terça-feira, 15 de agosto de 2017

O QUE ME CONTARAM EM GAZA E PEDIRAM PARA EU DIVULGAR HISTÓRIA VERIDICA


Parte I
O meu interlocutor começou assim:
- Custa-me confiar plenamente naquele escroque!
Foi ele mesmo quem nos deu um escracho do tamanho do inferno, por causa dele eu ainda estou com um prurido chato no cotovelo, sem motivo nenhum eu sofri como um condenado.
E continuou:
- Meu pai foi envenenado mortalmente, ele era mineiro e morreu na África do Sul, depois de 1979 o que vimos dele só foi um caixão de chumbo, daí nem uma foto recente. Eu como filho primogénito, cresci com tanta responsabilidade porque devia ajudar a minha mãe que ficou viuva aos 32 anos, devia ajudar alimentar 5 meus irmãos mais novos. A vida não estava fácil, macacos me mordam! os males do sofrimento vinham em fila e eram infinitos. Em 1983 depois de tentar fazer tudo para minha familia sobreviver da fome, como chefe de familia eu aprendi a pescar, ia de Mussengue para Banguene. Por semana, de lá eu conseguia trazer para casa cerca de 70-100 kg de pescado para alimentar a minha familia e vender ou trocar o excedente com milho e outros productos necessários, em alguma ocasião, podiamos pagar com aquele peixe a mão de obra pelos trabalhos que nossos vizinhos faziam nas nossas machambas. A minha mãe é uma mulher de ouro, ela vale por mil, ela sempre trabalhou duramente para que não perecessemos de fome e doenças endémicas, familias com esposos vinham à nossa casa pedir sal, açucar e outras coisas. Certo dia, logo de manhã, apareceram homens armados em Mussengue e começaram a disparar, queimaram palhotas e mataram muitas pessoas indefesas. Eu e meus irmãozinhos escondemo-nos numa cova, que meu pai ainda em vida fisera, para extrair areia para construir a nossa casa de alvenaria. Minha mãe teve muita sorte, ela tinha ido ao poço cartar água e não viu aquelas incursões sem precedentes que nós vimos, ela não viu as atrocidades que eu vou-te contar agora, talvez minha mãe não suportaria ver como eu fui torturado, ela era capaz de ter sofrido uma embolia. Quando os insurrectos descobriram onde estávamos escondidos, vieram e pegaram em mim, amarraram-me os braços e comeaçram brutalmente a bate-me até eu desmaiar. Quando recuperei, vi que meu corpo estava empapado de sangue, eu tinha uma racha na cabeça a verter sangue e quando olhava para longe via tudo a mover-se, estava com vertigens do tamanho do universo e apetecia-me vomitar, o mundo parecia um corpo amorfo ou areias movediças. Maior parte daqueles energúmenos assaltantes falavam em lingua ndau e alguns em português de muita má qualidade, eu percebi que minha vida estava pendurada num fio quase a cortar-se e só pensava na sorte dos meus irmãozinhos que cairiam numa dupla orfandade, se eu fosse morto seria uma grande tragádia para eles. Na minha aldeia éramos 7 rapazes capturados e mais um velho de corpo forte e duro eles queriam gente para ajudar-lhes a carregar os trofeus roubados, entre eles, comida e roupa, principalmente cobertores e animais mortos. Tenho que confessar que eu tive sorte, não mataram meus irmãozinhos porque eles eram pequeninos demais, o maior deles tinha somente 7 anos e luzia ter menos idade que isso, porque frequentemente adoecia. Eu nessa altura tinha 16 anos e eles desconfiaram-me de ser soldado da Frelimo porque eu estava calçado de botas altas que herdei depois da morte do meu pai e porque eu era musculoso por alar frequemente a rede pesqueira munida de chumbo e às vezes carregada de peixe para tira-la fora do rio. Depois daqueles abusos demasiados, os canalhas obrigaram-nos carregar os bens que eles roubaram à população e obrigaram a seguir-lhes em direcção à Mangundzo, uma aldeia há cerca de 30 Km de Mussengue. Pelo caminho, eles continuavam a bater-nos e a fazer-nos interrogatórios. Porém, de entre eles os que falavam português cometeram um erro grande e grave, eles faziam planos de atacar o quartel de Mangundzo na madrugada do dia seguinte às 4 horas e discutiam em português e depois se interpretavam em ndau. Eu ouvi nitidamente esse plano, apesar do velho da minha aldeia ser quase analfabeto, ele também ouviu aqueles planos que enfatizavam em matar mais indefesos para meter medo e dar entender aos nativos que eles eram invenciveis, frequentemente diziam que o comandante supremo deles insistia em que seus soldados matassem mais civis indefesos, eles diziam que era uma ordem a cumprir-se e ninguém devia ter pena dos "Mapalapatos" uma giria que eles usavam para designar a gente do sul do Rio Save. Quando estavamos há uns escassos 5 km de Mangundzo o comandante deles ordenou-nos para acamparmos, os raptores não fizeram lume porque tinham medo de serem descobertos, eu dormi perto do velho forte capturado na minha aldeia, como todos estavamos muito cansados, logo pusemo-nos a dormir, Não haviamos comido nem bido nada, apesar de haver comida e água suficientes, eles proibiam-nos, mas eles e seus soldados comiam e bebiam. Ao total eles eram cerca de 47 homens armados com bazucas, AKM e outras armas ligeiras, o comandante deles tinha duas pistolas nas ancas . Por causa do suor e porque não lavarem a roupa, aqueles assaltantes cheiravam como um canino húmedo e onde acampamos o olor era como duma latrina destampada. Quando eram cerca de meia noite, eu vi que todos estavam completamente no sono, como eu estava na periferia do grupo, com um lento empurrão dispertei aquele velho forte capturado na minha aldeia que estava ao meu lado e começamos a rastejar aos poucos, o plano era de fugirmos e aquele velho entendeu a minha intenção com meio gesto, não havia tempo a perder-se. Quando distanciamo-nos cerca de 20 metros do lugar onde acampamos levantamos e começamos a correr em direcção a Mangundzo, a distância de 5 km que faltava para a vila foi como meio passo para nós, conheciamos perfeitamente o lugar e com ajuda do velho não necessitavamos de seguir caminhos, aquele velho dominava de cor aquela região. Quando chegamos perto do quartel notamos que tinhamos as pernas cheias de feridas corriamos pelo mato e estavamos ambos de calções e recebemos muitos ferimentos de plantas espinhosas. Logo, eu pedi aos centinelas do quartel para falar com o comandante, mas como fomos desconfiados, logo, levaram-nos para o interrogatório e ao examinar como estávamos e o que diziamos logo trouxeram uns soldados da nossa zona Mussengue, que logo nos reconheceram e um deles era nosso vizinho na aldeia de Musengue, o Mangavani que jurou pela alma da sua mãe, que nós eramos paisanos e gente de máxima confiança. O comandante ordenou para que nos dessem lugar para tomar banho e algo de beber e comer. Enquanto as tropas se desdobravam a espera que os energúmenos chegassem, uma parte das tropas de reconhecimento avançou ao encontro dos forasteiros, tudo foi tão rápido que pelo tratamento que iam nos dando no quartel, percebemos que o comando já tinha plena confirmação da nossa informação. Quando os atacantes chegaram chutaram o pau da barraca e foram bem recebidos pelas tropas governamentais e ninguém dos atacantes saiu de Mangundzo em posição vertical, todos foram abatidos ai, excluido os que foram capturados. O combate durou cerca de 9 horas, as tropas governamentais receberam reforço das tropas do terrível Comandante Satane, é quando os intrusos arrumaram sarna para se coçar, alguns corpos dos assaltantes foram crivados de tiros como escopos no campo de treinos e ficaram totalmente irreconheciveis. Os assaltantes que foram capturados vivos começaram a dar com a língua nos dentes, cantavam como papagaios e deverão ter-se arrependido da hora em que nasceram, os soldados do comandante Satane agarravam de minga aqueles malfeitores e davam-lhes uma retaliação de inveja eterna. O próprio comandante Satane estava a comandar as operações em pessoa. (A VA SOLANGA= NÃO DESDENHARAM). (continua)
Mostrar mais reações
12 comentários
Comentários
Carla Reis Quero mais... Estou a adorar. Parabéns!
Mostrar mais reações
1
2 h

Nelia Piores Relatos tristes duma estória viva na memória de quem, a duras penas, testemunhou episódios similares.
Mostrar mais reações
2
2 h

Lyndo A. Mondlane O comandante Sathane, q ouvi falar dele, merecia como minimo uma estatua, ou uma rua, foi um heroi, um verdadeiro patriota aquele legendario senhor.
Graças a ele muitos estamos vivos
Mostrar mais reações
2
1 hEditado

Eugenia Sousa Triste estória,mas real.
Mostrar mais reações
2
1 h

Alfredo Muianga A história é tal e qual como eram as incursões destes senhores preparados para matar. Metiam muito medo. Quando entendesse disparavam indiscriminadamente nas matas onde serviam de esconderijos, pena recordar isso queria que isso fosse esquecido e nunca mais voltassem os a viver aquilo é orivel, até hoje estou traumatizado com a situação, razão pela qual tenho medo de pessoas .
Mostrar mais reações
2
1 h

Bernardete Paulo Conheci o Comandante Sathane,na vila de Mandlakazi era tratado como rei,porque era terrivel e morreu muito mal ,era pequena mas se falava de traição ,Quem esta a contar viveu e sentiu a guerra dos 16 anos sem duvida,exactamente assim.como.era a coisa xiiiiiiii,sabes ate hoje o.som da arma daqueles,era diferente,aprendemos a distinguir e diferenciar,ate o cao da minha casa Dumissa,sabia cheirar o perigo
Responder
4
1 hEditado

Alfredo Muianga Sathana não foi traído, foi surpreendido pelo BAs, ele foi entrar no fogo do inimigo sem saber, daí o assassinato do homem. Esse senhor matou muita gente em Macuacua.
Mostrar mais reações
1
1 h

Bernardete Paulo Mas Alfredo Muianga aquele senhor assustava,devia fumar qualquer coisa 😃😃😃😃😃😃 quando ele era comandante a coisa acalmou-se em Mandlakazi,morreu virou festa na aldeia,toda hora ataque
Mostrar mais reações
1
1 h

Alfredo Muianga Drogado ele era, era inatingível pelas balas, tal como é Dlhakama, mas como a morte é para todos foi.
Mostrar mais reações
2
1 h

Bernardete Paulo O primeiro ataque a vila lancaram um.fogo de artificio,Tipo quando barco esta pedir Socorro.....depois que se apagou aquilo ntla,sabe armas parece pessoas a tocar batuques em conjunto,balas como era madrugada,so rezar para não ser atingido,Mandlakazi sofreu hiiii
Mostrar mais reações
2
1 hEditado

Bernardete Paulo Alvaro Simao Cossa o senhor de Mussengue é meu vizinho de aldeia,Estou perto de Mussengue,Banguene,o que nos separa é a planicie,tambem conheci a primeira vez na guerra dos 16 Ja que corrias sem direcçao basta se salvar.
Mostrar mais reações
4
58 min

Alfredo Muianga Eu também vivo esse momento, eu tremi enquanto duravam os disparos em Chongone, a segunda vez que os Ba escalaram aquela zona e mataram muita gente na loja do Tenente Francisco Mboa,.
Mostrar mais reações
3
57 min

Alfredo Muianga Eu vivi a guerra até terminar, 12 anos de fogo cruzado, e esconderijos,a tentar estudar. Recordo me por duas vezes dormi no mato sozinho. Menino de - 10 anos quando fazia sexta classe. Juro ani hembi.
Mostrar mais reações
1
53 minEditado

Alvaro Simao Cossa Temos que escrever tudo isso e' parte da nossa historia
Mostrar mais reações
1
53 min

Lyndo A. Mondlane A minha tia, le capturaram, e durante a viagem até o terceiro poço, a ver onde se encobtra um terceiro posso.. cometeu o erro de cansar—se, foi fusilada e deixada com o filho pequeno traumatizado...
Responder
3
53 min

Alvaro Simao Cossa Temos uma historia muito cheia de sangue, mentira e hipocrisia
Responder
2
51 minEditado

Bernardete Paulo Nem me de escola, estudava em Chalala, tal como Alfredo Muianga já dormi no mato, com chuva porque não podia voltar para casa, hoje olho meu percurso e fico orgulhosa de mim mesma
Responder
2
49 min

Carla Reis E quem lucrou com tanto sangue?...
Responder
2
49 min

Alfredo Muianga Das barbaridades tenho muito a contar, não vale apena. Jovens da minha vizinhança foram mortos d forma brutal obrigados a sentar se sobre paus afiados, introduzido no ânus. Sorry.
Manuel Bastos Arrepiante . Felizmente prevaleceu a justiça. Álvaro espero ver o restante.Abraço
Mostrar mais reações
1
1 h

Alvaro Simao Cossa Temos que recordar tudo isto Sval Alfredo Muianga, mana Bernardete Paulo e sobrinho Lyndo A. Mondlane o Satane merece um reconhecimento de estado, os seus familiares deviam receber uma ajuda do nosso governo. Aquele Sr. era comandade de verdade e infundia respeito e medo aos salteadores
Mostrar mais reações
3
56 minEditado

Alvaro Simao Cossa Satane salvou muitas vidas tavez chega a ser herois mais que muitos que os temos nessa posicao hoje, eu ouvi muitos relatos sobre a sua heroicidade
Mostrar mais reações
3
54 min

Hermes Sueia Mano, Alvaro Cossa, infelizmente há histórias similares contadas na Zambézia, em Tete, em Manica, em Sofala, em Cabo Delgado, no Niassa, em Inhambane, em Maputo, em Nampula..............Vamos reter todas estas histórias e valorizar os contos das pombas brancas a voar em Muxungue ou Vunduzi.
Mostrar mais reações
3
52 min

Alvaro Simao Cossa mano Hermes Sueia so' sabendo a nossa historia podemos ter paz. Nao ha' pecado que se pode perdoar sem ser confessado
Responder
1
49 min

Alfredo Muianga Concordo Hermes Síria, mas estás coisas de escrever é uma inspiração, quando menos espera, zás, e dois minutos depois acaba não escrevendo com a naturalidade da coisa. Viva a Paz
Lyndo A. Mondlane Isso Alvaro Simao Cossa, pode que em macuaca tenha comeito excessos, aquela zona estava infestada, recordo nas minhas ferias em cambane, escutar combates todos dias, o Sathane era duro com os inimigos, ou os que suspeitava ser, Mas cuidava e mimava os que considerava seus, e como diz Bernardete Paulo, havia paz naquela zona.. aqueles nao pubham.os pes ai, e la se foi o homem, e ja era festa.. tsc
Responder
1
49 minEditado

Alfredo Muianga Mana parabéns por ter superado, acho que tiveste bons psicólogos lá nas terras do Che e do comandante Castro, eu até hoje sonho com essa porcaria.
Responder7 min
Bernardete Paulo Superei nada finjo só meu irmão, cada vez que vou a campa da dona Rabeca fico com mais raiva, meus avós sofreram e sofrem até hoje pela morte da filha, eu sinto saudades cada dia da dona Rabeca, cresci cedo e com sofrimento ser órfã neste país é duro
Responder3 min
Bernardete Paulo Até hoje me assusto com paixões, fogos artificiais, quando estoira um pneu achas isso superar, fingir só
Cnmutemba Mutemba Tenho muitas histórias dessa época, algumas nem gosto de recordar ;pois perdi muita família directa , que amava muito . Dentre eles meu irmão com toda sua família , esposa três filhas e sogra. Meu tio directo. Falar disto me saiem lágrimas escrevendo. Um verdadeiro cristão tem que saber perdoar . Eu até tento , mas não consigo . Se isto vai barrar me na porta celeste , então, orem por mim. É algo que dói dói dói continuamente . Minha mãe não superou até hj , quando vê o tal na televisão, e como se ela fosse porgunta-lo: "porquê descarregar toda sua raiva a minha família" perguntas mais perguntas , sem resposta. 
Obrigada?! amigo Alvaro Simao Cossa
Alfredo Muianga Falou de Nhatsembene?
Responder

Sem comentários: