sábado, 11 de fevereiro de 2017

PARTIDA FALSA



 
Homer Wolf a sentir-se confuso.

Estas palavras do Profe Do Rosário - que fazem a manchete do "Savana" - fazem-me lembrar aqueles atletas nervosos, que antes mesmo de soar o tiro de partida, já se fizeram à pista, protagonizando as famosas "partidas falsas". 
Anulando, consequentemente, toda a prova...
Parece-me que o Profe está a colocar a carroça à frente dos bois. Sequer sabemos, claramente, o que os protagonistas andam a conversar, e ele já vem demarcar os "talhões" da conversa?... tsc
Agarra lá uma calma "Gegê"!
Gosto
Comentários
Edgar Barroso
Edgar Barroso e ele já foi "mediador" disso, não? afinal era parte interessada na manutenção do status quo...
Helder Mario
Helder Mario De Judas nada mais pode se esperar.
Camilo da Silva
Camilo da Silva Professor virou Profeta
Lourenco Jose
Lourenco Jose Meia volta ele aparece a negar que não foi isso que disse na entrevista." Meteram palavras na minha bouca " hehehehe
Homer Wolf
Homer Wolf Professores... eh eh eh
Ricardino Jorge Ricardo
Ricardino Jorge Ricardo Numa de eu disse: Renamo deve (fechar) mão das seis províncias... hehehehe será que vale a pena continuarmos a confiar gente assim?...
Jeck Alcolete
Jeck Alcolete Kikikiki! Estes jornais
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga Ricardino Jorge Ricardo , nem tao pouco! E' parte do sistema e quer manter o status quo!!
Gosto · 1 · 13 h
Francey Zeúte
Francey Zeúte Sabe, a minha ida ao job, quando vi o jornal nas maos de um ardina exactamente isso que me ocorreu. O magnifico reitor esta correr, esta adiantar-se muito. Se os ultimos "acordos" que todos desconhecemos as contrapartidas, quem garante ao magnifico reitor se o PR nao garantiu a DHL entregar as 6 PROVINCIAS?
Homer Wolf
Homer Wolf Ntsém!
Francey Zeúte
Francey Zeúte Se nos recordamos, estas posicoes tendenciosas do magnifico reitor nao sao de hoje. Num passado acabou recebendo uma resposta bem dura do R. Tibana depois de uma entrevista a este mesmo semanario onde defendia que o PR herdou um pais doente e que por isso nao pode ser responsabilizado pelo rumo das coisas no pais. Nos so estamos a olhar agora, sabemos que tudo isto esta minado.
Homer Wolf
Homer Wolf Ainda ontem vi o sodotori Tibana num debate aceso na Gungu TV, sobre os endividamentos públicos (1 x +)... eh eh eh
Gosto · 3 · Ontem às 11:40 · Editado
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Nem mais Homer Wolf. Vou mais longe: i) pode estar a dizer o contrário do que fala publicamente; ou ii) pode estar a colocar a carroça com vista condicionar o processo; 

Prudência é bom senso, manda dizer: este senhor devia estar calado e aguardar o d
esenrolar dos acontecimentos, ou no mínimo, as partes em contenda tornar público o que andam a conversar.

NB: sempre fiquei com a sensação de que este senhor é uma faca de dois gumes (tem mesma doença do amigo gralhador. A diferença está no trato nos assuntos), e pronta para picar. 

Não sei porquê
Gosto · 2 · Ontem às 12:37 · Editado
Francey Zeúte
Francey Zeúte Lenon Arnaldo, descasca isso "pilis"
Elton Dagraca
Elton Dagraca Esses PHD ja nao oferrece nenhuma credibilidade, nao tem neutralidade nos seua comentarios devido a tendencia de puxar para um lado, ao invez de olhar as coisas de forna equilibrada.
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Das duas uma: ou ele anda ou quer agitar o "rider" a não abandonar a ideia de governação das 6 províncias ainda neste mandato (há clara indicação que DHL está busy em voltar a town no mínimo com alteração constitucional que garanta que, doravante, os governadores serão eleitos; que os seus homens (residuais) terão enquadramento nos FADM e reinserção na sociedade), ou, só para distrair-nos com parangonas em Jornais para ser tido e achado, no partidão onde perdeu alguma credibilidade.
Homer Wolf
Homer Wolf Ahhh perdeu credibilidade no partidão é?... E já agora o que tanto irritou os camaradas?
Homer Wolf
Homer Wolf Mas sim, essa segunda hipóteses parece-me a mais provável. Até porque ele não é parvo para náo ter percebido, em todos estes anos, que Dhlakama náo é agitado de qualquer maneira com declaraçõezecas em jornais....
Gosto · 9 h · Editado
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo A forma camaleônico que faz as coisas (faça de dois gumes para si é o quê).
Homer Wolf
Homer Wolf Nunca me pareceu camaleáo... sempre me pareceu apenas avermelhado
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Não se defere do meu amigo gralhador. Julgas que foi ao MDM por ser membro ou foi porque era única formação que poderia dar esse sustento político.
Homer Wolf
Homer Wolf Onde é que entra o Manuel Araújo aqui? Don´t push...
Rafael Ricardo Dias Machalela
Rafael Ricardo Dias Machalela Também estou a tentar perceber onde o MA entra aqui...
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Claro, vcs entendem aquilo que vos interessa tseke
Homer Wolf
Homer Wolf Voce é dos tais que corre mais que a bola... tipo Do Rosário
Kuyengany Produções
Kuyengany Produções Esse não é o que sabe dos "cachorros que andam à solta" o Proff_Douto?
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Kkkkkkkkkkkkkkk
Mauro Jesus
Mauro Jesus O professor JJC é a estes que deveria apelidar de inimigos da paz. Que besteira acaba de dizer o Rosário. Mas primeiro preciso ler esse semanal. Alguns títulos não correspondem ao conteúdo.
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga Francey Zeúte , nem mais! Disseste exactamente o que eu tambem estava a pensar! Sao estes que travam a pacificacao deste Pais porque lhes interessa que as coisas continuem assim!
Gosto · 1 · 13 h
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga Lenon Arnaldo , esta e' uma das raras ocasioes que dizes coisas com sentido! Anyway, vale a pena tarde do que nunca, diz o ditado....parabens pela lucidez recuperada....kikikiki...
Gosto · 1 · 12 h
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Kkkkkkkkkkkkk
Gosto · 1 · 10 h
Augusto Gildo Buanaissa
Augusto Gildo Buanaissa Acabei de comentar agora em um post semelhante:

Começaram os cães a ladrar... o dono fingiu que saiu... essa retoma do diálogo assim não vai dar em nada. Há momentos em que fechar a boca é o melhor contributo.

Mesmo sendo essa a melhor solução, a abordagem nestes moldes não é oportuna.
José Luís
José Luís Devo concordar que prof do Rosario está muito precupado com a final ao avançar com está... percebo o porque do seu afastamento como árbitro.
Gosto · 1 · Ontem às 12:06 · Editado
Camilo da Silva
Camilo da Silva Assim até penso que será p n perder o protagonismo...
Macvildo Pedro Bonde
Macvildo Pedro Bonde Cada homem com sua sentença....
Narcísio Mula
Narcísio Mula Do Rosário aqui só quer tirar dividendos de graça. Porque para mim é evidente que a Renamo ja abdicou das 6 provincias em troca de poder participar nas eleições autárquicas. É evidente que a Renamo não vai annciar que desistiu das 6 provincias. A Renamo vai tentar que os governadores sejam eleitos nas proximas eleições
Homer Wolf
Homer Wolf Está meter água onde náo foi chamado... tsc
Narcísio Mula
Narcísio Mula Quer se fazer de visionário
El Patriota
El Patriota Calar custa?
José Dias
José Dias É um dos "chacha's" da praça...
Amosse Mucavele
Amosse Mucavele 30 por 15
Amosse Mucavele
Amosse Mucavele kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Lecuanhane Wa Mutxopi
Lecuanhane Wa Mutxopi Homer Wolf, Eu duvido que a própria RENAMO ainda esteja interessada em governar esses 6 provincias nesta altura, já não há tempo para estruturar uma hipotética equipa governamental funcional, menos ainda para legislar sobre a matéria. 

Outro aspecto q
ue torna nada actractivo governar nesta fase, é a crise profunda em que o país está mergulhado, então a RENAMO têm interesse em um possivel fracasso deste actual governo, e Ela não vai querer partilhar esse fracasso, a se confirmar porque ainda a procissão vai no adro, só passam 2 anos, e seria prematuro tirar conclusões sobre a governação de Nyusi, mas a RENAMO não terá interesse em arriscar.

Posto isto, Dhlakama quer o quanto antes regressar à politica não militar activa, para poder preparar e organizar as eleições autárquicas do próximo ano, por isso a trégua e o seu prolongamento.
Gosto · 8 · Ontem às 13:08 · Editado
Narcísio Mula
Narcísio Mula Exatamente. Não é preciso escrever mais nada
Homer Wolf
Homer Wolf É logico... Uma declaração totalmente extemporânea
Narcísio Mula
Narcísio Mula Posto isto. Na prática voltamos a estaca zero. A Renamo continua a poder utilizar as armas se achar que houve fraude. A Frelimo continua com o poder em todo território. Sempre pensei que quando estivermos proximo das eleições ia se fazer qualquer coisa.
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga Bem dito!
Gosto · 12 h
Rogerio Cuinica
Rogerio Cuinica Adiantou se muito no assunnto da governacao das 6 provincias e atrasou se demais a dar a sua explicacao relativamente a invasao a casa de DHL ha 2 anos mesmo tendo sido solicitado a faze lo numa grande entreviste a este mesmo jornal.
Jose Chirruco
Jose Chirruco Afinal? Kkkkkk. Esse prof deu a resposta antes do exame terminar. Fraude
Tomo Valeriano
Tomo Valeriano Andou calado por muito tempo! Tinha que dizer algo. Mais uma opinião apenas
M-du Dulomite
M-du Dulomite 😠😠😠😠😠😠😠😠😠
Kuyengany Produções
Kuyengany Produções O Prof dos "cachorros"
Kuyengany Produções
Kuyengany Produções Os Cachorros que alguem os deixou à Solta..... foi ele que disse o Professor
Dioclécio Ricardo David
Dioclécio Ricardo David Ele é decerto mais bem informado atento à qualidade de ex-mediador.
Homer Wolf
Homer Wolf E só por isso pode "balizar" o rumo dos acontecimentos?
Dioclécio Ricardo David
Dioclécio Ricardo David Confesso que a minha humílima opinião teve como pressuposto a qualidade do entrevistado, a problemática "6 províncias" e o seu post (em atenção à pergunta). Ou seja, não li ainda a entrevista. Todavia, tendo em conta que Prof. Rosário é um homem de diligência extraordinária e de quilate social indubitável, considero que a prudência recomendada é no sentido de não deixar morrer a questão da proporcionalidade - justiça eleitoral - e a da descentralização. O abandono da temática "6 províncias" pode significar a perpetuação de um sistema eleitoral desajustado com os cânones elementares de uma democracia que se quer moderna.
Manuel Domingos J. Cossa
Manuel Domingos J. Cossa E ainda diz acreditat que a invasão a casa de Dlakama na beira era para recuperar armas....oh...nossos intelectuais
Ercílio Fernandes Bechardas
Ercílio Fernandes Bechardas Sorry amigos...estes comentários são com base no título de capa do jornal ou vêm na sequência da leitura da matéria publicada nas págs 4 e 5? (Atenção: ainda não li o jornal. Estou a acordar).
Nelio Raul Joao
Nelio Raul Joao Professor, piscando pra direita, virando à esquerda....
Mindo Da Villa
Mindo Da Villa A máscara caiu, importa dizer que são esses tipos que fizeram impressionantes dezenas de rondas no AC de CCJC sem produzirem nada, alias nunca conseguiram enganar aos guardaredes da RENAMO.
Romen Ruben Mucavele
Romen Ruben Mucavele Muito triste esse posicionamento esse ai nem parece um acadêmico.
Ali Juhute
Ali Juhute Deus é bom para mim, para ti e para o presidente nyussi
Jose Eduardo
Jose Eduardo Cada um com o seu papel. Este é o dele e acho que foi sempre dele.
Cle Cle
Cle Cle Que raio de mediador é esse que vai para uma mediação já com uma opinião e posição definida? Um arbitro que jura ser neutro e antes do jogo diz que apoia a equipa x... Já dá para perceber porquê as conversações onde ele era mediador fracassaram, pois ele ja havia descido do muro para casa do vizinho, ja foi la com a camisola vestida... Cara de pau... Epaaaaa
Zulficar Mahomed
Zulficar Mahomed Desde o teatro beirense, que seria fatal, que não quero ver nem ouvir falar deste espinhoso Rosário.
Paulo Sergio Tricamegy
Paulo Sergio Tricamegy Mesmo! Agarra lá uma calma Gégé!
Gosto · 1 · 23 h
Ismael Chutumia
Ismael Chutumia HÊdjô tas a meter FIPAG cda Reitor, depois daquela jogada de má memória, deverias é tar quieto
Gosto · 22 h · Editado
Lazaro Bamo
Lazaro Bamo Agora ele deve agarrar uma calma?
Gosto · 2 · 13 h
Homer Wolf
Homer Wolf Ntsém!... O que, aliás, em bom portinhol seria o mesmo que dizer: "por que no te calas?"!
Gosto · 11 h
Antolinho André
Antolinho André Caro Homer, entendes quase nada o Prof. Reitor Rosário homem íntegro e visionário. Não leve ao julgamento no seio de desaprovados uma pessoa dessas.
Gosto · 10 h
Homer Wolf
Homer Wolf Muito visionário mesmo!... Vè-se

PS: eu NÃO levei o profe Do Rosário a julgamento no seio dos desaprovados. PRONUNCIEI-ME sim, relativamente ás suas palavras (na manchete do "Savana")
Gosto · 10 h
Carlos Lopes
Carlos Lopes Acredito que seja íntegro, mas nesta altura do jogo essa opinião para mim é inoportuna, principalmente depois do que se passou na Beira em que quero eu acreditar que foi ele usado, porém devia o mesmo dar uma explicação da sua posição sobre o assunto. Agora que se julga ter alguma solução a vista ele deverá aguardar pois já estamos fartos de falhanços atrás de falhanços.
Gosto · 1 · 9 h · Editado
Antolinho André
Antolinho André Mano Carlos Lopes, te entendo. Ninguém gosta de muitos falhanços. Mas para termos a certeza da opinião dele não é suficiente a manchete deste jornal demagogo. Ilustre Homer Wolf, o post está puxando para o julgamento e sei que não foi a tua intenção.
Gosto · 8 h
Avelino Francisco Navaia
Avelino Francisco Navaia É aqui onde se exige muita prudência nos pontos de vista.
Gosto · 3 · 9 h
 
SOBRE A FRAGILIDADE DA LIDERANÇA NO SEIO DA RENAMO : UTOPIA OU PROPAGANDA BARATA
Depois de mais de 20 anos, Dlhakama distanciado dos seus antigos guerrilheiros, sem nenhuma relação financeira e nem logística para alimentar os laços de subordinação, qualquer pessoa atenta acaba ficando de boca aberta, pois não é comum na história das lideranças no mundo, um líder, nas circunstâncias de Dlhakama, continuar à merecer voto de confiança e fidelidade dos seus antigos guerrilheiros!
Só este fenómeno, dispensa qualquer tipo de comentário em relação à consolidação da Liderança no seio do Partido Renamo!
Em Outubro de 1992, este Homem surpreendeu meio mundo ao dar à voz do Comando de cessar fago com efeito imediato em todo território nacional, sem ter deixado alguém mal informado em relação à notícia do fim da guerra!
Nós acreditamos que à única estratégia de vencer Dlhakama, passa pelo princípio de reconhecer o mérito e demérito do Líder, caso contrário, deixa os seus detractores totalmente desacreditados, quando se prova que Dlhakama não padece de diabetes
agudas e nunca foi vítima de nenhuma trombose!
Quando se prova que Dlhakama continua rodeado de gente que lhe são fiéis, desmentindo à propaganda que o Líder está ficando cada vez mais isolado, por causa da deserção massissa dos seus homens armados, pois questiona-se: em que território nacional esses homens viviam há mais de 20 anos, sem ter visto os raios solares da Governação da Frelimo?
Em todo território nacional o governo da Frelimo está a gerindo à vida de todos cidadãos, e esses que estão desertando em que escuridão viviam? Só hoje é que lhes chega à informação de que Dlhakama é aldrabão?
É tempo para que os nossos investigadores comecem a investigar o fenómeno Dlhakama, pois toda tentativa de o ignorar, acaba desaguando num oceano de humilhação sem precedentes!
A Frelimo quando opta por ataques ao Dlhakama sem nenhum recurso à estratégia científica, acaba promovendo gratuitamente à sua imagem e consequentemente sua popularidade!
Gosto
Comentar
22 comentários
Comentários
PIMO - Bloco de Orientação Construtiva
PIMO - Bloco de Orientação Construtiva Meu caro Elias Adriano Chamusse!

Para alcançarmos o nosso nobre objectivo que é de colocar frente a frente Sua Excelência o Presidente Nyusi com Sua Excelência Afonso DLHAKAMA, Líder da Renamo, numa negociação directa, devemos evitar chamar nomes pejorativos para cada uma das partes! 


Saudações construtivas do seu amigo e compatriota YSIBINDY
Abdul Latif Mussagi
Abdul Latif Mussagi O tombo do rinoceronte passa por remover o capim que se encontra em sua volta. Quando o meu Senhor que me criou quer arruinar alguém a primeira coisa que lhe retira é o juízo, assim aconteceu com faraó que se intitulava de deus, que na hora de partida ficou tão ignorante que não soube reflectir como um mar pode se dividir ao meio e fazer estrada. Assim será o fim dos tiranos.
Nelsonbernardo Zacarias
Nelsonbernardo Zacarias Porque a midia vive encobertando o governo do dia, aonde andam os jornalistas corajosos e investigativos, porque a STV mundou tanto assim, ja n vai ao terreno pra trazer a real situacao do pais sobre confrontos militares, Dhlakama e o unico corajoso e sabe como levar a frelimo a democracia,,,
Zeferino João
Zeferino João Meus amigos cada partido politico tem a sua filosofia e acredito que todos eles tem o mesmo fim, nos tirar das teias da frelimo. Vamos respeitar as estrategias de cada um deles. Agora a coisa triste é o mudismo que o terceiro poder optou. Capitulacao ou conivencia? Porque evitam trazer a verdade do que é a vida dos mocambicanos? Quem os silenciou? Quem comprou as mentes dos nossos jornalistas? Dr Tomas Vieira Mario o que se passa no organismo de que é dirigente?esta cominicacao social que merece a Mocambique? Latimavel como temos mentes tao paratas e possiveis de serem compradas por uma simples promocao .
Desidério Manuel Doarte
Desidério Manuel Doarte Eu vou acreditar se um dia mi provar o seguinte:
Em que base eles vêm?? Onde estão os seus fardamentos e armas?? Como possível 100 homens fortemente armado saírem de gorongoza até Maputo sem serem interpelado?? Se são desertores só vão directamente a M
aputo no gabinete sem conhecimento do chefe de localidade, chefe do posto, sem conhecimento do administrador nem do governador? Se nas campanhas eleitorais os desertores dos partidos soa apresentados nos locais. Brincar mal com o povo em notícias falsas. Por isto são vocês o governo que andam a desenformar a população no cuidado de cólera.
Nemane Selemane
Nemane Selemane Eu acho que quem falou da desorganizacao na renamo e um doente mental que precisa de um sanatorio urgentemente. Como diz o post, mesmo eu nao consigo acreditar no que estou a ver. Num acto silencioso toda agente apoia a renamo. Porque?
Paulino Madriz
Paulino Madriz Amigos um dia vamos charar quando este sr morer.onte disiam que messuia nao era profeta mais sim falço profeta mais hoje resamos a ele amen
Elias Adriano Chamusse
Elias Adriano Chamusse Sua excia presidente dlhakama. Eé organizado. Lamento no caso do burro que falou negativamente
Augusto Ernesto Mabjaia
Augusto Ernesto Mabjaia Salut , na verdade o que a frelimo anda a fazer não fica bem, pensa a que está a densecorajar o inimigo proferindo palavras ofensivos contra a oposição, mas não sabe que está criar mais raiva e o inimigo ficar nervoso e todos nós ja sabemos quais são as conseqüências quando um nosso amigo, familiar e seja quem for! está nervoso.
教皇神聖
教皇神聖 Prefiro Renamo k PIMO k ate hoje nao sabe s eh partido ou sucursal da frelimo.
Felisberto Jose Buland
Felisberto Jose Buland Um dia chegara a verdade,e teremos a verdadeira democracia em mocambique.
Andre Jorge Chifeche
Andre Jorge Chifeche So pode ser um psicopata quem nao conhece a liderança da renamo pois mesmo uma criança de 2anos conhece quem é o lider da renamo.
Raimundo Aguiar Almonte
Raimundo Aguiar Almonte Dhlakama e um politico carismatico.e ainda tem apoio populacional e os seus homens armados confiam nele devido a pilitica da frelimo que nunca mudou.e acredito eu que em termo de ataques ou guerra como a frelimo pretende a renamo vai ganhar.ele e homem humilde e que faz suas politcas no campo nao na cidade como faz a frelimo.aceitem dialogo do que continuar na vergonha porque nao vao ganhar nesse vucu-vucu.
Melissa Gonçalo
Melissa Gonçalo Saudades do meu primo dlakama
Muhamad Yassine
Muhamad Yassine Partilho com respeito este post
Graciano Cornelio
Graciano Cornelio Subscrevo totalmente. Que extraordinária reflexão!!!
Candrinho Clementino
Candrinho Clementino O que e PIMO ???...equipa de futbol da praiia , nao e??
Minerio de Oliveira
Minerio de Oliveira é falta conciencia
TRÊS HOMENS 
TRÊS AGENDAS INCORTONAVÉIS PARA ALCANÇAR A VERDADEIRA PAZ DEFINITIVA EM MOÇAMBIQUE
Três de Fevereiro de 2017, Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique, anunciou hoje BOAS NOVAS à Nação, afirmando categoricamente que brevemente os moçambicanos vão ser congratulados com duas agendas para reforçar o diálogo político que está a decorrer em Maputo, sob auspícios da Comissão Mista da PAZ composta exclusivamente por Governo e a Renamo:
1 - Nyusi, defende a agenda do desarmamento da Renamo e consequentemente a formação de um único Exército Republicano, absorvendo os homens armados da Renamo;
2 - Em troca Dlhakama, defende a agenda de descentralização da Administração dos poderes da Administração central do Estado, dando mais poderes às Províncias, com destaque para às 6 Províncias onde reclama o poder, pois à Renamo quer governar essas Províncias como condição inadiável para alcançar o acordo de cessar fogo e consequentemente o acordo de paz efectiva e,
3 - Sibindy, reclama à inclusão da terceira agenda: - AGENDA DA PAZ ECONÓMICA, para debater o dossier de políticas públicas para a gestão de mecanismos transparentes sobre oportunidades de parilha de riquezas entre o Cidadão e o Estado!
Desde à Independência de Moçambique, em 1975, à primeira Constituição da República até à presente, consagra a terra e os seus derivados como pertença do povo! Mas até ao presente momento, o Estado ainda não criou leis que definem detalhadamente o sistema de partilha de terras entre o Cidadão e o Estado, devidamente equipadas com infraestruturas mínimas, tais como vias de comunicação, energia e água!
A Terra é o nosso espólio! É o espólio do Povo que ganhamos na guerra contra a ocupação colonial! A sua distribuição racional para o povo moçambicano, à partir do esquema que consagra à FAMÍLIA como UNIDADE DE PLANIFICAÇÃO DO ESTADO, vai diminuir o presente espaço de manobra da usurpação das terras férteis pela nova burguesia capitalista da Frelimo que tudo por tudo tem feito para se tornar como o Partido político com cidadãos mais ricos que os outros!
O que a breve trecho poderá provocar um novo descontentamento popular, desaguando numa nova guerra, pior que o luta pelo multipardidarismo e descentralização dos poderes do Estado, pois o povo não lutou contra o colonialismo para alocar às suas conquistas somente a disposição dos interesses partidários da Frelimo que reclama privilégios morais por ter sido o único antigo movimento libertador!
Temos que comer com o povo e devemos ficar ricos juntos com o Povo!
GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Raimundo Macoquera Fernando
Raimundo Macoquera Fernando Que palhaçada hein, os outros partidos políticos? A sociedade civil? Afinal esse Moçambique é só do Governo e a Renamo? A Frelimo, MDM, PAMOMO, e Outros? Amanhã breve de novo deverá haver hostilidades militares por causa de outros partidos políticos? Seria bom incluir todos outros partidos políticos e a Sociedade civil nesse processo
Gosto · Responder · 1 · 4/2 às 13:05
Umar Stiven Faruk
Umar Stiven Faruk Algo que me preocupa e não teria deixar oportunidade d lh perguntar o sr. Sibidy! Porque so fala d RENAMO e FRELIMO so? Uma vez que o povo está representad na Assembleia d República por 3 forças, 2 armados k é FRELIMO e a RENAMO..... E o terceiro com modelo do povo, Civil (MDM) e ideias e avanço excepcional...... Sr. Sibidy já reparou isso?
Gosto · Responder · 1 · 5/2 às 8:52
Mundirwa Gazitua
Mundirwa Gazitua No ponto 3, PAZ económica ou inclusão económica dos cidadãos na partilha das riquezas?
Gosto · Responder · 1 · 4/2 às 12:19
António Gouveia II
António Gouveia II Grande pensador Sibindy
Gosto · Responder · 1 · 4/2 às 10:48
Hilario Mahumane
Hilario Mahumane Esse Sibindy parece que já esta a manifestar um exagero nos ultimos dias. Ora fala de ser filho amado e mimado da Frelimo, ora fala de ser aliado da Renamo ora ele está entre os dois, ora quer ser conhecido e considerado um dos herois.
Na verdade ele j
á devia perceber que pouco serve para o povo senão so para confundir os moçambicanos. Se o sr Sibindy fosse sério, por mim, já devia ter feito um livro invejável da história de Moçambique e deixar de muito bla bla
Gosto · Responder · 4 · 4/2 às 9:41
Andries Lauryn
Andries Lauryn Deixa de ser imbecil pá.
Nelson Junior
Nelson Junior Quer dizer que voces e so voces tres( 3) eh que tem a solucao mocambicana: estao enganados e pra ser honesto sem ferir e sem ser mal educado, Mocambique nao precisa de voces...Mocambique e os Mocambicanos nao sao vossas propriedades privadas..voces retardam o progresso de Mocambique: o mal eh que voces nao se apercebem disto...voces vivem a custa do sangue do povo..o que voces produzem?...mas, vivem bem
Gosto · Responder · 4 · 4/2 às 9:01
Amisse Moniz
Amisse Moniz É cedo para mim dizer algo sobre esse dito dossier, tudo isto são manobras de aldrabices do Nyusi para pôr calar os reclamantes da paz e oportunidades ( povo ) daí k eu digo que não se deve bater palmas por enquanto, por experiência vivida de me mesmo, aliás, diria que sou uma personalidade que tem calos na mão sobre a política moçambicana desde 1982 ano da minha formação sobre a matéria até então . Vão me provar isto nas próximas eleições legislativas a auto-proclamarem vitória k nunca existiu, são formas de dar tempo as coisas movimentar até lá sem ninguém k faça barulho, eles a comerem e exportarem tudo outros a matarem filhas para se fazerem passar de honestos, enfim; é Moçambique de hoje: fui.... 
.
Gildo Afonso
Gildo Afonso Caro sr. Sibindy, achas mesmo que a frelimo está interessada e concorda formar um "Exército Republicano?" Se bem, que és pensador: Achas mesmo que vivemos num "Estado de Direito?" 
Achas que o negócio dos recursos naturais tem beneficiado o nosso pobre
 povo? 
O sr acha que todos os moçambicanos são iguais perante as "Leis"? 
Para mim, essa boa nova que o presidente anunciou, é mais um diacurso político e não disrcurso com interesse social. Não é difícil alcansar a paz e concenso sobre a "Descentralização". Basta só haver seriedade e pronta vontade de(...) e um "partido não armado ou da sociedade civil" aliás, não nos esqueçamos que a frelimo é partido armado. 
Todos sabemos que o governo e o seu partido, tem ganhos significativos nesses impasses no diálogo.
Angelo Mualo
Angelo Mualo As vezes, n totalmente.
Fernando Zavala
Fernando Zavala Esses sr falam mas na prática preocupam se apenas com os seus bolsos
Gosto · Responder · 3 · 4/2 às 3:05
Jose Maria
Jose Maria Facam a vossa vontade aki na terra pk o vosso poder, termina aki
Gosto · Responder · 3 · 4/2 às 6:18
Andries Lauryn
Andries Lauryn Bem dito.
Gosto · Responder · 1 · 4/2 às 10:53
Meneses Mariyo
Meneses Mariyo bem dito viva a paz. oportunidades pra todos.
Gosto · Responder · 1 · 4/2 às 9:58
Emilta Campos
Emilta Campos Vaõ todos pra ......
Cumbe Bolas Maicon Finiche
Cumbe Bolas Maicon Finiche Epah paz assima d tudo
Domingos Alexandrebaessa
Domingos Alexandrebaessa Respeito a opinião de todos comentadores.
Osvaldo Palha
Osvaldo Palha Sibidy palhaço,vai morrer longe quem é você?Barda merda!
James Khumba
James Khumba Não conseguem ver que voces os tres estavam a lamber as botas?..!!!
Fernando Sousa
Fernando Sousa Tudo conversa



PIMO - Bloco de Orientação Construtiva adicionou 2 fotos novas.
5/2 às 1:51 ·


DIÁLOGO ENTRE ANTONIO MATAVEL E YÁ-QUB SIBINDY SOBRE O ESTATUTO DA TERRA COMO PROPRIEDADE DO POVO! MATAVEL DIZ QUE É IMPOSSÍVEL MANTER NA PRÁTICA A TERRA COMO PROPRIEDADE DO POVO NO ACTUAL SISTEMA ECONÓMICO QUE MOÇAMBIQUE ESTÁ A SEGUINDO! SIBINDY PROVA AO CONTRÁRIO! ACOMPANHE O DEBATE :

PALAVRAS DE ANTONIO MATAVEL : "Sr sibindy, eu acho que no capitalismo/domocracia e muito dificil que a terra seja propriedade d Estado e k mesmo possa ter o controlo efectivo . A terra como propriedade d estado e uma heranca do entao regime socialista que pretendia se implantar em Mocambique mas com este novo sistema capitalista nao e e nao sera facil o controlo da terra pelo estado. Diga se que e bom que se mantenha a terra como d estado mesmo sendo dificil por em pratica, pork ao contrario seria um escandalo! Fique clara que na usurpação das terras a força ou aliciamento dos proprietários não feito só pelos membros d Frelimo mas si por muito gente com poder financeiro incluindo membros d PIMO!"

NOSSO COMENTÁRIO : Ilustre Antonio Matavel! Acompanhe à nossa opinião sobre às políticas públicas de Gestão da Terra como espólio do Povo ganho na guerra contra a ocupação colonial!

Caso poder acompanhar os detalhes do Grande Projecto "NOVO MOÇAMBIQUE", que felizmente já foi publicado nos grandes jornais de maior circulação no pais, inclusivé neste espaço do Facebook, irá encontrar o programa completo para a gestão do País, cidadão por cidadão, a partir do projecto da agricultura, que atribui 3.600.000 de DUAT's de 10ha para cada FAMÍLIA moçambicana assente num universo do mesmo números de familias!

Neste caso o nosso programa para a agricultura define-se como base da Industrialização da economia já defendida pelo Samora Machel à partir da primeira CR de 1975! Pois defendemos com todo gás a teoria de que à terra pertence ao povo e à sua partilha de 36.000.000ha : 3.600.000fml = 10ha por cada família!

Já preparamos às condições para à construção de barragens e represas, canais de irrigação, albufeira e construção de rios artificiais, afim de gerir todas às águas calamitosas que em épocas chuvosas têm originado luto e destruição dos bens e famílias mocambicanas!..

Experiência essa que aprofundamos durante à recente visita de estudos e capacitação sobre as políticas e técnicas de gestão de águas do Grande Rio NILO, da África, no passado mês de Novembro deste ano, à convite da AACSED - Conselho Árabe África para o Desenvolvimento Socieconomico, sediado no Egipto!

Com a implementação deste projecto, cada família vai beneficiar-se de um estatuto empresarial, acrescido de um título financeiro de accionista do Branco de Desenvolvimento da Família, já em formação!

Resumindo, Moçambique vai se tornar no primeiro país na África a construir Cidades ambientais à partir das zonas rurais, onde cada família será igual a uma empresa agrícola de 10ha, com condições agroecológicos para introduzir 3 campanhas agrícolas por ano, pois o nosso país está agraciado com mais de 66 rios do curso permanente, cujas águas são desperdiçadas diariamente no Oceano Indico, por falta de um projecto governamental para domesticar as águas das cheias!

Quanto à Educação, o Projecto "NOVO MOCAMBIQUE", está adoptado com uma Universidade de Direito Privado que vai preparar ou formar pelo menos um Técnico Superior por cada família, afim de garantir condições técnicas para à prática de 3 campanhas agrícolas anuais, que vão ser asseguradas por financiamento bancários do BDF destinados a fins agrícolas!

Às políticas da Saúde estão bem plasmada no Grande Projecto NOVO MOÇAMBIQUE - sinónimo do II Plano Quinquenal que reconhecido pelo Governo Dia, teria um estatuto de um Plano Quinquenal adjacente ao Plano Quinquenal do Governo Dia!

Este Plano da Saúde, prevê à introdução de um sistema de assistência sanitária preventiva à partir da estatística nacional da Família como pano de fundo para avaliar e planificar os efeitos da Saúde pública da sociedade moçambicana!

Mas porque a Frelimo sofre de ciúmes políticos, contrariando às suas próprias promessas eleitorais de valorizar às boas ideais sem cores partidárias, os conselheiros intelectuais do regime estão à diabolizar este grande plano que não prejudica o povo e nem penaliza o Governo do Nyusi!

AFINAL QUAL É O PAPEL DA OPOSIÇÃO QUE A FRELIMO DESEJARIA VER NO PROCESSO DEMOCRÁTICO MOÇAMBICANO?



GostoMostrar mais reaçõesComentarPartilhar
Comentários principais
88
19 partilhas
5 comentários
Comentários


Escreve um comentário...



PIMO - Bloco de Orientação ConstrutivaKambane Dzoho!

A aplicação efectiva deste projecto passa por adopção do mesmo como Plano Quinquenal de um Governo devidamente comprometido com interesses Superiores da Nação moçambicana que são à consolidação do projecto da Luta ARMADA de Libertação Nacional que visava o alcance da Independência política e Independência Económica, partilhando à felicidade destas conquistas com o mesmo povo que foi envolvido na guerra para a expulsão do colonialismo português!

Ou o Nyusi avança com a implementação deste projeto, caso ele não tenha caído nas ciladas de Armando Guebuza de privatizar este País, ou declina, deixando o povo com a boca cheia de água até às próximas eleições!
Gosto · Responder · 7/2 às 7:12 · Editado


Ger Jaime Mario Muitos aplausos ao Presidente do PIMO,dr. Sibindy muita forca,este progecto ta comprovado.,.
Gosto · Responder · 1 · 6/2 às 17:03


Kambane Dzoho O projecto e muito bonito e cria muita ambiçao, mas nao vejo nenhum governo em africa que poça ter governantes de boa fe para com o seu povo a implementar um projecto igual talvez em cuba da era de fidel castro porque em moz nem que sair a frelimo entrar a renamo ou outro que seja por serem da origem africana em particular moçambicana, tambem transformarao em ladroes e gananciosos e este projecto no que vejo precisa dum governo zeloso e muito transparente o que dificilmente acho que pode acontecer, mesmo quem estiver no topo havera contras e automaticamente o projecto vai berrar.
Gosto · Responder · 5/2 às 10:39 · Editado


Kambane Dzoho Sera que este projecto novo moçambique e aplicavel? a curto ou a longo prazo? Duvido muito, o projecto e muito lindo mas a sua aplicabilidade deixa me em reflexao permanente.
Gosto · Responder · 5/2 às 3:12


Sergio Jamal Oi meu ilustre amigo Dzoho não seja pessimista neste Projecto Novo Moçambique. Estou com ansiedade de ver concretizado o projecto e agradecer o Sr. Sibindy pela vontade deste desafio. Avante ilustre
Gosto · Responder · 6/2 às 10:44

Sem comentários: