quinta-feira, 8 de agosto de 2019

A intensão é boa, mas a forma é bem off. O senhor falou de dar dignidade às pessoas, sobretudo às mulheres. Sério? Andar numa via cheia de solavancos sentada numa cadeira de ferro? Excia, pode experimentar?

O nosso conceito de dignidade é problemático!
Para uns, dignidade é viver a boa e a francesa às custas do Estado, até pagar empregadas domésticas, mesmo depois de deixarem os cargos públicos.
Para outros, é fazer arranjos: transformar autocarros parados por avaria em salas de aula, melhorar o "my love"-diga-se, uma solução do povo para a falta de transponte público, colocando cadeiras de ferro e uma cobertura.
Acabo de ouvir um senhor da Agência Metropolitana de Maputo a falar na Rádio, dizendo que os "mylove" melhorados são uma solução encontrada para responder às necessidades dos que vivem em zonas onde os autocarros não chegam.
A intensão é boa, mas a forma é bem off. O senhor falou de dar dignidade às pessoas, sobretudo às mulheres. Sério? Andar numa via cheia de solavancos sentada numa cadeira de ferro? Excia, pode experimentar?
Ora, antes de "inventar" soluções vamos fazer algumas reflexões. Porque os autocarros não chegam nessas zonas? Alguém ontem falou de zonas de difícil acesso. Que bicho é esse tal de "difícil acesso" que não pode tratado?
Se as zonas são de difícil acesso é porque não há estrada como deve ser. A solução não seria pôr estrada para chegar o transporte público? Lembro-me daquela zona onde se construiu uma parte da circular, magoanine, albazine, guava, etc, não havia nem um chapa, hoje abundam. Portanto, conhecemos o pin. O problema é que sempre queremos comecar da morte. Note-se que os problemas daquelas zonas de difícil acesso não são de hoje. E há muito que poderiamos ter encontrado uma solução de longo prazo e de facto digna para aquelas populações. Não me falem de falta de dinheiro, porque mesmo sem dinheiro, os benefícios para a nossa elite não cessaram. O problema verdadeiro são as prioridades.
Transporte digno para as pessoas é um transporte normal e confortável e não arranjos despachados, para tapar os olhos do nosso empobrecido povo, que, pela sua bondade, continua a acreditar que há esforços verdadeiros para mudar a sua vida.
Tenhamos vergonha na cara. Ponham estrada e transporte digno para as pessoas e párem com brincadeiras.
Ja agora, quem forneceu os tais mylove melhorados? Lançaram concurso ou tudo foi feito ao modo metrobus? Se for ao modo metrobus, só posso concluir que há un espertinho com boas relações no governo, que viu no "negócio" dos "operadores de "mylove" uma oportunidade de ficar com tudo para ele só por causa dos bancos de ferro e ainda vai ganhar dinheiro público. E como aqui basta rolarem comissões para os facilitadores dos negócios, empacotaram bem os mylove melhorados e venderam para sociedade.
Ps: Tenham mesmo paciência com "os de Maputo", na verdade confiem em nós que não só vivemos em Maputo, como somos moçambicanos e temos interesse no nosso país e vamos combater todas as formas de embrutecimento colectivo. Uma vez que estamos próximo do "poder" e da democracia, não vamos deixar que estes tipos gozem connoco, que usem o poder que lhes demos para nos humilharem. Confiem em nós.
Comentários
  • Fernando Franco Eu desafio a eles a darem uma volta a terminal de Boquisso com aquele chipangua de bancos de ferro.
    1
  • Mario Arcanjo Juliasse Muito obrigada doutora pela aula de sapiência.este governo não vale nada
  • Lucas Laene Você é mulher de ouro... Que Deus te conceda muita sabedoria.
  • Mathause Sithoye Fico triste e decepcionado quando vejo pessoas de gravata, responsáveis, aparecerem em público para anunciar as "soluções" encontradas para a problemática de transporte, referindo-se ao "xipangwa"? Esta "solução" está ao nível do valor que estes tios dão ao povo.
  • Santos F. Chitsungo Brincam aos governos e ainda por cima debocham dos contribuintes! Dignidade?! Não é a dignidade que nós conhecemos e temos o direito de exigir a quem pagamos opíparamente!
  • Acácio P. Chilengue Quando as raízes estão podres, ñ há condições para as árvores darem frutas.
    A FRELIMO.
    2
  • Renamo Governo de Tete Uma mente totalmente limitada quando opta em transportar passageiros nas maquinaria agrícolas, por motivo da via de acesso. Afinal quantas rochas ou túneis terão lá que abrir para melhorar a via de acesso para oferecer a vida condigna a população?
    Você
    s choram por Maputo e nós por Tete que não se consegue ligar distritos de ZUMBO, Marávia, DOA, Mutarara, Tsangano é uma vergonha 44 anos de pedra a pedra nunca se viu estrada melhorada.
  • Álvaro Xerinda Enquanto dizerem que não há dinheiro para resolver os problemas do povo, vai se descobrindo mais escândalos financeiros. Haja seriedade
  • Santos F. Chitsungo Este conceito de dignidade para o contribuinte, fez-me recuar no tempo e àquele em que os parlamentares exigiam viaturas que lhes conferissem dignidade! 
    E aqueloutro que exigia casa condizente com o estatuto de ex qualquer coisa...após se retirar do cargo!!!
  • Socrates Cavalo Muito profunda essa reflexao obrigado Fatima Membire por seres o que es, Deus te ilumine mais e mais
  • Idrisse Max Idrisse Max Com esta gang freli no poder, nada vai mudar, são burgueses irredutíveis. Não se importam em desfilar em viaturas de luxo, com escoltas até par seus cozinheiros, quando o povo passa fome. Lá virão com novas (velhas) promessas de desenvolvimento, e o povo será enganado e humilhado mais uma vez. 😤😤😤
  • Herminio Malaia Ofereça transporte c indigno que o my Love irá sair de mansinho sem ningue se aperceber ele voltou devido a escassez do transporte
  • Devis Gimo Zonas de difícil acesso. Em pleno século 21, ainda ousamos falar disso como sendo um desafio? Aqui ao lado na vizinha África do Sul onde o relevo eh abundantemente feito em planaltos e montanhas, quantas estradas foram feitas, tendo que abrir túneis, demolir, cortar, entre outros para permitir o acesso. Agora Mocambique, só para usar uma retroescavadeira e aplainar, aterrar onde for preciso, torna-se impossível. A tomada dessa decisão, por acaso considerou-se consultar a classe dos engenheiros ou a consulta foi aos políticos e lobistas?
  • Fërnändës Matheus Mate Se é de difícil acesso, é porque eles esqueceram dessas zonas, e como chegou o ciclo eleitoral, o meu povo que ainda adormece vai se contentar com o pouco e agradece o governo pelas suas acções, sendo obrigação do governo prestar assistência à população que dirige.

    De dignidade não vejo nada, além do desprezo que está patente nessas acções.
  • Celso Bulule Palavras sábias.
    Tens sido uma Guerreira incansavel para o bem estar dos Moçambicanos
  • Gui Cool Down Fátima está de olho 👁 😂 😂 😂
  • Almirante Sitoe Muito triste....precisa-se emprestar o poder aos outros...ja deram oque tinham que dar.

Sem comentários: