quinta-feira, 23 de agosto de 2018

em solidariedade com o Professor Julião Joao Cumbana

DO “TROLL” ONLINE: não em defesa, mas em solidariedade com o Professor Julião Joao Julião João Cumbane
Trolling - (em inglês), no que se refere à internet, é o acto deliberado de fazer comentários aleatórios não solicitados ou controversos em vários fóruns da internet com a intenção de provocar uma reação emocional de leitores desavisados para se envolverem numa briga ou discussão.
Criou alarido quando ontem e hoje, o Professor de Física Nuclear, Professor Julião Cumbana escreveu algo sobre a candidatura de Samora Machel Jr ao Município de Maputo. Não quero se quer reproduzir o post, pois em reação a ele, houve “vozes” que se levantaram contra.
Reconhecendo na possível má interpretação da sua mensagem, o Professor Cumbana tentou explicitar, ou seja, por em quinhentas o que queria dizer com algumas palavras-chave tais como “sacrifício”. Debalde serviu o gesto. Multiplicaram-se as vozes “criticas”, esquartejaram o seu texto inicial até se tornar irreconhecível; canonizaram o texto em screenshots, etc, etc. O esforço da dita “reserva moral” visava levantar uma ONDA de protesto CONTRA tão vis declarações que, ao seu olhar, eram uma ameaça velada à vida do primogénito dos heróis e pais-fundadores de Moçambique, Samora Moisés Machel e Josina Muthemba Machel.
Para quem não sabe, o Professor Cumbane acaba de perder o pai, não passam se quer 30 dias. Ele conehe perfeitamente e com experiência recente o que significa perder um querido. A mesma experiência é partilhada por milhares de moçambicanos; jovens e crianças orfãos, adultos e velhos orfãos. Jamais passaria pela cabeça daquele cientista desejar a morte de alguém. Se usou linguagem descuidada; se exacerbou no zelo ou quejando, o importante era nos concentrar na mensagem, ou pelo menos tentar questionar os prolegómenos da sua argumentação.
Os “trollers” conseguiram seu objetivo: provocar uma reação emocional de leitores desavisados que se envolveram numa briga ou discussão que DESCONHECEM. Perdeu-se assim a oportunidade de discutir com o próprio Professor os seus argumentos e quiçá forçá-lo a retratar-se. Optou-se pela via fácil: a vitimização, a condenação; a atenção e indignação selectiva. Não será isso que nos fará povo grande.
MAIS SOBRE TROLLING
Ela é a arte de irritar as pessoas de forma deliberada, inteligente e secretamente através do diálogo. A parte mais essencial do trolling é convencer sua vítima - neste caso, leitores desavisados ou com baixo nível de informação ou sofisticação intelectual que - a) realmente acreditar no que está a dizer, não importa o quão certo ou errado, ou b) dar instruções a sua vítima para agir também.
Este texto é também uma provocação ao enxame de vespas. Ferrem-me; eis a minha cabeça. Mais não disse.
Gosto
Comentários
Ed Mazive Egidio Vaz - por favor nao defenda coisas erras somente para APARECER
Gerir
4 h
Egidio Vaz EU não quero aparecer. Eu existo meu caro. Sou real.
Gerir
4 h
Tiago Sith 😂😀😁 é por isso que Moçambique não sobi, basta alguém ser nosso amigo para glorificar na sua inglória...
Gerir
3 h
Caula Manuel E V. estou a pedir partilhe o texto do Cumbane
Gerir
4 h
Egidio Vaz Quais dos textos? O problema começa ai mesmo. Ele escreveu dois, tres, quatro textos tentando explicar o que disse no primeiro.
Gerir
4 h
Caula Manuel O texto que criou o alarido. Se juntar seria muito melhor para melhor entender
Gerir
4 hEditado
Egidio Vaz Caula Manuel tentei colocar os outros. veja comentários mais abaixo
Gerir
4 h
Sergio Serpa Salvador O que professor quis dizer? Egídio Vaz? Num dos seus post, a pessoa com quem se solidariza, foi peremptório, ao afirmar que, ele não dá volta. Pode ajudar, querendo, clarificar o post, para os menos intelectuais e informados, tal como sugere o seu post.
Gerir
4 h
Egidio Vaz Nops...ele se esforçou imenso. Se quiser, volte a ler. Mas se tiver receio de se convencer, então ficamos por aqui.
Gerir
4 h
Emidio Beula Egidio Vaz Tentando defender o indefensável...
Gerir
4 h
Egidio Vaz Emidio Beula nem tu Emidio Beula sabes ler!? Leste o título?
Gerir
4 h
Egidio Vaz O que titulo diz oh Emidio Beula? Como está escrito?
Gerir
4 h
Emidio Beula Egidio Vaz Li, mano Egídio! Mas o meu comentário não se baseia no título, mas sim no texto...
Gerir
3 h
Egidio Vaz Emidio Beula o Professor Julião João Cumbane é meu amigo, conselheiro. Ouço muito ele. Como tal, DEVE SE ficar solidário com ele. E, neste exercicio, encontrei uma oportunidade de fazer um apenso ao que vi e experimentei. Debbrucei-me sobre o trolling.
Gerir
3 h
Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Dr EV. Boa tarde. Qualquer um dos nós comete erros. O texto do JJC foi certeiro como uma azagaia em direccao ao alvo. Nao fingiu no que tinha na alma. Houve criticas de dentro como de fora do Partidao glorioso. Eu faco para dos primeiros, nao concordei e ate critiquei. Ora, se ele reconhece o erro, a humildade engradece, usando o mesmo canal que peça DECULPAS sinceras aos visados, ao partido (sou membro deste partido, mas nunca fui que a morte de Samora tenha sido dentro como ele fisse) e a todos que se sentiram ofendidos pelo texto muito agressivo que foi.
Aconselhe-o para fazer e verás que nada igual ao Castelo Branco acontecera.
Gerir
2 h
Huntelais Adelino Vinho Egidio Vaz uma mina retardada trabalhando para a sua prole. Chama se a isso de sobrevivência.
Gerir
4 h
Julião João Cumbane está com Julião João Cumbane.
Desfazendo equívocos.... (?!) - ii

"Sacríficio" não significa necessariamente "assassinar". Quem faz está interpretação do que escrevi, está a agir de má-fé. E outra coisa é que eu não falo em nome da FRELIMO; não tenho condição para tal. O que tenho feito---e fiz na minha reflexão anterior---é falar da FRELIMO. É muito diferente!
Reitero, sem trocar termos, que Samito corre o risco de ser sacrificado... Esta é uma opinião legítima, porque fundada na História contada da FRELIMO... E o ideal da FRELIMO, desde Mondlane até Nyusi, continua o mesmo, não obstante o tempo tenha passado...
Outrossim, o que eu escrevi não visa intimidar ninguém, tampouco criar uma condição que beneficie ou (des)favoreça a FRELIMO. Visa é alertar sobre as possíveis consequências que os actos maquiavélicos praticados por certos indivíduos visivelmente insatisfeitos com as decisões tomadas ultimamente pela FRELIMO lismo podem levar outros cidadãos, politicamente ingénuos, a passarem.
Enfim, confesso que estou decepcionado e profundamente preocupado, porque eu não gostaria de ver um filho de Samora Machel a ser colocado como adversário político da FRELIMO, em circunstância alguma. É minha opinião formada... que Samito está a ser usado indevidamente, possivelmente por ser órfão de pais heróis nacionais.
Eu disse.
Palavra d'onra!
4 h
Caula Manuel Ok. obrigado E V.
Gerir
4 h
Gabriel Jose Titosse Quem escreve o que quer ganha reações que não quer. Bem feito ao Professor! Quem lhe mandou ser irreflectido?! Penosamente, agora anda a se esborrar em justificações, como que a chamar todo um povo internauta de ignorante! Tsc.
Gerir
4 hEditado
Constantino Joao Alguém terá forçado Julião Cumbane a interromper o luto para escrever o que disse? Não foi por livre e espontânea vontade que disse o que disse? 
Dr Egídio Vaz, poupe - nos de defender absurdos. Para quem acompanha os comentários de Julião Cumbane, quer nas rádios e televisões, quer nas redes sociais, sabe o quanto é um homem de comentários incendiários e belicistas quando é para defender a Frelimo.
Gerir
4 h
Egidio Vaz Leste o título? Leste o texto? Fica dificil discutir com quem não lê, não ouve, só quer escrever e ser ouvido.
Gerir
4 h
Constantino Joao Li o título e o corpo do texto. O dr Egídio tenta nos passar a mensagem de que Julião Cumbane terá proferido aquelas palavras no contesto da desgraça de lhe abateu (falecimento do pai). Só que quem acompanha os comentários do visado sabe o quanto é incendiário. Mesmo depois da morte de Afonso Dlhakhama, veio com um discurso revestido de ataques ao finado.
Gerir
4 h
Evans Malate Jr. Heheheh .. A política é a nova Pop Culture
Gerir
4 h
Domus Oikos Dizer que um senhor adulto como Julião Cumbana numa de trolling pra ver reacção dos desavindos, colher satisfação por ver gente a discutir ou coisa parecida seria o mesmo dizer que este Professor é doente e a sua doença será sem sombra de dúvida mental. 
Deixem de histórias Moçambique tem lista interminável de assassinatos políticos onde a PGR só diz está a investigar. Todos eles tem uma característica comum: criticar, ser, jogar contra o regime. 
Este é um aviso muito importante. A PGR já devia, se trabalhasse de verdade, ouvir este senhor. Não queremos mais sangue.
Gerir
3 hEditado
Mindo D'avila Mesmo assim dizem que querem lhe Chamboquear no partido.
O babulho foi grande
Gerir
1 hEditado
Euclides Flavio Egidio Vaz, compreendo a sua explicação, alias, penso que sob ponto de vista teórico tem algum mérito, mas em termos práticos não procede se se ter em conta a pessoa que “defendes”, ou seja, defender JJC no contexto do texto que circulou muito e levantou debates de tonalidade, significa ao mesmo tempo dizer que no"s somos maus intérpretes.
Se você escreve algo e as pessoas entendem de outra forma “SEMPRE”, significa que o problema esta com o emissor e não o receptor da mensagem. Ele como professor deve saber disso, pois, e" básico. O outro aspeto tem a ver com o canal. Escrever um texto no Facebook, é ao mesmo tempo assumir que o mesmo será lido no WhatsApp e será interpelado pela maioria.
Sendo mais pratico: Tendo em conta que ele tem problemas sérios de clareza, objectividade e falta de conhecimento básico do funcionamento desta plataforma, porque não para de nos criar dores de cabeça?
Porque é que o JJC, insiste em escrever, informar ou comunicar, se ele não sabe? É que não é a primeira vez que ele escreve e a seguir publica 6 ou 7 artigos em sua própria defesa. 
Não faz sentido que ele continue a escrever sem saber a quem se dirige. Ele deve parar de nos confundir.
PS: Os episódios repetitivos no texto dele sobre “MÃE BIOLÓGICA” também tem outra explicação particular? Quem fala de mãe biológica sabe o que significa ser mãe social. Mas era necessário escrever isto?
Gerir
3 h
Victor Famandha Kufeni Vivas Ele é "básico". Rsrsrs. Gostei.
Gerir
3 h
Ibraimo Assane Boa reflexão tudo,
Gerir
1 h
Lucas Inacio Olece Para quem lê os posts do JJC já sabe qual é a sua tendência quando escreve e não estão admirados com o recente post
Gerir
3 h
Ruffa's Infante “O Professor Cumbane acaba de perder o pai, não passam se quer 30 dias” Então ele nem tem ideia do significado da perda de um progenitor, pois em menos de 30 dias, quebra o luto e escreve textos belicistas. Meu conselho é, ele deve procurar um psicólogo
Gerir
3 h
Star Neves Psicólogo não, um bom psiquiatra porque isto já é um caso de louco.
Gerir
2 h
Tesoura Júlio Tuboi Já enviei várias mensagens para o Professor ( Julião João Cumbane) que eu tenho problemas sérios de compreender os posts dele. Mas o professor JJC nunca jogou a meu favor. Prontos, rendi.
Gerir
3 h
Belarmino A. Lovane A Frelimo tem que começar a analisar o perfil das pessoas que a representa nos órgãos de comunicação social. Há discurso que só a distancia do povo, alguns podem muito bem ir às Tvs, Rádios falarem em seu nome próprio. As vezes penso que aproveita-se do bom nome do partido para legitimar opiniões individuais.
Gerir
3 h
Zefanias Macicane Em solidariedade?
Gerir
3 h
Lukuekue Amani O dito não dito é típico quando se atravessa situações de tensão em meio a grupos, organizações, etc.

A tensão, tem impacto directo na emoção e por sua vez o campo emotivo é sem delimitação.


Com isso chama se à responsabilidade todo comentador ou quem quer que seja que pretende expor seu pensar , a que, seja cauteloso nas expressões para evitar hostilidades desnecessárias. 

Eis algumas situações que se criam quando não se é claro na expressão em meio hiper emotivo:

1.Não era o que tencionava fazer saber.

2. provavelmente quisera dizer o que disse de como disse e não soou bem.

3. Era o que queria apenas usou algumas palavras susceptíveis de se atribuir múltiplos significados (considerando o as circunstâncias e a ocasião).

O dito d não dito... 😊
Gerir
3 hEditado
Alberto Samuel Maherero Tosh Nem com mil tentativas e nem com mil advogados irá poder desfazer a infelicidade que escreveu sobre o indivíduo número um do país independente, vulgarizou o nome do Marechal e fez TROLL da sua morte. É um maluco que não tem lucidez sobre o que diz.
Gerir
3 h
Zefanias Macicane Me parece que EV e JJC ultimamente so escrevem "Trollings". Sao comparsas.
Gerir
3 h
Julião João Cumbane Estou contigo nesre barco, Egidio Vaz.Obrigado pela solidariedade!
A LUTA CONTINUA!
Gerir
3 h
1 h
Matenglane Muchanga Julião Cumbana = Egídio Vaz
Gerir
3 h
Egidio Vaz Não consegues ler textos longos. Vê-se
Gerir
3 h
Benjamim Muaprato Solidariedade ou defesa???
Gostei da entrevista entrevista que deste a DW Africa!!!
Gerir
3 h
Egidio Vaz Obrigado pela parte que me toca.
Gerir
3 h
Egidio Vaz Agora estou para ver aquele que queria dar no focinho. Ficará claro agora a quem estava a se dirigir.
Gerir
3 h
Lukuekue Amani Parece que os pugilistas são muitos na cidade.

Faroest 👾
Gerir
3 h
Tiago Sith Sabes porque Moçambique não se desenvolve? É porque ao invés de defendermos o país defendemos partidos, ao invés de defendermos a família defendemos quem nos proporciona orgasmos na cama, ao invés de defendermos amigos defendemos quem nos paga sempre carne de porco e cerveja...
Gerir
2 h
Afonso Dete Prova viva de que o Mundo esta em constantes mudanxas. Egidio vaz e o tal d professor de maos dadas. Chi... To mesmo aprender a nao me agarrar as mesmas coisas... Thanks ev
Gerir
2 hEditado
Aurelio Magalhaes Oh Egidio Vaz poderiamos até dar o beneficio da duvida mas este senhor é rescidivo. quando desejou e depois festejou a morte de prof Cistac nao conhecia a dor de perder um entequerido?
Gerir
2 h
Mouzinho Zacarias Este teu conselheiro defendia publicamente a morte macaca de Afonso Dhlakama. ..Egidio Vaz tu sabes disso
Gerir
1 h
Quivi José Faera Se nao me engano os 2chegaram até ao ponto de se bloquearem nesta plataforma agora ja sao denovo amigos
Gerir
1 h
1 h
Francisco Wache Wache Quem interpreta a mensagem, o conteúdo de um texto, oh Egídio Egidio Vaz, não é quem escreve, é quem lê. Hoje estou aqui no Sandikhue, na zona!
Gerir
1 h
Egidio Vaz Kkkkk. Estás na minha terra.
Gerir
1 h
Bernardo-Madzime De Araujo Rodge Querendo atribuir ao professor qualidades que ele não tem... O papel de advogado do diabo não te fica bem amigo EV, e nem o professor pediu defesa. Ele disse o que disse, e acho que ele é homem suficiente pra assumir os seus dizeres. Não fica bem tentarmos lançar areia aos olhos do povo
Gerir
1 hEditado
Ibraimo Assane É oportuno família Machel levar o professor a justiça em virtude de bom nome que foi colocada em causa. Por outro lado me parece que o Ilustre Egídio estar a padecer de uma anomalia psíquica devido a incoerência dos seus comentários
Gerir
1 h
César Phonguane ÚLTIMA HORA: CNE acaba de chumbar a candidatura de SAMORA MACHEL JR. por insuficiência de suplentes. Decisão foi tomada por votos. Frelimo e MDM votaram a favor da rejeição. Renamo e parte da sociedade Civil votou contra a rejeição. SAMITO JÁ FOI SACRIFICADO.
Gerir
1 h
ID Eddy Já agora "saco da mesma farinha", para não dizer o vulgo.
Gerir
28 min
Paula Martins Egidio, carissimo Doutor. Não estou á espera que você comente alguma coisa que eu escreva no seu mural, isso seria um milagre.......e ainda nem percebi bem se é por causa da cor, do País de origem ou se por ser " feminino pensante e por vezes acutilante". O Dr Egidio ultimamente parece pertencente a uma elite que poucos percebem e é pena. Sabe?! Todos nós ou quase todos percebemos mal o post..........................e nem digo mais porque para bom entendedor!!!!! Empresto a minha fita métrica para aprenderem a medir as palavras especialmente quando se tem notoriedade e num espaço virtual publico.
Gerir
20 minEditado

Sem comentários: