terça-feira, 2 de julho de 2013

WINNIE MANDELA

Por Isomar Pedro Gomes

subitamente está ganhando novo protagonismo na arena politica Sul-Africana, e a custo de que e de quem? mais importante ainda; PORQUE?

Por vezes (?!) Winnie, subplanta Graça Machel, a esposa real e actual de Nelson Mandela, em declarações a imprensa, já ouvi referindo-se a ela como "uma das esposas de Madiba"... que desgraçada mentira.Tive o previlégio de ouvir de Mandela a declaração de profundo amor para com Graça Machel que todas as televisões naltura, fizeram questão de passar em directo.
...

Porém com o estado actual de Madiba, Graça é INFELIZMENTE o "elo mais fraco", não tem filhos com Madiba, e todos nós sabemos como reage os anciãos (e não só) africanos perante tal situação. É curioso que Winnie mesmo divorciada conserva o apelido que a fez célebre (diga-se de passagem, por mérito próprio) e Graça, mesmo viúva e após casamento com Nelson Mandela, "não abriu mão" de seu apelido de casada, e com este fez celebridade também por mérito próprio, coincidência? Duas mulheres forjadas do mesmo aço da mesma têmpera? Acho que não.

Winnie Mandela, não é a primeira esposa de Madiba, Mas sim a segunda, Mandela já foi casado antes de desposar Winnie, porém é a mais astuta, poderosa (encontra-se no seu meio/elemento) e sobretudo carismática. Winnie já deve ter uma agenda politica estabelecida e está cumprindo-a escrupulosamente, tendo o ANC como alvo e objectivo. Atrevo-me até a dizer que neste preciso momento a maior parte dos membros da direcção do ANC por razões "lógicas" apoiam a Winnie.

Graça já deve estar a ser catalogada como "makweré-kweré" (quem viveu/vive na Africa do Sul, sabe dolorosamente o que tal significa) intrusa e provavelmente afastada do núcleo das decisões relacionadas com o marido agonizante no leito hospitalar. Creio profundamente que Madiba, um homem discernidor e profundamente perspicaz, deve ter tomado antecipadamente medidas sérias e adequadas, para beneficio de sua amada esposa.

Uma luta feroz deve estar-se a desenvolver nos bastidores, nos corredores do hospital e da residência oficial de Mandela, neste momento as decisões provavelmente devem estar a ser tomadas num outro lugar, e não na residência onde Madiba viveu com Graça, mais importante ainda, esta última não deve estar a ser levada em conta.

Que Deus tenha piedade de Madiba


 

Sem comentários: