A Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) denunciou hoje que "as forças governamentais" atacaram uma sub-base do principal partido da oposição no povoado de Pandja, em Muxungué no ditrito de Chibabava.
Em nota hoje enviada à Lusa, "a Renamo comunica que mais uma vez foi atacada pelas forças governamentais em Muxungué, localidade Mangomolito, povodo de Pandja, durante todo o dia 5 e madrugada do dia 6".
De acordo com fontes hospitalares ouvidas pela Lusa, há pelo menos 18 feridos.
Ainda em declarações à Lusa, o porta-voz da Renamo disse que os ex-guerrilheiros do partido de Afonso Dhlakama responderam ao ataque, causando "muitas baixas do lado do Governo", no entanto, não precisou o número de vítimas da parte da oposição.
"Houve elementos da força conjunta [Forças Armadas de Defesa de Moçambique - FADM - e Força de Intervenção Rápida - FIR] que alertaram o ataque. Os nossos homens já estavam precavidos, por isso, deram pronta resposta", disse à Lusa Fernando Mazanga.
Em nota hoje enviada à Lusa, "a Renamo comunica que mais uma vez foi atacada pelas forças governamentais em Muxungué, localidade Mangomolito, povodo de Pandja, durante todo o dia 5 e madrugada do dia 6".
De acordo com fontes hospitalares ouvidas pela Lusa, há pelo menos 18 feridos.
Ainda em declarações à Lusa, o porta-voz da Renamo disse que os ex-guerrilheiros do partido de Afonso Dhlakama responderam ao ataque, causando "muitas baixas do lado do Governo", no entanto, não precisou o número de vítimas da parte da oposição.
"Houve elementos da força conjunta [Forças Armadas de Defesa de Moçambique - FADM - e Força de Intervenção Rápida - FIR] que alertaram o ataque. Os nossos homens já estavam precavidos, por isso, deram pronta resposta", disse à Lusa Fernando Mazanga.
À Lusa, tanto o comandante da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Sofala, Joaquim Nido, como o administrador de Chibabava, Arnaldo Machowe, disseram desconhecer o ataque.
"Preciso me informar e depois me pronunciar" disse Joaquim Nido.
Relatos feitos à Lusa por testemunhas em Muxungué dão conta de que a FIR e as FADM "queimaram todas as palhotas" na sub-base da Renamo.
Segundo as mesmas fontes, os ex-guerrilheiros ali aquartelados já se tinham retirado, mas, posteriormente, fizeram umz emboscada às forças governamentais, causando 18 feridos.
Em Abril, a polícia de Sofala atacou uma sub-base da Renamo em Muxungué, distrito de Chibavava e deteve 15 ex-guerrilheiros ali aquartelados há duas semanas, supostamente porque realizavam "manobras militares".
Em retaliação à invasão da sua sede pela polícia, a Renamo fez um "ataque-surpresa" à FIR instalada no comando da polícia em Muxungué, de onde retirou os seus homens que estavam em reclusão.
Lusa – 05.07.2013
...
As sub-bases e bases da Renamo devem ser todas elas destruidas.Os ex-guerrilheiros da Renamo devem eles abandonar as armas.Repito:
-O Povo Moçambicano tem direito de viver em Paz."
As vezes se com o sentiment de nada escrever para este blog, porque tudo quanto se devia escreve ja o foi. Mas quando aparecem pessoas que nao entendem (ou fazem-se de ignorantes d) as causas de alguns acontecimentos, somos obrigados a ter que rabsicar algumas coisas na tentative de querer fazer ver a esses que nao querem entender o cerne do problema. ESSAS BASES E SUB-BASES SAO FORMADAS POR PESSOAS QUE QUEREM VER A SUA SITUACAO, PRECONIZADA NO ACORDO GERAL DE PAZ, RESOLVIDA. QUEREM SER INTEGRADAS OU NO MINISTERIO DO INTERIOR (COMO EST'A PRECONIZADO) OU NAS FADM. UMA PESSOA NORMAL DEVIA PELO MENOS QUESTIONAR-SE ATE QUE PONTO UM HOMEM DE 60 ANOS, VAI DEIXAR A SUA CASA, E IR VIVER NO MATO, COM INTENCAO DE MATAR. O QUE LHE MOTIVA. PARA N'OS OS OUTROS A MOTIVACAO EST'A CLARA. QUER VINGAR-SE DA EXCLUSAO A QUE EST'A SUBMETIDO. EM MINHA OPINIAO A PREOCUPACAO NOSSA NAO DEVIA SER DO TIPO, DESTRUIR ESSAS BASES E SUB-BASES. PORQUE ISSO NAO RESOLVE NADA. VEJA LA SO SR: FOI DESTRUIDA UMA SUB-BASE. ESSA DESTRUICAO TEVE UM SALDO DE 18 FERIDOS, POR PARTE DOS DESTRUIDORES. AS PESSOAS QUE ESTAVAM NA SUB-BASE NAO SOFRERAM. NAO VAO CRIAR UMA OUTRA SUB-BASE? ACHO QUE O QUE DEVIAMOS FAZER, DEVIA SER UMA PRESSAO NO SENTIDO DE ESSAS CONVERSACOES QUE ESTAO A TER LUGAR, TRAGAM RESULTADOS QUE ELIMINEM ESTE TIPO DE SITUACOES: ADOCAO DE UM PACOTE ELEITORAL CONSENSUAL, NAO FAZER DAS INSTITUICOES DO ESTADO PALCO DE IDEOLOGIZACAO, A REINTEGRACAO DESSES HOMENS QUE CONSTROEM AS BASES E SUB-BASES NAS INTITUICOES ONDE DEVIAM ESTAR, E OS DIRIGENTES DO DIA DEIXAREM DE ABOCANHAR TUDO QUANTO EH RECURSO DO PAIS. ESSES RECURSOS SAO DOS MOCAMBICANOS NA SUA GENERALIDADE, NAO SAO DE UM PUNHADO. O TAL PUNHADO EST'A PARA COORDENAR SUA EXPLORACAO. E UMA VEZ EXPLORADOS DEVEM FINANCIAR O BEM ESTAR DOS MOCAMBICANOS. ACHO EU QUE DEVEMOS NOS BATER PARA A METERIALIZACAO DESSES INTENTOS. EH ISSO O QUE EU ACHO. NAO INCITAR CONFRONTOS, PODE-SE DESTRUIR UMA BASE OU SUB-BASE HOJE, AMANHA VAI HAVER OUTRA EM ALGUM LUGAR. ENTAO A NOSSA VIDA PASSAR A SER DE DESTRUICAO DE BASES E SUB-BASES. ISSO NAO EH O PENSAR CORRETO. O PENSAR CORRETO EH A ELIMINACAO DAS CAUSAS DO SURGIMENTO DE BASES E SUB-BASES. NAO ATACAR O EFEITO. EH PRECISO ATACAR A CAUSA.
Podem os Calcinhas virem para AQUI desestabilizar, podem mudar de nick/nome centenas de vezes, podem até intervir ao mesmo tempo com 2, 3, 4,..., nicks diferentes, a responderem e perguntarem uns aos outros, isto é aos mesmos, que esta realidade não é ultrapassável.
Nem NÓS somos propriamente os inhacosos que eles/esses pensam que somos.
"Esses" que pensam que são os tais de "civilizados", que herdaram a civilização, os que precisam de coisas boas, esses que voam mas não são passarinhos, não prestam, nem têm chances, nem ninguém lhes conhece - apenas oportunistas que se julgam mais do que os outros – só matuge.
Matuge não, que essa ainda dá para fazer estrume, adubar as terras,...
"Esses" são completamente desclassificados.
Mais piores.
Com “esses” n’um vá pena perder tempo.
Deixa eles falarem sozinhos.
Fungula masso iué (abram os olhos)
A LUTA É CONTÍNUA.
Tatenda, takhuta...
-Coloque-se por favor da parte das crianças que perderam pais,irmaos,maes,etc,etc sem nenhuma razao.
Eu mal educado? Arrogante e controverso?
Senhor,estou cansado de ver moçambicanos inocentes mortos injustamente.
Talvez eu por ser moçambicano genuino de sangue e osso-me doia mais!
Sim,sao esfarrapados e sem sapatos....Em vez de estarem preoucupados em pegar em armas talvz seria melhor se trabalhasem como tantos tantos milhoes de moçambicanos o fazem.
Que eu saiba,e das imagens que vi,estes ditos guerrilheiros sao esfarrapados e sem sapatos.É um facto real e nao é nenhum insulto.
Se o Sr;quer desistir de ler este blog que o faça-mas estarei sempre contra quem mata moçambicanos inocentes-sejam eles os da FIR ou ex-guerrilheiros da Renamo.
http://www.macua.org/blog/AGP.pdf
Um bom debate de ideias nao deixa espaco para emocoes ao ponto de baixarmos de nivel. Nao e' com azeite que se matam as moscas, essa sua ideia de fazer limpeza das bases me parece que vem de um individuo que tem 21 anos e acaba de fazer o secundario. Como acha que se pode eliminar as pessoas, as mesmas que ambos sabem que se copmrometeram a resolver os problemas das mesmas. Sera falta de leitura? Falta de informacao?
Gostaria de pedir ao Fernando Gil que coloque aqui a copia dos Acordos de Roma, porque me parece que alguns vem discutir neste blog so com o expoente, ou seja, sem base.
Um raciocinio simples, ja que diz que eles sao analfabetos, acha que agora lhe estao ouvindo? Eles podem ler o que o Sr esta escrevendo?
Ha bem da Paz, vamos moderar a linguagem e discutir ideias de forma sabia. Ja temos um governo bastante arrogante, nao preciamos de comentadores tambem arrogantes e controversos, que nem os comentadores (Academicos) da TVM.
Perdoe-me se fui mal educado, pois nao quero voltar a desistir de ler este blog por causa disso que acabei de expor acima. Ja houve tempos que isso era frequente, reduziu mas parece que esta voltando a acontecer.
Este blog e' como uma escola para mim, aqui me informo sobre as noticias, sinto o como em relacao a um determinado assunto quais sao as percepcoes de outras pessoas.
Tenho dito e obrigado.
Tatenda...
Um abraco.
-A dita guerra nao começou, por contrario começaram disturbios,violaçoes,roubos,tiroteios e bandidagem-Tudo isto causado por um pequeno, pequeno grupo de criminosos insignificantes,esfarrapados e sem sapatos.
No passado criticamos a SNASP por ter cometido graves crimes à sociedade Moçambicana.Devemos criticar os ex-guerrilheiros da Renamo pois,tambem estes bandidos (sem um objectivo serio politico)terrorizam a sociedade Moçambicana.
Bem eu sei que ha alguns leitores deste bolg que gostariao que Moçambique estivesse em Guerra...Mas os tais agitadores serao "dizimados" com o tempo....Garanto eu!
Amguerra ja começou!
Há uns tempos atrás eu escrevi aqui que a Frelimo não está "verdadeiramente interessada" em qualquer acordo para manter a paz,não quer "verdadeiramente conversações" pelo contrário subrepticiamente como é seu timbre iria querer aniquilar a Renamo e liquidar o seu Líder Afonso Dlhakama. Bem este editorial me parece nada mais ,nada menos que GUERRA....
Saudações Cordiais.,
-Vivia-se entao periodos de medo e de terror nas maos da SNASP.
Hoje, em 2013 a Renamo quer introduzir o mesmo de clima de panico,de instabilidade e de terror nas maos dos ditos ex-guerrilheiros.
A Renamo está a cometer um grande erro,pois a Guerra Fria ja nao existe mais,a geraçao dos Moçambicanos do ano 2013 nao é a mesma a de dos anos 70 e 80.
A Renamo nao deveria ou nao deve ser uma outra Frelimo.
Essas Sub-bases,Bases e ex-guerrilheiros da Renamo devem ser totalmente destruidos.
O Povo Moçambicano quer viver em Paz.
Em 2013,moçambicanos civis detentores de armas sao criminosos,bandidos politicos oportunistas e terroristas.
Fico espantado de que o Govenro tenha permitido a existencia destas sub-bases,bases e ex-guerrilheiros.
A Renamo constantemente nos diz de que lutou para o bem estar do Centro e do Norte....Bem-estar,alvejando civis e transportes do centro e norte do País??
Vejam como pensa o Afonso:
-No ano 1990,havia uma proposta de alguns de divider o País em duas partes.O Afonso recusou esta ideia.Porem hoje diz que quer divider o País.
-Em 1992, apos os acordos de Paz em Roma propôs-se ao Afonso um Governo de unidade Nacional...O Afonso recusou esta ideia-se bem que a Frelimo fosse favoravel.Hoje,em 2013 o Afonso quer um governo de Unidade Nacional.
-Antes das primeiras eleiçoes propos-se um Governo de Transiçao-O Afonso recusou esta ideia,porem hoje em 2013 o Afonso e a Renamo querem um Governo de Transiçao.
Mas o que quer este senhor?....e como pensa ele?
Quando um Partido tem coragem de desvalorizar e de "afastar" individuos pensadores,patrioticos e intelectuais tais como o Dr.Moises,a Zinha,o Fonseca e outros corre o risco de cometer graves erros politicos....E assim aconteceu e acontece na Renamo....Os oportunistas politicos parlamentares da Renamo sao identicos aos de Frelimo (vejam so o caso da nossa Ivone Soares-Senhora de bons "papos" e lindos discursos....e como ela ha tantos parlamentares da Renamo que nao "valem nada".
As sub-bases e bases da Renamo devem ser todas elas destruidas.Os ex-guerrilheiros da Renamo devem eles abandonar as armas.Repito:
-O Povo Moçambicano tem direito de viver em Paz.