QUEM E RAUL NOVINTE, O FUTURO PRESIDENTE DO MUNICÍPIO DE NACALA?
O Pinnacle News traz a resposta, recolhida num endereço do Facebook, com credibilidade.
Renamo - Nacala Porto
Raúl Novinte, nasceu ao dia 01 de Janeiro de 1970, no distrito de Nacala a Velha, no povoado de Catava e por lá viveu de forma intermitente.
Raúl Novinte é um dos últimos 13 filhos de um casal camponês os quais, em vida, seu pai (cego e tripolígamo) era chefe do regime colonial e mãe doméstica. Sua mãe perde a vida aos seus 7 e pai, aos 16 anos, motivos para muito cedo e com idade tenra, ir a procura de mais amparo, sorte, refúgio e oportunidades e de preferência, mudando de Nacala a Velha a Nacala Porto, em casa de irmãos germânicos ou conhecidos e por longos anos. Novinte, chegou a ser batuqueiro de uma dança conhecida por Nlupatho, ganhando algum tostão, por cada canção ou dança apresentada em público e é irrefutável que parte destes valores, eram por ele revertidos para a compra de material escolar e roupa.
Por influência de populares da zona costeira de Província de Nampula, Raúl Novinte foi frequentando a madrassa e consequentemente o alcorão, quer a residir em Nacala a Velha, quer a residir em Nacala Porto e até quando concluiu o seu ensino primário em Muriaco vulgo Muzozoni- Nacala- a- Velha.
Raul pretendeu ingressar-se por conta própria, na Escola Secundaria de Nacala Porto (na altura funcionava no Prédio Cristina) e sem sucesso acabou perdendo a matricula por não possuir de 52,oo Mt (cinquenta e dois meticais) nas suas mãos e muito menos em mãos de seus próximos. Nem mais: aceitou ao longo de todo aquele ano, trabalhar como "macaiaia". Com esta ocupação rentável mensalmente, não foi suficiente para economizar mas a luz no fundo do túnel, pelo Governo de Nacala a Velha, veio no imemorável dia 16 de Fevereiro de 1982 , mediante a um atestado de Pobreza para continuar com os seus estudos secundários. E enquanto aguardava pelo arranque dum próximo ano lectivo escolar, Novinte foi acolhido como filho adoptivo, pelo Director da Escola de Mueria, Alfredo Da Costa Timaquela. Nela, frequentou com sucesso e emulado como um dos melhores alunos daquela escola, tendo merecido uma espécie de bolsa de estudo direccionada, para Ilha de Moçambique, para a prossecução dos seus ensinos, na 7ª classe.
Na Ilha de Moçambique, Raul Novinte conviveu com vários alunos provenientes sobretudo de toda a província e em 1986 concluiu a 9ª classe do ensino geral, tendo sido novamente direccionado ora afecto na Escola e Centro Internato Pre-Universitário 1º de Maio, em Nampula onde viria a concluir a 11ª classe, em 1988. No final do mesmo ano, foi forçosamente incorporado nas FPLM através da plataforma chamada SMO (Serviços Militar Obrigatório) e com o destino à Chimoio. Treinado por Zimbabweanos, ganhou a patência de 1º Sargento, foi Instrutor Interprete no Centro de Instrução 4 de Março (Polígono) até em 1991, ano da sua desmobilização.
No mesmo ano e por vias de (...), entra para a Renamo, na cidade da Beira, de forma clandestina e participava em reuniões restritas e secretas.
Em 1992, Raúl volta casado para casa – Nacala Porto e começa trabalhar nos CFM, no Sector de Tráfego e Terminal de Contentores. Dentro dos CFM e na povoação de Nacala (Bairro de Ontupaia), era chefe de mobilização pela Renamo e desempenhou tantos outros cargos dentro do partido e no STAE, nas primeiras eleições de 1994.
Sua história de viagens por 15 anos consecutivos nas Américas, inicia com uma visita de missionários americanos em Nacala, via fluvial, tendo estes ficado com seus contactos e comunicavam com regularidade, em cartas, até que lho concedessem um Visa permanente e bolsa de Estudante Internacional. No ano 2000, o filho de Nacala é aceite estudar em uma das Universidades Históricas dos EUA (Shaw University) - a primeira Universidade de negros no sul dos EUA fundada em 1865, tendo naquela instituição obtido o Diploma de Licenciatura em Administração Pública e Baracharelato em Religião e Filosofia. - Evangelizar respeitando outras religiões ao seu redor e gerir de forma honesta e transparente, coisa pública com o pensamento amistoso e inovador é o que essencialmente Novinte aprendeu no ardor, por 15 bons anos, momentos para aceitar que conheceu amigos dos quatro cantos do Mundo e acima de tudo, casou com Kesia Faria da Silva Novinte. Ora, Raul Novinte fala o Português, emakhua e Inglês e soma 6 filhos, cinco dos quais, nascidos em Moçambique, naquelas andanças e a benjamim, brasileira tal como a mãe. Hoje (25 de Setembro de 2018), todos vivem em Nacala e empreendedores.
Sair das Américas, na altura a residir no Brasil e respondendo como representante da Renamo nas Américas do Norte e Sul, para Moçambique, não foi fácil mas foi seguramente a convite e indução do saudoso e malogrado líder da Renamo, no seu limiar de vida (Que Deus lho tenha), tendo-lhe feito o desafio para que regressasse e aceitasse pastar seu próprio rebanho, por enquanto, como cabeça de lista...
"Renamo, Escolha Certa Para desenvolver Nacala"
Renamo, em primeiro lugar!
Que Allah abençoe todo o povo de Nacala e seus visionários! Isha Allah!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário