terça-feira, 2 de julho de 2013

Versão oficial da Renamo sobre a situação actual

Versão oficial da Renamo sobre a situação actual.
See translation



  • 3 people like this.

  • Rogerio Daniel Naene Então a RENAMO confirma que Moçambique é um país DEMOCRATICO... porquê tanta confusão se a democracia existe?... Vamos fazer o uso da sua existência para o nosso bem e não usarmos as forças das Armas...

  • Sitao Rota Naene, A RENAMO criou as condicoes para que Mocambique se tornasse num pais democratico e isto é um facto nao questionável, Mas oque se questiona é que essa democracia nao está a ser praticada e o proprio povo Mocambicano nao vive essa democracia. Infelizmente essa questão esta se tornando cada vez pior com o passar do Tempo

  • Tomás Queface Disso eu já sabia. Esse texto espelha as coisas como elas são de forma clara e precisa

  • Nuria Waddington Negrao "A maioria destes efectivos provêem da região sul do país, sendo esta a razão que leva o Presidente da RENAMO a assumir a posição defensiva, recorrendo para tal ao uso de estratégia político militar, na perspectiva de dissuadir o Governo a não enviar os camiões e autocarros que transportam estes jovens militares.
    O Governo do dia na perspectiva de conquistar a opinião pública, prefere sacrificar os moçambicanos usando viaturas particulares para transportar militares e vice-versa, e no caso de confrontação armada é inevitável que tenhamos vítimas civis, o que infelizmente faz com que a nossa televisão exiba vítimas civis como se a RENAMO tivesse declarado a guerra contra civis. Na verdade, o interesse desta situação longe de pretender afectar o povo, é apenas um acto de auto-defesa do líder da RENAMO que continua hostilizado."

    Com estes parágrafos a Renamo renova a desconfiança entre o Centro e o Sul voltando ao tribalismo. E admite estar a fazer os ataques - dizendo no entanto que as vitimas não foram civis mas sim militares.

  • Tomás Queface Nuria, tu é que estás a levantar alegações de tribalismo. É por todos sabido que os homens da FIR e das Forças armadas são mobilizados no sul e encaminhados para o centro.

  • Nuria Waddington Negrao Tomás leia o que diz o artigo. O artigo diz que o facto da maioria ser do sul e que leva a uma posicao defensiva. Dai depreendo que se viessem de outro lado nao seria problematico.

  • Tomás Queface Nuria, essa passagem eu não vi. Podes me indicar faz favor? "dizendo no entanto que as vitimas não foram civis mas sim militares."

  • Tomás Queface O que o texto alega é de que o governo está a transportar militares em viaturas civis.

  • Tomás Queface Nuria, leia bem o texto. O facto dos militares estarem a vir do sul levou com que a Renamo optasse pela estratégia político militar que consiste em bloquear o Save e Muxungue.

  • Tomás Queface Tu é que estás a levantar questões tribais.

  • Tomás Queface Se por ventura viessem de outro lado continuaria a ser problematico sim, mas iria obrigá-los a adoptar uma outra estratégia político militar. Leia bem o texto.

  • Nuria Waddington Negrao Essa nao é a minha interpretação. Mas posso ter entendido mal. O ponto principal não é esse, mas sim que eles neste texto admitem que activaram uma "estrategia politico militar que consiste em bloquear" a EN1. Por outras palavras admitem estar por tras do bloqueio, ou nao?

  • Arlindo A. Mondlane kakakakakaakk.."a luta continua pelo bem estar do povo"...que graciosos.....te matamos, mas é por teu bem..nao temos nada contra ti, nao é nada pessoal..te matamos, porque te estamos defendendo...incrivel tsc

  • Tomás Queface Claro, mas é o que está escrito!!

  • Nuria Waddington Negrao Arlindo A. Mondlane o que eu não entendo é que as pessoas que querem nos convencer que a Renamo tem uma força militar capaz de enfrentar o Governo e fazer uma guerra rápida são as mesmas que querem que eu acredite que a Renamo está a ver isto tudo acontecer e a não fazer nada. Isto é, esses homens são uns ratinhos inocentes quando interessa e uns verdadeiros Super Heróis com capacidades sobre-humanas noutras situações...

    Meus amigos aqui ou a Renamo já não tem força nenhuma e vai ser esmagada pelas FADM em breve ou a Renamo é um Leão capaz de aniquilar as FADM com apenas 1000 homens. Os dois ao mesmo tempo não dá!

  • Nuria Waddington Negrao Tomás, mas a própria Renamo nega. Veja o outro texto que partilhei aqui.

  • Arlindo A. Mondlane amiga Nuria Waddington Negrao, na minha optica é quase impossivel a RENAMO vencer ao governo nas actuais circunstancias.. 1º porque o governo conta com grandes quantidades de recursos, sobretudo economicos, e capaz de continuar a treinar e armar a mais gente (com pouca experiencia sim, mas o numero conta)...2º porque se falha o plano A,o governo conta com a intervençao de zimbabwe, africa do sul e talvez a tanzania, como minimo...3º com a SADC em cheio com poucas excepçoes...entao para um grupo com poucos meios (seguro que o governo cortaria a subvençao que dedica a RENANMO), nao poderia manter uma guerra por muito tempo, e tendo em conta que o governo aprendeu dos erros de 1976...haveria a tipica guerra contra civis que tanto dano faz, e pouco mais....ademais se o DHL clama agora por um encontro é em parte pela pressao militar....

  • Nuria Waddington Negrao Pois é Arlindo A. Mondlane, a não ser que a Renamo tenha apoio da Nato ou da Rússia (o que seria muito engraçado) não há maneira de fazerem uma guerra rápida. Se têm apoio de um dos nossos vizinhos (Malawi sendo o mais provavel) podem fazer uma guerra longa o que significa que não têm a certeza de ganhar. Isto leva à dedução que a estratégia da Renamo não deve ser voltar a um conflito armado. Então sobra usar o medo das pessoas dos ataques a civis para pressionar o governo. E isso é uma estratégia muito pouco democratica, isso é chantagem com vidas humanas.

  • Tomás Queface O que a Renamo nega, e alude é que devemos ter cuidado no que diz respeito a quem amputamos a culpabilidade do que está a acontecer.

  • Nuria Waddington Negrao Tomás Queface este é o parágrafo onde a Renamo diz que não foram eles (no comunicado de imprensa):
    "O sangue que se derrama em Muxúngue constrange a todos os moçambicanos, mas não deve ser imputado a quem nem se quer teve acção porque na verdade nem tinha como faze-lo."

  • Arlindo A. Mondlane Nuria Waddington Negrao, nao vejo ninguem a suportar uma guerra, perdida de antemao...se o governo concedesse os direitos do gas ou petroleo ou o que seja a um ou dois paises so, ...ainda podia ser......mas se todo mudo esta a pegar o seu pequeno pedaço, desde RUSSIA, passando por Gran bretanha , China incluso os EUA...e malawi de hoje nao é a do Dr Banda....mas Tomás Queface...no fundo acreditas mesmo que esses ataques nao sao obra da RENAMO. ou a tua consciencia prefere acreditar (por mais que seja por meio de autoengano) que nao é a Renamo, so para dormires tranquilo....eu vivi em zona de guerra, e o modus operandi é o mesmo...tsc

  • Tomás Queface Núria, tu tens sérios problemas de interpretação. O que está se dizer aí é de que não foram eles que instigaram estes actos. Portanto, a culpabilidade do que está acontecer ai, as mortes, os feridos não devem ser imputados a eles.

  • Tomás Queface Arlindo, tu pareces não saber nada de guerra. Nínguém vai a guerra sabendo que vai perder. A guerra dos 16 anos, começou com um grupinho de moçambicanos que acabou tendo efeitos catastróficos e que se estendeu por longos anos.

  • Nuria Waddington Negrao "Quem nem sequer teve accao porque na verdade nao tinha como faze-lo" nao e culpabilidade Tomas

  • Tomás Queface Núria, ler as frases de forma isolada pode nos levar a erros de interpretação. Sugiro que leia o texto na íntegra ao invés de pegarmos partes separadas. O sentido das coisas aí perde-se.

  • Arlindo A. Mondlane vamos a ver Tomás Queface, alguem comunica oficialmente que vai cortar o pais atraves de ataques a civis, e resulta que no dia seguinte ha ataques a civis, na mesma zona do anuncio do dia anterior..e queres que eu creia que isso é pura coincidencia?....alguem acusa o governo de transportar militares em carros civis, e os carros civis sao atacados..e queres me fazer creer que isso é obra de oportunistas que nao tem nada que ver com o ameaçador?..

  • Nuria Waddington Negrao Tomas esta frase diz claramente que a Renamo não fez o ataque. O resto é conversa

  • Tomás Queface Se essa é a tua interpretação, ficamos assim. Amanhã vai decorrer a conferência de imprensa do líder da Renamo. Vamos aguardar pelos esclarecimentos dele.

  • Nuria Waddington Negrao Arlindo A. Mondlane o Tomas nao nega que os ataques sao da Renamo... ele apenas diz que o autor moral dos ataques é o governo. A Renamo é obrigada a atacar por causa do governo

  • Arlindo A. Mondlane as guerras nem sempre se fazem para ganhar...ha guerras de desgaste, onde o fim nao é ganhar, nao sei se sabia disso...a anterior guerra era de desgaste, a africa do sul nao tinha intençao de ganhar aquela guerra, porque bastava que pusesse uns quantos soldados, e a Renamo teria tomado maputo Tomás Queface

  • Arlindo A. Mondlane kakakakakak amiga Nuria Waddington Negrao...venho ha semanas criticando isso...entao Tomás Queface, sendo assim posso matar o meu vizinho porque a policia nao para de multar-me,..o autor moral sera o governo...é essa a dinamica?...é assim como se pensa em moçambique?...

  • Nuria Waddington Negrao Pois mas uma guerra de desgaste nao e feita para melhorar a vida de ninguem.

  • Arlindo A. Mondlane os assaltantes de carros, fazem porque o estado nao lhes facilita enriquecer-se...culpado o estado....os ladroes roubam por falta de emprego...culpado o estado...porque nao vaziamos as cadeia, todos que estao la, é porque o estado nao lhes deu o que queriam....é o que se pretende Tomás Queface...é essa a dinamica das coisas?

  • Tomás Queface Arlindo, não consigo perceber o teu ponto! E não vejo relação alguma entre aplicações de multas (que podem ser justas e injustas) e matar um polícia. Eu pelo menos não agiria assim.

  • Arlindo A. Mondlane a renamo ataca civis e amedronta o povo..é a renamo culpada da situaçao e nada mais

  • Arlindo A. Mondlane te dei um exemplo de situaçoes que me obrigariam a violentar o meu vizinho..e passar a culpa moral ao estado.....para entenderes que o culpado do delito é o sujeito do delito e o seu indutor..se nao agirias assim porque justificas que a renamo mate civis porque o estado nao lhe da o que quer? amigo Tomás Queface

  • Arlindo A. Mondlane nao disse matar um policia..disse que a policia (o estado) me multa e eu acho ainjusto..e vou violentar o meu vizinho e culpo ao estado...afinal de contas quem começou é o estado....o triste é que muitos em moçambique pensam assim..que ha que bater o povo..cada vez que o estado nao da o que se quer...esta errado

  • Rui Cabral o seu raciocínio faz sentido Arlindo A. Mondlane, mas se seguirmos a sua linhagem de pensamento chegamos a inevitável conclusão que a Renamo nao segue o seu raciocínio. E depois come é? Como é que se resolve o problema com que estamos deparados?

  • Evans Bacar Acho que andamos as voltas a pensar que a cabra 'e cega, temos de olhar o conceito de guerra nao apenas no angulo Guebuza Vs Dhlakama, ou Frelimo e Renamo. Hoje nao devemos e nem podemos olhar a guerra como muxungue ou comparar como as outras...Imaginemos a guerra com outros contornos no seculo XXI, o descontentamento e refugio de ideias e interesses,a infiltracao nos pontos chaves da economia, a greve silenciosa, o desgaste politico,o apetite por aquilo que nao podemos ter por vias legais, o oportunismo de gente que com posses pode persuadir interesses 'a guerra, e muito mais. Podera nao ser Dhlakama a pagar a guerra, podera nao ser gente de dentro a fazer com que tal suceda, como pode tambem. A mim neste momento preocupa porque nunca sabemos quem sao os protagonistas da "bamba" porque no meu entender temos de olhar as coisas a partir de varios angulos porque a titulo de exemplo: UM PAIOL COMO O DE SAVANE nao pode ser assaltado de menos assim, nao esta a haver oportunismo? ha detalhes que podem estar por perceber e explicar. 'E verdade e concordo quando alguem disser que os pronunciamentos da RENAMO fazem com que "assumam" a responsabilidade, mas temos tambem de perceber que ha meliantes, gatunos, Assaltantes a mao armada espalhados por este belo Mocambique que vem TV e poderiam tambem fazer desmandos gratuitos. Este problema podera levantar o apetite de grupos do mal que queiram se oportunar, Entao quero com isso dizer aos meus caros que o facto do governo ter apoio do Zim, AS, e outros paises da regiao nao trava um ambicioso sedento nos recursos ou outro interesse em investir numa guerra. Acho que uma sentada entre os cabecas de lista e menos arrogancia pode salvar este Mocambique que amo muito. E penso que os Mocambicanos almejam a Paz que deve ser salvaguardada e que sirva de uma lembranca para as geracoes vindouras que nao tem culpa de um acordo geral de paz mal conduzido ou executado, como dizia o um academico nao pouco conhecido e Propulsor do principio da Paz o Professor Lourenco de Rosario: OS NOSSOS FILHOS NAO PODEM SER REFENS DO ACORDOS GERAIS DE PAZ.

  • Arlindo A. Mondlane Rui Cabral, é, e parece que isso em mozambique esta bem visto, goza de previlegio..e ha mentes lúcidas, que defendem que violentar o povo para castigar o governo é legitimo....mas so é bom, válido, justo e de corajosos quando vem da RENAMO que lhes cae simpático.....mas quando é o ladrao de turno que rouba a nossa viatura a ponta de pistola porque o governo nao lhe facilita trabalho...ah...ai ja nao...isso é violencia, linchamentos etc..eu nao vejo diferença nenhuma..cada vez me custa entende a logica do moçambicano

  • Antonio A. S. Kawaria Arlindo A. Mondlane, porque não fazes vários cenários? Parece que estás ou uns estão a ver a Renamo apenas em Gorongosa ou vocês estão a ver uma Renamo só com Dhlakama. Isto vocês estão com certezas em 100% que tudo que pode pôr Mocambique é situação de Somália ou Congo Kinshassa é comandado por Dhlakama. Não avançam mais, sem excluem os países vizinhos têm outros problemas como o RDC.
    Pessoalmente não sei mas as vossas certezas parecem quererem que o governo avance com a guerra porque vai esmagar a Renamo. O único exemplo que vocês encontram é Angola, mas eu não vejo nada de igual entre Mocambique e Angola. O resto de África é só desastre com guerras de guerrilha.

  • Antonio A. S. Kawaria E tenho dito é bom ver de quantos estão aí para mesmo aproveitarem-se de qualquer desordem.

  • Nuria Waddington Negrao Antonio A. S. Kawaria avance então com outro cenário.
    E eu sou contra a tal de "solução angolana" mas o Dlhakama tem uma maneira muito simples de acabar com isto tudo se não é ele que está a fazer. Volta para Maputo e diz: não sou eu.

Sem comentários: