terça-feira, 2 de julho de 2013

Putin permitirá a Snowden ficar na Rússia? : Voz da Rússia

      
edward snowden, cia, espionagem, inteligência

O delator dos serviços de inteligência dos EUA Edward Snowden pediu asilo político à Rússia, e também a vários outros países. Esta informação foi publicada no site WikiLeaks. Entretanto, Snowden poderá permanecer na Rússia, mas só se deixar de prejudicar os Estados Unidos, disse na segunda-feira o presidente Vladimir Putin.

 O ex-agente da CIA Edward Snowden dirigiu-se às autoridades russas pedindo conceder-lhe asilo político. Através de seu advogado, ele passou os documentos necessários para a seção consular do Ministério das Relações Exteriores no aeroporto Sheremetyevo em Moscou. A questão certamente vai ser considerada. Mas o processo não é rápido. No entanto, em geral, não existem obstáculos para uma resposta positiva do lado russo. Há apenas uma condição, disse na véspera o presidente Vladimir Putin:
 “Se Snowden quiser ficar aqui, há uma condição: ele deve parar seu trabalho dedicado a prejudicar os nossos parceiros norte-americanos, por mais estranho que isso possa parecer vindo de mim.”
 Entretanto, Snowden disse que se reserva o direito de continuar a publicar informações confidenciais, “saber as quais é nos interesses do público”. Tal cenário Vladimir Putin também previu:
 “Em vista de que ele (Snowden) se sente um ativista e defensor de direitos humanos, aparentemente, ele não entende parar tal trabalho. Portanto, ele deve escolher um país anfitrião e se mudar para lá. Quando isso acontecerá, eu, infelizmente, não sei.”
 Provavelmente, Edward Snowden vê o problema da mesma maneira. Em 02 de julho o site WikiLeaks publicou uma lista de países em que Snowden pediu asilo político. Além da Rússia são Alemanha, Áustria, Brasil, Bolívia, Cuba, China, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Índia, Itália, Nicarágua, Noruega, Polônia, Suíça, Venezuela. Segundo se nota no site, esta lista não é exaustiva.
 Como podemos ver, nesta lista estão alguns aliados europeus dos EUA. Agora, no entanto, isto não é surpreendente. Depois de Edward Snowden ter divulgado informações de que as agências de inteligência dos EUA vigiavam altos funcionários da União Europeia em seu próprio território, entre os Estados Unidos e a Europa eclodiu um sério escândalo. É possível que agora, por gratidão, algum país da UE dê asilo a Snowden. Assim, na França, alguns membros do governo e líderes de partidos exigem que o presidente Hollande conceda asilo político ao ex-agente.
 O antigo especialista técnico da CIA Edward Snowden, em maio deste ano foi para Hong Kong, onde fez uma série de declarações denunciantes sobre como as agências de inteligência dos EUA monitoram cidadãos de diferentes países ao redor do mundo. Em particular, agentes da CIA tiveram acesso aos servidores das maiores empresas de Internet e escutavam milhões de chamadas telefônicas.
 Em 23 de junho Snowden veio de Hong Kong para Moscou. Desde então, ele se encontra na área de trânsito do aeroporto Sheremetyevo. Os EUA exigem que Snowden volte para casa e compareça perante um tribunal. Por traição, ele está sujeito a ser punido, inclusive por pena de morte.

Sem comentários: