quarta-feira, 29 de maio de 2013

Bruxelas investiga antiga empresa de Passos e Relvas por fraude

Publicado ontem às 22:55

O Gabinete de Luta Anti-Fraude da União Europeia vai investigar o financiamento da empresa Tecnoforma e do centro português para a cooperação.
 
 
O pedido foi feito pela eurodeputada socialista Ana Gomes, em Dezembro do ano passado, e confirmado na semana passada.
A comissão europeia, através do gabinete do Comissário do Emprego e Assuntos Sociais, László Andor, confirma que recebeu os recortes de jornal da investigação do jornal Público, e que já trocou informações com o governo português sobre este assunto.
Em causa, a denúncia de um esquema de utilização fraudulenta de fundos comunitários destinados a ações de formação.
A deputada recordou hoje que, em dezembro de 2012, havia remetido o "dossier" para averiguação das instâncias da UE na sequência das revelações feitas pela imprensa portuguesa a propósito de alegada má gestão ou fraude na aplicação de fundos europeus por parte da Tecnoforma, na altura em que Miguel Relvas ocupava o cargo de Secretário de Estado da Administração Local, e da organização não-governamental (ONG) Centro Português para a Cooperação (CPPC), fundada pelo actual Primeiro-Ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho.
Em declarações à TSF, Ana Gomes espera agora que sejam apuradas todas as responsabilidades, até pelas pessoas envolvidas que, pelas responsabilidades que têm, devem ser as primeiras pessoas interessadas em que se resolva o assunto.
De acordo com a carta enviado pelo comissário Andor à eurodeputada Ana Gomes, a investigação formal do gabinete de luta anti-fraude está em curso desde março e a Comissão vai manter-se atenta aos desenvolvimentos.
Artigo Parcial

Sem comentários: