quarta-feira, 29 de maio de 2013

Movimento Solidário

Amosse Macamo
Photo: ha uns meses houve cheias ca em casa e pontificou aqui um Movimento Solidario a quem desde a primeira hora apoiei. lembro de ate ter recebido criticas de alguns amigos meus. mas eu tinha de me curvar as evidencias: os jovens estavam e fizeram a sua parte. hoje, uso da mesma regua, escopo e martelo para dar os meus parabens a estes bravos jovens que mais uma vez me ensinam a esperanca. parabens jovens, a coragem que tivemos de felicitar os outros quando faziam bem os outros nao terao, eh normal, mas nao desistam por isso e encarem cada insulto como um premio de quem tem o cotovelo a arder. forcaha uns meses houve cheias ca em casa e pontificou aqui um Movimento Solidario a quem desde a primeira hora apoiei. lembro de ate ter recebido criticas de alguns amigos meus. mas eu tinha de me curvar as evidencias: os jovens estavam e fizer...am a sua parte. hoje, uso da mesma regua, escopo e martelo para dar os meus parabens a estes bravos jovens que mais uma vez me ensinam a esperanca. parabens jovens, a coragem que tivemos de felicitar os outros quando faziam bem os outros nao terao, eh normal, mas nao desistam por isso e encarem cada insulto como um premio de quem tem o cotovelo a arder. forcaSee more
See translation


2Unlike · ·


  • Sérgio Chaúque já dei meu ponto de vista. chega.. ''bom trabalho''.

  • Macutana Macuta Macuta hihihihiihiihh

  • Macutana Macuta Macuta Olha a minha sister Taisse ai. Olha o poster... .

  • Licinio Mauaie Por Mocambique e para aqueles que precisam.

  • Amosse Macamo e qual era o seu ponto de vista Sérgio Chaúque? estou numa formacao. quando sair continuamos, pode ser? Macuta, nao tens nada a dizer mana?

  • Sérgio Chaúque eheheh macamo nao vais gramar.

  • Angela Maria Serras Pires Os frelos estao a ajudar? Deve ser inedito, pena nao servirem para muito porque a saude e tema serio e nao para brincarem com batas.

  • Amosse Macamo porque nao ficarei surpreendido? perguntavas qu ajuda real estes jovens representavam certo?

  • Macutana Macuta Macuta Amosse ja disse mano. Gostei do style da minha sister Taisse na foto.

  • Sérgio Chaúque ok, vou tentar resumir. mas podes depois ver posts d david, por exemplo, etc.... primeiro esses jovens solidários nao sabemos exactamente iam la fazer o que: ali precisa-se de gente especializada, ( sim carregar doente, transporta-lo, etc.. fazer limpeza numa unidade médica, sao coisas de profissionais e nao de solidarios!) a nao ser que iam ajudar a limpar jardins ok! regar plantas, aceito mas dentro do hospital é necessario gente que perceba do que faz. estamos a falar de vidas humanas. e essas batas novinhas em folha que eles exibem, gostava de saber se foram dados no hospital ou eles trouxeram das suas casas, pois sabes que uma das reclamaçoes é que o MISAU, não dá essas batas a muitos dos seus funcionarios que sao OBRIGADOS A comprar.

  • Licinio Mauaie Caro Amosse, respeito o seu espaço e percebo que no seu mural escreva e post o que bem lhe vier a cabeça, porem queria pedir-lhe que neste post, pela imagem e pelo respeito e consideração a este jovens voluntários apenas permitisse comentários de adesão a causa e ou questionamentos sobre como aderir, para amigos seus como o ilustre Sérgio Chauque e a sempre prestativa Angela Maria Serra Pires, proponho que crie outro post e discutam detalhes deste movimento, sou por aqueles que se entregam as causas voluntárias e os respeito, peco respeito a estes jovens. Pedido de um jovem moçambicano.

  • Antonio Grispos Qdo fazêmos churrascos e farras, somos insensíveis....se decidimos ajudar, somos brincalhões. A gente q n consegue ver algo de bem no q os outros fazem, bem mal em td, e um "bota abaixo militante, pernicioso, viciado e esquizofrenico"...para esses, nao há bem q se faca, nem mal q chegue: criticar, desencorajar, destruir, e o lema. Q raio.

  • Edson Ussaca Caro Amosse Macamo e demais amigos queiram receber um abracao caloroso dos doentes que estiveram, estao e passaram do HCM das 8h as 15h. Simplesmente prestamos um gesto solidario que pode ser seguido por quem puder. Tudo indica que sexta feira no periodo da noite trocaremos as pistas de danca, 1908, lounge, o calcadao, as farras etc... pelos servi;os de urgencia.

  • Angela Maria Serras Pires Para as 44% de criancas sub nutridas e para 1 medico/20000 pessoas e para o terceiro povo mais miseravel do mundo podes crer que nao merecem nenhum elogio, pelo contrario, respeitem se e demitam se porque nenhum povo merece este tipo de realidade.

  • Sérgio Chaúque sem criticas nao se avança meu caro. e ajuda... ajuda que se precisa não é essa. eu não sei se aceitava ser carregado por alguém que não tem conhecimentos do que está a fazer. vê-se que não frequentam hospitais públicos!!

  • Sura Cairo é que não há doentes estagiarios, ou solidários se me fiz perceber.

  • Licinio Mauaie Quem não frequenta hospitais públicos é aquele que não sabe que o pessoal de apoio limpa o chão, arruma as camas, lava lençóis, recolhe o lixo, empurra as macas.

  • Sérgio Chaúque ehehheh pois Sura Cairo antes houvesse.... penso que se justificaria esses amigos solidarios. nao brinquem com fogo,os profissionais dessa area levam anos de formação.

  • Sérgio Chaúque meu caro Licinio, limpar o chão do hospital não é o mesmo que o da sua casa! há cuidados por demais a ter em conta!

  • Sura Cairo bingo! maningue diferente, seguro feito?

  • Antonio Grispos Caro Sergio Chauque e Angela Serra, melhor fariam, se ao inves de criticas ajudassem em algo. De papagaios estamos tds fartos...queremos gente q tenha bracos longos para trabalhar e diminuir o sofrimento com exemplos concretos, do q aqueles q ficam-se pelas criticas vis e malidicentes, sem nenhuma obra na bagagem de sirva de exemplo. Estao convidados a a juntarem a nos na sexta-feira as 21h para trabalhos cm: fazer a triagem e registo dos doentes, encaminhar as macas para as diversas enfermarias, limpar o chao de sangue, consolar as familias e coisas do genero. Deixem a a cegueira do vosso discurso negativista para outros palcos, tenham sff menos "garganta" e mais atitude civica...se no entanto, acharem q n querem ajudar, q se calem, para quem decidiu "fazer o bem, sem olhar a quem".

  • Angela Maria Serras Pires Eu entendo estes voluntarios, sao o espelho dos bosses deles, voluntarios tambem na politica onde nao percebem o que andam a fazer, ja diz o ditado: tu es o espelho de quem te lidera.

  • Sérgio Chaúque caro Grispos, existem ou não pessoas formadas nisso? morreram todos? demitiram-se?

  • Angela Maria Serras Pires What a joke, larguem a vossa politica de trazer por casa porque estao a dar mau nome ao nosso povo que tanto sofre pela incompetencia dos lideres que voces protegem.

  • Sérgio Chaúque quero ver no dia que os alfandegários, que os banqueiros, que as senhoras dos mercados entrarem em greve, haverá voluntários pra essas actividades profissionais... querem cometer males mais graves isso sim! eu respeito o trabalho dos outros, não me atrevo a TENTAR fazer o que muitos levaram anos a aprenderem! já disse: se querem ajudar sem aleijar a ninguem ou a vcs mesmo, só pode ser varrendo o jardim apanhando folhas.. dentro das unidades, das enfermarias, isso não pode ser permitido a amadores, tenham respeito!

  • Sura Cairo esperemos que os doentes aguentem e entendam vossa solidariedade, melhor que ninguem quem esta em greve sabe os motivos, as dores, dificuldades etc etc e trabalhar por solidariedade anos a fio nem vossa solidariedade aguenta tanta solidariedade exigida. façam o vosso papel que da minha boca não insulto ninguem, pela educação que dei a mim mesma. paragrafo.

  • Edson Ussaca Caro Sergio Chauque durante a jornada solidaria a nossa funcao foi rigorosamente de SERVENTE sob ordens directas dosmedicos militares e enfermeiros de servico. Por favor diga nos, onde teriamos cometido e como devemos nos comportar a proxima vez.

  • Angela Maria Serras Pires Entao o problema vai ser resolvido com serventes voluntarios?

  • Antonio Grispos @ Angela, Vossa excelencia parda, sumidade entre todos os terraqueos e q entende o q e politica... sff candidate-se a uma catedra para o efeito e abstenha-se de perder o seu rico tempo conosco os simples "pacovios" q n tivemos a sorte divina de ter o seu elevado QI...

  • Sérgio Chaúque HEHEEH. Ussaca, vcs no fundo, são fura-greves, sabes? ehehehheeheh, .

  • Antonio Grispos @Sergio, o trabalho em causa e trabalho basico de pessoal de apoio. Qq um com 6 calsse q saiba ler e escrever e cm mta boa vontade fazer e aprender, conseguem dar conta do recado. Nao fomos la dar injeccoes, nem diagnosticar doencas...pfv, faca juz a sua inteligencia.

  • Angela Maria Serras Pires Nao fales de mim, responde me a realidade: metade das nossas criancas sao sub nutridas, please se mais sensivel e nao apoies os culpados desta triste realidade.

  • Angela Maria Serras Pires Se mais sensivel ao terceiro povo mais miseravel do mundo.

  • Angela Maria Serras Pires Nao defendas lideres falhados que so tem piorado a situacao do povo.

  • Sérgio Chaúque ok, força meus caros!

  • Edson Ussaca Meus caros conlicensa retiro me deste debate pois, espera ouvir e aprender coisas construtivas mas, como... excuso me de de xamar nomes a este ou akele com o devido respeito prefiro entrar em outros debates. O gesto fala por si, por outro lado peco desculpas a todos que foram ofendidos pelo gesto solidario.

  • Antonio Grispos Quem es tu Angela para falar em nome deste povo...? Quem te legitimou para tal? De que povo falas tu? E cm q autoridade?

  • Sérgio Chaúque meu caro Ussaca, reitero agora: força pra vosso esforço, apesar das minhas reticencias por detras deste gesto.

  • Angela Maria Serras Pires Com a autoridade de ter nascido na Beira e a minha mae em Tete ou alem do mais es racista e xenofobo? I hope not porque essa pergunta e muito estranha.

  • Elisabeth Abelarte É uma atitude louvável dos jovens porque uma coisa é a "contenta" entre os médicos e o governo para o acerteram a questão financeira dos médicos, justa ou não, nao cabe a mim julgar agora, e outra bem diferente são os nossos familiares que padecem nos hospitais carentes de cuidados minimos de saude e higiene hospitalar que são privados resultante da greve. Por isso vai o meu apelo a todos moçambicanos, a toda comunidade que tem um pouco de humanismo e amor ao próximo, porque nós os doentes nõ temo culpa de seremos humanos e estarmos vulneraveis as doenças, para nos juntarmos a estes outros moçambicanos e ajudarmos os nossos irmãos através de jornadas de limpeza, uma vez que não somos médicos e nem enfermeiros, para manter os hospitais limpos. uma coisa é certa amanha qualquer um de nós , até mesmo os familiares dos grevistas que se recusam a tratar os seus doentes vão precisar dos hospitais limpos para os receber. neste mundo ninguem esta insento de ficar doente ou morrer e precisar da morgue em condições para ter uma morte ou tratamento hospitalar condiguo e um pouco digno. vamos todos apoiar em jornadas de limpeza os hospitais.

  • Edson Ussaca Obrigado caro Sergio, esperamos por si na sexta feria as 21h no HCM, esoero que mais jovens caiam na real e deixem de rotolar nos deste ou aquele beneficio e faxam as suas partes.

  • Antonio Grispos Se fosse racista e xenofobo, perguntava onde nasceu o teu pai e avos...a pergunta e legimitma, pq foi V/excia q na sua venenosa intervencao infra, so fala do povo para aqui, povo ali...dai a questao premente: de que povo falas? E cm q legimitidade para falar em nome deste povo?

  • Amosse Macamo Sérgio Chaúque nos percebemos te. este gesto faria sentido e todo se nao tivesse sido feito por estes jovens. se fosse a sua "malta" seria o mais nobre. vais negar mas tudo se resume nisso infelizmente. fiz armadilhas neste post. muitas.

  • Sérgio Chaúque Ussaca, confesso que eu não posso alinhar nisso. sei o quão esse assunto é sério e sensível! não brinco de médico ou generalizando, de profissional de saúde.

  • Sérgio Chaúque nem por isso meu caro Amosse. devias saber que eu nem sou activo naquele grupo. pergunte a qualquer um. e como disse, até aquele grupo era mesmo solidário, ali encontraram-se gente de todas esferas, mas aqui,pelo que já deu pra perceber é um clube específico. e sabes qual é. mas digo. ok força, façam vcs de ''faz-de-conta'' de profissionais de saúde.

  • Amosse Macamo nenhum dos que estao aqui esteve a operar hoje. e ninguem foi ao hospital quando la havia medicos. os que hoje foram fizeram no com conciencia de que qualquer gesto melhor que cruzar os bracos, que qualquer gesto seria melhor que reunir em cinemas e cantar "avancar nao ha recua". deixe estes jovens fazerem a sua parte e se puderes aconselhe os outros a fazerem o que foram formados para fazer que estes aqui vao se retirar.

  • Sérgio Chaúque e ainda não entendi de onde vem essas batas novinhas em folha que os VERDADEIROS AGENTES DA SAÚDE NAO CONSEGUEM TER.

  • Amosse Macamo hum, hum, naquele grupo se formos por ai, comecou com um certo grupo e para nao criar essa ideia de fechamento aconselhamos que todos fossem, porque a causa era justa. o que vos falta ver eh a finalidade. e todo o problema reside nesse seu prejuizo, ate quando o problema tem a ver com a nacao ja nao consegues ver, so ves FRELIMO e a necessidade de a "khatar". pena!

  • Sérgio Chaúque Amosse Macamo aquele grupo começou por iniciativa de uma moça e eu fui dos primeiros a ser convidado mas mas poucas vezes me fiz presente fisicamente. aglutinou-se gente de diferentes opinioes porque de facto a causa era maior: o governo por si nao podia ajudar a todos. nao houve NUNCA FECHAMENTO. Nem vou chamar algumas pessoas que vc conhece e que podem negar essa teoria.

  • Sérgio Chaúque saúde de alguem não é brincadeira meu caro Ussaca, não há contestação, agravo, recurso, na doença; se o doente morre por incúria, só no céu irá se fazer justiça. sejamos sérios: ser profissional de saúde é coisa séria.

  • Amosse Macamo Sergio, nao se esqueca que a maioria que ai esta eh licenciada e sem defices de problemas com explicacoes que raio de formacao tecnica tem um tipo que tem de meter savlon na agua e puxar o chaio com o raio do Mop? que raio de formacao precisa de ter alguem para empurrar a carinha de um doente ou limpar uma enfermaria e que raio de formacao eh necessario para se lavar lencois sujos. que raio de formacao precisa alguem ao ajudar o doutor a levar colheitas de um lado para o outro, ou entao um tipo fazer chamadas dos presentes para irem ao encontro do medico? tas a ser maningue inconiente. a ti nao tem como doer muito isto, ha pessoas que realmente esta a doer mas tu nao deves ser essa pessoa.

  • Edson Ussaca Meu caro leia nos posts anteriores que o Antonio Grispos explica te e ensina te a natureza do trabalho que fomos prestar. Se continuares assim ficarei decepcionado com tuas intervencoes depois de ter boa impressao a teu respeito. Meu caro eram serventes e nao medicos ou enfermeiros ta bem? Usei Tribunal apenas para lhe ilucidar que infelizmengte nao consegi e nao sei se consiguirei.

Sem comentários: