sábado, 18 de maio de 2013

Ismael Mussá anuncia intenção de candidatar-se ao Município de Maputo

Ismael Mussa
 
Caros amigos e munícipes com a vossa permissão, gostaria de anunciar a minha intenção de candidatar-me, como independente, à Presidência do Conselho Municipal da Cidade de Maputo nas próximas eleições autárquicas.
Como é do vosso conhecimento, nos últimos anos, muitas são as vozes que se levantam e reivindicam por uma melhor qualidade, celeridade e regularidade dos serviços prestados pelo Conselho... Municipal da Cidade de Maputo. Os cidadãos exigem, cada vez mais e com razão, o cumprimento integral das promessas eleitorais feitas pelo actual Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo.
É verdade que a situação vivida na Cidade de Maputo deve-se, em grande parte, à escassez de recursos financeiros e materiais que caracterizam o nosso Estado, mas também não é menos verdade que a forma como o actual elenco municipal faz a gestão da cidade tem legitimado o protesto e o descontentamento dos munícipes e portanto, cabe a cada um de nós, enquanto munícipes, dar o contributo na busca das melhores alternativas visando inverter o actual estado de coisas.
Por exemplo, a ausência de manutenções periódicas e de reabilitação de qualidade das nossas estradas; a deficiente recolha e tratamento de resíduos sólidos (lixo); a ausência de limpeza e manutenção periódica das valas de drenagem; a gravíssima situação do congestionamento no tráfego rodoviário; o dilema dos transportes públicos; a ausência de alternativas de estacionamento na via pública; os cortes constantes nas vias públicas e sem reparação, em tempo útil; a imundice e a ausência de um aproveitamento plausível da marginal da Costa do Sol; o parqueamento de sucatas em praça pública; o desrespeito continuado e propositado das posturas camarárias; a proliferação desordenada de vendedores de rua e de mercados informais; o crescente número de crianças e adultos vivendo desamparados na rua; a ausência de uma política social municipal; as construções desordenadas; a falta de criatividade na criação de novos e diversificados empregos; o desordenamento urbano, entre outros problemas; são particularmente devidos à ausência de uma planificação rigorosa e racional que privilegie a alocação dos recursos financeiros e materiais existentes em áreas prioritárias de modo a solucionar definitivamente estes e outros problemas ou pelo menos a atenuar os seus efeitos nefasto na vida dos munícipes.
As enormes expectativas geradas pelas promessas eleitorais e não concretizadas pelo actual Edil, tal como está a acontecer neste momento, proporcionam e reforçam o descontentamento geral e o visível descrédito que caracterizam à actual governação autárquica na Cidade de Maputo.
Esta situação exige um debate franco, aberto e abrangente que, para além dos partidos políticos, envolva e mobilize, também, todos os cidadãos que queiram exercer a sua cidadania activa e queiram contribuir para novos caminhos capazes de relançar a esperança nos Munícipes, servindo-os condignamente e DEVOLVENDO-LHES a CIDADE!

Portanto, o futuro da Cidade de Maputo depende não somente dos recursos financeiros e materiais disponíveis, mas também da nossa capacidade de análise, do nosso rigor, da nossa exigência, da nossa lucidez e do nosso desejo de gerir e de construir uma cidade para os munícipes.
É com este objectivo que, enquanto cidadão e munícipe desta cidade, pretendo candidatar-me à Presidência do Conselho Municipal da Cidade de Maputo.
Duas razões levam-me a assumir esta candidatura: A primeira (1ª) reside no facto de o Conselho Municipal da Cidade de Maputo, enfrentar graves problemas de carências e de gestão de infra-estruturas sociais e económicas básicas e, como é sabido, estes factores têm um impacto negativo na qualidade de vida dos nossos munícipes e portanto, é imprescindível que se verifique uma mudança real a qual, na minha opinião, só poderá acontecer com novos rostos, novas ideias e, por conseguinte, com uma nova mentalidade e com uma nova maneira de pensar na solução dos problemas que nos afectam enquanto munícipes independentemente das nossas opções político-partidárias. A segunda razão prende-se com o facto de a minha candidatura surgir em resposta à inúmeros pedidos feitos pelos moçambicanos residentes na cidade de Maputo desejosos de ver a capital do nosso país como uma cidade viável, limpa, segura, próspera e inclusiva.
Esta vontade dos cidadãos contribuiu sobremaneira para a minha decisão em aceitar o desafio de trabalhar para elevar a qualidade de vida dos nossos Munícipes e gostaria de pôr ao serviço dos munícipes a minha longa e vasta experiência como gestor público e docente universitário na maior e mais antiga universidade do nosso país (UEM) e também a minha experiência como parlamentar nestes últimos 10 anos e deste modo contribuir para JUNTOS MUDAR MAPUTO e fazermos com que Maputo seja: UM MUNICÍPIO MAIS ACTIVO, PARTICIPATIVO, RESPONSÁVEL; DAS PESSOAS, DAS EMPRESAS E DO AMBIENTE.

A minha candidatura afirma-se pela positiva, através de um Projecto Alternativo Independente e Inclusivo, que contribua para reforçar a identidade da Cidade de Maputo e apontar os seus principais desígnios, a construir com a maior participação possível, tendo como inimigo o estado depressivo e de atraso do desenvolvimento que o Município atravessa e como adversários a abstenção e a acomodação dos cidadãos.

A minha candidatura reconhece e respeita os partidos políticos e a sua importância para a democracia, mas, porque entendo que esta não se esgota neles, proponho-me a intervir activamente no fomento da participação do cidadão / democracia participativa e, a utilizar as prerrogativas da lei, para apresentar a minha candidatura independente à Presidência do Conselho Municipal da Cidade de Maputo.

Portanto, pretendo que esta candidatura seja uma plataforma activa de Intervenção do cidadão e que assegure a continuidade da participação cívica e organizada do cidadão para além das eleições autárquicas.

Terei como slogan da minha campanha: JUNTOS VAMOS MUDAR MAPUTO e como OBJECTIVOS ELEITORAIS somar e multiplicar votos, através do combate à abstenção e da mobilização dos que, não se acomodando perante o estado a que o Município chegou, se mostrem dispostos a trabalhar e a unir esforços para a recuperação e desenvolvimento sustentado do nosso Município, independentemente das opções político-partidárias de cada um.
Como Candidato Independente para a Presidência do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, de mãos dadas com os munícipes da Cidade de Maputo, pretendo fazer melhor, fazer mais com menos, potenciando os recursos disponíveis e captando outros, através de uma gestão transparente, responsável e rigorosa e com sentido de Serviço público, planeada, orçamentada e avaliada em processos de democracia participativa e potenciando a cooperação intermunicipal.

Assumo o compromisso de trabalhar para fazer da CIDADE DE MAPUTO: uma cidade viável, limpa, segura, próspera e inclusiva e onde interesse investir, se possa trabalhar, apeteça viver e dê prazer conhecer e visitar.
Acredito que com o vosso apoio, Maputo tornar-se-á num município de referência em termos de transparência, eficiência, responsabilidade, rigor e desenvolvimento.
Pelo que nos próximos dias gostaria de poder contar convosco para apreciarem e se necessário criticarem as minhas propostas de soluções para que em conjunto possamos produzir o manifesto eleitoral que vai permitir Juntos Mudar Maputo. Portanto, enquanto candidato independente à Presidência do Conselho Municipal da Cidade de Maputo vou abrir um espaço nas redes sociais e levar a cabo um inquérito onde todos os munícipes, eleitores e amigos poderão participar e interagir comigo nesta nobre tarefa de exercitar a cidadania.
Dentro em breve será também anunciado o grupo de cidadãos eleitores que suportam a minha candidatura.
O meu muito obrigado pela atenção dispensada e conto convosco nesta longa e dura caminhada em prol de um bem comum: Mudar Maputo.

JUNTOS VAMOS MUDAR MAPUTO
Ismael Mussá

  • Inoque Manuel Da Silva ua queres enganar aquem?

  • Chil Emerson David Inoque pah?Seja ou procure ser maduro!

  • Inoque Manuel Da Silva maduro em que aspecto chil?

  • Dalila MaQuile Interessante.

  • Emmanuel De Oliveira Cortês Porque independente?

  • Eusébio A. P. Gwembe Força Dr. Ismael Mussa. A Democracia sai a ganhar!

  • Amina Momade força, nao custa nada tentar.

  • Rito Marquele É louvável a sua intenção mas gostaria de tomar a liberdade de sugerir que no vosso manifesto eleitoral conste o plano de resolução do problema de transportes públicos.

  • Inoque Manuel Da Silva dr gwembe! Por ond anda?

  • Carlos Trocado Ferreira Parabéns. Boa sorte e capacidade reformadora-

  • Carlos Trocado Ferreira https://www.facebook.com/InternacionalizacaoDasCidades?ref=stream


    As Cidades estão no centro da vida urbana e são actores fundamentais na disputa ...pelos recursos. O esbater das tradicionais fronteiras, confere às Cidades, cada vez mais em substituição dos próprios Estados, o papel dos grandes competidores globais. A internacionalização das Cidades emerge assim como...

  • Orlando Maceda Infelizmente sou municipe da Matola, mas acredito que a cidade de Maputo pode mudar se estiver nas suas mãos, afinal de contar, conheço alguma das suas competências...
    Avante!

  • Ismael Mussa @Emmanuel De Oliveira Cortês e @António Lagres, independente porque embora reconheça e respeite os partidos políticos e a sua importância para a democracia, entendo que esta não se esgota neles, pelo que proponho-me a intervir activamente no fomento da participação do cidadão e da democracia participativa e, quero utilizar as prerrogativas da lei, para apresentar a minha candidatura de forma independente para caso seja eleito possa governar com todos independentemente das suas opções político-partidárias.

  • Abdul Gafar Baltazar Forca conta desd ja cm o meu voto

  • Inoque Manuel Da Silva nunca vas ganhar meu sr e melhor ñ gastar sua energia, menos meu apoio e voto. Nem nha familia nem meus amigos, ñ vamos lh votar. Frelimo nganganganga

  • Paulo Nahicumala Boa sorte.

  • Edgar Manuel Bernardo Dr Mussa, em primeiro tenho que lhe dizer que gosto e nao gosto do senhor. Em filosofia estamos diante da contradicao, mas a filosofia pouco me importa neste momento. A verdade e que gosto e nao gosto do senhor. Gosto por ver em si ideias brilhantes e coerentes no que diz respeito a governacao, democracia e participacao politica. Nao gosto por mal ti conhecer e assim ti julgar e talves erradamente. Me parece que o senhor ja esteve na Frelimo ou sem bandeira, momentos depois assegurou a da Renamo, insatisfeito com a gestao deste, com os ventos de mudanca que vieram do centro encabecados pelo menino Simango o senhor correu para o MDM, tempo depois rasgou todas as bandeiras e as usou para limpar o chao. Me desculpa se estou a fazer julgamentos errados do senhor e das suas intencoes e do que o senhor projecta em relacao a este pais. Me admira por ja a sua nova postura. A busca de uma candidatura independetemente no municipio de Maputo. Possivelmente possa votar no senhor. Nao gostei muito do Simango embora admira ele como lider. Mas confesso que tenho medo das suas promessas, sao brilhantes demais que tenho duvidas de poderem ser realisticas. Nao consigo ver muita diferenca entre as suas promessas e as que foram feitas por lideres antesriores. Neste momento nao estou esperando por um lider igual, preciso de um que traga esperanca e e realizacao, ja tive tantos de esperanca. Para terminar me ajuda a compreender como e que pretende fazer mais por menos como disse no seu texto.

  • Ludomilo Fumo Valeu e boa ideia, penso que sera uma candidatura forte e necessaria pra o melhor da nossa urbe.

  • Bar Gab Parabens pela coragem e muita forxa... Dr. Voce é capaz... todavia os desafios sao muito grande visto que Maputo é a joia da coroa com muitos olhos interessados... experiencias do Dr. Philip Gagneaux podem ser muito ricas neste caso... Concorrer por Maputo, requer uma maquina eleitoral que possa implementar a logistica a altura... nada é impossivel... Forxa Dr...

  • Celso Eduardo Força Dr.

  • Chana Chirute Cabral FORÇA Amigo ... sejas diferente dos anteriores.!!.

  • Abdul Gafar Baltazar Inoque nao iremos contar cm o teu voto por simples motivo tu nao tens idade de votar.

  • Inoque Manuel Da Silva kkkkk posso ñ ter idade mas meus pais sim.

  • Abdul Karim Boa Sorte.

  • Ismael Mussa @ Rito Marquele, a sua preocupacao sera acautelada. Entretanto pode tamebem ler a minha visao sobre os transportes publicos num artigo que ja foi publicado aqui no facebook, ou entao no meu blog: ismaelmussa.blogspot.com

  • Mario Joao Gomes Parabens. Forca

  • Antonio Lagres Caro Dr Ismael Mussa, acho boa a ideia, mas tenho as minhas reservas: (1) o facto de der alguns fãs (adeptos, ouvintes, telespectadores...) não significa que estes irão lhe votar, (2) a sua candidatura como independente não será forte quando comparando com as candidaturas apoiadas pelos partidos FRELIMO, RENAMO, MDM ou quaisquer outros, (3) os nossos eleitores (incluindo das cidades e universidades) nao leem manifestos eleitorais, (4) Devis Simango e Manuel de Araujo têm carisma (que influeneciou) nas cidades onde concoreram, não é o seu caso (5) o facto de ter mostrado algum serviço na DSS, no Parlamento e ter algum nome em Maputo não lhe garanto que chegue a 3% da população de eleitores que lhe votará. Talves está a candidatar-se para beneficiar do financiamento do Estado para participar das eleições e ganhar algum dividendo??? para

  • Ariel Sonto Avante!

  • Ismael Mussa @António Lagres, antes de tudo gostaria de esclarecer-lhe que de acordo com a Lei eleitoral, o Estado não concede nenhuma verba para suportar quem se candidate para as eleições autárquicas diferentemente do que ocorre quando alguém concorre para as gerais e presidenciais. Portanto, os custos neste caso, em apreço, são suportados pelo candidato e seus apoiantes.

  • Antonio Lagres Caro Ismael Mussa, obrigado pelo esclarecimento. Poucos temos tido acesso as leis. Mas em todo o caso, tome em consideração os 5 pontos apresentados e boa sorte-

  • Ismael Mussa @António Lagres, em segundo lugar gostaria de dizer-lhe que respeito a sua opinião, pois todas as contribuições são válidas, e só o facto de estar a emitir uma opinião mesmo que contrária a minha pretensão contribui para o exercício democracia participativa e é também para isso que decidi fazer o anúncio público da minha intenção em candidatar-me. Obrigado pelos conselhos.

  • Antonio Junior FORCA. CORAGEM E DECISAO, APOIO NAO TE VAI FALTAR POQUANTO IDEIAS SOBRE O QUE A CIDADE PRECISA JA OS TEM POREM SUGIRO QUE SE APROXIME DA SOCIEDADE CIVIL E DAQUELES GRUPOS PROFISSIONAIS QUE TANTO TEEM TRABALHADO EM PROL DA CIDADE. AQUELE ABRACO.

  • Ismael Mussa @Antonio Junior, passos nesse sentido já foram dados e muito em breve serão tornados públicos os apoios da sociedade civil. Estamos juntos, meu irmão.

  • Antonio Lagres Caro Ismael Mussa, é apenas a minha contribuição. Sei que é objectivo dos politicos exercerem o poder, não se candidate apenas para participar.

  • Ismael Mussa @Antonio Junior, pode estar sossegado que não será somente para participar e sim para governar de facto. Pedra a pedra construindo o novo dia e cada um fazendo a parte que lhe cabe para contribuir na melhoria das nossas cidades. Eu quero ter a oportunidade de fazer a minha parte.

  • Shamir Carimo Forca! Apoios nao faltarao.

  • Ercilio Langa Seria interessante e bastante original a sua candidatura, principalmente como independente, desatrelada de qualquer partido político. Uma candidatura independente oferece sempre mais margens de manobra, independência e transparência na tomada de decisções independente da influência de alas partidárias. Penso que é hora de pensarmos em alternativas para além dos partidos. Temos experiências de diversos candidatos independentes desenvolvendo boa getão à frente de municípios, inclusive conseguingo "roubar" eleitores aos grandes partidos. Vá em frente que os apoios surgirão!

  • Ismael Mussa @Ercilio Langa, de facto a situação vivida nas nossas cidades e em Maputo em particular, exige um debate franco, aberto e abrangente que, para além dos partidos políticos, envolva e mobilize, também, todos os cidadãos que queiram exercer a sua cidadania activa e queiram contribuir para novos caminhos capazes de relançar a esperança nos Munícipes, servindo-os condignamente e devolvendo-lhes a cidade!

  • Narcísio Mula Eu vou votar.

  • Ismael Mussa Boa noite a todos e ate amanha. Abraco cordial.

  • Luis Gujamo Força, certamente que terá muito apoio dos munícipes de Maputo-

  • Issuf Mahomed CARO INOQUE ,,NAS SUAS INTERVENCOES DA A ENTENDER QUE TEM SIDO ENGANADO,ASSIM ENTENDO,,MAS SE É A FRELIMO QUE TA NO PODER DESDE A INDEPENDENCIA ENTAO SO A FRELIMO O TEM ENGANADO,,OU TOU A NTERPRETAR MAL O QUE ESCREVEU?

  • Manecas Baloi A ideia de te candidatares é de louvar, com um bom manifesto eleitoral, convicente e bem argumentado podes fazer diferença. Queremos mudanças para acabar com a lei de Moisés.

  • Mahamad Hanif Mussa Acto corajoso! "Se ontem estava casado com uma, depois com outra e agora assim me decido, vocês outros nada tem a ver com isso porque minha consciência me tranquiliza", -entenderam???. "Camarada" Irmão Ismael Mussa, para frente e' o caminho!

  • Gerson Bacar Hamaad Muita Força.

  • Ossifo Mahomed vamos apoia nesse manisfesto eleitoral, mas tenho muito medo que a oposicao faca u copy.

  • Ossifo Mahomed tem meu apoio.

  • Anselmo Boaventura Chichava Força Ismael Mussa eu acredito na mudança.

  • Hassane Mussagy Força aí.

  • Éden de Sousa Avance, precisamos de alternativas credíveis.

  • Mohammad Hajat força ai. tem meu apoio e de todos os outros q eu conheço.

  • Valdemiro Cumbane Muita forca, juntos vamos mudar Maputo.

  • Larcia Cossa avotade d ser justo e que vai tornar a tua vontade em realidade porque com a forca e garra e mostrando trabalho e supostas mudancas que Maputo tanto necessita em tdo o ponto existe escassez da mudanca so tenho adizer forca o caminho e para frente

    mudanca e n que Maputo necessita neste momente -

  • Chelú Ibrahimo Tens todo meu apoio
    Força ai
    Irei torcer por ti.

  • Beijo Molhado Doce Forca Ismae Mussa tens meu apoio.

  • Gilberto Uetela Pudi ler atentamente, tuas ideias e desejos vejo em ti alguem capaz eu pessoalmente sou teu admirador, tera em mim todo o apoio possivel, forca Juntos vamos mudar Maputo.

  • Bruno Miguel Acredito que não será tarefa fácil como independente, visto que os partidos com alguma estrutura e poder financeiro não o deixarao em paz. O facto de estar a candidatar-se implicará consequências e beneficios necessários a sociedade civil. Mudar a maneira de pensar e actuar das pessoas em relação ao exercicio dos seus direitos, ainda é um processo! O seu exemplo mostra coragem e determinação, isso é essencial! Mostra tambem que veste a camisola do "bem comum", será uma fonte inspiradora para outros independentes. FORÇA! Abraço cordial.

  • Gilberto Uetela Bruno concordo com o teu ponto de vista em relacao a esta admiravel coragem para o bem de todos, facil nao sera como independente mas em Democracia real tudo e possivel. eu digo forca Dr. Mussa
  • Dercio Armando Acredito que essa candidatura vai beneficiar muito o partido frelimo. Na medida em que a base de apoio do ISMAEL MUSSA e do MDM são a mesma, o que vai levar a uma divisão dos votos do mesmo eleitorado. Acredito tambem que o timing da candidatura não é o ideal pois o objectivo do candidato é meramente de uma "melhor gestão" e não o de criação de um partido. Ora sendo esse o "goal" devia ter esperado para ver o potencial dos outros candidatos ao posto, porque apesar de tudo todos reconhecem que tanto o MDM como a FRELIMO tem alguns potenciais candidatos a altura, como o comiche. Acredito que a vantagem de (seu eleitorado) MUSSA é a classe academica da cidade, que tem vindo a aumentar consideravelmente o que pode traze muitos beneficios a ele.
  • Gilberto Uetela Discordo com teu ponto de vista ilustre Dercio Armando. nao deviamos olhar para os beneficios partidarios olhemos apenas para o k Maputo precisa e ja sabemos o k se deve fazer para tornar Maputo cidade reial, temos alguem que melhor conhece os problemas deste Maputo, prk nao nos juntarmos a ele para MUDARMOS MAPUTO.?
  • Ze Carlos Boa sorte e que seja uma corrida "limpa"!
  • Luiz Pereira Ja pode contar com o meu voto dr. Ismael Mussa. Infelizmente sinto que vai ter mt guerra a frente o cmcm é um ninho cheio de piranhas e de ladroagem da pesada a todos niveis. Contudo vamos lhe apoiar incodicinalmente. Abracos. Luiz
  • Dercio Armando O meu comentario nao tem o objectivo de dissuadir uma provavel candidatura.
    A minha expectativa para as eleiçöes era a de ver uma oposição forte, com capacidade de mudar o actual cenario e mobilizacao do eleitorado. Agora sejamos realistas:
    DR. MUSSA
    é forte? sim. Tem capacidade de mudar o cenario? Sim. Tem capacidade de mobilizar o eleitorado sem um suporte de um partido? Acredito que não. O que vai acontecer é muita gente se dividir entre ele e MDM, enquanto a frelimo, gracas a sua união, mantem a sua base de eleitores. E como não tem um suporte partidario os votos nele depositados não servirão para criar uma bancada municipal. De principio MUSSA é meu candidato, mas o meu desejo seria de um casamento entre o MDM+MUSSA. São pensamentos sem uma base cientifica chuni, como dizia o Dr. Guambe, estou no mundo da "achologia"

Sem comentários: