segunda-feira, 1 de julho de 2013

Presença do Contingente Militar na Região Centro do País

Presença do Contingente Militar na Região Centro do País
O Presidente da RENAMO, Afonso Dhlakama é citado por fontes seguras a queixar-se da atitude do Presidente da República Armando Guebuza que ignora as solicitações deste partido na oposição. Tal acontece porque segundo as mesmas fontes seguras, ele está a mobilizar efectivos das FADM - Forças Armadas de Defesa de Moçambique e FIR - Forças de Intervenção Rápida aos milhares. Estes efectivos são enviados para a zona centro do país para sitiar Sathundjira, local onde se encontra a residir o Líder da RENAMO. A presença destas forças também intimida as populações locais e das zonas circunvizinhas.
A maioria destes efectivos provêem da região sul do país, sendo esta a razão que leva o Presidente da RENAMO a assumir a posição defensiva, recorrendo para tal ao uso de estratégia político militar, na perspectiva de dissuadir o Governo a não enviar os camiões e autocarros que transportam estes jovens militares.
O Governo do dia na perspectiva de conquistar a opinião pública, prefere sacrificar os moçambicanos usando viaturas particulares para transportar militares e vice-versa, e no caso de confrontação armada é inevitável que tenhamos vítimas civis, o que infelizmente faz com que a nossa televisão exiba vítimas civis como se a RENAMO tivesse declarado a guerra contra civis. Na verdade, o interesse desta situação longe de pretender afectar o povo, é apenas um acto de auto-defesa do líder da RENAMO que continua hostilizado.
O Líder da oposição moçambicana lamenta o facto de muitos jovens estarem a perder vidas desnecessariamente nestas confrontações levadas a cabo pela FRELIMO sem que isso seja levado em consideração, pois quando estes sucumbem as famílias são enganadas ou então as informações não chegam até elas. Esta acção defensiva do agredido Presidente Dhlakama só terminará quando o Chefe de Estado Armando Guebuza retirar os militares que cercam Gorongosa.
O Presidente da RENAMO não tem dúvidas que a pretensão do Presidente Guebuza é aniquilá-lo fisicamente.
Os últimos pronunciamento do Chefe de Estado, segundo as quais o líder da RENAMO escapa-se ao dialogo são falaciosos. A RENAMO e o seu líder desde sempre estiveram dispostos a encontrarem uma solução pacífica para os pontos levados a mesa de negociações.
Contrariando o espírito dialogante da RENAMO e seu líder, os moçambicanos vem testemunhando episódios lamentáveis que constituem autênticas provocações e desonra ao espírito e letra do AGP, como exemplo; ocorreu no dia 19 de Dezembro de 2012 quando se ordenou a nível do Governo o envenenamento da fonte de água onde o Presidente Dhlakama e seu pessoal bebem, acto que foi prontamente denunciado. Sabe-se ainda que no dia 26 de Junho do ano em curso partiu uma coluna de Maputo rumo a Gorongosa, com mais de 700 militares recentemente graduados em Matalane. Levam consigo muito material bélico diversificado. E partiu igualmente de Nampula outra coluna composta de 4 camiões militares e 3 blindados tipo BTR com o mesmo destino. 
No concernente às negociações que decorrem em Maputo, a fonte afirma que são entendidas como pretensão de queimar tempo da parte do Governo, que mais está interessado em enganar a comunidade internacional sem que nada de concreto aconteça.
Dhlakama é moçambicano não está interessado em castigar o seu povo!

Like · ·
  • Delfina Jose Malembe Malembe Isso é uma pura mentira, ele esta na rua a matar o povo, qual e esse povo que ele luta para o seu bem?
  • Celeste Niquice Matando inocentes???
  • Angelo Mavie Zulo Se `e pra o bem do povo, luta com as pessoas que estao no puder e nao parar na estrada disparar contra esse povo q diz quer o seu bem, patetice so.
  • Rashid Artur Fortes NAO GOSTO DISSO.
  • Rita Manuela Fernando Renamo é um porcaria.cnstituido so por matchangas violentos.(gentes) burra e cem coraxao.por ixo mxm nunc ganho e ja max vai ganhar.
  • Pedro F. Francisco Renamo00000 nao t fica pa.
  • Jose Cavane Armando Eu pessoalmente apoio as razoes d renamo,mas chumbo as actitudes d violencia contra o povo,ja n e tempo,vamos la falar.
  • Delfina Jose Malembe Malembe ninguem quer um presidente analfabeto e assasino, ele que vai pastar.
  • Arquimedes Mondlane Pe§oal nao tenhais apenas uma visao! Primeiro definam o que é democracia de acordo com o texto e depois façais seus comentarios. Ja pararam para pensar o que seria Moz sem partidos opositores? Sem falar o que vive se hj mesmo existindo os mesmos! "eles monopolizam tudo mesmo no sistema capitalista que deve haver dispéndio do poder politico, económico/financeiro, administrativo, etc. Pare e pense!"
  • Delfina Jose Malembe Malembe Renamo não vale nem para deitar fora.
  • Araujo Avelino Araujo Sua excelencia, seja quais os motivos mas nos os mocambicanos nao keremos guerra. Paz paz paz paz paz em moz.
  • Sadique Hassane Jamu Vc Mondlane parece um burrrrro com muitos "r"s possas!!! Axas q faz sentido uk a Renamo anda a fazer? Axas mesm? Eles so se sentem injusticados depoi de o partido xtar em baixo? i justamente a Beira das eleicoes? Procurem Forum proprio pa. DEMOCRATICO??
  • Angelo Mavie Zulo Arquimedes, o problema nao esta em existir ou nao a oposicao, ela `e bem vinda, mas a oposicao `e pra falar e convecer e nao matar, se mata, a quem vai governar depois?
  • Atanasio Abilio Pyeiton Amigo tens razao mas guerra não.
  • Delfina Jose Malembe Malembe Democracia é matar pessoas? dividir o país? queimar carros?investiga bem Mondlane.
  • Rita Manuela Fernando Tdox k apoiam ox matchangas tambm sao matchanga.renamo vai a merda.
  • Sadique Hassane Jamu Ya Rita!!! Renas q vai a merda mesm possas!!!! Ninguem xta afim de morrer cm um tiro no peito ou na cabexa pa!!! Ontem era o Davis Simango k nao prestava agora eh o povo k andam a matar? Vai a merda mesm. Ninguem + ker oposicao cmo a Renamo.
  • Delfina Jose Malembe Malembe Tirar a vida de um irmão para precionar o governo, isso é absurdo, so burro faz isso.
  • Saide Abdul Delfına vce dız presıdente anafabeto kem analfabeto nesse caso tens quantos anos vce ? saıba falar nao xtax a falar na comunıcaçao socıal do teu avo saıba usar a lınguagem
  • Delfina Jose Malembe Malembe Dakhama é analfabeto sim.
  • Cristo Agostinho Charles Se formos a ver todos voces k xram comentar o k nao sebem tem menos de 30 anos investiguem mais,aqui a kestao nao è matar o praxomo mas sim igualdade entre os mocambicanos,
  • Delfina Jose Malembe Malembe mais não precisa tirar a vida do povo,inocente.
  • Cristo Agostinho Charles Se formos a ver todos voces k xtam a comentar o k nao sebem tem menos de 30 anos investiguem mais,aqui a kestao nao è matar o praxomo mas sim igualdade entre os mocambicanos,
  • Delfina Jose Malembe Malembe exige igualdade, não tira a vida dos nossos irmãos.
  • Sadique Hassane Jamu Cristo vc ou eh burro, ignorante ou Renamista de merda: pense bem se tiverx capacidadex pra tal! Imagine k teu filho mal educado k seja, esteja descontente por 1motivo social da sua casa, se justifica q va keimar palhotax dos visinhos???? Agora pense.
  • Delfina Jose Malembe Malembe Um nome sagrado ''Cristo'' para falar porcaria.
  • Puto Cristiano Puto Cristiano Ya o gajo e terivel.
  • Domingos Gundana Olha Malembe, podes crer que nada vem de borla tudo o que hoje estas a usufruir veio de sacrificio, para se rezar hoje, muitos nossos familiares morreram nas cadeias e alguns consumidos por leos, porque alguem negava lhes este direito. Acredite se puder como eu ecredito, o Dhlakama nao quer Guerra e muito menos mandar matar gente inocente, as pessoas que morreram na estrada entre save e muxungue tanto na primeira assim como nesta segunda situacao, perderam a vida por arrogancia e ignorancia do governo. Ora veja, na primeira accao, a policia e fadm em muxungue sabia que a zona era perigosa, ignorou isso e deixou o povo passar sem nenhuma seguranca por aquela via e a desgraca veio. Na segunda a Renamo, avisou e a pessoa que avisou o governo o prendeu, mais uma vez o mesmo governo ignorou o aviso, apelou as pessoas a passarem naquele dia sem nenhuma proteccao e a desgraca veio. Achas que se a Renamo quisesse matar gente iria avisar. Vai a Gorongosa e pergunta, a quanto tempo o Dhlakama esta por la, quem da populacao ou ate da policia foi morto pela renamo, do que sei a policia foi disparar contra a seguranca do Dhlakama e feriu fugindo, isso ouvimos pelo comandante da prm em sofala. Portanto nao acredito na versao de que Dhlakama manda matar. isso e mentira.
  • Delfina Jose Malembe Malembe Mais o povo vive de negocios, mesmo na guerra dos 16 anos as pessoas aventuravam, pork não podiam ficar de braços cruzados a comer uke?Ambos não tem razão nada justifica a sangue nas estradas por causa de interreses políticos.
  • Nacibo Zibane Gramei Sadidique deste bom exemplo.
  • Cristo Agostinho Charles Irma tirar a vida do povo nao è obgetivo muita pena voce nao perceber como isso funciona tambem lamentamos pela perda de vidas mas tem se dito em giria popular k onde lutam dois helefante capim è k sofre.
  • Delfina Jose Malembe Malembe Cristo não tens razão, puder não se leva a força, conquista-se fazendo boa coisa.
  • Sadique Hassane Jamu "Avisaram..."
    "proteccao..."
    ukee mesm!???? Se vcx tem os culhoes de engrentar o governo i a Frelimo nao sabem ond a encontrar? O Governo se encontra na xtrada? Pkee k nox fazem de refens??? Temos haver cm vossas merdas de boladas sujas nos? Vao a merda pa
    .
  • Sadique Hassane Jamu Gundana vc eh um desses idnorants, asim sendo, aproveita avisar teu kota djaka pra levar seus mil i "..." hmens armados pea se posicionarem em casa do Sr. Presidente q vcx reclamam. Nao eh povo k governa o pais!!!
  • Delfina Jose Malembe Malembe Nada justifica o sangue nas estradas, se a renamo não esta satisfeito que vai dealogar com o governo, não matar, queima carros, o povo precisa de Paz, não pode levar o povo servir de isca para precionar o governo, isso esta errada, ja sofremos demais basta Dhakama.Cristo deixar de chamar o povo de Capim, o povo não é nenhum capim,
  • Rui Agria pensem, pensem, pensem pois á gente com fome que não pensa em poder e só em paz conseguem arranjar algo para comer.
  • Fejl Anti-chula Dança eu ate cortia tio djack nos times , mas ele acabou me deeccepcionando , provou q gosta de governar a forxa , a democracia eh discussao d ideiase nao de balas , o povo xta alfabetizado , ja nao eh aquele time q podia intimidar e prontos ...mas tambem condeno tio guebas pelo sinismo.
  • Cristo Agostinho Charles Kikikiki,iiiii ya acredito nao tenho razao kaakakkkaaakakaka mas conta ai ainda xtam a atacar?eu sai dora de mocambique por pocis dias os ataques esses dias irma!!!
  • Armando Tomas Fernando se a frelimo fala de dialgo a renamo ja apresentou a muito tempo as suas proposta na mesa que fala de paridade na cne , dispartidarizacao do apalelho do estado ,porque ate aquim a frelimo nao aceita ?
  • Seguinte Mateus Sibanda Sibanda hi nos povo tamos casado tenho uma idea gente pra acambar confronto em mocambique fica asim:DJAKHAMA fica como presidente da republica e DEVIZ SIMANGO 1 ministro e AZAGAIA COMO ministro da defesa nacionar,asm opovo vai ficar livre  
  • Elias Langa PAZ.primeiro o povo
  • Alex Gove Hiiiiiiiiiiiiiii... Mateus nenhum tubarao da Frelimo pode aceitar isso...
  • Sadique Hassane Jamu Sibanga, nenhum Djaka tem capacidade pra tal. Xkece djaka na presidencia????kakakakakaka...
  • Ivone Côrte Real estas guerras tem de acabar ,Moçambique é independente,mesmo assim há guerra?????? para que serviu tantas mortes desnecisárias,, Moçambique é do povo,que não gosta de guerras,,,,,,,amo Moçambique Meu Amor
  • Daniel Junior Ples stop
  • Midos Nhanombe Nao só podem exigir da RENAMO parar com as reevindicaçoes, mas também a FRELIMO deve fazer a justiça. As reacçoes da RENAMO nao é por interesse de governar a força, mas sim exige a justiça porque a justiça nao acontece em nenhuma parte do país.
    Porque,
    pelo contrario, a FRELIMO esta a enviar contigentes armados além de satisfazer as exigencias da RENAMO, nao será a FRELIMO a criar tensao no país?
    Mas o alvo nao pode ser o povo que ele nao sabe nada da política.
  • Klinton Antonio Vcex tdx q comentaram devia pensar kmo o pais vai?eu complentament a razao a Renamo mx n permito a guerra. A Renamo trousse a democracia no nosso pais,e a frelimo trousse a independencia,ok mx a frelimo n xta governar bm o nosso pais,espero q hja soluçao.
  • Klinton Antonio O nosso pais xta mal nao sou d dlhakama,mx tambem a frelimo.vcex acham q a renamo s qizesse matar ia avisar?por tanto tantas viagens d guebas ha soluçao?dou a razao ao dlhakama,mx n matando.tdx os dias dao-nx dinheiro para reabilitar estradax mx n acontece.
  • Sadique Hassane Jamu Midos i Klinton, vcx nao sabem uk eh governar nem politica, baseiam-se apenas no aparente nee??? Deviam vir ao meu encontro pra vos xplicar ax razoes dexe vuku-vuku caso haja duvidas visitem o meu perfil academico.

Sem comentários: