segunda-feira, 1 de julho de 2013

Dhlakama “aceita” encontrar-se com Guebuza

Dhlakama “aceita” encontrar-se com Guebuza
Afonso Dhlakama, está disponível a en­contrar-se com o Presidente da República
Renamo veio a público, através do seu porta-voz, Fer­nando Mazanga, garantir que o líder do partido, Afonso Dhlakama, está disponível a en­contrar-se com o Presidente da República, Armando Guebuza
Falando a jornalistas numa conferência de imprensa na sede do partido, Mazanga dis­se que “compreende-se que a preocupação que o Chefe do Estado deixou implícita mos­tra que é necessário, urgente, o encontro entre os dois líderes das duas delegações nas nego­ciações, para o desbloqueio de quaisquer impasses que pos­sam existir”.
A Renamo entende que as negociações já duraram o tem­po suficiente para se começar a colher os frutos, pelo que “o encontro entre o Presidente da República e o Presidente Dhlakama deve produzir um acordo político em benefício dos moçambicanos”, disse o porta-voz da “Perdiz”.
Entretanto, a Renamo deixou claro que não se trata de um pedido de encontro com Gue­buza, e sim uma resposta ao pedido feito pelo Chefe de Es­tado, aquando das celebrações do Dia da Independência.
DHLAKAMA NUNCA ESCAPOU
Mazanga afirmou ainda que o “líder da Renamo está e sempre esteve aberto 24 ho­ras por dia a encontrar-se com o Presidente, bastando para o efeito a indicação do local, hora e de uma agenda clara”, refutando assim a ideia deixa­da pelo Chefe de Estado, de que Dhlakama é que “escapa sempre”.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»
 
Guebuza disponível a reunir com Dhlakama já esta semana
Para aliviar tensão político-militar em Moçambique
Na sua estreia como porta-voz do Chefe do Estado, Edson Macuácua disse ontem que Armando Guebuza está aberto a encontrar-se com Dhlakama, mas exige a desmilitarização da Renamo
O conselheiro e porta-voz do Presidente da Repú­blica, Edson Macuácua, disse, ontem, que o Chefe de Estado está disponível a encontrar­-se com Afonso Dhlakama, já esta semana, preferencialmente na cidade de Maputo.
Segundo Macuácua, o Pre­sidente Armando Guebuza mandatou a delegação do Go­verno, chefiada pelo ministro da Agricultura, José Pacheco, para junto da sua contraparte da Renamo criar as condições necessárias para que o encontro tenha lugar. A agenda do encontro entre Guebuza e Dhlakama será defini­da pelas delegações do Governo e da Renamo, que hoje retomam o diálogo, no centro de conferên­cias.
“No âmbito da sua abertura, sua excelência Presidente da República mostra-se disponível para conversar com o senhor Afonso Dhlakama, líder da Re­namo. Ainda não há datas, mas acreditamos que o encontro irá decorrer dentro desta semana e terá lugar aqui na cidade de Ma­puto”, garantiu Macuácua.
De acordo com Macuácua, para que o clima de diálogo seja o mais propício, o Presidente Guebuza orientou a sua delega­ção a colocar um ponto prévio na sessão de diálogo, que arranca hoje. Esse ponto, segundo Ma­cuácua, consiste em a Renamo aceitar desfazer-se de todas as suas unidades militares e a sua integração nas Forças de Defesa e Segurança.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»
 
 

Sem comentários: