Edição de 28 de Maio de 2013
Detenção de Jorge Arroz aumenta proporção da greve dos profissionais de saúde
Maputo (Canalmoz) – A detenção na noite deste domingo e posterior soltura do presidente da Associação Médica de Moçambique (AMM), Jorge Arroz, fez crescer a proporção da greve dos médicos e outros profissionais de saúde que se juntaram à causa. Na manhã desta segunda-feira, centenas de médicos e outros profissionais de saúde lotaram o cineteatro Gungu (Gilberto Mendes) para reafirmarem união e comprometimento de levar a greve avante até aquilo a que chamaram de “vitória final”.
Profissionais de saúde exigem demissão da porta-voz do MISAU
Maputo (Canalmoz) – Um dos rostos mais visíveis da irresponsabilidade e de arrogância no diferendo que opõe os profissionais de saúde e o Governo é a porta-voz do Ministério da Saúde, a senhora Francelina Romão. É justamente dela que os profissionais de saúde nem querem ouvir falar por aquilo que chamaram de “comportamento arrogante” que tem demonstrado a cada sua aparição pública.
Ministério da Saúde está politizado
- Dra. Benedita da Silva, antiga directora Provincial de Saúde
Maputo (Canalmoz) – Se havia alguma dúvida que a greve dos médicos e outros profissionais de saúde não está a ser levada a cabo por supostos “jovens agitadores”, tal como o Governo e a sua máquina de propaganda quiseram fazer acreditar, todas estas dúvidas desfizeram-se esta segunda-feira.
Detenção do presidente da AMM com repercussões nas províncias
“Governo deve pedir perdão ao doutor Arroz”
- disse António Mutoua, da Plataforma Provincial da Sociedade Civil em Nampula
Nampula (Canalmoz) – A detenção do presidente da Associação Médica de Moçambique, AMM, doutor Jorge Arroz, na noite do último domingo, teve repercussões em todo o País. A nível da província de Nampula, a Plataforma Provincial da Sociedade Civil manifestou a sua indignação pela detenção.
Na província de Maputo
Enfermeiro vítima de espancamento recebe alta hospitalar em Magude
Liga dos Direitos Humanos vai prestar assistência jurídica aos enfermeiros
Maputo (Canalmoz) – Um dos três enfermeiros que na semana passada foram espancados e detidos no Comando Distrital de Magude, província de Magude, está a convalescer na sequência da crise hipertensiva e sangramento nasal, causados pelas torturas protagonizadas pela Polícia.
Na quarta ronda
Governo e Renamo assinaram acordo de princípios e iniciam discussão de questões eleitorais
Maputo (Canalmoz) - À quarta ronda de diálogo entre o Governo moçambicano e a Renamo as partes se entenderam e estabeleceram “acordo de princípios do diálogo”, conforme proposto na ronda passada pela Renamo e ainda avançaram para discussões de questões eleitorais, o primeiro assunto da negociação.
No distrito de Magude
Polícia recupera 23 armas de fogo em três meses
- Oito pessoas em conexão com uso de seis destas armas estão detidas
Maputo (Canalmoz) – A Polícia da República de Moçambique (PRM) a nível do distrito de Magude, província de Maputo, anunciou ter recuperado nos últimos três meses 23 armas de fogo de diversos calibres. Parte destas armas possui registo sul-africano e são usadas para a caça furtivo e prática de crimes.
Sistema financeiro moçambicano cresce de mãos dadas com exclusão
Maputo (Canalmoz) - Moçambique conta neste momento com um total de 522 balcões de instituições financeiras espalhadas por todo o território nacional. Segundo o Banco de Moçambique, estes dados revelam o crescimento do sistema financeiro moçambicano, mas ao mesmo tempo a exclusão e assimetria regional das instituições financeiras.
Rio Tinto lança “Programa do Graduado” para jovens moçambicanos
Maputo (Canalmoz) - A Rio Tinto Moçambique anunciou o lançamento para breve de um “Programa do Graduado 2014”, destinado a jovens moçambicanos recém-formados. Este programa, cujo processo de selecção dos candidatos vai decorrer no presente ano e o processo de formação em 2014, está inserido no programa global da Rio Tinto para o desenvolvimento de talentos.
Sem comentários:
Enviar um comentário