domingo, 2 de outubro de 2016

O MOZA Banco ha um ano que andava a propagandear JUROS ALTOS

Tigres de Papel
Correm editos de que um jovem felino ja mia de novo. Mas agora de desespero. Despachar meio milhar de colaboradores, primos e enteados e algo duro de se aceitar. Mas e a vida de um empresario de verdade.
Agora, espero ver, que mostre bem os vermelhinhos da horta e prove que e um TIGRAO capaz de dar cambalhotas e por-se de pe.
A ele tambem se juntaram TRES TRISTE TIGRES velhos e desdentados, que sempre viveram imaginando-se em provas de equitacao. Mas um felino monta. E nunca se deixa montar.
E quando se montaram ha dois anos nas costas do capital financeiro internacional dos hidrocarbonetos, o "rebranding" tinha de vir.
Mas, o que falhou? Possivelmente duas coisas. Efeito contagio do BES e baixos retornos dos clientes corporate do MOZA. Porque afinal, essa tem sido a receita do chamado "sucesso financeiro" da nossa banca comercial, que vive muito de aparencias e se especializou em nos vender ilusoes de instituicoes com dimensao humana e de inclusao financeira a escala nacional.
Noventa por cento delas (porque os 10% restantes nao passam de obscuros lavadores de dinheiro electronico) vivem a custa de 8 a 10 mega-projectos em Mocambique, que movimentam largas somas de dinheiro. Como intermediaria financeira com o mercado local, esta banca de palhacos engravatados vende a imagem de gestao competente e assim la vamos nos deixar as nossas irrisorias poupancas para ingles ver.
E uma evidencia disso e o modo como essa banca incentiva a poupanca do Mocambicano Comum. Quanto maiores, mais arrogantes e menos juros. Quanto menores, mais humildes e juros altos.
O MOZA Banco ha um ano que andava a propagandear JUROS ALTOS. Um contrasenso face ao "modus operandi" local. So poderia estar no vermelho. Dixit!
A chamada de Figueiredo do UNICO para "agarrar o barco" do MOZA e mais do que elucidativa.
A ver vamos se com o tratamento "UNICO" os "corporate" que por aqui ainda andam mudam de opiniao. Em parte, porque Guebuza e quem manda la, como e bem sabido. Em outras palavras, boas cachimbadas se esperam no conclave do fim-de-semana, com mais uma bolada do grande crocodilo da Ka-Tembe.
No resto, e isso e que sera vendido para consumo geral, vao alegar que o CHIVAS do Ratilal e de ouro, o Magaco se escreve com B e que o "I" de Ibrahimo e sinonimo de incompetente ao quadrado.
Fait-divers, mas que nao tocam nas duas causas provaveis. Bem-vindos ao especulativo e fascinante mundo da banca global!
Gosto
Comentar
Comentários
Zulficar Mahomed "Ouvi que o BCP, "mãe" do BIM, está "febril" a caminho de "convulsões"...
Vassili Vassiliev A tempestade perfeita
Nelson Aires Johane O que vai sobrar?
GostoResponder22 h
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Lyndo A. Mondlane Excelente, como sempre ha q estar atento para decifrar....
GostoResponder22 h
Joao Cabrita Se o projecto "socialista" falhou por causa do apartheid, qual será a causa desta vez? o novo projecto é um "mau exemplo" para quem?
GostoResponder11 h
Agostinho Augusto "Efeito ejaculação precoce"

Sem comentários: