terça-feira, 28 de maio de 2013

Nampula: Electrificação rural concluída até Julho


 

TODAS as vilas dos distritos da província de Nampula terão energia eléctrica da rede nacional até Agosto próximo, com a conclusão do processo nas duas que ainda faltam, nomeadamente Nacarôa e Mecubúri, cujas obras se encontram numa fase adiantada.
Maputo, Quarta-Feira, 29 de Maio de 2013:: Notícias
 
A garantia foi dada recentemente a jornalistas na vila-sede de Mecubúri pelo Vice-Ministro da Energia, Jaime Himede, depois de ter visitado e avaliado o grau de execução do projecto naqueles distritos.
Segundo o governante, as grandes obras de electrificação nos dois distritos estão num estado muito avançado, de tal forma que para a vila de Nacarôa faltam apenas 12 quilómetros, enquanto em Mecubúri restam 10 para a conclusão da implantação de postes e extensão de fios eléctricos.  
 “Avaliamos positivamente o trabalho que está sendo feito no contexto da electrificação rural, especificamente para estas duas sedes distritais. Parámos em muitos sítios para acompanhar os trabalhos e vimos que são trabalhos que nos encorajam muito. Tudo indica que, se as coisas não falharem, podemos dizer que antes de Julho a energia poderá chegar finalmente àquelas vilas”, anotou Himede.
 Um dos aspectos destacados pelo governante é o facto de neste momento estar a decorrer um trabalho de educação cívica feito pelas autoridades governamentais locais junto dos residentes das duas vilas de forma a entenderam que a energia não será consumida de forma gratuita, daí que devem se preparar para assinar os contratos de consumo.
Na vila de Mecubúri, de acordo com o administrador distrital, Anapakala Hilário, espera-se que a energia eléctrica, que será de qualidade, venha a beneficiar numa primeira fase mais de dois mil consumidores que actualmente estão com muita expectativa em ver este recurso energético a chegar à Mecubúri o mais rápido possível.
 A chegada da energia eléctrica ao distrito de Mecubúri é vista como um grande factor que vai dinamizar o desenvolvimento multissectorial da região.
Outros dados apurados pela nossa Reportagem referem que o projecto de electrificação das vilas-sedes distritais de Nacarôa e Mecubúri está a ser suportado financeiramente pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) com cerca de seis milhões de dólares. 
 O vice-ministro da Energia disse que até agora já foram electrificados 110 distritos, faltando apenas 18. Prevê-se que até 2014 sejam abrangidos pela rede nacional de energia eléctrica os restantes.
  • Mouzinho de Albuquerque

Sem comentários: