terça-feira, 22 de agosto de 2017

MDM exige demissão do edil de Nampula


O Movimento Democrático de Moçambique (MDM) exigiu esta terça-feira (22.08) a demissão de Mahamudo Amurane e da sua equipa. Edil já anunciou que não se candidata pelo MDM e promete novo partido para as eleições de 2018.
Mozambik Mahamudo Amurane, Stadtratsmitglied von Nampula (DW/S. Lutxeque )
Presidente do Conselho Municipal de Nampula, Mahamudo Amurane
Está definitivamente declarado o "divórcio" entre Mahamudo Amurane, edil de Nampula, e o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), o partido que apoiou a candidatura do mesmo nas eleições de 2013 e que venceu as últimas eleições municipais na região.
Os membros do MDM aproveitaram as festividades dos 61 anos da cidade de Nampula para exigir publicamente que o edil e a sua equipa se demitam. O anúncio foi feito pelo delegado desse partido, Luciano Tarieque.
"Quem governa aqui é o MDM. Usurpadores de poderes, traidores, gatunos, instrumentalizados e ladrões – todos fora!", gritou o delegado perante o público, o edil, membros do governo provincial e outros convidados.
 
Ouvir o áudio02:27

MDM exige demissão do edil de Nampula

Em entrevista à DW África, Luciano Tarieque disse que Mahamudo Amurane deve abandonar o poder porque, segundo diz, a lei já não o protege.
"Nós, como o MDM, afirmamos de viva voz que ele [Mahamudo Amurane] tem dias contados: ele sairá do poder. Violou as leis dos partidos políticos, das autarquias e da função pública", explicou Tarieque.
"Desalinhado"  
Desde finais do ano passado, o edil de Nampula mostra-se desalinhado com o partido de Daviz Simango, alegadamente porque o líder do MDM estaria a interferir na governação e a promover campanhas de difamação contra Amurane.
O presidente do município de Nampula já disse que não pertence ao MDM, mas vai continuar na liderança e pretende recandidatar-se nas eleições de 2018.
"Gostaria de afirmar que com este apoio [dos munícipes] sinto-me encorajado a recandidatar-me para mais um mandato em 2018. Todavia, como tenho informado em todas as minhas intervenções, a minha recandidatura, por razões esclarecidas, não estará alinhada com o MDM, mas sim com outra força política que anunciarei oportunamente, exercendo o meu direito de liberdade política", disse o edil de Nampula.
Um novo partido
Mozambik Luciano Tariaque, MDM
Luciano Tarieque, delegado do MDM em Nampula
Circulam informações de que Mahamudo Amurane terá criado um partido político, denominado Partido Liberal Democrático de Moçambique (PLDM), para se recandidatar ao seu segundo mandato. O edil evita comentar o assunto.
O delegado do MDM em Nampula, Luciano Tarieque, disse que o anúncio de Amurane não intimida o partido e acredita na vitória eleitoral.
"Estamos a traçar estratégias de como ganhar nas regiões de Nacala, Ilha de Moçambique, Malema, Ribáuè, Angoche; e renovarmos o nosso mandato no município de Nampula", disse.
O MDM já fez saber que até dezembro poderá afastar o edil.


LEIA MAIS

ÁUDIOS E VÍDEOS RELACIONADOS

Sem comentários: