domingo, 19 de agosto de 2018

AJUDEM, a Organização pela qual Samora pretende concorrer, foi desqualificada pela CNE?

Há boatos que apontam para tal. Tudo tem a ver com a recolha de assinaturas que, segundo dizem, foi um processo que não seguiu os trâmites legais. Porém, informações em nosso poder, de fontes próximas do processo, indicam que a Frelimo terá ameaçado os elementos constantes da Lista que a CNE, contra as regras internas, deixou sair ao público. E que, embora se tenha aventado a possibilidade do chumbo da AJUDEM, ainda não foi tomada nenhuma decisão a respeito!

Em actualização!

AJUDEM, Encabeçada Por Samora Machel Júnior, Acusada De Falsificar Documentos De Candidatura


A Associação Juvenil para o Desenvolvimento de Moçambique (AJUDEM), encabeçada por Samora Machel Júnior, é acusada de falsificação de documentos de candidatura de alguns membros, para as eleições autárquicas de 10 de Outubro próximo. A incriminação foi feita sexta-feira (17), à Comissão Nacional de Eleições (CNE), por pelo menos três indivíduos que constam da lista de candidatura e requereram a retirada dos seus nomes.
Os queixosos alegaram que nunca foram consultados pela agremiação no sentido de constarem do suporte da candidatura do filho do falecido Presidente Samora Machel.
Dois dos três cidadãos alegaram que tomaram conhecimento de que constam da lista de candidatura de “Samito” através de pessoas próximas e das redes sociais.
A CNE reuniu-se e discutiu o assunto durante o fim-de-semana, podendo, oportunamente, tornar pública a sua decisão.
Se o órgão que gere os processos eleitorais no país julgar esta reclamação procedente, a associação pela qual Samora Machel Júnior pretende concorrer a edil de Maputo pode ser excluída do processo, o que pode ser vexatório diante do partido Frelimo.
No dia 13 de Agosto em curso, Samora Machel Júnior deu indicação de ter desmamado do partido no poder, no qual nasceu e acresceu até se tornar homem do seu gabarito, e candidatou-se à presidência do Conselho Autárquico de Maputo pela AJUDEM.
Segundo o CIP, entre os cinco documentos que cada candidato deve apresentar à CNE no acto de candidatura, consta uma declaração de aceitação de candidatura.
Se o mandatário da lista da AJUDEM tiver apresentado falsas declarações de aceitação de candidatura dos contestatários em questão, tal “configuraria ilícito eleitoral punível com pena de prisão maior”.
Jornal @verdade
A AJUDEM de Samora Junior pode ser desqualificada hoje
Tudo indica que a CNE vai desqualificar hoje a AJUDEM de Samora Machel Júnior. Por lei, cada lista concorrente deve apresentar 34 nomes mais 3 suplentes. Ao todo 37 nomes. Como 4 dos cidadãos da lista da AJUDEM comunicaram sua desistência, a CNE deverá atender as esses pedidos. A plenária que vai deliberar sobre este caso, e o de Venâncio Mondlane, reúne-se esta noite. Os 4 elementos estão na plenitude dos seus direitos.Independentemente das razões que apresentam, a CNE terá de lhes carimbar o pedido de desistência, o que desqualificará automaticamente a lista da AJUDEM, fazendo também cair por terra a pretensāo de Samora Júnior de chegar à gestão da edilidade de Maputo usando uma plataforma cívica contra o seu partido, a Frelimo. A deliberação de hoje sobre este caso será definitiva. O processo de submissão de nomes chegou ao fim.
Estes sāo dos factos.
O que eles mostram?
Mostram uma ratice maquiavélica sem paralelo da Frelimo e a falta de precaução da AJUDEM (e de Samora Júnior) com situações de ganância e facadas nas costas. A Frelimo accionou seus mecanismos. Identificou na lista da AJUDEM apenas quatro elementos susceptíveis de quebrarem a aliança com Samora. Houve promessas, é certo. E só isso faria com que 4 cidadãos adultos viessem agora comunicar que a inclusão de seus nomes na lista da AJUDEM nāo teve sua anuência. Mas ninguém trata da certidão de registo criminal por interposta pessoa. Por outro lado, o timing foi escolhido de forma cirúrgica, fechando a opção de uma substituição de nomes. Samorá Junior confiou demasiado nas pessoas que se juntaram à sua volta, muitas delas oriundas das bases suburbanas da Frelimo em Maputo. Marcadamente gente anônima. Nenhuma das figuras sonantes que lhe tem dado apoio inscreveu seu nome na lista. Com sua provável saída da corrida, Samora Júnior pode sair também derrotado de uma batalha que não foi um combate político mas apenas o cúmulo de uma artimanha legalista do partido que, sem explicação plausível, rejeitou que ele fosse a votos em eleições internas. Se este
cenário se concretizar, Samora Junior inicia uma travessia do deserto até Março de 2019, quando a Frelimo reunir seu Comité Central. Até lá é provável que a liderança da Frelimo fique de braços cruzados e esperar para ver se o filho de Machel regressa ao convívio interno ou renuncia à qualidade de membro desse CC. O melhor para os citadinos de Maputo seria que Samora também concorresse agora. Se houvesse um milagre...
Comentários
Luis Muianga Fantochada, muitas balas assassinas apontadas a cabeça do Samito na nossa pobre politica.
Gerir
Responder1 h
Samuel Lakeny Vergonhoso, ....
Gerir
Responder1 h
Maria Margarida Chaves Marques Que vergonha e que tristeza se o partido no poder se comportar desta forma. Esperemos que não ... Correm o risco de perder muitos apoiantes.
Gerir
Responder1 h
Buene Boaventura Paulo Posso afirmar que se isso é de lei (chumbar a candidatura face a desistência dos proponentes, sem abrir espaço para a sua substituição), então essa lei é imperfeita e perniciosa ao Estado de direito. Julgo que o CNE não devia seguir esse caminho porquê os proponentes cumpriram com os requisitos exigidos para a candidatura de Samora Machel Jr.
Gerir
Responder1 h
Titos Matenene Não concordo. A lei é a lei, não podemos abrir excepções em função de circunstâncias que beneficiam alguns, sob pena de estarmos constante a fazê-lo. Será doloroso sim, mas é a lei.
Gerir
Responder20 min
Rob Sau Podem conseguir ate desqualificar a AJUDEM, uma coisa ficou claro a FRELIMO deve mudar os seus metodos!
Gerir
Responder1 h
Helder Hugo De acordo. Devo aplaudir este pensamento.
Gerir
Responder52 min
Rob Sau So acho que os mais novos merecem uma chance!!!
Gerir
Responder41 min
Francey Zeúte Um pormenor, esta mesma CNE continuou a receber candidaturas mesmo depois de o prazo ter vencido. Portanto, pontapeou-se a lei, havendo, creio que vai ser difícil, mas era sim, que se possibilitasse a substituição dos desistentes, isso só vai fortalecer um processo, que apesar de ter seus erros, precisa ser credibilizado. Vamos aguardar.
Gerir
Responder1 h
Elvino Dias Muito triste
Gerir
Responder1 h
Mouzinho Zacarias Egídio Vaz combateu tanto este jovem
Gerir
Responder1 h
Helder Hugo Kkkkkkkk você mano Mouzinho Zacarias tem muito provoco. Kkkkkkkkkk
Gerir
Responder50 min
Mouzinho Zacarias Kkkkk... mano Hélder Helder Hugo..estamos a comer festa na beira
Gerir
Responder48 min
Helder Hugo Mouzinho Zacarias manda qualquer coisa para este lado. Apesar de eu nao o ter feito da vez de Inhambane
Gerir
Responder47 min
Mouzinho Zacarias Helder Hugo ....kkkk...está bem mano
Gerir
Responder46 min
Egidio Vaz Já, o culpado sou eu? Eu sou da AJUDEM? Não. Da CNE? Não. Sou do cartório notarial? Não. Sou familiar dos que renunciaram? Não.
Gerir
Responder51 minEditado
Francey Zeúte hehehehehehehehhehehe tipo não sabes de nada. kakaakkakakakakakakakakakkaakakakakkakakakaak
Gerir
Responder1 h
Mouzinho Zacarias Irmão. ..é pecado o que fizeste
Gerir
Responder1 h
Egidio Vaz Francey Zeúte estão a exagerar essa fixação pelo Egidio. E estão a perder o foco
Gerir
Responder1 h
Francey Zeúte Vamos aguardar com serenidade. mas a coisa amargou e muito.
Gerir
Responder1 h
Mouzinho Zacarias Egídio Vaz... tu influnciaste opinião pública
Gerir
Responder1 h
Thulukela Massingue Mouzinho Zacarias Né está aí para si esse homem!
Gerir
Responder1 h
Nhanisse Jah Yahwah 🤣🤣🤣🤣
Gerir
Responder1 h
Responder1 h
Helder Hugo Assim estão a procura de culpado e o saco de pancadas que encontraram é o Egidio Vaz? Kkkkkkk
Gerir
Responder47 min
Egidio Vaz Helder Hugo são demais.
Gerir
Responder46 min
Responder27 min
Elvino Dias Mas a CNE não pode substituir os desistentes com outros interessados ?
Gerir
Responder1 h
Bethoven Amancio Boa pergunta Dr.
Gerir
Responder1 h
Dercio Nicolau A CNE ou a AJUDEM propor??
Gerir
Responder1 h
Elvino Dias Por mim, seja em Tribunal ou qualquer outro fórum, quando se regista qualquer irregularidade, deve ser notificar ao interessado para dentro de um prazo fixado pelo órgão suprir a irregularidade.
Gerir
Responder57 min
Sic Spirou Milagre político. Vamos a ver.
Gerir
Responder1 h
Hobety Luys Muhamby Enquanto haver perseguições políticas Moçambique continuará pobre para sempre
Gerir
Responder41 minEditado
Ricardino Jorge Ricardo Ao se confirmar "derrotado" o Samora Jr, abrir-se-a portas para a vitória do VM. Por que digo isso, os seus seguidores vão se sentir "frustrados" com o regime e provavelmente poderão apoiar o cabeça de lista da renamo.
Gerir
Responder1 h
Responder1 h
Sidonio Bras Em surdina a Renamo era simpatico com a Candidatura de Samora Machel Júnior. Por outro lado só a Renamo poderá ajudar ao Júnior a desvendar o mistério da morte de seu pai.... Haver vamos o alcance das nuances.
Gerir
Responder1 h
Bartolomeu Chichava Desepero da Frelimo.. uma total vergonha
Gerir
Responder1 h
Muhamad Yassine Tem espaço para corrigir sim
Gerir
Responder1 h
Sic Spirou Os tais 10 dias? Espero que sim pois não faz sentido esse "cerco legal" de não haver lugar pra novos nomes.
Gerir
Responder1 h
Rildo Rafael Muhamad Yassine: Podem ser substituídos? Então ainda não se pode falar de "desqualificação"?
Gerir
Responder1 h
Egidio Vaz De acordo com a Lei devia ter, caso fossem erros não criminais. É fraude e anti-jogo colocar nomes à porta de cavalo sem consentimento dos candidatos. Isso é fraude. Não é? Já, se se tratasse de candidaturas incompletas, teriam si espaço para corrigir. Em todo caso vamos aguardar
Gerir
Responder1 h
Egidio Vaz Sic Spirou já é cerco legal. 😂😂😂😂😂😂. Não é lei? É cerco?
Gerir
Responder1 h
Sic Spirou As leis são feitas por homens que podem sim muitas vezes, ter um pendor não muito benéfico ao cidadão. É isso que tento dizer! Mas se assim está agora, creio que devem ser rever esse cerco.
Gerir
Responder1 h
Sic Spirou Egidio Vaz fraude é crime. Que levem agora as pessoas responsáveis a barra.
Gerir
Responder1 h
Roberto Lamba Para Egidio Vaz fraude em moçambique é crime, novidade isso!
Gerir
Responder59 min
Roberto Lamba Fraúde nunca foi crime é ilicito civil.
Gerir
Responder58 min
Francey Zeúte A CNE continuou a receber candidaturas depois do fim do prazo, isso só serve para que lhes seja permitido susbtituir os desistentes. Abriu-se um precedente. Que seja acolhida esta retificação.
Gerir
Responder58 min
Egidio Vaz Roberto Lamba ilícito é o quê? Mas pronto, fiquem com vosso debate. Já foi muita areia para hoje só
Gerir
Responder57 min
Carlos De Sousa Tivir O que faz o senhor Egidio Vaz ter tanta certeza de que as alegações dos denunciantes são verdadeiras. Alguem da AJUDEM já se pronunciou à respeito? APRM confirmou? Por quê a presunção de inocência só existe quando te convêm?
Gerir
Responder57 min
Mouzinho Zacarias Estou a ver que meu amigo, Egídio Vaz será nomeado vice_ministro de qualquer coisa, por estar a combater a oposição de forma ferroz
Gerir
Responder55 minEditado
Roberto Lamba Egidio Vaz sobre esses pontos podemos falar noutro foro.
Gerir
Responder55 min
Sura Rebelo de Oliveira Sic Spirou posso dar o meu? Tenho eleitorado ai 💥
Gerir
Responder51 min
Initovitch Gulupov Egidio Vaz como será que tais documentos (BI etc) pararam nas maos da AJUDEM? Como trataram do registo criminal?
Gerir
Responder23 min
Responder1 h
Agnaldo Conceicao Creio que a Frelimo esteja a dar um tiro no seu próprio pé.
Gerir
Responder1 h
Araujo Antonio "Com o cartao de eleitor pode eleger e ser eleito" o que isto.significa? Voces tem canganhiças. Mas em fim dia 10 esta perto
Gerir
Responder1 h
Sandro de Sousa Se assim for, haverá muitas abstençoes a nivel do voto.
Gerir
Responder1 h
Joao Mazivila Antonio Isso é medo, porque Comiche ia perder para Samora ou Venâncio, com tudo, cuidado a Renamo vencer terrivelmente, Samora ia salvar a Frelimo, porque ele não saiu do Partido, apenas quer dar uma opção a Juventude que em sido ignorada pelo cotas
Gerir
Responder1 h
Waka Machava Machava Muita perseguição, primeiro VM, depois É. E agora Samira Júnior??fala sério...
Gerir
Responder59 min
Hussein Nácir Rupava Há 4 cidadãos que devem estar a ter mesa farta por estes dias. O estômago vai deixar de roncar....
País do Pandza Hoyeeeee
Gerir
Responder59 min
Júlio Jorge Mutapate A FRELIMO sem perceber está empurrar o SAMITO pra levar ao extremo sua dissidência do partido. Acho que o SAMITO ainda vai nos surpreender muito pela positiva
Gerir
Responder52 minEditado
Ernesto Stefane Que lei essa 34 nomes. .?
Gerir
Responder57 min
Sura Rebelo de Oliveira Se houvesse um milagre... Muito conveniente a saida de 4elementos agora com a desculpa mais esfarrapada. ..
Gerir
Responder55 min
Sura Rebelo de Oliveira A seguir é VM. Não dormem. Querem concorrer sozinhos
Gerir
Responder53 min
Helder Hugo Tenho uma questão para os mais intendidos.....caso se concretize a desqualificação será ilegal? Esta previsto por lei que nestas situações o procedimento e este? Caso seja porque tanto alarido? Esta claro que o Mano Samito Jr nao se preparou devidamente, como diz o mano Marcelo Mosse confiou cegamente nas pessoas, ou por outra na minha opinião deixa aqui patente a sua ingenuidade. Politica nao e um jogo justo e honesto, alias ja ouvi por ai alguém dizendo " indica-me um politico honesto que eu lhe indico uma prostituta virgem".
Gerir
Responder38 min
Nordito Pente Eu disse, o Samito foi um distra! O dito por nao dito por parte dele, revelou falta de maturidade politica.
Gerir
Responder32 min
Helder Hugo Também pensei. Não estava firme na decisão
Gerir
Responder26 min
Nordito Pente Muita emoção
Gerir
Responder22 min
Madjedje Alves Egidio vaz grande pensador
Gerir
Responder31 min
Avelino Namarrocolo Esses golpes baixos não dignificam o nosso país, eh extremamente vergonhoso.
Gerir
Responder25 min
Óscar João Cardoso A confirmar se esse desiderato eu chamaria Isso de desespero Politico.
Gerir
Responder24 min
Initovitch Gulupov Lenon Arnaldo chamas a isto (artemanhas da FRE tal como descrito pelo MM) de fazer política?
Gerir
Responder21 min
Stelio Chipasso Que vergonha
Gerir
Responder19 min
João Mindo Marcelo Mosse

Mais um ponto que chamou-me a atenção.


"Houve promessas."

E eu acrescento..."de vida (negócios/interesses) ou de morte".
Gerir
Responder19 min
Jose Eduardo Que culpa tem o cabeça de lista se uns irresponsaveis, a ultima hora dao o dito por nao dito? Se têm o registo criminal é porque foram solicita-lo pessoalmente, a menos que a instituicao publica atende a cambalachos, aceitando "expedientes". Como seria se esses 4 tivessem morrido? Nao seria dada a possibilidade da sua substituicao?
Gerir
Responder18 min
João Mindo Boa questão.
Gerir
Responder16 min
Initovitch Gulupov Onde ha corrupção, ha um corruptor e um corrupto...logo ambos cometem crime e devem ser sancionados. No caso: AJUDEM e REGISTO CRIMINAL.
Gerir
Responder13 min
Henrique Patricio Junior A verdade hoje por hoje manda dizer que a Felino está empenhada em desenhar todas as possíveis e imaginárias acções pra combater Samito.

Sem comentários: