Há boatos que apontam para tal. Tudo tem a ver com a recolha de assinaturas que, segundo dizem, foi um processo que não seguiu os trâmites legais. Porém, informações em nosso poder, de fontes próximas do processo, indicam que a Frelimo terá ameaçado os elementos constantes da Lista que a CNE, contra as regras internas, deixou sair ao público. E que, embora se tenha aventado a possibilidade do chumbo da AJUDEM, ainda não foi tomada nenhuma decisão a respeito!
Em actualização!
Em actualização!
A Associação Juvenil para o Desenvolvimento de Moçambique (AJUDEM), encabeçada por Samora Machel Júnior, é acusada de falsificação de documentos de candidatura de alguns membros, para as eleições autárquicas de 10 de Outubro próximo. A incriminação foi feita sexta-feira (17), à Comissão Nacional de Eleições (CNE), por pelo menos três indivíduos que constam da lista de candidatura e requereram a retirada dos seus nomes.
Os queixosos alegaram que nunca foram consultados pela agremiação no sentido de constarem do suporte da candidatura do filho do falecido Presidente Samora Machel.
Dois dos três cidadãos alegaram que tomaram conhecimento de que constam da lista de candidatura de “Samito” através de pessoas próximas e das redes sociais.
A CNE reuniu-se e discutiu o assunto durante o fim-de-semana, podendo, oportunamente, tornar pública a sua decisão.
Se o órgão que gere os processos eleitorais no país julgar esta reclamação procedente, a associação pela qual Samora Machel Júnior pretende concorrer a edil de Maputo pode ser excluída do processo, o que pode ser vexatório diante do partido Frelimo.
No dia 13 de Agosto em curso, Samora Machel Júnior deu indicação de ter desmamado do partido no poder, no qual nasceu e acresceu até se tornar homem do seu gabarito, e candidatou-se à presidência do Conselho Autárquico de Maputo pela AJUDEM.
Segundo o CIP, entre os cinco documentos que cada candidato deve apresentar à CNE no acto de candidatura, consta uma declaração de aceitação de candidatura.
Se o mandatário da lista da AJUDEM tiver apresentado falsas declarações de aceitação de candidatura dos contestatários em questão, tal “configuraria ilícito eleitoral punível com pena de prisão maior”.
Jornal @verdade
A AJUDEM de Samora Junior pode ser desqualificada hoje
Tudo indica que a CNE vai desqualificar hoje a AJUDEM de Samora Machel Júnior. Por lei, cada lista concorrente deve apresentar 34 nomes mais 3 suplentes. Ao todo 37 nomes. Como 4 dos cidadãos da lista da AJUDEM comunicaram sua desistência, a CNE deverá atender as esses pedidos. A plenária que vai deliberar sobre este caso, e o de Venâncio Mondlane, reúne-se esta noite. Os 4 elementos estão na plenitude dos seus direitos.Independentemente das razões que apresentam, a CNE terá de lhes carimbar o pedido de desistência, o que desqualificará automaticamente a lista da AJUDEM, fazendo também cair por terra a pretensāo de Samora Júnior de chegar à gestão da edilidade de Maputo usando uma plataforma cívica contra o seu partido, a Frelimo. A deliberação de hoje sobre este caso será definitiva. O processo de submissão de nomes chegou ao fim.
Estes sāo dos factos.
O que eles mostram?
Mostram uma ratice maquiavélica sem paralelo da Frelimo e a falta de precaução da AJUDEM (e de Samora Júnior) com situações de ganância e facadas nas costas. A Frelimo accionou seus mecanismos. Identificou na lista da AJUDEM apenas quatro elementos susceptíveis de quebrarem a aliança com Samora. Houve promessas, é certo. E só isso faria com que 4 cidadãos adultos viessem agora comunicar que a inclusão de seus nomes na lista da AJUDEM nāo teve sua anuência. Mas ninguém trata da certidão de registo criminal por interposta pessoa. Por outro lado, o timing foi escolhido de forma cirúrgica, fechando a opção de uma substituição de nomes. Samorá Junior confiou demasiado nas pessoas que se juntaram à sua volta, muitas delas oriundas das bases suburbanas da Frelimo em Maputo. Marcadamente gente anônima. Nenhuma das figuras sonantes que lhe tem dado apoio inscreveu seu nome na lista. Com sua provável saída da corrida, Samora Júnior pode sair também derrotado de uma batalha que não foi um combate político mas apenas o cúmulo de uma artimanha legalista do partido que, sem explicação plausível, rejeitou que ele fosse a votos em eleições internas. Se este
cenário se concretizar, Samora Junior inicia uma travessia do deserto até Março de 2019, quando a Frelimo reunir seu Comité Central. Até lá é provável que a liderança da Frelimo fique de braços cruzados e esperar para ver se o filho de Machel regressa ao convívio interno ou renuncia à qualidade de membro desse CC. O melhor para os citadinos de Maputo seria que Samora também concorresse agora. Se houvesse um milagre...
cenário se concretizar, Samora Junior inicia uma travessia do deserto até Março de 2019, quando a Frelimo reunir seu Comité Central. Até lá é provável que a liderança da Frelimo fique de braços cruzados e esperar para ver se o filho de Machel regressa ao convívio interno ou renuncia à qualidade de membro desse CC. O melhor para os citadinos de Maputo seria que Samora também concorresse agora. Se houvesse um milagre...
Sem comentários:
Enviar um comentário