sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Frustrado não pode ser de novo!

  • Manifesto pela Indiferença
    1-Por defeito sou indiferente à forma como cada um de nós ganha a vida desde o momento que seja lícito. Mesmo os que a ganha de forma ilícita, eu apenas os desejo sorte para que quanto antes consigam se converter antes que a mão da justiça os atinja.
    2-Eu sei que em Moçambique, só os que arriscam ganham. Ganham os do MDM que se lançam em campanha, ganham os G40 em negócios e oportunidades, ganham os que alinham claramente em partidos políticos e conseguem lugares em varias assembleias, ganha quem ficar calado e prefere vender suas ideias no silêncio. Mas também ganham aqueles que conscientes das suas escolhas decidem levar uma vida independente de qualquer amarra política.
    3- Em cada ganho há uma significativa proporção de perda: as oportunidades, os tagarelas perdem; a autoestima, uns são acusados de não possui-la e outros nem por isso.
    O importante nisso tudo é a consciência do risco que se incorre em cada decisão que se faz.
    4- Eu não concordo que pessoas escolham uma forma de estar e desdenhem os outros pelo sucesso ou eventualmente pelas benesses advenientes daquela decisão. Exemplo: alguém decide lamber botas e em função disso tem o que quer. Independentemente do debate que se possa levantar em torno da moral e ética envolta, não faz sentido que aquele que se considera não lambe-bota inveje o lambe-bota por aquilo que tem em função do que faz diz. O contrário também é aplicável. É inconsequente que alguém que é lambebotas desdenhe o aparente sucesso de outrém só porque "não é possível" não faz sentido.
    O importante é viver de acordo com as decisões. Também não faz sentido que alguém se torne num crítico para chamar atenção dos politicos ou se especializar em bem dizer a espera de um piscarbdenolho. Isto leva a frustração.
    Vamos ser pessoas reais. Vamos ser consequentes e viver de acordo com as nossas escolhas.
    2014 ainda está no começo. Vai a tempo de ser o que quiser ser: ou lambe-botas ou crítico, ou coerente ou incoerente. Frustrado não pode ser de novo!
    Boa sexta-feira a todos
     
     
 
 
 
 
 

Sem comentários: