sexta-feira, 12 de julho de 2013

Quantos anos deve ter o Salomão Muchanga do Parlamento Juvenil?

Meus caros amigos,
Tenho andado com uma questão muito grande e preocupante. Ajudem-me a tirar algumas dúvidas:
(1) Quantos anos deve ter o Salomão Muchanga do Parlamento Juvenil?
(2) Será que ele é jovem ou tem entre 18 e 35 anos? Não me parece.
See translation
  • You, Une Mozambique and 6 others like this.
  • Leonel Sarmento António, porquê esse intervalo entre os 18 e 35 anos?
  • Junior Ängelo Mutuque Eu penso que tem mais! Mas olha se ele nao consegue entrar no grande parlamento so pode manter como vitalicio ai onde se encotra.
  • Antonio Lagres Leonel Sarmento, É a definição de Jovem.
  • Antonio Lagres Ya Junior Ängelo Mutuque, há cotas que não se afirmam em fóruns próprios, usam o nosso nome para se posicionarem. Será que não temos jóvens em Moz para "darem gás" no Parlamento Juvenil?
  • Junior Ängelo Mutuque Olha vou deixar ficar o meu parecer apenas, espero que nao me leve a mal. Esta coisa de parlamento infantil e juvenil e um garfo e faca que a frelimo junto com o Guebaz tem para nos manipular, nao faz sentido memo termos um ministerio da accao social que nunca foi dar o seu parecer ao parlamento infantil a primeira dama junto com elenco que trabalha com ela no cabinete dela. Ha tantas dificuldades que sempre quando apresentamos o governo leva tempo para dar atencao nao resolver porque se inspanta, ja eu so vi este sr. Num debate a tentar movimentar massas sizentas liquidas porque a mim nao me engana. Este parlamento juvenil tem uma capa meu caro
  • Antonio Lagres Junior Ängelo Mutuque, não sei quem tem a opinião certa. O JORNAL NOTICIAS de 10.07.13 apresenta um artigo de opinião de Amosse Macamo, com o titulo: "PARLAMENTO JUVENIL: GATO ESCONDIDO COM O RABO DE FORA" onde diz que O UNICO ALVO DO PARLAMENTO JUVENIL CHAMA-SE FRELIMO E O OBJECTIVO DO PARLAMENTO JUVENIL É TIRAR ESTE PARTIDO DO PODER.
  • Junior Ängelo Mutuque Olha aqui meu caro qual e o conceito que tens agora em mente do parlamento?
  • Antonio Lagres "Parlamento" ou "Parlamento Juvenil"?
  • Junior Ängelo Mutuque Nao, nao, nao... Discordo com quase mais que a metade do discurso deste fulano que eu como jovem nao o reconheco como representante meu. E axim este sr nao passa de camaliao que vem agora com a missao de nos por com agua fria na cara. E que na verdade a maquina dos curuptos e muito instensa, e precisa de muitos tipos de jogos para conseguir enganar o povo. Onde e que este fulano andava para que hoje so me venha com leque de problemas do pais? Sucederam se no mesmo dia? Se nao diga nos antes da gungu tv porque que nao exigiram uma voz vossa no canal do povo se voces sao o nosso executivo? Nao palhacada, dramatizacao nao queremos nos. Chega de vivermos de aparencias.
  • Junior Ängelo Mutuque Parlamento juvenil?
  • Antonio Lagres Claro que para ser PARLAMENTO deve haver representatividade. Estes PARLAMENTARES não representam os Jovens. Há uma cultura errada de associações, clubes, grupos de 2, 3, 4 ....ou n pessoas, que juntam-se e depois dizem que são de ambito nacional e de seguida procuram correspondentes nas provincias, "constroem poços de baixo para cima", não sabem "começar de base para subir" gostam de "comandar". O PJ não nos representa pois tem para mim cara de duas pessoas incluindo um idoso.
  • Junior Ängelo Mutuque Ja nao postam meus comentarios porke?
  • Amosse Macamo Bom, penso que esta claro que ele nao e jovem, nao sei ao certo a idade mas penso que acima de 45 anos! Se tem legitimidade para falar em nome da juventude? eu nao tenho problemas primeiro que ele esteja a frente do Parlamento juvenil e da forma VITALICIA como pretende, penso que este e um problema interno desta organizacao e se os seus membros e associados acham que ele e o unico capaz de dirigir a instituicao que o faca, so nao podem meia volta impingir nos que a mesma instituicao respresenta a juventude, porque se a ideia e essa, a juventude tem pessoas dentro da idade permitida para dirigirem e cm sabedoria qualquer instituicao.
  • Junior Ängelo Mutuque Olha esse parlamento nao passa duma brincadeirinha de pessoas sem exercio logico disculpe me. E que tamos afundados alem de vir com uma proposta plausivel, vem com argumentos que mesmos eles sabem muito bem que sao fantasmas? Essa e uma das caras que a mueda deste pais usa para distrair e manter sonecado o jovem distraido esta mais que claro que e umas das caixas ressoncias daquelas duas pessoas interessadas, que conseguem deixar nos durmir um sono calmo e acordar dentro da brincadeira do mau gosto dos dois, e um acto contestavel, porque mesmo com crise ha que diz que tenho paiol e outro compra arsenais novos para fazer show off. Porque? Ainda me imacipam para ir rencenciar? O que vali ter um ou outro se os dois saos do mesmo sako com kilos diferentes, este estado nao e democratico mais sim libertado. Önde a arma e o chamboco merece ao ladrao de pato e nao ao grande curupto muito menos mandante dos crimis e os seus cuplicis? Nos vivemos por tantas aparencias mesmo.
  • Felix Dzowo Hey camaradas, que distração é essa? Parlamento Juvenil é um FORUM de debate, é uma organização da sociedade civil, nao é nenhum orgão de poder, e o que a idade tem a ver com debate sobre problemas que tem a ver com toda a sociedade?
    Ele provavelmente seja um dos fundadores daquela organizao.
    É um forum lucido, que encara os problemas da nosSa sociedade racionalmente, com um dever cognitivo admissivel, diferente das outras fantochadas autofalantes como ojm, cnj entre outros.
    Ha diferenca entre parlamento Juvenil e parlamento infantil.
  • Antonio Lagres Meu caro Felix Dzowo, concordo plenamente, mas o PJ esta a esquecer-se de algumas coisas: (1) Deve ser um órgão de Jovem para Jovens, portanto não precisa de velhos para liderança, (2) Os fundadores não são vitalícios, devem passar o testemunho para os "donos da causa" - Jovens, (3) Eles debatem sim assuntos da juventude, mas não devem por jovens na "bancada", (4) há tempo para os membros do PJ fazerem assembleia extraordinária e colocarem um jovem de plenos direitos e não um espantalho por frente dos jovens. (5) Será que o PJ não tem estatutos? Ou os estatutos são vagos e permitem que velhos dirijam o PJ? (6) Há vários casos deste em outras organizações juvenis tanto sociais, económicas, políticas ou culturais que ainda têm velhos no lugar de jovens. RESUMINDO: Será que não há jovens para estarem nos devidos lugares ou "não têm capacidades"?
  • Antonio Lagres QUERO RESPOSTAS: Meus caros amigos Américo Matavele, Felix Dzowo, Leonel Sarmento, Junior Ängelo Mutuque, AINDA Tenho andado com uma questão muito grande e preocupante. Ajudem-me a tirar algumas dúvidas:
    (1) Quantos anos deve ter o Salomão Muchanga do Parlamento Juvenil?
    (2) Será que ele é jovem ou tem entre 18 e 35 anos? Não me parece
  • Felix Dzowo Caro Antonio Lagres, tas certo, so que a idade nao deve ser um detalhe absoluto.
    temos a ojm, quem esta la?
    a quem representam - exclusivamente os membros do seu partido.
    A presenca de Muchanga neste momento nao e' nociva, antes mesmo de especular a sua idade,...ha que sim dar protagonismo aos jovens, mas esses muitas das vezes optam por lamber botas para chegar ao topo, razao pela qual arastam os rabinhos para essas fantochadas do partido - nao e' isto que pretende.
    Nao devemos forjar a lideranca de jovens, quando estes tem outros interesses, nao se pode criar condicoes artificiais de concorencia...
    A ojm e' liderada por jovens sim, mas nao sao eles que dirigem essa organizacao, pois la no comite central e' teleguiada esta organizacao, pois os tais de jovens lideres da ojm, nao tem identidade social nem politica propria, nao teem opiniao propria sao marionetas...ehfim
    Caro Antonio Larges, eu nao conheco a identidade etaria do Muchanga.
  • Felix Dzowo nao podemos obcecar-nos na direccao, mas sim que as coisas caminhem para o destino que nos interessa, dirijirao os jovem, mas deixem que cheguem la com o seu proprio punho...
  • Rito Massuanganhe Nao importa a idade as ideias dele sao jovens
  • Hamilton Antonio Piletiche Antes mesmo de colocar este post o meu amigo Antonio Lagres devia ler os estatutos da organizacao.
  • Antonio Lagres Meu caro Hamilton Antonio Piletiche, será que está a acompanhar o "papo" num dos meus posts ....." (5) Será que o PJ não tem estatutos? Ou os estatutos são vagos e permitem que velhos dirijam o PJ?" Eu não tenho estes estatutos poderá me facilitar antonio.laggres@gmail.com ou mesmo partilhe no mesmo canal assim tiro as minhas dúvidas.
  • Dulce Nässen Mocambicanos, juntem-se e ponham mãos à obra meus irmãos! Para que esse governo se mude precisa de mais accao e nao apenas de palavras. MANISFETACÃO!!! Afinal de contas não é Mocambique um país democrático?
  • Antonio Lagres Tens razao Dulce Nässen, mão-a-obra, ja diz o nosso hino nacional PEDRA-A-PEDRA CONSTRUINDO....
  • Antonio Lagres Hamilton Antonio Piletiche e Rito Massuanganhe, LEIAM O PRIMEIRO PARAGRAFO DO LINK http://www.parlamentojuvenil.org/index.php/pt/sobre-o-pj
    www.parlamentojuvenil.org
    O Parlamento Juvenil de Moçambique (PJ) é um movimento social analítico e aparti...dário orientado para a advocacia em prol dos direitos da juventude, a reflexão dos jovens sobre a implementação de suas responsabilidades, a participação dos jovens nos processos políticos e de decisão, assim como a apre...See more
  • Dulce Nässen Hehe...desculpem-me! O meu comentário era para um outro poste!!! Nao faz mal...talvez nao esteja muito longe do tema
  • Antonio Lagres Caros amigos Hamilton Antonio Piletiche e Rito Massuanganhe O Parlamento Juvenil de Moçambique (PJ) é um movimento social analítico e apartidário orientado para:
    (1) A advocacia em prol dos direitos da juventude,
    (2) A reflexão dos jovens sobre a implementação de suas responsabilidades,
    (3) A participação dos jovens nos processos políticos e de decisão, e
    (4) A apresentação das preocupações, propostas e prioridades da juventude aos órgãos de direito.
    Note nos # 2 e 3 r"eflecção e participação DOS JOVENS" e não PARA OS JOVENS. Haaaaaaaaaa bradas vamo-la falar.
  • Antonio Lagres Dulce Nässen, comente comente tambem neste post.
  • Anacleto Machava O que é que nós, o povo em geral preferimos: um indivíduo dos seus 40 e tal anos com ideias inovadoras, progressistas ou os lambe-botas que nos seus 20-35 só vomitam ideias desajustadas, antigas, fora no nosso contexto e da nossa realidade, etc.?
  • Augusto Magaure A idade nao e algo imperativo para se estar em frente de uma organizacao juvenil, pois a lideranca deve ter pessoas maduras capazes de defenderem ate o proprio jovem, vejam so a diferenca entre o pj e o cnj, por um lado tambem reflecte a idade dos seus dirigentes, e nao so, em Mocambique ha varias instituicoes que defendem os interesses da juventude que sao dirigidos por pessoas fora desta faixa etaria, ora vejamos: o Ministro Sumbana, o seu vice ministro, o director nacional da juventude assim como a presidente do conselho de administracao do instituto da juventude a ornilia machel sao todos kotas, mas o que interessa nisso e sabermos tirar proveito e experiencia deles, se as suas ideias irem ao encotro dos anseios da juventude, entao podem ser uteis.
  • Jeorge Manhique Dom Jorge (pj)-q bonito...suponho q seja mais uma time de *scovas*
  • Issmail Cassamo MEUS IRMÃO,o parlamento juvenil ate data hoje é a unica organização k defende os anseios da juventude em MOZ,não é necessario que alguem tenha entre 18 a 35 ans para defndr os anseios da juventude,se não pderiams falar do ministro da juventude e dsporto,ate agora o PJ é a unica organização k movimenta massas e d diferents etnias,ele n é um lambe botas cmo otros que se dizem defender os interesses e anseios da juventude,façam uma analise dos trabalhos e ganhos APLAUSIVOS dele e do PJ para o bem da JM moçambicana antes de cmentarmos dsnecessariamen te.
  • Antonio Lagres Caro Anacleto Machava, preferimos Jovens de entre 18 e 35 anos integros e capazes de desenvolver e implementar a agenda da juventude. Temos jovens com esse perfil PONTO FINAL. Nada de retiar o espaço do jovem, ele precisa de exercer para praticar e tornar-se um lider de verdade. Os jovens estão a ser ofuscados por "idosos2 que não lhes dão espaço. Temos de deixar os jovens errarem até acertar. Não queremos lambe-botas e muito menos "idosos" a tratarem assuntos de jovens, que estes apenas tragam o seu contributo indirecto.
  • Junior Ängelo Mutuque Sinto me muito sujo com as suas palavras, este pais ta assim como ta hoje por causa de ideias atrofiadoras como a sua, creio que isso ate se estende das familias ate as presindencias. Mas e com profunda magua que me choro de que ainda continua a plantar este tipo de ideia, o sr. Sabe me dizer se a represetatividade do povo num pais ja foi feito ou nao por orgao anonimos sigular dum pais? Eu nao sei mais so posso pedir a sua profunda reflexao e nao uma analse espontania.
  • Antonio Lagres Issmail Cassamo (Hapy), os Jovens não precisam de ter porta-voz e muito ménos somos deficientes mentais para termos alguem que pense por nós. Temos de ter as nossas liberdades (pela CARTA AFRICANA DA JUVENTUDE) e exercer a nossa "cidadania juvenil"
  • Felix Dzowo Abraçem a causa, o legado do PJ, e deixem de fomentar intrigas por este e aquele motivo.
    O legado do PJ e' nobre, e tem correspondido com ousadia, a nao que os ilustres sejam oriundos dos autofalantes do partido, como ojm, cnj, omm, acclin, com objectivo claro e concreto para turvar as aguas em que o PJ esta navegando, e se assim for, avante, estao condenados ao fracasso.
    Quem quer ser lider no PJ, que o demostre, pois de contrario teriamos vergonhosamente aquilo que se verficou recentemente nas eleicoes da ojm. O jovem com liberdade deve navegar em aguas somente limpas, e nao em democracias com cenario pre escrito.
  • Claudio Chivambo Amosse Macamo, falou e disse tudo em poucas linhas. Subscrevo Cda Amosse e aos demais que percebem o circulo que é o PJ.
  • Issmail Cassamo o PJ esta aberto para todos,seria bm se acompanhassem alguns seminarios do PJ para verem a ideologia da propria organização e dos proprios intervenientes,de realçar que todos partido politicos são membros do PJ,mas não fasem parte do executivo,ela esta aberta para quem quer ser membro,se alguem quer o cargo mostra do que ele é capaz,MUXANGA HOYE!!!AVANÇA NÃO ARRECUA,...Digo o dito por não dito.
  • Américo Matavele Eh eh eh eh eh eh... A sua dúvida, se fosse uma fábula, seria interessante. A questão de espécies. Talvez seja parlamento Juvenil porque trata questões de jovens, e não porque necessariamente deve ser dirigido por um jovem. Até faz sentido. Quem dirige uma creche? São crianças? E o dono da creche é substituído? Também sobre a sucessão: quem disse que o parlamento juvenil deve adoptar a rotatividade? Ele só fala dela, mas nos seus estatutos talvez não haja nenhum parágrafo sobre os limites de um mandato. Em suma, o PJ é para a juventude, mas pelos vistos só nas acções; o PJ é democracia, mas pelos vistos só para criticar outros. É o que acho, por isso esta dúvida não me cheira bem.
  • Claudio Chivambo Issmail Cassamo, o nome Dalfino Hoster Guila diz-lhe alguma coisa? Informe-se junto ao Salomão Muchanga e perceberas o que estamos aqui a dizer sobre o PJ. Ja fui convidado pelo Algy que hoje trabalha no MINEC para fazer parte do PJ e não fui por não saber sobre a tal representatividade juvenil referida. No meu bairro, em 20 jovens possiveis, apenas Eu e mais 2 sabemos desta organização e o resto não só não sabe como não pode identificar-se com esta como seu representante uma vez não ter lhe concedido tal representatividade.
  • Junior Ängelo Mutuque Ya. Tamos longe de progredir memo tudo ainda ta escuro pra alguns. Sinto me feliz e ao mesmo tempo triste porque existem alguns alguens que acham que devi se sim ser exercida a actividade de um jovem por um idoso, que mal senti na pele os anseios dos mesmos. Achas mesmos que os jovens estao sim a exercer a sua cidadania? Ora vejamos se mesmo o jovem nao e considerado como cidadao mais sim um instrumento manipunavel para a urna do voto.
  • Antonio Lagres O Debate está bom. Tenho três comentários e são a minha posição (respeito) as vossas, por isso somos diferentes: (1) Não podemos fazer estatutos (regras) para permitir que interesses pessoais e de grupos tirem a essência das "coisas" - Jovens devemos assumir o nosso papel. (2) Américo Matavele, crianças não respondem em tribunal e nem "elegem o PR, a Assembleia", mas são a maioria (53%) da população, se tens os estatutos do PJ partilhe connosco. (3) Augusto Magaure e Felix Dzowo, Ter "velhos" a responderem por nós não deve ser uma regra e nem devem ser parte da nossa cultura (eles já foram jovens - chega). TALVÉS SEJA A NOSSA FRAQUEZA. QUANDO IREMOS ASSUMIR OS NOSSOS DESTINOS.
  • Felix Dzowo Claudio Chivambo, lamentar que nao foste de perto conhecer algo mais sobre o PJ, quando nao se sabe de algo, antes que te afaste, procure conhece-lo.
    No meu bairro, em 20 cidadaos nao sabem porque vao votar, quem e' o culpado?
    A demais, podes falar da representatividade da ojm,omm, etc, ja que no pais ha divesidade de ideas?
  • Muzila Wagner Nhatsave esse usa essa organiza;\ao como fonte de sobrevivencia.infelizmente não é o primeiro caso entre nós he he.ha um outro em que o seu boss apos passar a idade de jovem , teve a dec~encia de mudar o nome da sua organização he he he
  • Antonio Lagres Muzila Wagner Nhatsave, ai está a VERDADE, "Nao conseguem espaço nos kotas procuram impor-se sobre os putos" e encontram outros putos (como eu kakakakaka) que gostam da "ajuda" dos kotas para aparecerem na TV,Radio, NET ou outros espaços. Eu sou a favor de instituições juvenis fortes como o PJ (sim) mas não sou a favor de "velhos" e "espantalhos" na juventude.
  • Junior Ängelo Mutuque Antonio Lagres& cidadania e isto, iso e como deve ser o pj, o encotro de ideias contraversas sobre um assunto com vista a buscarem uma solucao. A minha opiniao e que esse cota deve se pensar no nome do parlamento nas missoes que tem para continuar a exercer o continuar no cargo.
  • Antonio Lagres Junior Ängelo Mutuque o kota é "vitalicio" ou "ditador"?, recordo-me de Kamuzo Banda que dizia PRESIDENTE WA MUYAYA.
  • Américo Matavele Ok, então fica PJDK (Parlamento Juvenil Dirigido por um Kota)! Ponto final!
  • Junior Ängelo Mutuque Chamaria eu de um ditador porque pra mim ainda nao sai me da cabeca de este e uma caixa ressonancia de algumas caras elas ditam ele cumpri, com sua agitacao, preciso de ver uma intervecao democratica e produtiva difente daquela. Porque pra te ser sincero ainda nao o reconheco como lider para que o chame de vitalicio.
  • Muzila Wagner Nhatsave pena haver gente que pense que so os velhotes podem falar e fazer algo por eles.mas acredito pouco nisso, vejo essa reação como tentativa infundada e pouco ou nada humilde em reconhecer que certas organizações que apregoam a boa gestão, a democracia e a justiça social afinal de contas tem telhados de vidros lol
  • Antonio Lagres Em Moçambique temos jovens capazes, notem que o Ex-Presidente Joaquim Chissano tornou-se Ministro com apenas 35 anos. Será que hoje não temos jovens para dirigirem o PJ?
  • Junior Ängelo Mutuque Ai urgi a questao! Vou te contar um cenario triste, sou hoje proibido de participar nas reunioes locais de ojm devido aos meus pontos de vistas, era obrigado a pulir a quem suja e matrata jovens no meu circulo e para aumentar a trirteza o mesmo vai concorrer nas autarquias, diga me oque sera de nos? Com este tipo de sr. Ele concore em via da ojm mas tem 48anos.
  • Antonio Lagres Junior Ängelo Mutuque, de que jovem (de 48 anos) estas a falar?
  • Muzila Wagner Nhatsave somos muitos e com capacidade sem querer falar de mim, com 27 ja dirigia um departamento a nivel regional, aos 29 geria as operações comerciais de um grupo que para alem de duas fabricas tinham lojas espalhadas no país e hoje aos 33 para alem do que faço sou membro de grupos tecnicos de trabalho da SADC.nao podemos ter medo de responsabilidade. este país é de jovens e devem estes star na dianteira dos processos.mas temos que mostrar competencia e vontade de trabalhar, ai ninguem nos tira o lugar
  • Antonio Lagres Eu tenho de dar o meu máximo para a juventude até 17.04.2015, passo para o grupo dos kotas, é estes o espaço de tempo que me resta como jovem, neste momento trabalho com cerca de 25.000 (Vinte e Cinco mil) "jovens agricultores" em Nampula.
  • Antonio Lagres Gostei de ver o de David Abilio
  • Junior Ängelo Mutuque Sim ele tem 48anos e e chamado por esses sonecados assim prefiro lhes chamar jovens do meu distrito, ja rondou muito por processo de curupcao. Mas que represatividade sera esta?
  • Antonio Lagres Junior Ängelo Mutuque, diga-nos quem é este "kota jovem" e em que distrito está?
  • Junior Ängelo Mutuque Boane e o meu distrito...!!!
  • Junior Ängelo Mutuque Que actualmete sera um municipio.
  • Antonio Lagres Ok! Estas a concorrer para que cargo?
  • Junior Ängelo Mutuque Lagres esses tipos sao muito antipaticos e eu tou no meu ultimo ano do curso, preferia manter no sigilo o nome do fulano porque ja se conhece se nao travara a minha vida prospera.
  • Antonio Lagres AG de onde? PJ, CDR, OJM, .... Associação KKKKKK?
  • Junior Ängelo Mutuque Vou deixar o jogo prisidencia do municipio.
  • Antonio Lagres Então es candidato a presidencia do municipio de boane?
  • Junior Ängelo Mutuque Sim, com tanta vergonha e o suposto!
  • Antonio Lagres haaaaa neste caso o candidato de 48 anos tambem tem direito por lei

Sem comentários: