quinta-feira, 23 de agosto de 2018

ssas pessoas que aparentemente estão ao teu lado hoje, amanhã vão virar as costas para ti, quando estiveres a atravessar o deserto que te espera pela frente

Curta carta aberta ao Samora Machel Jr.

Caro Samito,
Vou ser curto e grosso, qual soi dizer-se...
Essas pessoas que aparentemente estão ao teu lado hoje, amanhã vão virar as costas para ti, quando estiveres a atravessar o deserto que te espera pela frente, se te aventurares nesse projecto de concorrer contra a FRELIMO e quejandos (RENAMO e MDM) nas eleições autárquicas agendadas para 10 de Outubro próximo (2018). O "timing" ainda não é bom para essa empreitada, porque Moçambique ainda não é verdadeiramente um Estado de Direito Democrático, qual algum jurisconsulto pode estar a pretender fazer crer.
Aliás, tu melhor que eu sabes que outrora assim ocorreu com o teu saudoso pai. Tu sentiste o isolamento a que a família do teu pai esteve devotado. Tu já passaste por um deserto e sabes quão penoso e cruel isso foi aquela experiência. Eu não acho prudente, pois, tu teres que submeter os teus filhos à provável sorte igual que a tua naquele passado tenebroso.
Esse "apoio" que te convencem que tens das ditas "bases" não é real. Tampouco é porque se acredita que vais resolver os problemas da cidade de Maputo melhor que o, teu também pai e camarada, Eneas Comiche. Sai dessa caixa escura em que te estão a meter, meu caro. O que para eles parece fundamental nesta corrida é um provável ajuste de contas deles com a FRELIMO/RENAMO/MDM. Não aceita que eles te usem para tal fim previsivelmente inglório. Não é saudável esse convite que te foi feito para encabeçares a lista da AJUDEM. Trata-se de um presente envenenado, contanto que alguns dos integrantes dessa lista têm comprovadamente contas a ajustar ora com a FRELIMO, ora com a RENAMO, ora com o MDM.
Portanto, no fundo é o nome da tua família que prentendem usar. Atesta está hipótese, o nervosismo dos que contestam as opiniões dos que te aconselham a não entrares nessa corrida contra o partido que te criou e te está a preparar zelosamente para um dia assumires tarefas que dignificarão o teu nome próprio, da tua família nulcear e da própria FRELIMO.
Pensa bem, Samito; pensa bem mesmo! E que fique claro que, pessoalmente, eu não estou contra a tua decisão de aceitares concorrer contra o partido das tuas famílias nuclear e alargada. Mas tal respeito pela tua liberdade s sobernia não me coarctar o exercício da liberdade de partilhar contigo esta minha maneira de pensar, que no fundo traduz uma preocupação—que julgo legítima—que tenho com relação ao teu futuro pessoal e da tua família. Creio até, com certa convicção, que mesmo no seio da tua própria família há quem não vê como boa essa tua decisão, e, portanto, não te encoraja a prosseguires por esse caminho. Mas sobre o teu futuro, tu melhore decides, porque és bem adulto, livre e soberano.
Enfim, perdoa-me pela inconveniência e transtornos que enventualmente te esteja a causar com a frontalidade com me dirijo a ti nestes termos.
Um abraço fraterno, de
Julião João Cumbane.
Comentários
Adamo Manonga Professor..
Gerir
5 h
Armindo Silva Tomas Tomas É um bom conselho Professor, mas se ele a presao na mesma sera fritado, melhor agora do que nunca...
Gerir
5 h
Gabriel Jose Titosse Sabe, Professor, os conselhos, mesmo sendo bons, é de educação refinada dar-lhos exclusivamente quando explicitamente solicitados. Caso contrário, poderemos correr o evitável e desnecessário risco de nos arvorarmos em sábios e cairmos no ridículo. Mas você é que sabe...
Gerir
5 h
Armindo Silva Tomas Tomas O Samito na mesma esta na lista negra o que ele pode fazer!?
Gerir
5 h
Egidio Vaz Magister dixit. Com mestria e clareza airosas!
Gerir
5 h
Armando Mbiza O GAME ESTA AGRESSIVO
Gerir
4 h
Juma Aiuba O conselho chegou.
Gerir
4 h
Becane Sibia Se o conselho fosse bom, vendia-se. Mas como isso ja mexe consigo nao tem como ficar no silencio
Gerir
4 h
Cuinica Nelson Já teve a bênção da mãe, que por sinal "vive" a/ na política já há bons anos. Portanto, a nós outros só nos resta apoiar também ou calarmo - nos se não nos for conveniente...
Gerir
4 h
Alberto Maposse Jr. Que conselho é esse, se estamos num estado de direito e democrático que usufrua destes componentes. Filho cresce e sai da casa dos pais, mas o que essa carta contem, são ameaças e exemplos de como foi com o seu pai machel. Isto nos tira do referido estado de direito mas para um bantu de criminosos que basta desobedecer, a sua vida corre riscos.
Gerir
4 hEditado
Hugo Estanislau Joaquim Chapo Deve-se entender que existem decisões que quando agente toma são irreversíveis, o Samito tomou a decisão e não pode voltar atrás, porque já demonstrou que ele não é FRELIMO então para quê vocês desejam que ele mude de ideia? O que temem? Para quê buscar hipóteses passados para o atormentar?
Gerir
3 h
Hamilton Barros Professor deixa Samito foca sua intervenção no candidato Comiche que de certeza vence as eleições de Outubro!!
Gerir
3 h
Homer Wolf Why? Why?... (Tell' em that is human nature)..
.
Gerir
Wa Ka Mabjaia Greed, intolerance, lack of empathy, hatred...
Gerir

Sem comentários: