segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

CONFRONTOS MILITARES ENTRE AS FADM E AS FORÇAS GUERRILHEIRAS DA RENAMO, ESTENDEM-SE APARTIR DE SANTUNGIRA PARA OUTROS CANTOS DO PAIS

  • CONFRONTOS MILITARES ENTRE AS FADM E AS FORCAS GUERRILHEIRAS DA RENAMO,ESTENDEM-SE APARTIR DE SANTUNGIRA PARA OUTROS CANTOS DO PAIS

    Conforme prometi aos meus amigos internautas,apartir de hoje,vou passar a levantar temas candentes no que concerne a situacao politico-militar do nosso pais.
    Por conseguinte,ontem fiz um post,a reclamar aos meus amigos internautas,a inexistencia dum debate feito por peritos militares e das forcas de defesa e seguranca sobre a guerra em Mocambique, que eclodiu em Santungira.
    Importa salientar que sou um oficial do exercito,desmobilizado,e quem estiver interessado em ver o meu curriculum como militar que va na minha pagina e busque o unico post que fiz ontem,nesse post,vem o meu perfil dentro das forcas armadas de mocambique.

    Neste contexto,gostaria de apresentar a minha exposicao em tres vertentes:
    1-O INICIO DOS CONFLITOS ARMADOS
    2-O POVO EM RELACAO A ESTES CONFLITOS ARMADOS
    3-A PROGRESSAO DA MOVIMENTACAO DOS GUERRILHEIROS DA RENAMO

    1
    O INICIO DOS CONFLITOS ARMADOS
    Pelo que todo mundo acompanhou,as desavencas entre a Renamo e o Governo(Frelimo) tiveram o seu apogeu no centro de conferencias Joaquim Chissano,onde o governo aceitou PERANTE a todos mocambicanos que as questoes apresentadas pela Renamo eram pertinentes e de grande urgencia.
    Quando ouvimos,vimos e lemos o ministro Pacheco nas televisoes,radios e jornais a dizer que as questoes apresentadas pela Renamo eram pertinentes e urgentes,nos,o povo mocambicano,ganhamos esperancas em ver o governo a resolver a pertinencia e urgencia das questoes apresentadas pela Renamo,porem,foram se sucedendo as rondas das ditas negociacoes onde assistimos uma retorica do Governo em manobras dilatorias que tinham um plano secreto em manga.
    Para tentar fazer do dialogo entre a Renamo e a Frelimo mais proficuo,vimos a movimentacao dos Meretissimos Don Dinis,Prof Dr do Rosario e do observatorio eleitoral encentado idas e vindas de Maputo a Santungira,e conforme os aludidos,quando a luz no fim do tunel ja estava a vista,apareceu o inedito:o plano secreto saiu a vista=afinal de contas as tais manobras dilatorias visavam encuralar o lider da Renamo e atacar-lhe.
    O exercito atacou Santungira mas o lider da Renamo ecapou.
    Deste modo comecou a guerra.
    A Frelimo e um partido cinquentenario e com muita experiencia.
    Sera que a Frelimo teve vergonha de aceitar publicamente as revindicacoes da Renamo,preferido atacar Santungira para calar duma vez para sempre a Renamo?
    Sera que a Frelimo nao pensou que o Dhakama poderia escapar e reagrupar as suas forcas e atacacar a Frelimo como um bufalo ferido?
    Mesmo se a Frelimo tivesse logrado atacar e matar o lider da Renamo,nao iria aparecer um imediato ao Dhakama,subistituindo-lhe e preferir a luta armada contra a frelimo?
    O que e que existe que faz com que a Frelimo tenha medo da pertinencia e urgencia das questoes apresentadas pela Renamo?
    Sera que a paz para a Frelimo,significa a eliminacao da oposicao?Sera...?sera....?sera...?

    2
    O POVO EM RELACAO A ESTE CONFLITO ARMADO

    Fazendo um estudo da opiniao publica nacional,ate uma crianca diz que quem quer a guerra e o Guebuza.
    Se o povo fala desse jeito,algum dia a Frelimo vai conseguir fazer lavagem cerebral ao povo mocambicano,ate ao ponto de dizer que a Renamo e que quer a guerra?
    O estado da opiniao publica ja saiu a rua a chamar de governo arrogante e intolerante .Qual deve ser a formula filosofica que a Frelimo deve aplicar ao seu maravilhoso povo,para que este povo volte a chamar da Renamo de bandidos armados?
    Maputo,Beira,Quelimane e Nampula ja demonstraram que muitos cidadaos membros da frelimo nas ultimas eleicoes votaram contra o seu partido e votaram a favor do MDM.
    Estes acontecimentos todos nao sao bons indicadores para que a Frelimo veja que o povo mocambicano ja nao confia na Frelimo?
    Onde estao os ideologos da Frelimo,que nao conseguiram antever o embaciamento da imagem da Frelimo?
    O povo diz que gosta da Frelimo mas enquanto o Guebuza estiver na presidencia da frelimo,esse mesmo povo,cada dia que passa estara cada vez mais longe do partido glorioso.
    Porque e que a Frelimo caiu ate este ponto sem se aperceber-se?ou e pela tal arroancia que dsvalou ate a este estremo.
    Os tais oficiais do SISE afinal o que fazem?porque nao alertaram o governo que o povo esta a criticar a governacao?
    porque a Frelimo minimizou e ridicularizou os desmobilizados de guerra?
    Porque...?porque...?Porque....?

    3
    A PROGRESSAO DA MOVIMENTACAO DOS GUERRILHEIROS DA RENAMO
    E incontestavelmente inegavel que os guerrilheiros da Renamo ja estao a atuar fora do foco localizado em sofala,tal e qual o chefe do estado disse na sua comunicacao a nacao na assembleia da Republica.
    A guerrilha ja esta se espalhando pelo pais.
    A guerrilha espalha-se facilmente onde tem apoio popular.A Frelimo tem experiencia disso.
    Sera que o povo sabendo quem comecou com a guerra em Santungira nao estara a apoiar a Renamo?
    As baixas que as FADM estao a sofrer nao sera o resultado do apoio que a Guerrilha tem do povo?
    Onde ha ataques existe populacao,porque e que as FADM nao sao alertadas pelo maravilhoso povo sobre as emboscadas da Renamo?

    Portanto meus caros internautas sao estas questoes que fazendo um apanhado aleatorio da situacao militar do pais,preferi trazer a luz do dia para nos que somos militares profissionais.
    Espero,que tenhamos um debate sincero e proficuo.
    See translation
    4Like · ·

Sem comentários: