quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Ossufo Momad diz que seu partido vai continuar a lutar para manter a paz

Ossufo Momad diz que seu partido vai continuar a lutar para manter a paz
O partido Renamo saúda a todos moçambicanos pela celebração da passagem do 26 aniversário do acordo geral de paz.
“Esta é a primeira celebração do dia da paz sem a presença física do saudoso Afonso Dhlakama, timoneiro da democracia multipartidária em Moçambique e defensor da paz efectiva para o nosso país”, disse Ossufo Momad, coordenador interino da comissão política da Renamo.
No seu discurso enviado por áudio à nossa redacção, o presidente interino da Renamo disse que a assinatura dos acordos de paz trouxe para Moçambique um novo panorama de democracia multipartidária.
“Foi um marco histórico e importante, mas caracterizado por devacíos próprios de um processo novo para todos. Sentiu-se um ciclo de eleições gerais e locais sempre caracterizadas por fraudes”, disse Momad acrescentando que registaram-se também perseguições políticas, sequestros e assassinatos de quadros e membros da Renamo.
Momad disse ainda que apesar das perseguições a Renamo não vai desistir da sua luta pacífica pela paz, democracia e bem-estar dos moçambicanos.
“Reiteramos o nosso comprometimento para o alcance de uma paz efectiva onde a liberdade de circulação e exercício da cidadania seja uma realidade para todos moçambicanos”
Ossufo lamentou o facto de o processo de campanha eleitoral que decorre desde o dia 25 ser caracterizado por violências. O líder interino da Renamo acusa ainda a Frelimo de estar a engendrar um plano para o dia 10 de Outubro, dia da votação, que poderá requer a intervenção dos rangers da Renamo.
“Temos conhecimento que no dia de votação vão entrar nas áreas autárquicas cidadãos que residem fora das autarquias, assim como, cidadãos zimbabweanos e sul-africanos para votarem na Frelimo”, disse Momad.
Ossufo afirmou que se a Frelimo não der ordem para abortar o plano o seu partido vai usar os rangers  para colocar ordem nos ataques que os membros do partido são alvo durante a campanha.
Breaking
Em Suma
"Advirto que enveredarei pela Lei Mosaica, portanto, Dente por dente e Olho por Olho caso o mau comportamento da Frelimo alongue se ate ao dia 10/10..."
Acima foram as palavras inflamatorias de Ossufo Momade o Presidente interino da RNM, ouvidas hoje nos princiapis canais televisivos aqui na diaspora.
O discurso publico via telefone foi altamente aplaudido pelos povos de diferentes extractos sociais que pensavam que os lideres das oposições Africanas sao todos medrosos e corrompidos.
Momade, frisou por varias vezes a palavra ou denominação "Rangers" vulgarmente usada pelos informadores e comunicadores internautas do Facebook.
As pronunciações elevaram o partido Renamo e sua liderança para uma pontuação mais alta, revivando desta forma as bases sociais cepticas da Renamo.
Ossufo conforme acima, falava em teleconferencia a margem do dia nacional da paz, 04 de Outubro.
O general e lider provisório, claramente desafiou e condenou a PRM e a liderança da frelimo, portanto, mentores e autores morais das barbaridades e fraudes eleitorais.
Alias, a 3 dias publicamos e denunciamos actos estranhos depois que detectamos no periodo nocturno enquanto as FDS e frelimo transportavam e orquestravam contentores de boletins e materiais eleitorais. Tendo considerado de nossa informáção, hoje o lider interino da Renamo teceu sobre o caso e publicamente previu as inevitais e amargas consequencias resultantes dessa atitude repudiavel da frelimo e sua policia.
Ossufo nao exitou em afirmar que irá agora recorrer aos Rangers/Guerrilheiros para por cobro dos notorios desmandos sem acusação e julgamentos dos autores bem conhecidos.
Entretanto, Resta ja saber se Ossufo vai materializar as suas palavras/promessas ou talves seja simples ameça ou apenas intervenção de um politico, pois, porque na verdade no dia 10/10 haverá sim megas fraudes, muita agitação, disparos e confusões na maioria das Autarquias.
04/10/18

Sem comentários: