terça-feira, 18 de outubro de 2016

O triunfo do lobbismo

O triunfo do lobbismo
A Leticia Klemens esta sendo combatida mas ela encaixa perfeitamente no antípodas do discurso inaugural. Se embrenha como uma mão na luva da nossa mediocridade geral. Alguém ainda não reparou neste cliché que marca a narrativa política da nova geração no poder? Dum lado, um discurso, umas ladainhas, escrito a preceito e, doutro, uma pratica assaz contraditória desse discurso? O ultimo grande nomeado de Nyusi foi o Governador Zandamela. Logo de seguida, ali mesmo no Palácio presidencial, ele já nos dava umas pitadas do que ele pensava eram as prioridades do banco central quando o pais se contorce em leito quase terminal.
Hoje, Letícia mostrou porque foi ela a bafejada. No discurso da sua posse, Nyusi disse que era preciso conduzir o sector com “ciência”. E o que a ministra fez? Disse aos jornalistas que estava com a agenda cheia e que não podia falar. Um cheque-mate em seu próprio pretensiosismo. Já houve tempos em que recusar um convite por manifesto desconhecimento do sector era um golpe de honra. Hoje estamos cagados para isso e, sem pudores, lá vamos fingindo que somos umas estrelas predestinadas…
Nomeação de braguilha? Não, ora essa! O presidente lá sabe o que faz. Sempre no sentido contrario ao discurso. Vejam sua obsessão com o conteúdo local e com a partilha dos benefícios do gás. E uma obsessão salutar. Mas a pratica foge disso. O gás do Rovuma, naquela quota reservada a projecto ca dentro do pais, acaba de ser lançado para concurso mas os TORs foram desenhados para investidor estrangeiro. Os moçambicanos que queiram que se atrelem ao estrangeiro e, se assim for, esse projeto ganha 5 pontos de preferência. Mas a Letícia sabe disso? Claro que não. Ela encarna a marioneta perfeita.
O Rafael Marque tem culpas no cartório. Ele veio dizer-nos que o Ze Du nomeou para Governador do Banco de Angola um rapaz zero a esquerda sem CV nem coisa parecida. Nisto a Klemens leva vantagens…uns tantos cursozecos da Access e uma presença fugaz no rotarysmo. O que falta saber foi o critério: o da política não pode ser, o da competência técnica também. Talvez o da inclusão. Mas que inclusão? Não sei…o que resulta no final de contas parece ser um certo triunfo do lobbismo.
Das multinacionais que empurraram o Couto ou da própria dita cuja de quem se diz eximia no debitar de sorrisos sensuais e ginásticas irresistíveis? Qualquer que seja, o triunfo de madame Klemens, sua nomeação surge como o desnorte de uma governação que destrata completamente o sector mais estratégico para combate a pobreza, afectando negativamente a credibilidade do Presidente Nyusi. Se se esperava competência acima da media, e uma visão estratégica, o PR nos presenteia com uma vacuidade nunca vista, empurrando o sector do gás e do carvão para um selva que vai estar a mercê de uma guerra intestinal dos diversos lobbies que pululam por ali.
PS: E houve quem me perguntasse: sera mesmo que os serviços secretos estão a lavar as mãos, deixando o presidente cometer este tipo de gralhas?
Zefanias Augusto Namburete, Arao Elias Mauaie, Jaime Mondlane e 130 outras pessoas gostam disto.
Comentários
Fonseca Fainde Florencio
Fonseca Fainde Florencio Lá vamos nós...
112 h
Manuel Vulula
Manuel Vulula Não será cedo de mais para avançarmos com juízos de valor no que respeita à (in)competência da nova ministra?
É que não obstante à falta de experiência de governação, ela pode fazer um excelente trabalho e surpreender à muitos.
312 h
Gulumba D. Mutemba
Gulumba D. Mutemba Não faz trabalho nenhum essa aqui pah...
212 h
Alcidio Do Rosario
Alcidio Do Rosario Cadê a propalada meritocracia?
112 h
Macandja Felix
Macandja Felix Nessa altura d crise não é para se tentar fazer, e altura de se encontrar tecnocratas que possam trazer soluções. Este presidente tem um tendência de ir buscar alguns ministros no privado. A nós não nos interessa onde vá busca-los, mas tem que ser pessoas que demonstram alguma bagagem e que cheguem e nos mostrem que estao ali para trabalhar. Estamos mal neste pais.
911 h
Álvaro Xerinda
Álvaro Xerinda Muito mal
Rui Costa
Rui Costa Oremos...!
1112 h
Glayds Gande
Glayds Gande
Titos Cau
Titos Cau Pai nosso...
210 h
Helena Chiquele
Helena Chiquele So podemos Rui Costa, so podemos.
Alberto Meque
Alberto Meque Certo...
112 h
El Padrinho
El Padrinho Excelente! Assim vamos nós, de gafe em gafe até ao abismo.
412 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Marcelo Mosse, afinal não é o Max Tonela. 😁
812 h
Marcelo Mosse
Marcelo Mosse Eu ainda estava a nivelar um pouco por cima...
312 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Isto está mal 😈
512 h
Maria Narotam
Maria Narotam Kkkkkk
Hermes Sueia
Hermes Sueia Está mal porquê Egidio Vaz? O que esperava de novo?
312 h
Jose Cossa
Jose Cossa Parece que os prognosticos do Marcelo nao se confirmaram....
Herculano Cumbi
Herculano Cumbi É parecida com fazedora daqueles mentes que deviam agir!
Avelino Namarrocolo
Avelino Namarrocolo Boladas e mais boladas.
Maria Narotam
Maria Narotam MM ja dissest tdo...logo PC tava atrapalhar..akela posto è sò p kem serve os intereses deles...
Francis Manuel
Francis Manuel Foi de facto uma surpresa assobiavel.
112 h
Nelson Matsinhe
Nelson Matsinhe Afinal porquê?
Amosse Mucavele
Amosse Mucavele Assim vamos....
Osvaldo Mavie
Osvaldo Mavie Pra quem pensava que o Boss não tinha gosto na escolha dum bom par de legs e uma boa face
O homem deu provas contrárias
112 h
Stelia Xavier
Stelia Xavier
Gulumba D. Mutemba
Gulumba D. Mutemba O que vem da Frelimo e dos frelimistas não me surpreende,esses senhores estão convictos que estarão para sempre no poder,nem com as armas da Renamo,nem com as manifestações populares,nem com golpe de Estado e muito menos com eleições,não vão sair do poder. 
Mesmo com barulho do povo não se tocam,justamente nestes tempos vão continuando a nos deliciar com coisas desta natureza.

Mas que mal o povo fez para Frelimo?
211 h
Julio Lacitela
Julio Lacitela E nem uma dose de vergonha, porrraaaahhhh!!!!
Macandja Felix
Macandja Felix Nessa altura d crise não é para se tentar fazer, e altura de se encontrar tecnocratas que possam trazer soluções. Este presidente tem um tendência de ir buscar alguns ministros no privado. A nós não nos interessa onde vá busca-los, mas tem que ser pessoas que demonstram alguma bagagem e que cheguem e nos mostrem que estao ali para trabalhar. Estamos mal neste pais.
411 h
Moises Maitire Valentim
Moises Maitire Valentim Mano nao ha nada k vai se fazer pra tirar nos da crise senao piorar a situacao actual. Xtamos mal mesmo,muito mal.
Rito Nobre
Rito Nobre Muchave Sitoe
211 h
Buene Boaventura Paulo
Buene Boaventura Paulo A mania de "vamos dar tempo" vai nos empurrando a uma desestruturação completa. Para quem está atento ao fenómeno de recursos naturais, a que o país atravessa, vai perceber que este ministério precisa de uma pessoa hábil em negociações, com grande bagagem na área de economia e minimamente ter passado por este sector anteriormente, mesmo que isso seja na periferia. Experimentar é bom, mas por vezes é desaconselhável por quanto a nau de recursos minerais e energia deve estar a todo vapor, neste momento por ser eventualmente a nossa tábua de salvação, numa altura que o Altíssimo nem deixa cair umas gotas para irmos sonhar em potenciar a nossa base de economia -agricultura
111 h
Ivens Mahoche
Ivens Mahoche DEIXEMOS O PRESIDENTE TRABALHAR EM PAZ, POR FAVOR.
Geraldo Manjate
Geraldo Manjate Qualquer dia iremos ver até um "Anibalzinho " como Ministro de Transporte.
211 h
Yomimi Mimi
Yomimi Mimi Do interior
111 h
Geraldo Manjate
Geraldo Manjate ki,ki...idem como mecanico de profissao nos Transportes tambem nao ficaria mal
Buene Boaventura Paulo
Buene Boaventura Paulo Oh Geraldo pelo menos ele tem historial que convence, ainda te lembras de como aterrou em Maputo e polícia feita de verdadeiros guarda costas? Até não seria uma bofetada de tamanho que acabamos de levar numa altura destas
Geraldo Manjate
Geraldo Manjate Ki,ki,ki...la isso é verdade nem a pena maxima seria impeditiva neste pais ha de tudo, até da inveja ver o Donald J. Trump quase a cair devido a algumas "Paqueras " não muito bem sucedidas ca entre nos o Trump, ja estaria a formar governo a vontade
111 hEditado
Yomimi Mimi
Yomimi Mimi O que me preocupa e o currículo. Esta mais pra lá
Este ministério é o que mais sustenta o país. Sabendo da nomeação já devia tecer alguma a consideração.
País só pandza
111 h
Schauque Spirou
Schauque Spirou Yuuu a última frase é mesmo aterradora? O presidente tem de consultar os serviços secretos? Kkkkkkk. Eishhh
Marcelo Mosse
Marcelo Mosse Nao disse isso...disse que o Servicos podem alertar sobre o perfil dalgum....oh ja ninguém se recorda dos escândalos mediaticos da senhora numa pretensa expropriação de uma clinica dentaria?
1011 hEditado
Schauque Spirou
Schauque Spirou Esta mesma? Heheheh yuuu... com licença! Eheheheheh
211 h
Custódio João Sabonete
Custódio João Sabonete Só posso assobiar para o lado...
Edio Matola
Edio Matola Marcelo Mosse yhuuu isso é tão pior assim?
Milton Chembeze
Milton Chembeze Não me digas, Marcelo!!!
Jaconias Massango
Jaconias Massango Aconselho a nao optarem por consultar um "visionário/profeta" sobre algumas nomeaçoes sob risco de depois se suscidarem. Ninguem se lembra do tempo em que o MINEC teve 2 vice! Os caes ladram, a caravana está andar...
Francey Zeúte
Francey Zeúte Num discurso por um desses dias, o PR Disse que o povo não come gás muito menos carvão. O que depreende-se que não é sector estratégico porcaria nenhuma. Em mais um balanço de fim de ano vamos ouvir o PR dizer novamente que não está satisfeito e logo depois indultar uns chicos. Isto está entregue.
111 h
Schauque Spirou
Schauque Spirou Não é estratégico pra o povo mas pra alguns. Eheheheheh
211 h
Francey Zeúte
Francey Zeúte Este tem tudo para ser pior que o dono dos patos. Aquele ficou com a alcunha de construtor, este não chega nem sequer a ter alcunha.
211 h
Buene Boaventura Paulo
Buene Boaventura Paulo Se ainda nos passam cartão lá fora é por dinheiro enterrado neste sector pelos donos de mundo. Estratégico é não pelo que se explora, mas na confiança que temos que preservar (ou pelo menos melhorar ). O PR sabe que se entrou nos Estados Unidos foi por causa deste sector, senão mandavam - lhe um M... se acha que não é estratégico, então é um míope...
Schauque Spirou
Schauque Spirou Kkkk FZ de facto ainda não se sabe que alcunha poderá ter no fim do mandato. Triste pois sendo alguém que não é dos veteranos devia marcar diferença.
Francey Zeúte
Francey Zeúte Está marcar Schauque Spirou. a estragar mais do que o outro, ou pelo menos igualar.
111 h
Maria Narotam
Maria Narotam K se pode sperar d um PR boneco? Sò pode nomear bonekinhos...os nossos PRS sao o guebs&chipand..
Víctor Mulungo
Víctor Mulungo "...da própria dita cuja de quem se diz eximia no debitar de sorrisos sensuais e ginásticas irresistíveis?" Achei muito poético, simplesmente isso.
211 h
Leo D. P. Viegas
Leo D. P. Viegas É verdade que já estamos habituamos nos últimos anos a nomeações duvidosas sob o ponto de vista da competência e experiência, mas aquele comentário de Rafael Marques pos-me a dizer cá comigo "não digas uma coisas dessas que isto contagia." Obviamente que esta nomeação nada tem a ver com os comentários dos jornalistas mas claramente vemos que as nossas lideranças transmitem, copiam entre si práticas pouco recomendáveis. Em relação a nomeação parece que o desenvolvimento do país sobretudo na área energética e dos recursos minerais ficou adiado. Alguns ainda esperam para ver dando o seu voto de confiança a uma pessoa que claramente não tem competência para estar a frente deste sector--esperando por boas surpresas donde não virão! Na minha língua tem um provérbio que diz "perseguir a galinha para dar os hóspedes com sal nas mãos."
311 hEditado
Víctor Mulungo
Víctor Mulungo Nao é da minha autoria. Li algures no mural de uma amiga Sul-Africana: "You have to give credit to the pussy as is only human organ that can build and destroy nations. I salute it and respect it."
811 h
Helder Mustafa Mustafa
Helder Mustafa Mustafa Kkkkkkkkkk...
Ismael Chutumia
Ismael Chutumia Triste sina a nossa...
310 h
Feliciano de Mira
Feliciano de Mira Gosto das fotos.
Titos Cau
Titos Cau Isto e demais.
Antonio Lobo
Antonio Lobo Leticia licenciada??!!?? Um MBA!!?? CV falso. Verificam. Estragos a vista.
110 h
Yomimi Mimi
Yomimi Mimi Não Mestrado. Licenciatura em direito e curso de gestão de empresas. Cito a STV
Edio Matola
Edio Matola e o Celso Correia é licenciado?
19 h
Antonio Lobo
Antonio Lobo Nem licenciatura, nem mestrado! Devemos aceitar as mentiras?
Antonio Lobo
Antonio Lobo O Celso? E outro artista. O resultado ja é conhecido. A espera de mais desgraça?
Vassili Vassiliev
Vassili Vassiliev Edio Matola Ainda me estou a rir ate agora com o seu questionamento...
29 h
Edio Matola
Edio Matola Vassili Vassiliev deixa te ajudar! Kikikikikikikikikikiki
Moises Maitire Valentim
Moises Maitire Valentim Kwanto mais precisamos de sair do sufoco(crise) mais somos apertados,eh preferivel k façam tudo sem nenhuma comunicacao pk isso deixa o povo mais decepcionado. Politicos k nao kerem ver a populacao em paz vivendo uma vida condigna! Tudo oque eh negocio(taco) gira em volta de kem eh politico e um zé ninguem como vai viver?
Edio Matola
Edio Matola " ginásticas irresitíveis", como um dos maiores argumentos dela! Ufffff, me ganhaste irmão!
Contudo o País esta a deriva, e se formos mais a fundo das coisas, podemos concluir que as actuais negociações com a Renamo, não passam duma diversão que a Frelimo esta a fazer as custas da Renamo. Espero que entendam a interligação desses 2 assuntos!
Eliha Bukeni
Eliha Bukeni Kkkkkk.....sorrisos sexys e ginasticas irresistiveis. E dizem as mas linguas que o chefao e um bom apreciador dessas coisas. Tenho pena do Couto ter de engolir esta madame como sua boss! Tsc
19 h
Evaristo Cumbane
Evaristo Cumbane Estamos perdidos
19 h
Lina Massingue
Lina Massingue Farinha do mesmo saco. Todos bandidos assassinos
Manuelito Nhazilo
Manuelito Nhazilo Há gente a que a sua tarefa é criticar tudo
19 h
Helio Filemone Inguane
Helio Filemone Inguane Desculpem me ter que ir contra o sentido da carruagem. Prefiro esperar para ver o que ela vai fazer. Espero que consiga por em prática a experiência que tem.
19 h
Vassili Vassiliev
Vassili Vassiliev Qual e a diferenca entre "boa merda" e "merda boa"?
19 h
Benny Matchole Khossa
Benny Matchole Khossa Eu tenho cá para mim, que o Mr. P, é a tal mão externa... Ele está a ser o seu maior adversário, para ganhar confiança dentro das hostes dos Camaradas e para estabilizar o país e assim ter algumas chances na próxima campanha... Ele tem uma agenda e não parece a mesma do país (ou pelo menos da maior dos moçambicanos). Abraços, Marcelo Mosse
19 h
Sonia Maciel
Sonia Maciel Ja nem a palavra VERGONHA faz sentido!
19 h
Benny Matchole Khossa
Benny Matchole Khossa Quando é que são as próximas eleições mesmo?
18 h
Romao Kumenya Kumenya
Romao Kumenya Kumenya Não me canso de dizer que há mais respeito pelo cidadão no mercado de peixe que na administração pública moçambicana. Essa tática de se colocar mulheres sem nenhuma competência no poder e com a intenção de se fingir que se está a promover a igualdade de género na função pública agente já conhece de olhos fechados. Afasta-se mulheres com capacidade como Luísa Diogo e homens como Pedro Couto, e coloca-se no seu lugar mulheres ou jovens nabos para se transmitir a falsa ideia de inclusão.
18 h
Carlos E. Nazareth Ribeiro
Carlos E. Nazareth Ribeiro MM, mesmo com as frases mais fortes (quase demolidoras) acompanho-o nos considerandos. No entanto, penso que há um lobby poderoso que é o da geração que está nos quarentas e eu até gostaria que mais jovens fossem arregimentados em lugares onde possam ganhar tarimba e virem a ser bons dirigentes. É tão urgente reganharmos a nossa credibilidade perante o Mundo!
18 h
Carlos E. Nazareth Ribeiro
Carlos E. Nazareth Ribeiro E, para reganharmos essa credibilidade não podemos colocar a inexperiência em posições de DIRIGENTE!!!
Aquino Silvestre
Aquino Silvestre Muito forte...
Jorge João Secretario
Jorge João Secretario
João Carlos
João Carlos Quantas Letícias estão no actual governo? Porquê está precisamente está a ser combatida? Se ela tivesse sido nomeada no início de funções do governo, com todos os outros, muito provavelmente passaria incólume ao crivo da opinião pública
1

Sem comentários: