quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Quando a montanha pare um rato: Uma caranguejada com chatini e piri piri verde

Manuel Araujo
6 h ·

O dia 7 de Agosto 2017 ficara indelevelmente marcado na minha memoria, como o dia em que tive o raro privilegio, dado aos mortais, de a partir do vidro do caixao, ver in loco a cara putrefacta das hienas que estarao no meu funeral! E que a vida prega-nos cada uma, que nao nos da o privilegio de vermos ou assistirmos in loco ao ultimo espetaculo da nossa passagem terrena - o nosso funeral, por mais ricos ou poderosos sejamos!

Ontem, tive esse raro privilegio, gracas a uma partida que preguei aqueles que fingem ser meus amigos de dia e a noite roem-se de raiva, querendo ser eu! Juro pela alma da minha avo que foi o melhor espetaculo da minha vida e como se nao bastasse com direito a maior cobertura jornalistica jamais vista e ate parangonas em telejornal: Manuel de Araujo ouvido pela PGR!

Comeco pelo inicio ou pelo fim!

Prefiro comecar pelo fim! E mais divertido! "Manuel de Araujo ouvido na PGR" foi o titulo que o meu 'amigo' Jorge Marcos ou alguem da Redaccao Central da STV do Grupo Soico, do tambem meu amigo Daniel David, decidiu dar a noticia sobre a visita de cortesia que fiz ontem a PGR. Isso mesmo apesar, 'MA ouvido pela PGR' depois de ter mostrado em primeira mao ao amigo Jorge Marcos e outros jornalistas presentes, a carta da PGR a mim dirigida pela PGR aceitando o pedido que eu proprio fizera para ser recebido em visita de cortesia e reciprocidade! Cortesia porque se trata da primeira vez que fazia aquele magestoso edificio da PGR na Zambezia, em edificio emblematico. E escolhi inter alia, o mes de Agosto por ser o mes em que Quelimane celebra as Bodas de Diamante, ou seja, os 75 anos de elevacao de Quelimane a categoria de cidade!

Sei que fora de Maputo, sao muito poucos os jornalistas que tenham conhecimentos ou feito o curso de Relacoes Internacionais e Diplomacia ou que tenham poder de compra para ter um dicionario em casa, mas a meu ver nao se justifica tamanha ignorancia, pois hoje nao e preciso ir a uma biblioteca, para consultar o 'pai dos burros'. Ele esta teimosamente instalado nos nossos celulares sob o nome de 'google'! Sera que os meus amigos nao sabem o que e uma 'visita de cortesia'? Saberao o que e reciprocidade? Se fossem ao google, com um simples click, saberiam... mas como a nossa internet so serve para 'fofocas' caimos nas mais simples ratoeiras! ratoeiras alimentads pela cultura dos 'biffes'!

Por onde comeco?

Ha dias, fiquei estupefacto, pela virulencia e sensacionalismo barato e quica putrefacto de certos artigos, publicados por certos orgaos de informacao sobre a prisao de um amigo! Nao quis acreditar, pois uma das pecas menos jornalisticase quica mais putrefactas e sem direito ao contraditorio fora feita exactamente por um amigo que passava literalmente todos os fins de semana sentado ao lado da vitima, partilhando 'vinhos e quejandos'. Nao que os 'vinhos verdes ou tintos e quejandos' borleados devessem servir de amortecedores da verdade, mas o que esperava desse amigo era que pelo menos respeitasse as minimas regras deontologicas do jornalismo respeitando o direito ao contraditorio ou na impossibilidade deste, de ouvir a outra parte ou ate que no minimo assumisse a presuncao de inocencia, pois o juiz, que eu saiba, ate hoje ainda nao se pronunciou! Mas naquele artigo havia certezas e as sentencas ja tinham sido lancadas, um autentico assassinato de caracter e violacao da presuncao de inocencia! Nao vem aqui a proposito e nem e chamado ao acaso, o indecoroso distanciamento de uma certa entidade no mesmo dia da detencao, sem sequer se ter dado ao trabalho de ouvir o seu antigo representante! Amigos e patroes para que vos quero?

Nao acreditando no que via, decidi 'ensair a minha propria morte e quica desgraca'! Sei que com a morte nao se brinca, mas a tentacao foi grande pelo que confesso a prior e penitenciu-me, rogando aos meus amigos e a Deus para que me perdoem por nao ter resistido a tamanha tentacao!

Urdi um plano que reconheco e considero maquiavelico e quica macabro, e peco desculpas a quem sofreu com isso, comecando pela minha esposa. Mas era a unica forma de identificar quem sao as hienas que nao quero no meu funeral! E estas nao se fizeram de rogadas! Estiveram la todinhas, perfiladas e em sentido durante tres horas a espera da minha carne! E cairam na armadilha que nem borboletas tontas! E confesso que em vida nao experimentarei melhor espetaculo 'funebre'!

Explico-me.

Ontem,07 de Agosto de 2017, marquei uma reuniao com um grupo de amigos para as 06.30da manha para tratar de assuntos que tem a ver com as celebracoes dos 75 anos da cidade de Quelimane. Pedi a um dos amigos para que me viesse pegar em casa, deixando como muitas vezes o faco, o carro em casa e a vista de todos. Em Quelimane, para muitos, a presenca do carro protocolar do municipio num local e sinonimo da minha presenca. Logicamente, quando o motorista e o ADC chegaram a casa eu tinha 'evaporado' e como o carro la estava ficaram a espera que eu saisse de casa, claro, assumindo que la estava. Convenientemente desliguei os celulares. A sopa estava prota e quente para ser servida!

Terminada a reuniao, e porque havia pedido uma visita de cortesia (1) e reciprocidade (2), em vertude de uma visita feita pelo Pocurador Provincial ao municipio em Junho de 2017, dirigi-me a PGR. Fui recebido e la decorreu um encontro que terminou, como mandam as regras protocolares em visitas de genero, com uma visita as instalacoes do edificio da PGR Provincial.

Nessa altura, pude ver pela janela, que os meus amigos tinham mordido a isca! A adrenalina la em baixo era tanta que sem pedir permissao dois dos meus melhores amigos, nao se fizeram de rogados e sem autorizacao da PGR, galgaram as escadas do edificio, literalmente invadindo propriedade alheia, o primeiro andar da PGR, de camara em punho e a filmar! O PGR Provincial teve que educadamente aborda-los e convida-lo a retirarem-se imediatamente do local, pois nao tinham pedido autorizacao para filmar dentro das instalacoes da PGR! Embaracados, os meus amigos obedeceram e ficaram de plantao no atrio do edificio a espera que a visita terminasse!

Terminada a visita, deparei-me com um batalhao de jornalistas de todos orgaos de imprensa localizados em Quelimane, naquele que seria o evento mediatico mais coberto dos ultimos 6 anos da minha governacao! Vi e senti o apetite voraz na cara de muitos, para pouco a pouco ir vislumbrabdo o descredito e o desanimo quando a conferencia de imprensa nao convocada pariu um rato: Afinal de contas, ao contrario das sms's que ja circulavam nas redes sociais da cidade e quica no pais, 'MA nao fora chamado para ser ouvido na PGR mas sim estava em visita de cortesia e reciprocidade!

E assim, minhas irmas e meus irmaos, caiu a mascara daqueles que fingem ser meus amigos nas horas de lazer, quando por dentro roem-se de raiva! Foi um espetaculo sureal, curti e vivi cada segundo: Vi o meu proprio funeral, e as caras das hienas esperando pelo sabor acre do meu corpo! Tenham paciencia irmaos, ainda ha muita agua a passar pelo moinho e como disse o meu brother macua, 'o medico disse- me que tenho boa saude e viverei mais 50 anos'! Desta vez ri-me nas vossas caras! Da proxima sera a vossa vez, mas enquanto nao chegar a vossa vez, deixem-me curtir este momento impar! Cambada de caranguejos!

Ka ka ka ka ka ka ka ka

Fui!

Um abraco maquiavelico,

MA

GostoMostrar mais reaçõesComentarPartilhar
180Homer Wolf, Antonio A. S. Kawaria e 178 outras pessoas
7 partilhas
53 comentários
Comentários

Egidio Pascoal Ja o admirava mas desta vez rendi mesmo! Kkkkkkkk

GostoMostrar mais reações · Responder · 6 hGerir

Juvêncio Flores Murri divez

GostoMostrar mais reações · Responder · 6 hGerir

Nelio Sunde

GostoMostrar mais reações · Responder · 6 hGerir

Egidio João Caríssimo, à Inércia social deste mundo é assim mesmo. Não espere o " muito bem" de ninguém neste mundo. Just Keep walking

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 5 hGerir

Nelson Filipe Nhachote Toma.....bem feito pra eles...

GostoMostrar mais reações · Responder · 5 hGerir

Soshangane Wa Ka Machele General MA, você não está bom, sabe! Kkkkkk

GostoMostrar mais reações · Responder · 5 hGerir

Asley Da Eliany Rafique

GostoMostrar mais reações · Responder · 5 hGerir

Manuel Luis Mortar Rosse A característica do Zambeziano em particular quelimanense é ser seu amigo por conveniência.

GostoMostrar mais reações · Responder · 6 · 5 hGerir

Raposo Andrade Apanhados, heheee! As máscaras no chão😂😂😂

GostoMostrar mais reações · Responder · 5 hGerir

Abdil Juma O registo ficou...

GostoMostrar mais reações · Responder · 5 hGerir

Spirou Maltese De facto a notícia que ouvimos na stv parecia que o edil estava em apuros...pra depois percebermos que afinal estava lá pra tomar café de cortesia com o pgr local.... Mas mesmo assim, a notícia do jornalista tentou puxar pra as questões da polícia municipal, que como já se sabe, é um problema a nivel nacional, o comportamento desta corporação.
P. S. Urdiu um plano maquiavélico de facto e fica a lição : jornalista não é amigo de ninguém.

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 · 5 h · EditadoGerir

Belito Porto Meus amigos jornalistas da praça tudo bem??

GostoMostrar mais reações · Responder · 5 h · EditadoGerir

Nelson Badaga Nunca é tarde, Pelo menos aprendeste a não valorizar qualquer um.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 5 hGerir

Wilim Raul Ilustre Mané, estamos numa nação rica em mentes desalojadas, mas continue a montar iscas para essas hienas com tempo renderão e deixarão de seguir te.

GostoMostrar mais reações · Responder · 5 hGerir

Ricardo Tomas Hehehehehehehe ! Boa ratoeira ! Grande abraço

GostoMostrar mais reações · Responder · 5 hGerir

Roberto Francisco Mandire Chiteve


GostoMostrar mais reações · Responder · 5 hGerir

Arno Graciel Valeu, espero que eles tenham aprendido......

GostoMostrar mais reações · Responder · 5 hGerir

Job Mutombene Mutomoz Assim é o carácter de muita gente que temos a nossa volta, estão a espera de tropeçarmos para nos rir. Estamos fartos de hienas e cobras prontas para nos apunhalar pelas costas.

GostoMostrar mais reações · Responder · 5 hGerir

Anabela Adrianopoulos ahahahah...ainda deliciada a gargalhar...Abutres!

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 5 hGerir

Bruno de Mello 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

GostoMostrar mais reações · Responder · 5 hGerir

Osvaldo Palha Jornalistas de meia tijela bebem contigo e roem-te a corda,próprio de gente mesquinha como o "citado"

GostoMostrar mais reações · Responder · 5 hGerir

Antonio A. S. Kawaria Gostei do espetáculo. Mas também é prova de que nem todos os espectadores são nossos amigos. A presença de muitos jornalistas numa conferência de imprensa pode ser para te fritar.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 4 hGerir

Gervasio de Jesus Pois é...meu ilustre Presidente! Amigos que não são amigos...abundam muitos neste "santo" País!

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 4 hGerir

Imtiaz Vala Um conselho irmão:o maior seu inimigo não é aquele que milita no partido político diferente do seu.Aqueles camuflados de apartidários contra o partido político oposto ao seu são os seus inimigos e maquiavelicamente riem-se, conversam contigo e ajudam a atirar pedras para aquele que pensas que são teus inimigos.Abcs

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 hGerir

Raul Estevao Daniel Nao aguentei com esta tio

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 hGerir

Carlitos Salvador ....kkkkk valeu a ratoeira! mano mané relax...quando conhecemos nossos inimigos facil será esquinar ou vence-los. Espero que de hoje em diante tenham vergonha, pois, já discobriste boa parte deles...kakakakak

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 hGerir

Budana Waka Chinguvo Epah...assassinos de carácter ..enfim nessa bela terra há isso .

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 hGerir

Américo Matavele Eu acho que como presidente do Município, uma Nota Informativa para as redacções poderia não te ter criado tantas "hienas", afinal ocupa um cargo público, em que tudo o que faz sempre será especulado se você próprio não explicar. Além de que os jornalistas, ou melhor, a profissão de jornalista não tem amigos, mas fontes. E pela sua posição é uma fonte bem apetecível. Por isso, mano Manuel Araujo, acho que levou pesado com os jornalistas, que no fundo esperavam um furo como qualquer jornalista que é bom e se preza, uma vez que uma Nota enviada às redacções poupava o mano Manuel de descobrir pessoas de dentro do seu caixão. Experimente mandar uma nota às redacções da próxima que visitar o Hospital Provincial de Quelimane, e há de ver que os mesmos que diz que não gostam de si, estarão ali à sua espera, porque aquele é trabalho deles. A ignorância sempre vai parir especulações, por isso acho que jornalistas não queriam enterrar o mano Mané, como pessoa, mas sim como presidente do Município, uma instituição, por acaso, que poderia ter mandado uma nota para as suas redacções e continuarem amigos. Mas se agradou a si como pessoa, quem sou eu para dizer isto? Minha opinião.

GostoMostrar mais reações · Responder · 9 · 4 hGerir

Antonio A. S. Kawaria Mano, leu tudo? Concordo em grande parte contigo, mas o mano Araújo diz que fez de propósito para provar a fome dos jornalistas. Mas bom ainda para muita coisa. O mano Américo Matavele já aceita que os jornalistas podem especular quando não sabem de fundo até que a verdade venha. Uma outra lição para mim é que jornalistas publicam para vender. Alguns confundem-lhes com fiéis mas isso não é bem assim.

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 hGerir

Américo Matavele Li mano Antonio A. S. Kawaria. Manuel Araujo é uma instituição, e ia visitar outra instituição. Acho que há uma confusão de "confundir" o presidente do município que foi visitar a procuradoria e a pessoa do mano Mané com seus inimigos e fintas. Temos que nos institucionalizar e trabalharmos com cabeça e não com o coração. Se ele tivesse mandado uma nota a partir do seu gabinete, acha que isto acontecia?

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 2 h · EditadoGerir

Junior Capece Quando se tem excesso de fome por populismo...

GostoMostrar mais reações · Responder · 3 hGerir

Paulino Da Fonseca Fanheiro Mano Américo Matavele entendo que uma Nota dissiparia tudo o que está em causa é algo que se discute muito na imprensa o Jornalista viver de especulações e sede exagerada de informação... assumindo um título desses como manchete a nível da cidade de Quelimane...

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 hGerir

Américo Matavele Jornalista vive de informação. Comunicado ou não, o jornalista sempre vai caçar informação. Cabe às figuras públicas usarem bem a sua imagem para não pensarem que os jornalistas são inimigos. Formalização das ações institucionais transforma o jornalista em nosso porta-voz, mas a informalização faz do jornalista uma hiena. Tudo depende de nós e não do jornalista. Este sempre estará atento, chamando de hiena ou não.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 1 h · EditadoGerir

Antonio A. S. Kawaria Junior Capece de quê? Onde está o populismo?

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 hGerir

Antonio A. S. Kawaria Américo Matavele, mas mano o que está realmente neste texto?
Quanto ao que dizes, então, Nyusi também fez comunicado quando ia se encontrar com Dhlakama em Gorongosa?

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 hGerir

Hamilton Antonio Piletiche Antonio A. S. Kawaria Mas nem por isso a imprensa deixou de publicar, ate porque no final foi emitido um comunicado. Bom quanto a ida do edil de Quelimane a procuradoria e a presenca de jornalistas isso revela k a imprensa em Quelimane e proactiva, quer dizer nem se quer espera por comunicados ou convites. E mais o edil de Quelimane e figura publica (servidor publico) aquela pratica dos jornalistas acontece em todo mundo com figuras publicas. Lembram-se da princesa Diana? Das " presseguicoes" da imprensa? O edil sendo uma pessoa viajada e com a experiencia que tem não se pode surpreender com isso. Mano Manuel de Manuel Araujo eu te asseguro não tens inimigos na imprensa em Quelimane, E verdade k nem sempre estas com a classe, compreendemos pela agenda e volume de trabalho. Mas poxa querermos a sua morte? Xiiii isso nao

GostoMostrar mais reações · Responder · 57 minGerir

Américo Matavele Antonio A. S. Kawaria , eu não estou a falar de Nyusi aqui. Se quiseres falar de Nyusi abre um post porque são contextos diferentes e resultados diferentes. Até que o encontro fo PR com DHL foi conhecido através de um comunicado. Toda a instituição deve ter uma sala de imprensa.

Budana Waka Chinguvo Kikikikikikii mas camarada Américo Matavele pah..mesmo o nosso chefe foi a dia na Serra e nem deu nota informativa

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 4 hGerir

Américo Matavele Exacto! Aqui não faço comparações, mano. Estou num assunto específico que produzir resultados específicos. Pode se ater nisso?

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 hGerir

Budana Waka Chinguvo O Jorge tinha no mínimo que ter provas ...barriu um rato a nível nacional logo na hora nobre

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 hGerir

Américo Matavele Sim, mas podes comentar o meu comentário, please?

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h · EditadoGerir

Antonio A. S. Kawaria O mano Américo Matavele e outros vão fintar a tua pergunta Budana. Só que esta não é a melhor finta, essa de sair do conteúdo
Anastacio Elias Opa opa, muito sentido, a desgraça dos outros, passou para nossa felicidade nos nossos tempos,.... quanta maldade meu Deus... (aqui ficaram muitas verdades). O perdao é a maior riqueza de todos tempos. Recomendo

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 4 hGerir

Kuyengany Produções


GostoMostrar mais reações · Responder · 3 · 4 hGerir

Gote Rafa É por ai, devemos ter muito cuidado com risos dos amigos pensando que são nossos Amigos enquanto não, só esperam de qualquer deslize para nos cuspir na cara. Ninguém deseja outros bem nessa terra. Essa é uma visão que podemos ter dia pós dia.

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 hGerir

Andre Mahanzule Coitados!

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 hGerir

Jr Chauque São muitos

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 hGerir

Jr Chauque A casa esquina

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 hGerir

Simões António José

GostoMostrar mais reações · Responder · 4 hGerir

Ofelia Ramos Manuel Característico da cidade de Quelimane. Preocupados k a vida alheia e a sujar a imagem de pessoas inocentes. Mas espero que este post sirva de lição para os famosos e que aprendam k os erros.

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 · 3 hGerir

Adelino Joao Sunde Yuuuuuuu? Que vergonha,meu Deus!

GostoMostrar mais reações · Responder · 3 hGerir

O Outro Roques "Amigos" hienas ha tantos que nem 'colegas' de prontidao. Relaxe mano.

GostoMostrar mais reações · Responder · 3 hGerir

Juvêncio Flores Tem mnts jornalistas de meia tigela como aí em Quelimane e sempre a se exibirem aqui n fb

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 hGerir

Ana Isabel Xavier Ser mediático e "malandro" dá nisto!!! Obrigada pela elucidação. Ontem não apanhei por completo a reportagem pela STV, pelo que não tinha entendido muito bem... Mas cá estou eu a rir, e a tentar perceber o porquê de não se fazerem reportagens pertinentes, com estudo prévio, sérias e que vão ao encontro dos problemas de nós munícipes; reportagens que dignifiquem e esclareçam o nosso quotidiano, pois acredito serem elas que nos esclarecem e muitas vezes resolvem os entraves da nossa sociedade.

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 hGerir

Nadinho Mate Uma prova de que agora não existem amigos, apenas companheiros do momento, que so tao perto quando existe o vinho e o queijo.
MA parabens pelo texto

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 1 h · EditadoGerir

Rui Maquene Ouvi a noticIa e gargalhei quando sobre a razao da chamada " ambulantes vendem nas ruas e pagam as taxas pelo que nao devem ser retirados nos espacos publicos que ocupam ilegalemente" disse ca por mim, eu pago imposto e por isso quero entrar encontra mao em plena Eduardo Mondlane e exactamente as 7:30.... Quando nao sentamos e analisar as noticas antes de serem postas ao publico so da neste rediculo...ainda pela ja sabes com quem deves manter nessas garenguejavinhos . um abrado de ca ...Magoanine para si MA

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 hGerir

Edmilson Dengo ". . .Sempre que visito a cidade, gosto de andar ou a pé ou de bicicleta pra viver de perto a realidade que me rodeia. . ."Heheheheh . . . Essa parte foi uma bofetada na cara de muitos . . .😂😂😂😂😂😂🤣🤣🤣🤣🤣

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 hGerir

Agostinho Augusto Kkkkkkk, vce escreve pra caramba pa, rendi..... Estaremos juntos n festival de Zalala em outubro... Abraaaaaacos.

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 hGerir

Marcio Jorge Alberto Abraços

GostoMostrar mais reações · Responder · 2 hGerir

Delcisio Mondlane Amigos d onça! KKK

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 hGerir

Salvador Gaby Manuel Gabriel GOSTEI DO ABRACO MAQUIAVELICO KIKIKI

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 hGerir

Estevao Estevao Emiliano Tiro chapeu, pra quem leu intendeu o real sentido das palavras, gostei da eloquencia.

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 hGerir

Baumane Selemane Kalembo Odeio todos jornalistas que primeiro mede o tamanho dos seus bolsos para escrever um artigo ou fazer reportagem

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 hGerir

Octavio Saide Muitos estarão ao seu lado na hora do bufete, mas poucos te darão um abraço sincero. Abraço mano MA estamos juntos apesar das turbulências

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 hGerir

Julia Muita Muita ESSA ELES NAO ESPERAVAM

GostoMostrar mais reações · Responder · 1 hGerir

Belcio Mahoho O segundo post da vida do meu Boss que cabera a mim com muito orgulho a devida "Partilha". Vamos que vamos...

Sem comentários: