segunda-feira, 27 de maio de 2013

Parlamento encerra com apelos ao diálogo entre Governo e profissionais de saúde

 
VII sessão ordinária chegou ao fim
Para Angelina Enoque, o descontentamento é generalizado e o combate à pobreza é um fracasso. Já Margarida Talapa lembrou que o país continua a enfrentar muitos desafios para assegurar a criação de condições para que cada cidadão goze de uma vida mais condigna “fruto da redistribuição da riqueza”
Encerrou, última sexta-feira, em Maputo, a VII sessão ordinária da VII Legislatura da Assembleia da República. A nota dominante nos discursos de encerramento foi a greve dos médicos, com apelos ao retorno à mesa de diálogo de forma a acabar-se com o caos reinante nos hospitais, em consequência da paralisação laboral protagonizada pelos profissionais de saúde.
Intervindo na sessão de encerramento, a presidente Assembleia da República, Verónica Macamo, condenou a atitude dos profissionais de saúde, mas não teve coragem necessária para criticar o Governo. “Embora a greve seja um direito constitucionalmente consagrado, apelamos aos médicos e a outros profissionais de saúde a que tenham a consciência de que a vida é um bem supremo que deve ser cuidada e preservada. Por isso, esperamos que o bom-senso prevaleça e que retomem os seus postos de trabalho, de modo a garantir os necessários cuidados hospitalares aos cidadãos, nos termos do seu juramento de exercer a arte de curar, sempre fiéis aos preceitos da ciência, da honestidade e da caridade”, disse Verónica Macamo.
Do ponto de vista do cumprimento da agenda prevista para esta sessão, Verónica Macamo disse que a mesma foi cumprida em 72%. Entretanto, Macamo não deixou claro se seria convocada para breve uma sessão extraordinária do Parlamento para apreciar matérias que não foram objecto de análise na presente sessão.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»  

Sem comentários: