambulatório".
Continue reading "Ataques a viaturas fizeram cinco feridos durante a passagem do ano" »

30/12/2013

Daviz Simango apresenta supostas provas contra membro da Frelimo (2)

Ouvir com webReader
MDM_Beira_Check MateVeja http://macua.blogs.com/moambique_para_todos/2013/12/daviz-simango-apresenta-supostas-provas-contramembro-da-frelimo.html
(Click nas imagens para ampliar. Recebido por email))
 

Sem comentários: