segunda-feira, 22 de julho de 2013

“Desarmar Renamo não faz sentido enquanto Frelimo continuar militarizada”

“Desarmar Renamo não faz sentido enquanto Frelimo continuar militarizada”
Raul Domingos
Raul Domingos afirma...
O negociador do Acordo Ge­ral de Paz, Raul Domingos, de­fende que a Renamo não pode ser desarmada enquanto a Fre­limo continuar fortemente mi­litarizada.
Domingos falava em Que­limane durante uma palestra subordinada ao tema “paz para Moçambique, passado, presen­te e futuro”, organizado pelo conselho municipal daquela urbe.
O também presidente do Partido para a Paz Democra­cia e Desenvolvimento (PDD) fez duras críticas ao Governo, por estar a pretender desar­mar a Renamo, pois, segundo aquele líder, em Moçambique os Serviços de Inteligência e Segurança do Estado (SISE), a polícia e as Forcas de Defesa de Moçambique (FADM) estão ao serviço exclusivo do parti­do Frelimo e não do povo mo­çambicano, tendo citado como exemplo a forma como actua a Força de Intervenção Rápida (FIR) para impedir o direito à manifestação, a mando da Frelimo.
“Temos visto nas eleições, so­bretudo quando um membro da oposição vandaliza material de propaganda ou outro mate­rial da Frelimo, tal cidadão é torturado de forma arrepiante, mas quando é o contrário não acontece, tudo porque a po­lícia acarinha os camaradas”, disse acrescentando que todos os agentes da lei e ordem são membros do partido Frelimo.
Raul Domingos concorda com o desarmamento da Re­namo, mas diz não ser solução para acabar com o estado de instabilidade que se vive na re­gião centro do país.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários: