domingo, 9 de outubro de 2016

"MINISTRO" DO INTERIOR BASILIO MONTEIRO E O COMANDANTE DA PRM DA CIDADE DE MAPUTO E QUE COORDENARAM O ESQUQDRAO DE MORTE QUE FUZILARAM JEREMIAS PONDECA



      Jeremias Pondeca, membro sénior do partido Renamo, assassinado a tiro na capital de Moçambique

      Share/Save/Bookmark
      Foto da AIMFoi assassinado neste sábado(08) na cidade de Maputo Jeremias Pondeca membro do Conselho de Estado, eleito pela Assembleia da República em representação do Partido Renamo, e membro da Comissão Mista de Diálogo para a Paz em Moçambique. De acordo com a Polícia da República de Moçambique(PRM) Pondeca foi alvejado mortalmente por indivíduos não identificados, "que segundo as testemunhas no local faziam-se transportar numa viatura de marca Toyota Runx, em número de quatro. Eles desceram da viatura, dirigiram-se à vítima, à queima roupa alvejaram mortalmente e depois puseram-se em fuga. Ainda no local do facto foram encontrados sete invólucros de munições de uma arma de fogo do tipo AK47".
      Segundo familiares, e membros do maior partido de oposição, Jeremias Pondeca Munguambe, de 55 anos de idade, saiu de casa na manhã de sábado para realizar os seus exercício matinais e não mais regressou.
      Estranhando a demora os parentes contactaram os colegas de Pondeca e encetaram buscas pela cidade que culminaram, já no fim do dia de sábado, com descoberta do cadáver na morgue do Hospital Central de Maputo entre os finados dados como desaparecidos.
      Aparentemente Jeremias Pondeca fazia os seus exercício na marginal sem nenhuma identificação quando foi baleado mortalmente por desconhecidos. Alertada da ocorrência ainda na manhã de sábado a PRM removeu o corpo para a morgue.
      "Ontem(sábado), por volta das 7h30, o Comando da Polícia da República de Moçambique na cidade de Maputo teve conhecimento da existência de um corpo humano sem vida na margem da praia da Costa do Sol, defronte do supermercado Game. Na altura o piquete operativo da PIC fez-se ao local para efectuar os exames preliminares tendo constatado que a vítima fora alvejada mortalmente por indivíduos não identificados, que segundo as testemunhas no local faziam-se transportar numa viatura de marca Toyota Runx, em número de quatro. Eles desceram da viatura, dirigiram-se à vítima, à queima roupa alvejaram mortalmente e depois puseram-se em fuga. Ainda no local do facto foram encontrados sete invólucros de munições de uma arma de fogo do tipo AK47, a mesma arma que os assassinos usaram para tirar a vida a esta vítima", disse a jornalistas nest domingo(09) o Orlando Modumane, o porta-voz da PRM na capital do País.
      De acordo com a fonte no local do crime "foi encontrado um molho de chaves, provavelmente da residência, e a viatura da vítima foi localizada num outro local próximo".
      "Até então desconhece-se o móbil do crime, a Polícia da República de Moçambique está a encetar todas as diligências possíveis no sentido de esclarecer este caso", acrescentou Modumane.
      Deputado da Assembleia da República, entre 1995 e 2004, Jeremias Pondeca integrava a Comissão Mista, como membro da subcomissão criada para harmonizar a revisão do pacote legislativo, que prepara o encontro entre o Presidente de Moçambique e o líder do partido Renamo para pôr fim a guerra que decorre no nosso País.
      Este assassinato acontece nas vésperas da retomada dos encontros da Comissão Mista, cujos trabalhos foram suspensos a 30 de Setembro sem nenhum acordo, após 20 encontros, e estão previstos retomarem nesta segunda-feira(10).
      Pondeca já havia integrado a delegação do partido Renamo que entre 2013 e 2014 reuniu com a sua contra-parte do Governo durante centenas de rondas de negociação, no Centro de Conferências Joaquim Chissano, para a Paz em Moçambique.
      Os atentados à vida de membros e simpatizantes do maior partido de oposição em Moçambique não são uma novidade entre os mais recentes, e à parte dos menos sonantes, foi assassinado à tiro, a 22 de Setembro, Armindo António Ncuche membro da Assembleia Provincial de Tete e delegado político distrital da Renamo. No dia 8 de Setembro escapou de um atentado, em Quelimane, a chefe da bancada parlamentar do partido Ivone Soares.
      Um agente das Forças Governamentais revelou no início deste ano a existência de um esquadrão de elite em Moçambique que, entre outras "missões", é usado na eliminação de membros e simpatizantes do partido Renamo.

      NOTÍCIA ACTUALIZADA COM DEPOIMENTO DA PRM
      Unay Cambuma
      32 min
      BREAKING!

      O Basilio Monteiro sempre foi um assassino e psicopata e o Nyusi escolheu o devido a estas "qualidades peculiares". O Basilio Monteiro e usado pelo regime da frelimo para "limpar" os seus inimigos e/ou criticos. Para praticar estes crimes, o Basilio Monteiro tem uma equipa especial constituidos por perigosos cadastrados que estao a cumprir longas penas dw prisão na BO.
      Também foi o Basilio Monteiro que coordenou o esquadrão de Morte que ceifou a vida de GILLES CISTAC e do procurador MARCELINO VILANCULOS.
      Estas informações são 100% verdadeiras e o Unay Cambuma apela a CIA, FBI, INTERPOL e a EUROPOL para iniciar investigações a este bandido e psicopata metido a ministro.
      A ala radical da frelimo diz que nao ha negociações sérias e que preferem tranaformar Moçambique em Somália ou Sudão a ter que ceder a Renamo as 6 provincias.
      Unay Cambuma apela com veemência a Renamo para repensar na sua estrategia politico-militar. O actual conflito não é como o de 2013-2014. Isto é GUERRA A SÉRIO! Enquanto a Renamo continuar a deixar as tropas da frelimo cercarem a Serra da Gorongoza a frelimo nunca vai ceder nem mesmo uma localidadezinha sequer. É por isso que a frelimo está a gingar nas negociações porque o general Menete aproveita se da situação para enganar os "donos" da frelimo.
      Aliás, se perguntar não ofende, porque a Renamo esta a atacar e assaltar os postos administrativos dos distritos do centro e norte ao invés do sul? Qual é a dificuldade? Nós não ouvimos dizer que "desta vez será no sul" ou "lá em Maputo"? A Renamo acha mesmo que a frelimo vai ceder as 6 provincias porque a Renamo atacou e assaltou Meconta ou Morrumbala? Porque a Renamo da tempo ao exercito da frelimo para se recuperar e continuar fazer novas investidas militares?
      Ou sera que é preciso que passem mais 16 anos para que se assine um outro acordo?
      A Renamo deve capitalizar a sua supremacia militar e ao invés dos Muxungues e Sandunjiras devia organizar acções mais grandiosas no covil do lobo em Maputo
      A Renamo não pode esquecer que está a negociar com bandidos e psicopatas e não pode depositar muita fé no diálogo de Maputo que quanto a mim devia ter lugar fota de Moçambique.
      A Renamo deve respeitar e obedecer as opiniões do povo, afinal não é o povo que manda? Porque a Renamo está a pedir favores a frelimo em Maputo enquanto ganhou a guerra? Porque a Renamo nao exige a feralizacao ou autonomia das 6 provincias sob égide da ONU? Sim, porque a frelimo fez e ainda faz todo o tipo de crimes que podem facilitar o processo. E a Renamo deve comecar a pensar em contratar peritos internacionais para ajudar nas negociações que devem ser fora do país
      Unay Cambuma
      O POVO ACUSA DHLAKAMA DE SER CÚMPLICE DA FRELIMO DEVIDO O SILENCIO!
      Muitas mensagens que recebi no meu inbox a maioria estão embaraçados com o comportamento de quem depositaram votos de confiança durante estes anos todos, estão a estranhar o silencio do Líder da RENAMO Afonso Dhlakama e advertem que não apóiam a forma de como ele faz a sua política.
      Eis algumas sms dos internautas;
      Bom dia, diante dos acontecimentos fico muito decepcionada com o nosso presidente, 
      E possível depois do sequestro do filho, mortes parecendo galinhas. E manter se calado se ele não responder esses acontecimentos juro eu povo paro de Apoiar com idéias dele.
      Até parece que ele é cúmplice da FRELIMO!
      é desabafo simplesmente espero que não me coloquem na lista dos que estão na lista para a morte.
      Desculpa por tudo estava precisar.
      Outra sms;
      Tenho certeza que ele tem mais capacidade de acabar com aquele da frelixo.
      Mas deixa assim,
      Se ele desse uma resposta a altura todos iam abandonar o Filipinho por medo.
      E teria apoio incondicional, eu sei talvez seja o medo de o povo registar só porque matou mas é o oque nós queremos, ver a FRELIXO encurralada, mas em fim só lamentar.
      Desabafo de mulheres
      Por: Afonso chicuare
      GostoMostrar mais reações
      Comentários
      Candido Gabriel Cinturao A minha conclusão é a mesma ele so fala
      Gosto1 h
      Samussone Luís Acho que ele não tem capacidade militar e material para um frente com a FRELIMO isto porque os seus membros ou quadros estão diariamente a serem dizimados pelos death squad
      Gosto1 h
      Candido Gabriel Cinturao Condições tem so que ele quer ser boazinha
      Gosto1 h
      Jonas Malheiro Eduardo duvido muito
      Donaldson Peterson não vale a pena se enganarem, a RENAMO não está em condições de fazer frente as tropas governamentais.
      Gosto1 h
      Ricardo Manhoso Estevao E verdade mesmo ......
      Customo Jo Jo Tem condicoes mto bem....so k ta sendo paciente demais...favor akele k tem capacidade d falar com ele melhor informar a ele k estamos acabar com a freli ca fora....pedimos pra ele formar bons jovens...pra fzer o mxmo anikilar membros d freli dia pois dia
      Gosto1 h
      Donaldson Peterson quais condições,RENAMO agora so tem armas caseiras, a maioria das armas foram recuperadas pelas fds em combate.
      Gosto1 h
      Customo Jo Jo Tas perdido mano,nem kro falar ou teclar contigo es um simples atrasado k nao conheces nada....e kro te ensinar mto menos te explicar...so pra te informar k a renamo tem armamento suficiente pra tantos anos.....em tdos combates foi a renmo k venceu e recuperou mtas armas...se dzes ao contrario talvez pra velhos caducos k nao vem nada,nao anda,nao acompanha noticias,tenho familiares e amgos n policia,fir,fadm,guarda fronteira,tou sempre actualizado ta...por isso nao me vem com essa
      Customo Jo Jo Ficas a saber em nenhum combate k fadm ja recuparam armas mais sim...ja deixaram...entregaram ta...a renamo ta full e bem full...
      Elcidio Alberto Maleane Uma resposta a altura seria uma via de soluxao
      Gosto1 h
      Evaristo Candido Evarisfo ISTO TA MAS QUE CLARO..A RENAMO NAO TEM CAPAÇIDADE DE PRESEGUIR A LUZ DO DIA OU MESMO FRENTE A FRENTE COM OS TAIS DITO WANA WANA DA FRELIMO,.SO SABEM EMBOSCAR HOSPITAS,VILAS,E CASAS DE REGULOS,,,PORQUE NAO VAUM NUS QUARTEIS,UNIDADES,,ETC..SO PRA VER OS MIUDOS ESTAO LA EM SANTUNGIRA CARA..PORQUE NAO COMEÇAM A FUZILAR LA? 
      MANOS VIDA DE ARMA NÃO È FAÇIL PREÇISO O MATERIAL BELICO SUFIÇIENTE E HOMENS EM NUMRO MAIOR.....SO LAMENTAR
      Gosto1 h
      Muhove Tata Cada coisa no seu devido tempo. Ele vai reagir.
      Gosto1 h
      Ricardo Manhoso Estevao Mas a paciencia dele esta de mais ......
      Helder Marino Desculpem-me concidadãos,acham mesmo que com as armas se faz política?É com ações concretas que se mudam as tendências de voto.Onde os outros tiram,vão repor.Ai sinceramente que o povo votava sem exitação.Minha modesta opinião.
      Gosto11 h
      Thonice Nsimbi Ayigoveki Sitoe Sinto pena de nós pk no qual onde confiamos parece nos fracassado. ..se ele ñ nos quer ficaremos entre aspas pk voltar p trás xtaremos a frustrar o futuro dos nossos filhos
      Gosto1 h
      Mucrusse Uahar Uahar Aceito aculpa e do Afonso djakama. Ou ele deixa o pardido votamos nele pra mandar e nao pra mandar amigos dele pra nos matar porque o djakamo e da frelimo. Poeque ele nao reage uma vez pra todas?
      Gosto1 h
      Andreia Andre Maramba outras coisas sim mais um filho isso ai ja e demais
      Gosto1 h
      Muhove Tata Não percam a confiança meus Irmãos. Falta pouco o tempo.
      Gosto11 h
      Samussone Luís Sempre a dúvida prevalece. Se tivesse capacidade militar não iria atolerar essas barbaridades. Não sei em política mas mesmo assim os discursos dos membros da FRELIMO eles indicam que não vão ceder a RENAMO as provincias que ela reveindica.
      Gosto1 h
      Mucrusse Uahar Uahar Se Afonso nao quer resolver sai da renamo entrega pessoas que tem capacidade que paciencia tem Afonsinho!? Sa do nosso pardido Afonsiho
      Gosto1 h
      Andreia Andre Maramba o silencio dduma pessoa doe mais k uma palavra
      Gosto1 h
      Muhove Tata Não é bem assim que pensamos ser mais facil
      Gosto259 min
      Chimica Sossoto Rena resolve isso so duma vez. O tempo ta passar, esso em ultimo tsanse dele, kuando perder dessa vez em para munca mas teram tsance
      Muhove Tata Vai resolver.
      Gosto150 min
      Chimica Sossoto Kuando pah?
      Muhove Tata Brevemente. Mas agora a situação não esta boa para tal
      Gosto149 min
      Pedro Alfredo Essa chama-se guerra fria e é muito perigosa e difícil.
      Gosto145 min
      Simone Tazondiwa Nao se sobe montanha a correr mano. Com calma vamos longe.
      Gosto144 min
      Afonso Chicuare Chicuare Com certeza mas vocé esta bem
      Prince Massara Madala nao e terorista ele nao pode pagar sangui co sangui pqui ele xta para governor . voces nao pose kerer meter Agua .ele deve sigir dez mandamendo not faser oqui vazia farao .dipos de tudo justica vai ser feito .mesmo matar membro dele nao vao acabar todos eles tambem vao morer deus nao bebe e nao fuma
      Simo Cassimo Nddemula Não quero falar da capacidade ou incapacidade da renamo mas quero vos grantir que não se paga a mesma moeda apesar de se tratar de morte. Ele si vai num distrito por exemplo vingar quem sofre não é o precisado será o povo ele tem amor com povo. Não digo os matado não fazem parte do povo mas não podemos trazer ideias belicistas dizendo não tem capacidade. Há um ditado que diz paciência ganha Victoria e mais último a rir é que ri melhor. 
      Vamos deixar tudo na mão de Deus os que fazem este mal irám responder muito mal no tempo certo. Não podemos perder fé vamos imitar os Hebreus quando estavam no Egipto foram matados é feitos de animais mas no fim acabaram comidos pala água.
      Guido Pinto isso mesmo
      Jose Francisco Mugabe Mugabe Irmaos nso lider est demorar, tempo ta pasar, ainda nao houvi Q um menbro senior frelimo foi morto, se Ele tem capacidade purq nao faz mesmo, purq nao acaba militares Q estao em gorongosa,, Resistentes mudem estrategia.... Viva Renamo...
      PrJoao Pedro Levene Apoio 100% esto frustado.
      Grin Messenda as vezes nem da para comentar porque o lider paresse lhe a cabou papos corredor do norte o comboio nao circula para o partido no poder nao diz nada o comboio e uma das fontes de desenvolvimento dos bolsos. boa vida que Deus so da aos que tem e nao da oas que nao tem Niassa ainda esta na fosso.
      Prince Massara Vamos ter calma para noss termos bom future pais este somos noss .lutar nao e solucao. Chibhakera hachitongi matare ngoromera .no.no.no
      Lipangue Silvino Lipangue esse povo tao cinico o que ta acontecer nao basta,,,o povo ker a paz brada,,,
      Grin Messenda Ja tou siente que Macambique nao e dos mocambicanos e de alguem se formos haver esse nem e mocambicano.
      Luwy Fernandes POVO TRAIDOR , gostan de coisas FACEIS e da HORA a cada coisa de o seu devido tempo . É para acusaren a RENAMO de GENOCIDEO ? Apremderan BEM com a Frelimo que quando algo para é porq FOI COMPRADO e teen isto nas cabecas ! O VERDADEIRO RESISTENTE JA VEN DESDE A INDEPENDENCIA SABE DOQ ESTA A SE PASSAR E NAO VAI DESISTIR . Quem disse q na RENAMO nao HA AMBICIOSOS ! é este o GRANDE MOMENTO FINAL ONDR TUDO SE REVELA É DIFICIL E ARRISCADO . A Paz .
      Afonso Chicuare Chicuare Senhor deixa a sua sugestão com a prudencia
      Afonso Chicuare Chicuare Onde é que o povo traiu a renamo?
      Afonso Chicuare Chicuare O povo morre todos os dias e o senhor chama o povo de traidor?
      Afonso Chicuare Chicuare E quem é ambicioso?
      O povo votou e a compensação é insultos?
      Luwy Fernandes Afonso eu sei ler escrever e interpretar
      Gosto8 min
      Grin Messenda MOCAMBIQUE VAI AREMOT-CONTROL
      Fernando Isaac frelimo pessa qui este pais é deles faz e dis faz líder. Da renamo sim deve agir também vamos dividir pais vamos estamos casado com a frelimo.
      Mouzinho Manuel Corea SERÁ QUE ELE ESTÁ DENTRO DO PAÍS? PELO MENOS O DAVÍZ SIMANGO JÁ APARECEU A CONDENAR A MORTE DO DOUTOR PONDECA.
      Afonso Chicuare Chicuare Há pessoas que não tem nada a comentar e acho bom manter se no silencio
      Issa Abdul Cadre Cadre Já não há confiança do meu lado já perde.
      Mouzinho Manuel Corea SE O KOTA DHLAKA CONTINUAR ASSIM VAMOS MUDAR DE CAMISOLA EM 2019 PARA MDM.
      Jonas Malheiro Eduardo normalmente a renamo n ten capacidade de derrotar a frelimo militariamente, eles n estao preocupado com os fadm mais cm as individualidade dai k as individualidade da renamo estao a cabar. Pergunto quem serao tais governadores e administradores pk quase a renamo vai ficar sem ninguem eles xtao ser limpado a luz do día, renamo é um partido dos incompetentes, eles n ten o poderío militar pra a cabar cm a frelimo!
      Edmundo Monjane Mais com razao tem que dzer algo
      Issa Abdul Cadre Cadre Camisola não,pessoa sim.
    Mussa Mpwêtere Obrgd mais uma vez pelal dicas Unay Cambuma
    Gosto126 min
    Carlitos Jose Bem falado
    Muhove Tata Apoiado. Devemos que assumir
    Pedro Franiss Parruque O Assassinato do Pondeca foi a gota d'agua
    Fato Albino Palavras onestas arenamo deve mudar do plano A.ja deve entrar no plano. B..bem falado mano unay c.
    Xamatimba Mutadiwa Nhaca Ha que rever os modus - operades

    Sem comentários: