segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Visita a Cripta da Praça dos Heróis Nacionais?

Leopoldo Amaral
· 18 hrs ·
Visita a Cripta da Praça dos Heróis Nacionais?
A minha filha perguntou-me hoje se poderia visitar a Cripta da Praça dos Heróis, em Maputo. Confesso que fiquei engasgado com a pergunta, pois sendo nado desta Cidade nunca me ocorreu visitar a Cripta na Praça dos Heróis. A minha resposta espontânea foi de que não, que ela não poderia visitar a Cripta, pois esse privilégio estava apenas reservado aos convidados do Estado!
Não fiquei satisfeito com a minha resposta e fiz uma pequena pesquisa online e li em vários sites de turismo, nacionais e estrangeiros, que sim, era possível visitar a Cripta da Praça dos Heróis Nacionais, mas apenas no dia 3 de Fevereiro, Dia dos Herois Nacionais! Alguém pode confirmar a veracidade dessa informação? Se sim, porquê apenas um dia ao ano?
A Cripta da Praça dos Heróis tem estatuto de Museu? Num dos artigos que li, alguém se referia ao mesmo como um Mausoléu. Mas Mausoléus são locais abertos ao público para visita. O último que visitei, contra o pagamento de uma taxa, foi o do Dr. Kamuzu Banda no Malawi.
Parece-me que a proibição de tirar fotos da Cripta, mantém-se, mas com a evolução tecnológica é quase que impossível prevenir, monitor e sancionar os prevaricadores.
Já agora, o Museu da Revolução, em Maputo, foi reaberto?
Benedito Chembeze, Euridice Manhica, Spirou Maltese and 13 others like this.
Comments
Ernesto Pedro
Ernesto Pedro Pelo que saiba o antigo Museu da revolução a frelimo nacionalizou
1 · 18 hrs
Remove
Rauna Ibrahimoi
Rauna Ibrahimoi Foi reaberto?
SIM__
NÃO __
Remove
Ernesto Pedro
Ernesto Pedro Até hoje não está aberto
1 · 17 hrs
Remove
Leopoldo Amaral
Leopoldo Amaral Nacionalizou a História
1 · 17 hrs
Remove
Ernesto Pedro
Ernesto Pedro Isso ninguém duvida o que mas interroga e a história de Moçambique que aprendi durante o meu ensino primário e hoje somos surpreendido que aqueles objectos expostos no antigo Museu São pertença da frelimo
1 · 17 hrs
Remove
Rauna Ibrahimoi
Rauna Ibrahimoi No dia 3 de Fevereiro à tarde, suponho eu, porque de manhã acredito que seja difícil/impossível.
Remove
Leopoldo Amaral
Leopoldo Amaral Já lá foste?
1 · 17 hrs
Remove
Rauna Ibrahimoi
Rauna Ibrahimoi Não.
Remove
Leopoldo Amaral
Leopoldo Amaral Seria interessante ouvir a experiência de um "civil" que lá tenha ido motu proprio, visitar a Cripta nesse dia público.
1 · 17 hrs
Remove
Salvador Antoninho Nkamate
Salvador Antoninho Nkamate Leopoldo, sempre que visito a casa do Madiba no Soweto e imagino os milhões que aquela simples infraestrutura produz, me questiono sobre a nossa incapacidade de ter ideias similares. Não sei se podíamos fazer o mesmo com a cripta...
1 · 17 hrs
Remove
Alcidio Kalunga Sitoe
Alcidio Kalunga Sitoe Uma excelente publicação. Prometo investigar.
Remove
Leopoldo Amaral
Leopoldo Amaral Ilustre se tiveres vagar seria interessante saber se os familiares de quem lá jazem tem acesso ilimitado a Cripta? Da mesma forma que fariam indo a um cemitério.
1 · 17 hrs
Remove
Alcidio Kalunga Sitoe
Alcidio Kalunga Sitoe Anotado.
Remove
Leopoldo Amaral
Leopoldo Amaral Concordo contigo. As excursões a Mafalala são desse um exemplo. Não percebo porque a Cripta não é transformado num Museu e aberto ao público?
1 · 17 hrs
Remove
Natercia Mabota
Natercia Mabota Leopoldo Amaral sempre que vou a praça dos Heróis nos feriados, depois do fim da cerimónia oficial a visita a cripta fica aberta ao público, sempre que vou vejo muitas crianças a visitarem, adultos.
As crianças gostam, são organizadas e entram visitam, numa boa, vejo sempre que vou para lá. Espero ter ajudado!
3 · 16 hrs
Remove
Leopoldo Amaral
Leopoldo Amaral Natercia Mabota que outros feriados fica aberto ao público?
1 · 16 hrs
Remove
Natercia Mabota
Natercia Mabota Eu já vi em muitos feriados, no ano passado este ano dia 3, não controlei as datas específicas, Mas acredito que isso não aconteça em datas específicas.
Remove
Leopoldo Amaral
Leopoldo Amaral Natercia Mabota então é sempre depois de ceremonias do Estado?
1 · 16 hrs
Remove
Natercia Mabota
Natercia Mabota Sim.
Remove
David Colaco Ribeiro
David Colaco Ribeiro Interessante essa reflexão ilustre Leopoldo Amaral...confesso que eu nunca havia pensado nisso.
1 · 16 hrs
Remove
Euridice Manhica
Euridice Manhica A minha Ayisha também me perguntou e não tive uma resposta plausível.
Remove
Euridice Manhica
Euridice Manhica Na minha opinião devia ser de acesso público.
Remove
Gloria Fazenda Leite
Gloria Fazenda Leite Boa pergunta.

Sem comentários: