domingo, 20 de agosto de 2017

Bassopa, Dhlakama!

Comments

1
Joao Machatine said...
Meu caro Edwin,
Em vez desta linguagen que perpetua odios e desconfiancas nao seria melhor procurar o que nos une do que o que nos divide? Que eu saiba, o fim da democracia nao e a altenacia do poder mas sim legitima-lo. A Chanceler Alema, Angela Morkel esta na campanha para o seu quarto mandato com o seu partido. Nao se critica falta de alternacia. Em Africa, o Botswana e exemplo de bom desempenho tanto politico como do exercicio da democracia. Mas desde 1966 que o Botswana Democratic Party (BDP) ganha as eleicoes. Nao se fala da falta da alternacia do poder.
Acho que o importante e aceitar que tenhamos pontos de vista diferentes no mesmo espaco politico; Devemos aceitar um ao outro e nao nos atribuirmos adjectivos que so incitam o odio e intolerancia. Lendo muitos jornais dos ultimos dois anos nao vi onde a Frelimo apelidou a Renamo de assassinos, ladroes, sabotadores e aldraboes. Mas todo o mundo sabe que agentes da Renamo assassinaram inocentes, roubaram gado de populacoes, sabotaram estradas e aldrabam jovens e velhos para ficarem no mato enquanto um punhado de elite vai comendo nas cidades feitos de deputados.
O Edwin chama outros de batoteiros e mafiosos e apela ao lider da Renamo para se cuidar.Onde e que voce esta? Porque castigar a ele nas matas enquanto voces vao comendo? Porque usam a ele como resgate dos vossos insasiados interesses e apetites?
E claro que o Dhlakama tem o lado humano sobretudo porque deixa uma elite (voces)agitadora na cidade e ele vai sacrificando ate a sua propria saude para eles (voces) comerem.
E tempo de pautarmos pela linguagem reonciliadora, pacificante e unifocadora.
Por isto e pela construcao de um Mocambique sem discritminacao e nem agitacao e transformacao de lideres em refens, estendo o meu abraco a ti e a todos os mocambicanos amantes da paz. Nada de bassopas ou hokoyo... vamos dar chance a paz. Deixem o lider tambem viver uma vida normal. Nao sejam egoistas.
Aquele abraco Mocambicano
Machate
2
Juma Ali said...
E sobre o modelo da democracia de mocambique ee melhor nao se preocupar pois mesmo essa tal comunidade internacional que tem dado validacao justificando que as irregularidades graves cometidas em todo processo eleitoral constitui um mal menor, chegara vez que ira sentir vergonha sobre tudo sentir remorsos em abrir a bouca. visto sera totalmente inadimissivel 30 anos consecutivos ganhar as eleicoes um e unico partido. pork mesmo se desputasse com pessoas de menor idade isso nao aconteceria nunca.
3
Juma Ali said...
olha eles se enganam pensando que o problema em mocambique ee sr. afonso dllakama por isso se nao consegue aniquilar entao vam e pedem desculpas e o tal dlakama perdoa porke apesar de tudo tem o seu lado humano nao porke se esquce. mas ficou claro pelo menos nessa ultima querra que a evolucao da querra nao dependeu do sr. dlakam pois que Eles conseguiram isola-lo naquela maldita serra gorongosa. porem sem movimentacao de nehum carro transportando rebeldes nem material belico deste grupo, aguerra se fez sentir em cabo delgado. isto por si so revela que ha um sentimento comum de descontentamento geral das massas populres.
4
Frank said...
Vira o disco e toca o mesmo! E a Frelimo sempre a ganhar fraudulentamente

Sem comentários: