quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Frelimo não é Partido de Assassinos

Esta manhã liguei ao meu amigo Gabriel Muthisse para dizer que não concordava, em parte, com o seu post, que defende que o Partido se deve distanciar das declarações do professor Cumbane. Disse-lhe que não concordava em parte, porque se assumirmos que o Partido são os seus membros, então ele também (o Gabriel), estava autorizado a dizer que aquele posicionamento não é da Frelimo, mas sim de um membro da Frelimo, e por isso não vinculativo.
Mas podia também assumir que o Partido são os órgãos (e aqueles que o representam), e aí estaria ainda mais claro que aquele posicionamento não é do Partido -porque emitido por quem não está autorizado.
O Secretário-Geral do Partido e o Porta Voz da Frelimo já se pronunciaram sobre este assunto, mas aí está: isso não impede que um membro tenha uma posição, cabendo a nós concordar ou não com ela, mas tendo sempre em conta que tal posicionamento não vincula ao Partido.
Portanto, mesmo não sendo a pessoa autorizada pelo Partido a se pronunciar sobre este assunto, mas como membro e trabalhador digo claramente que aquela não é posição do Partido, até porque o Partido já disse o que pensava sobre esta matéria .
P.S: Quanto à divergência sobre a interpretação dos preceitos legais, para mim tal demonstra a vitalidade das várias escolas de direito. Quando os juristas começarem a pensar igual, então aí estará na hora de dispensá-los. A hermenêutica jurídica significa exactamente essa verve e depois a remessa do assunto a última autoridade para que nos ilumine.
Agora que é preciso uniformizar as leis é preciso; é também necessária a intervenção de vários saberes na reforma legal, que é preciso potenciar o saber por especialidade, também é; que é preciso não amarrar as leis à representatividade dos Partidos nos órgãos eleitorais, é também preciso....
... para que não estejamos todos a discutir as consequências, como agora estamos (como se curar dor de cabeça fizesse de nós médicos).
Comentários
Egidio Vaz Magister dixit. Que o barulho se desanuvie! E que reine a Paz.
Gerir
Responder1 h
Bernardo-Madzime De Araujo Rodge Amosse Macamo, admiro a forma como respondes à provocações é dás a tua opinião sem nunca procurar diminuir ou ofender os outros. Alguns "colegas" deviam aprender contigo. Respect
Gerir
Responder1 h
Sic Spirou Subscrevo. Grande homem. Pena os "amigos" camaradas tendem a alinhar por diapasão nada abonatorio tanto pra eles como pra os que dizem defender: o partido.
Gerir
Responder26 min
Gabriel Muthisse Que fique claro, Amosse Macamo, eu não discuti posicionamento "normais" de seja quem for. Opus-me contra pronunciamentos que configuram ameaça à vida, seja qual for o lado de que se lhes analisar. Digo isto para que não haja qualquer confusão!
Gerir
Responder1 h
Amosse Macamo volte a ler Mais Velho; estamos juntos na indignação -falo aqui e somente da autoridade que também tens de se distanciar como membro da FRELIMO-somente
Gerir
Responder1 h
Benjamim Tomas-Antoni Partindo dalgum pronunciamento irresponsável, chega -se a indicar a FRELIMO como responsável pela morte de Samora Machel, chega -se a proferir ameaças de modo a diminuir a FRELIMO como um grupo de bandidos! Eu sou membro da FRELIMO e não vejo nela grupo de assassinos! O tal posicionamento é uma afronta clara a vida de pessoas, ridicularizando de forma aberta a organização que é seria e se quer justa. Por isso vou concordar com o Mano Gabriel Muthisse.
Gerir
Responder40 min
Dereck Mulatinho Não sei o que dizer meu mais velho. 
Sei apenas que há pessoas que deixam de ir a festas porque não concordam com a atitude de um dos seus convidados.
Ver mais
Gerir
Responder1 h
Noa Inacio Gabriel Muthisse sou discipulo da existencia de reservas morais tais os quais o agem TH e TW como guardioes do juridico-constitucional equiparando-se ao mano Salema, em assuntos de politca pura temos a si mais velho. Quero adensar outro angulo de analise ate mesmo na dimensao interna para justificar que a FRELIMO de facto deve urgentemente se pronunciar e sobretudo se defender dos pronunciamentos deste Professor de Fisica, afinal, JJC mais do que tudo vexou a FRELIMO, definiu a como um grupo terrorista que mata por falta de capacidade de debate, tendo o feito assim com SAMORA MACHEL insinuando que o fez com Macuiane, Salema e que nada a impediria de fazer com Samora Machel Jr. Nao basta se distanciar caro Amosse Macamo é preciso que a FRELIMO leve esse senhor a tribunal por graves acuções que fez, nao se trata de calar e consentir, trata-se de defender-se de uma GRAVE E CALUNIOSA DIFAMAÇÃO que a meu ver se for encoberta dara a sensação de que JJC sabe do que fala. Se os orgaos para os quais Amosse Macamo trabalha, deixarem isso assim, abrem um grave e mau precedente e podem dar provas a SAMITO e sua familia que afinal estao sendo queimados por fogo amigo. GM obrigado pela sua lucidez
Gerir
Responder1 hEditado
Custódio Sabonete Eu penso que o repúdio contra este tipo de pronunciamentos (belicistas) com contornos criminosos devia ser unánime, seja em que partido for.
Gerir
Responder59 min
Luana Vicente É professor de Física ou professor de Política. Estamos confusos ...
Gerir
Responder54 min
Abu Mahmud Tembe Another one, já mandaste bom dia Homer Wolf?
Gerir
Responder40 min
Jose Maphanga grande post Amosse Macamo, fui amigo deste senhor à primeira vista, por conta da sua maneira de pensar, estamos para sempre Juntos meu grande irmão, embora não misturados. O post de Juliao Julião João Cumbane é mesmo da Frelimo, se nós os minimamente illuminati conseguimos separar Frelimo de Cumbane, o mesmo não prometo em relação aos outros 28 milhões de Senhoras e senhores deste belo Moçambique.
Gerir
Responder28 min
Edgar Cubaliwa Sempre lúcido mano Amosse Macamo. Well done.
Gerir
Responder19 min
    Vislumbrar-se a eclosão de uma nova guerra em Moçambique, com reaproximação da família Machel ao poder político. Queremos isso...?!
    GostoMostrar mais reações
    Comentários
    Julião João Cumbane Quem está atento à forma como se faz política em Moçambique, entende bem o que estou a dizer. Moçambique é um "Estado de Direito Democrático" ainda em construção. Não está pronto. Isso explica a politização das instituições que deveriam ser independentes e imparciais, tais como a CNE e o Conselho Constitucional... Preciso dizer mais?... É isto e mais coisas que é preciso perceber bem, antes de expor politicamente os filhos de Samora Machel. Exponham os vossos filhos, que também têm idade...! Não fazem isso porquê??... Tsc.
    Gerir
    GostoMostrar mais reações
    48 minEditado
    Luís Loforte Pois, há quem o dificulta e quem aplaude os entraves!
    Gerir
    9 min
    Julião João Cumbane Eu faço parte de NENHUM dos dois grupos, Luís Loforte!
    Gerir
    1 min
    Osilva Ó da Silva aqui no penúltimo paragrafo fiquei um pouco zonza o prof está contra o posicionamento do Samito ou a favor? Só para não cair no erro de julga lo
    Gerir
    GostoMostrar mais reações
    31 min
    Julião João Cumbane Eu só acho que o Samito deve ajuizar muito bem as decisões que toma, e não se deixar embalar pelo APARENTE apoio à sua candidatura independente pela lista da AJUDEM...
    Gerir
    GostoMostrar mais reações
    6 min
    Há quem considera "anacronismo" evocar "conquistas da revolução", hoje. Eu não entendo porquê, pois a nossa nacionalidade nasceu de uma revolução...!
    GostoMostrar mais reações
    Comentários
    Francisco Wache Wache Nós já éramos nação e naçoes antes da revolução. A revolução politizou a noção de nação, apenas
    Gerir
    57 min
    Julião João Cumbane Qual era a tua nacionalidade, Francisco Wache?... A politização da Nação ou nações era ou não necessário, para assegurar um lugar digno no concerto das nações?...
    Gerir
    26 minEditado
    Desfazendo equívocos... (?!) - iii

    Eu estou no pleno exercício dos mesmos direitos que assistem aqueles que apostam tudo para a derrocada da FRELIMO nas próximas eleições autárquicas.
    E preciso deixar ficar claro que eu SOU FRELIMO, mesmo sem o direito de falar em MEU nome!
    As interpretações despropositadas que se fazem das minhas reflexões sobre o se está a passar na nossa esfera sociopolítica NÃO podem coarctar o usufruto pleno dos meus direitos.
    Neste mural, eu não uso sofismas para expor o que penso e julgo soberanamente apropriado partilhar com quem quiser. Vou sempre directo aos assuntos que despertam o meu interesse e não uso linguagem de escritor, de poeta ou de intelectual erudito, que não me julgo ser. Uso a linguagem do povo; uso calão.
    Quem não gosta do aqui encontra, eu sinto pouco por ele ou ela, pois a minha agenda e missão neste espaço não é agradar a gregos e troianos.
    Eu disse, e já pela última vez sobre este tema.
    Palavra d'onra!
    GostoMostrar mais reações
    Comentários
    Gervasio Avelino Já que usamos linguagem do povo, o calão, deixe-me dizer que rendo maning com a expressão que ultimamente usas: SINTO POUCO POR ELE. Só não rendo com as últimas publicações que encerram conteúdos estranhos. SINTO MUITO por isso, professor.
    Gerir
    1 h
    Julião João Cumbane Problema teu, Gervasio Avelino. Resolve-o tu mesmo!
    Gerir
    19 min
    Alto aí! Samora Machel foi penosa e precocemente sacrificado ainda em vida; não somente quando morreu tragicamente. Quem não sabe disto?!...
    GostoMostrar mais reações
    Comentários
    Julião João Cumbane De novo, problema teu, Gervasio Avelino. Resolve-o tu mesmo!
    Gerir
    19 min
    Não usai o Samito para resolver os vossos "diferendos" com a FRELIMO! Samito não aceita isso, "fachavor"!
    GostoMostrar mais reações
    Comentários
    Julião João Cumbane Tenho razão e direito de estar preocupado... Não sou vazio, invejoso ou maquiavélico!
    Gerir
    GostoMostrar mais reações
    6 h
    Desfazendo equívocos.... (?!) - ii

    "Sacríficio" não significa necessariamente "assassinar". Quem faz está interpretação do que escrevi, está a agir de má-fé. E outra coisa é que eu não falo em nome da FRELIMO; não tenho condição para tal. O que tenho feito---e fiz na minha reflexão anterior---é falar da FRELIMO. É muito diferente!
    Reitero, sem trocar termos, que Samito corre o risco de ser sacrificado... Esta é uma opinião legítima, porque fundada na História contada da FRELIMO... E o ideal da FRELIMO, desde Mondlane até Nyusi, continua o mesmo, não obstante o tempo tenha passado...
    Outrossim, o que eu escrevi não visa intimidar ninguém, tampouco criar uma condição que beneficie ou (des)favoreça a FRELIMO. Visa é alertar sobre as possíveis consequências que os actos maquiavélicos praticados por certos indivíduos visivelmente insatisfeitos com as decisões tomadas ultimamente pela FRELIMO lismo podem levar outros cidadãos, politicamente ingénuos, a passarem.
    Enfim, confesso que estou decepcionado e profundamente preocupado, porque eu não gostaria de ver um filho de Samora Machel a ser colocado como adversário político da FRELIMO, em circunstância alguma. É minha opinião formada... que Samito está a ser usado indevidamente, possivelmente por ser órfão de pais heróis nacionais.
    Eu disse.
    Palavra d'onra!
    GostoMostrar mais reações
    Comentários
    Sphiwe Kotch Estão a confundir "discurso sobre.." com o "discurso de..".
    Bom dia.
    Gerir
    7 h
    Agostinho Nhampossa ......" O que esta gente sabe e muito bem, e provavelmente o Samito não saiba tão bem, é que se insistir demais, qual parece estar a fazer, o Samito vai ser sacrificado penosa e precocemente, qual ocorreu com seu pai. ......" 
    Este trecho é do post ant
    erior do prof, provavelmente o que assusta alguns é a comparação do sacrifício tal como aconteceu com o pai, deveria deixar mais claro o tipo de sacrifício a que se refere.
    Gerir
    6 h
    Julião João Cumbane É proibido pensar positivo e melhor? Samora Machel foi penosa e precocemente sacrificado ainda em vida; não apenas quando morreu tragicamente! Quem estava com Samora nos dias que precederam a sua morte?!... Quem nunca ouviu Graça Machel dizer que Samora estava isolado...?!
    Gerir
    6 h
    Mario Jacinto Eu lí o post e entendi bemmmmm o tipo de sacrício que o Prof refere, porque na nossa bela patria é normal ser sacrificado quando é da esquerida. É tarde demais para se explicar.
    Gerir
    6 h
    Julião João Cumbane Não me estou a explicar para quem é quadrado e obstinado, Mario Jacinto. Fica à vontade!
    Gerir
    6 h
    Hilário Jordão Tsope E o "Phorofessa" adora o seu ciclo vicioso de perspectivas: quanto fanatismo político!
    P.S: por que custa aos "intelectuais" moçambicanos serem imparciais? 👣
    Gerir
    5 h
    Mario Jacinto Oh Hilário Jordão Tsope, não tem medo do professo chamar te de quadrado?
    Gerir
    5 h
    4 h
    Julião João Cumbane Aguardando o que já sabes é o quê, Hilário Jordão Tsope? Por estirpe, eu não suporto interacção com indivíduos de raciocínio extremista e imponderado!
    Gerir
    4 h
    Hilário Jordão Tsope Prof., teria que provar cientificamente a sua posição...
    Gerir
    4 h
    Hilário Jordão Tsope Osilva Ó da Silva depende do que pretendemos com o termo. Até posso ser.
    Gerir
    4 h
    Osilva Ó da Silva Hilário Jordão Tsope esse assunto é de mais velho é melhor me deixar ainda corremos o risco de desviar he he he
    Gerir
    4 h
    Osvaldo Jocitala Temos pelo menos Ensino Básico feito há dezenas de anos e somos das Ciências Sociais. Não temos problemas de interpretação e análise de textos. Podem ser até poéticos tipo do indecifrável Mia Couto.

    Prof., está agora à um Bombeiro. A sua casa arde e e
    le tem k debelar o fogo.

    Cistac foi baleado, e nós já sabíamos k havia de tardar, mas aconteceria de qualquer jeito. O prenúncio daquele memorável assassinato, já havia sido bufado tal qual se bufa sobre o que pode ocorrer com Samito Jr.

    A mensagem está clara. Muito clara mais do que as águas do mítico Rio Zambeze.
    Gerir
    6 h
    Julião João Cumbane A minha resposta ao comentário de Mario Jacinto aplica-se igualmente a este teu, Osvaldo Jocitala! E nó teu caso, vai uma adenda: é muita presunção da tua parte, pensares que quem tem treino em "ciências sociais" pode interpretar infalivelmente qualquer texto.
    Gerir
    5 hEditado
    Osvaldo Jocitala Lembra-se do seu texto que prenunciou e antecedeu o/ao assassinato de Cistac?

    Just a question.


    Este seu texto é grave. MUITO! Adversários não devem ser combatidos desta forma. Egídio Vaz pode lhe dar boas aulas sobre como irritar e fragilizar um adversário. Nunca é tarde para aprender.

    O feitiço pode virar contra si. Veja como delira. Família Cistac não é família Machel.

    Apenas um aviso.
    Gerir
    6 h
    Sergio Serpa Salvador Prof. Eu, fui uma das pessoas que critiquei seu texto. Uma coisa é criticar Samito e os seus apoiantes. Outra coisa é fazer ameaças que podem ser usadas na justiça. Poderia explicar melhor, a expressão "sacrificar famílias, inclusive a de Samora Machel jr."? Está no seu direito de emitir crítica. Ninguém deve impedi-lo. Mas, é possível moderar a linguagem.
    Gerir
    4 h
    Julião João Cumbane Também é possível moderar a interpretação. Ou não, Sergio Serpa Salvador? Porquê a interpretação do termo "sacrifício" tem que ser pelo extremo?!...
    Gerir
    4 h
    Aderito Tamele Game over professor. Não ha volta. Eu apenas fico surpreso com os que admiram esse seu lado eufórico, o senhor já nos habituou. Entretenimento é isto.
    Gerir
    4 h
    Lyndo A. Mondlane Prof.. traz programa de comiche aqui, deixa samito em.paz, nos queremos saber q vai fazer EC79, e ate agora nao sabemos nada..
    Vai ser mais util
    Gerir
    4 hEditado
    Julião João Cumbane Aguarda o início da campanha, Lyndo A. Mondlane!...
    Gerir
    4 h
    Nelia Piores Tá dito, tá escrito!
    Palavra d'honra
    Gerir
    4 h
    Blessed Paulo Simbe Um recado para si prof.
    Gerir
    2 h
    Julião João Cumbane Já vi e abordei o autor, Simbe... Obrigado!
    Gerir
    2 h
    Lamentação

    Despartai, oh jovens!

    Fico com pena de ver muitos jovens a se deixarem usar para causas que não lhes beneficiam na medida justa! Os adversários internos e externos da FRELIMO usam a juventude, politicamente ingénua, para atingir os seus fins inconfessos.
    Despertai, pois, oh jovens!
    Mudança sim, mas não com ruturas dramáticas ou mediáticas com o sistema que sabe mais de vós do que vós dele!
    Eu disse.
    Palavra d'onra!
    GostoMostrar mais reações
    Comentários
    Nelia Piores Ah, bay, quando esses madalas estavam a fazer fortuna ilicita os jovens d'hoje comiam pipocas. Deixem-lhes sonhar, ambicionar e conquistar também!
    Gerir
    16 h
    Julião João Cumbane Seja, mas dentro da lei, Nelia Piores!!
    Gerir
    16 h
    Abel Mavie Yah! Há megas
    Gerir
    13 h
    Inacio Arnaldo Mazive Sonharem e ambicionar com estupefacientes e aquela bebida Zero?
    Gerir
    13 h
    Sérgio Angelo Zameia Zameia Quém sabe se é isso que lhes abre a mente???
    Gerir
    10 h
    Yola Bernardo Inacio Arnaldo Mazive , kikkkkkk gostei dessa kikkkkk
    Gerir
    4 h
    Inacio Arnaldo Mazive Sérgio Angelo Zameia Zameia abrir a mente com estupefacientes? Que país é que queremos ?
    Gerir
    3 h
    Domingos Feniasse Concordo em pleno. Sou contra a rebeldia para fins meramente do umbigo, pisando tudo e todos para saciar ambições desmedidas. Deste jeito, acabam sendo usados por oportunistas para fins ainda mais egoistas. Entretanto, fica a chamada de atenção para os nossos "guias mais velhos". Os tempos são outros. É tempo de clareza em tudo o que fazemos, principalmente na tomada de decisões. É preciso sempre haver um "porquê" para cada passo que decidirem por nós (os jovens). Nós tambem seremos portadores desse legado para os proximos. Rumo a uma sociedade justa, e com a cultura de abertura e prestação de contas...
    Gerir
    16 hEditado
    Devis Gimo Cheguei a pensar que fosse poesia esse texto
    Gerir
    15 h
    Niz Tambira O diabo ja mudou de nacionalidade, já é moçambicano assim
    Gerir
    15 hEditado
    Francisco Isaias da Cruz Julião João Cumbane voce e um fafarao lambe botas escoveiro sera que a Frelimo acerta em tudo e nunca erra . Invejoso e fafarao todos temos erros e a Frelimo tambem ja errou
    Gerir
    14 h
    Alberto Maposse Jr. Julião meu djow, se consegues comer aí então coma numa boa e deixe os jovens crescer mentalmente. Isso é querer fechar a vista de quem vê, acha k os jovens ainda precisam de explicação do que se vive??
    Gerir
    14 h
    Sérgio Angelo Zameia Zameia O jovém portador de cartão de eleitor ja é adulto,capaz de escolher o que lhe convém.portanto,deixem os jovens se expressarem nas urnas.

Sem comentários: