sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Samora Machel Junior, um reaccionário

Domus Oikos escreveu :
Samora Machel Junior, um reaccionário
Com os factos é simples explicar a realidade. Samora Machel Jr. é Reacionário. Se vivesse na época de Samora Machel Presidente o Junior estaria neste exacto momento em Niassa, nos Campos de Reeducação. Tal como Joana Simeão, Urias Simango, padre Gwengere, Cavandane etc não só estaria preso como também teria um destino que não me ocorre aqui mencionar.
Sim um reacionário, aquele que não se conformou e se alinhou com a vontade da liderança máxima do partido.
Desde Samora Machel, passando por Chissano e depois Guebuza a democracia interna do partido assim. A liderança máxima sempre se impôs em processos democráticos. As bases sempre serviram de justificador ou legitimador das decisões da direcção máxima. As escolhas são e sempre foram a dedo obedecendo e se impondo a vontade do chefe maximo. Tal como os outros Nyusi não podia ser excepção. É sabido que tradicionalmente a qualidade da democracia nos partidos permanece deste modo. Quem é membro do partido sabe que só deve cumprir as orientações. Tal aconteceu com os três candidatos a presidência da República. O Secretário Geral um pouco como Mestre de Cerimonia, com orientações claras pra execução apresentou os 3 candidatos que o CC devia só legitimar porque a CP (comissão política) já teria decidido quais seriam os candidatos. Pressionado sr. Paunde chegou a revelar que tal já teria sido decidido e pra enfatizar falou de vírgulas.
Tal como com Samito hoje ninguém se conformou com processo da democracia interna. Um dos principios da democracia é que o eleito deve reunir maior concenso da maioria dos membros sendo o voto igual.
Diante da pressão houve cedência abrindo espaço a Luísa Diogo. Houve sim tentativa de apaziguamento, mas a essência não mudou. A Luísa numa espécie de second round ficou de fora.
A carta de um certo sr. veio demonstrar as lacunas das democracias internas como tradição. Nesta carta tal senhor diz com clareza que "Eu aprendi a obedecer as orientações". A tal carta vem mostrar a qualidade de democracia nao so partidaria como tambem em geral a moçambicana.
Desde a antiga Grécia até hoje a democracia se nutre de duas palavras essênciais. A "Igualdade" e "Liberdade". Com a igualdade se estabelece o princípio de respeitabilidade dos membros onde todos os membros de uma associação ou partido ou nação independentemente do cargo ou função que desempenha o seu voto é igual a os de outros membros. Com a liberdade bem ser patente o respeito pela pessoa humana. Que não se trata de objectos ou seres acéfalos mas seres humanos com vontades próprias e capazes de contribuir com igualdade de direitos pra a própria organização.
Nunca é democracia toda dinâmica de imposição. O sistema "Up to down" contrariamente ao "Down to up" cria problemas reais. Um processo onde o chefe impoe a sua vontade.
Com presidente Guebuza tornou-se ainda mais patente o up to down dos partidos. Guebuza mandou colocar inclusive o slogan: "decisão tomada decisão cumprida". Tal houve problema a volta de tal slogan e teve que ser removido. A remoção foi simplesmente do léxico e não do conteúdo. As decisões sempre permaneceram centralizadas. Um grupo restrito decide depois segue-se CP que chancela e todos outros órgãos sao irracionais ou seja chancela tal CC e demais órgão partidários. Existe sim as "discussões" e prevalecem as decisões tomadas do top.
A carta do senhor veio a clarear como foi ensinado "Aprendi a seguir as orientações". Esta é a qualidade da democracia onde os membros não são iguais e como instrumento de massa não tem expressão, racionalidade e responsabilidade.
Hoje importa falar deste pequeno grande reacionário Samora Machel Jr. A democracia cresce com os reacionários. Fazem quase 30 anos que leio livros sobre a democracia. A historiografia demonstrou que só os reacionários mudam o curso da história, os inconformados, os que não se alinham com o status quo. São reacionários que veem o que os outros não veem. São seres superiores porque mudam a história e desprezam a estagnação tradicional de "sempre fizemos assim". A dialética, a lei suprema de movimento e do desenvolvimento descoberto por Hegel e Marx preconiza que da afirmação ou tese so só se pode dar um passo a frente diante da negação, portanto a antítese.
Samito torna-se antítese inconformado com status quo tradicional.
Infelizmente todos reacionários, os inconformados com o status quo tiveram sortes desastrosas. Acto que exige coragem e por isso são super-humanos. Jesus, Marx, Che Guevara, Dlhakama etc. são exemplos.
Se vivesse o Samora mandaria pra guilhotina seu próprio filho tal como aprendemos que um certo guerreiro mocambicano mandou o seu próprio pai pra o além.
Samora Junior representa a nova geração que a própria Frelimo deve enfrentar e crescer. Aliás a democracia moçambicana deve crescer não com gerações de Nachingueya, mas com atuais. O atrás, o passado já foi ora é momento de olhar a visão, a Weltenschauung dos jovens. Viva a democracia, viva a igualdade e liberdade de voto.
Comentários

Ed Mazive Estamos na época no multi pluralismo politico e democrático. Na época Samora Machel estávamos errados. Agora estamos certos.

Gerir


GostoMostrar mais reações
11 h

Arnaldo Mendes "na frelimo, sempre foi assim"
Gerir


GostoMostrar mais reações
10 h

Rogerio Machava Pode ser que o Samito jr. "reacionario" é criação da Frelimo para baralhar a oposição numa altura em que vem perdendo simpatia do povo de uma maneira catastrófica motivado por sucessiva má governação pelos seus sucessivos governos,o maior escândalo financeiro desde a Independência,vulgo dívidas ocultas a encobetacao dos seus mentores conhecidos,pelas instituições do Estado principalmente a apatia da PGR MOC,o aumento sucessivo do custo de vida principalmente nas grandes cidades, o aumento sucessivo dos preços dos combustíveis e gás sem aparente explicação coerente, a deterioração da dos serviços públicos e socais, principalmente a má qualidade dos serviços de saúde, Educação e segurança pública que são amostra da falência do contrato social do governo do dia.Como dizia o saudoso PR."o ambicioso pode vender a pátria por causa do interesse individual e ele nunca muda apenas muda de táctica"
Gerir


G
Pais que comem uvas verdes seus filhos sentem o azedo e se embotaram
Será que a Frelimo não sabia que Samora Machel Junior estava com a boca azeda com tantos desvios da linha politica estatutária cometidos pelo partido?
Eu não acredito!
Política é fingir que você não sabe o que todo mundo sabe, e que você sabe o que ninguém sabe, fingir que você percebe coisas que ninguém entende, fingir que não escuta o que todo mundo ouve, o mais importante na política é simular que você pode superar-se a si mesmo e pode fazer ser segredo o facto de que no mundo não há segredos, às vezes trancar-se no seu escritório apenas para descansar, coçar-se as partes íntimas e fazer-se de intelectual acérrimo, enquanto a falta de inteligência, de delicadeza e de sentimentos está a ventilar na sua cabeça, e mesmo assim, frequentemente aparecer ao público falar mal da hipocrisia e da desonestidade, e elogiar a coerência e frequentemente assumir compromissos que de antemão sabe que nunca os vai honrar. Isso chama-se POLÍTICA.
Será que dentro dos órgãos da Frelimo ninguêm vê o descontentamento generalizado das populações pelo curso actual do partido? Uma pequena dica marcante, em 2013 a Comissão Política propôs Filipe Nyusi, José Pacheco e Alberto Vaquina para candidatos à sucessão do Guebuza e houve quem entendeu propor mais outros candidatos, recordo-me que Paunde então SG do partido, precipitadamente e sem consultar a ninguém quis dar por fechada a lista dos candidatos e desde Portugal, numa entrevista, Joaquim Chissano disse que a lista dos candidatos estava aberta e a CP não se opôs que houvesse mais candidatos, realmente houve mais candidatos, todos concorreram e no fim a FRELIMO saiu mais democraticamente forte e coesa!
Uma pergunta para a direção da FRELIMO na cidade de Maputo e em especial para Francisco Mabjaia, por que este processo, igualzinho ao processo dos candidatos à sucessão do Guebuza, na Cidade de Maputo foi diferente? Por que não deram oportunidade para Samito ir ao escrutínio de sufrágio universal dentro do partido?
Ter todos os tipos de benefícios e muito poder não é tudo, mas ter prazer em possuí-los é o que é a maior felicidade, porque a agradável excitação da alegria nunca acarreta nenhumas consequências perigosas e permite fazer desmandos e abuso de poder se este for excessivo.
Portanto você só pode corrigir as pessoas apenas mostrando-lhes o que elas realmente são, por isso a direção da FRELIMO na cidade de Maputo deve responder pela colisão do partido
Todos sabemos que há uma verdade que toda gente conhece, mas todos silenciam-na, existe tal verdade que todo mundo elogia, mas com hopocrisia, porque nem toda verdade deve ser dita nem acreditada e Francisco Mabjaia pode ser um simples bode espiatório porque possivelmente alguém mandou a ele para pisar e humilhar Samora Machel Junior e Mabjaia simples e cegamente cumpriu essa ordem, mas a Frelimo não é um partido privado, aí está a questão!
Comentários
Atalia Macuacua Forcas Samito , tamos juntos !
Gerir
Lyndo A. Mondlane Em grande Alvaro Simao Cossa...transmite o q muitos nao conseguimos..
Mas como disse outra vez, eate ppde ser o ocaso do imperio romano..
Todos imperios, desaparecem consequencias de sus ocultaçoes e contradiçoes.. so ver o PCUS...
Gerir
Alvaro Simao Cossa Prof Elisio MacamoJúlio Mutisse Lyndo A. Mondlane João Pedro Muianga e Jaime Langa depois não digam que eu não vos disse a verdade. Dentro de poucos dias vai chover marhalala (granizo), cuidem-se!
Gerir
1 dia(s)Editado
Lyndo A. Mondlane Estou ao abrigo...kkkk
Gerir
Simao Benzane Muito bem formuladas as questoes meu caro Alvaro Simao Cossa! Mas o Francisco Mabjaia respondeu que foi ensinado no partido a respeitar os chefes, mesmo que isso signifique atropelar os estatutos. Mais disse que todas as perguntas, fossem dirigidas a chefe da bancada ou ao proprio Chefe porque ele nao inventou nada.
Gerir
Alvaro Simao Cossa Por isso eu disse que Francisco Mabjaia pode ser um simples bode espiatório
Gerir
Tomo Valeriano Exposição brutal esta! E vai se ensaiando tapar o sol com a peneira. Algum dogma a quebrar se...
Gerir
Simao Timoteo Cossa Caro Álvaro Alvaro Simao Cossa, a sua análise a este inédito caso, vai em conformidade com o pensamento de muitos compatriotas. Eu pessoalmente como mero acompanhante de assuntos políticos e politizados desta pérola do índico, estou surpreso por este cenário todo. Mas como diz o ditado "tudo o que tem princípio tem fim. Então podemos muito provavelmente estar no princípio do fim do glorioso e cinquentenário partido dos camaradas. Já não lavam a roupa suja em casa...
Gerir
23 hEditado
Cnmutemba Mutemba Hmmmmmm !!! Respirando e pensando. Mas sou suspeita
Gerir
20 h
20 h
Alvaro Simao Cossa Ok! comes uvas verdes?
Gerir
19 h
Cnmutemba Mutemba Não! Sultanas Vermelhas kkkk
Gerir
18 h
Ze Sequeira Pestana A verdade é que o PR Nyissi tinha um no na garganta contra a família Machel! Não é novidade pra ninguém que quando o mesmo concorria pra candidato do partido foi pedir apoio à família Machel lhe foi dito que a mesma daria apoio político a Luísa Diogo ! Nyussi ganhou e tornou se PR de Moçambique e prometeu se vingar aí está a revanche ..... a Frelimo e samito todos tem riscos a correr esperemos pra ver quem petisca
Gerir
19 h
Alvaro Simao Cossa Meu pai ensinou-me que a vingança é um prato que se serve frio
Gerir
19 h
Avelino Francisco Navaia Se calhar este Samito nem tinha ganância de concorrer mas pela forma não clara como as coisas foram conduzidas, ele acabou enveredando por este caminho para fazer ver que quando quer pode fazer. Uma espécie de vingança que está a fazer e não imagino se de facto ganhar. O mais curioso é que ele nunca aparece a se pronunciar. Apenas está acompanhando as reacções e depoimentos dos demais. E o mais expectante, deve estar atento a espera pela posição que o partido vai tomar face à posição dele. Aquele sabe como o pai perdeu a vida e sabe que a morte do pai não foi natural e o que lhe vem na cabeça ninguém sabe. O meu apelo é que o partido Frelimo deve ser muito inteligente face à este dilema.
Gerir
16 hEditado
Ze Sequeira Pestana A Frelimo tem todas as cidades grandes excepto maputo na mão da oposição neste momento estão desesperados com a iminência de perder a capital
Gerir
16 h
Berno Kunchenje Meu caro Álvaro Cossa, Gostei de ler o seu texto que certamente visa fazer perceber alguns contornos da politica em Moçambique no geral e no partido Frelimo em particular. Muitos querem que os processos na Frelimo decorram duma forma perfeita. As transformacoes estatutárias nesse partido sao varias com o objectivo de acompanhar os desafios de momento. Quanto a democracia interna no Partido Frelimo muito foi feito. ha la também votos irracionais ou emocionais. os responsáveis do partido tem a obrigação de agir. se ele ''trabalha nisso ha dois anos'', há quem vem fazendo a vida inteira
Gerir
5 h
Alvaro Simao Cossa Uma boa constatação amigo Berno Kunchenje
Gerir
4 hostoMostrar mais reações
7 h

Sem comentários: