quarta-feira, 19 de outubro de 2016

DIÁLOGO AINDA EM STANDBY


Depois do assassinato bárbaro do membro sénior da Renamo o Dr Jeremias Pondeca o diálogo ficou parado. Os mediadores internacionais ficaram chocados pela trágica morte do seu colega na Comissão Mista. Os mediadores concluíram que de facto a frelimo não está interessada com a paz. Também concluíram que afinal de contas, há conflito em Moçambique porque a frelimo não quer deixar o poder, faz manobras eleitorais. Os mediadores internacionais, com destaque para os da União Europeia, estão a reportar tudo isso aos seus países.
Então, neste momento o Mário Raffaelli e sua equipa estão a fazer esforços desesperados para aproximar as posições das partes, já que apesar da tragédia, o líder da Renamo Afonso Dhlakama afirmou que o diálogo deve continuar porque se a Renamo ficar nervosa e suspender as negociações estaria a cair no jogo da frelimo. Aliás, a frelimo tem raptado e assassinado os membros e simpatizantes da Renamo com o objectivo de fazer com esta desista das suas pretensões de governar as 6 províncias.
A frelimo teve a coragem de crivar de balas o Pondeca para emperrar o processo negocial porque com a presença da mediação internacional a frelimo não está a ter argumentos e está a perder tudo e também a frelimo já sabe que toda a propaganda que fazia já está a esgotar - se e os mediadores já estão a informar os seus países. Então, todas as brincadeiras da frelimo já foram descobertas internacionalmente. O mundo já sabe que foi a frelimo que violou o acordo de Roma assinado em 1992. O mundo já sabe que a frelimo e seus candidatos nunca ganharam as eleições. Validam os resultados através do Conselho Constitucional, órgão sob seu controlo. Já é conhecido tudo isso .
Então, com a mediação dos diplomatas estrangeiros a frelimo sente que já perdeu tudo por isso está a intensificar os seus crimes contra a Renamo para obrigar Dhlakama a desistir das negociações mas sendo Dhlakama um político muito experiente e que conhece as manhas da frelimo melhor que ninguém, ordenou a continuação diálogo até se esgotarem todas as possibilidades. Dhlakama diz que a Renamo não vai vingar - se da frelimo, a democracia é que irá vingar - se.
Neste momento, o mundo já sabe que em Moçambique existe um grande e raro democrata e o homem que devia ser o presidente de Moçambique desde 1994, Afonso Dhlakama. Alguns dos observadores internacionais convidados pela frelimo estão rendidos às excepcionais qualidades de Dhlakama é fazem fila para entrevistá-lo. A frelimo, através das suas embaixadas partidarizadas e tribalismo as pelo mundo fora, durante anos foi denegrindo a imagem da Renamo e o seu lider mas agora a máscara caiu.
Se os mediadores conseguirem chamar a frelimo a razão, o diálogo retoma para a semana, caso contrário, 'good by' Moçambique.
Unay Cambuma
NOTA:
O último grande calcanhar de Aquiles que complica o diálogo é a questão da "paridade das chefias" nas forças de defesa e segurança. Unay Cambuma sugere o seguinte:
1. Descentralizacao do Exército - criação de 3 "distritos/regiões" militares completamente autónomos no sul, centro e norte do país. Estes distritos ou regiões militares devem ter toda a estrutura completa de um exército:
* Marinha, Força Área, Forças mecanizada, Infantaria, logística, formação, treinamento, promoções etc.
Em muitos países é assim. Por exemplo na Rússia, o exército da Chechenia e os cossacos, tidos fomo os mais formidáveis, são completamente autónomos, assim como a frota do Báltico, do Mar Negro, etc. O distrito militar de Moscovo não tem nada a ver com as divisões que estão na Sibéria ou Cáucaso mas todos obedecem a um único comandante-em-chefe simbólico, o presidente Vladimir Putin mas nunca tem o poder de ordenar um ataque nuclear contra a sede de um partido político rival.
Em Moçambique também deve ser assim, as únicas hierarquias máximas serão o presidente da república e o ministro de tutela mas terão meramente papel simbólico e condenador entre os três chefes de estados maiores regionais. O quartel general em Maputo deixa de existir e deverá converter - se em quartel general da região sul.
Para manter a unidade nacional, as chefias regionais devem ser rotativas e, por exemplo, se o Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas(CEMGFA) da região militar norte for indicado pela frelimo, o seu vice deve ser automaticamente da renamo.
2- Criação de uma estrutura similar para a Polícia da República e no SISE.
3 - Extinção das Forças da Intervenção Rápida por ser força ilegal criada pela frelimo para aniquilar a Renamo. Todos elementos desta força devem passar para as FADM e convertidos em boinas vermelhas, ou seja, comandos especiais. A Polícia da Republica deve recriar a polícia de intervenção rápida ou seja, polícia anti-motim, que foi ilegalmente extinta e substituída pelas actuais FIR.
A nova polícia anti-motim a ser criada deve ter equipmento adequado como gás lacrimogéneo, balas de borracha, canhões de água, armas do tipo "espera pouco" , etc e não equipamento de guerra com as FIR. Também a Polícia da Republica deve deixar de andar com ak-47 nas ruas. Uma polícia normal apenas anda com cassetete ("chamboco") e um par de algemas. A principal arma de um policia são as artes marciais.
Com este tipo de arranjo resolve-se a questão de partilha de chefias militares porque abrem - se muitas vagas e assim os muitos oficiais machanganas "fossilizados" em Maputo que temem perder as mordomias e lugares e assim ficam com as coisas facilitadas. Este é o principal handicap deste assunto.
A chefia exército deve ser "desmaputizado" e "des-sulizado". Os os chefes 'Ngunis' e os macondes devem deixar de monopolizar o exército nacional.
GostoMostrar mais reações
      BREAKING NEWS BREAKING NEWS!
      MAIS UM MEMBRO DA RENAMO RAPTADO PARA A MORTE EM CHIMOIO!!!
      Boa tarde caros compatriotas resistentes,
      Depois do sequestro dos dóis membros da RENAMO em Muxúngue cujo os seus nomes são Jeremias Lázaro Mugadui e Rachide,
      Ontem as 19: horas também foi sequestrado mais um membro de nome David Coroa mais conhecido por coronel Coroa as 19:horas na sua residencia na cidade de chimoio.
      Até hoje não se sabe o paradeiro e sequestro ocorreu no bairro 16 de junho.
      Afinal Qualé o plano da renamo?
      O plano é de assistir os membros a serem mortos como se galinha tratasse?
      A Renamo deve por a mão na consciência responder com uma medida radical ao partido frelimo.
      Por: Afonso chicuare
    Comentários
    Amilcar Antonio Esdor Sinceramente
    Minerio de Oliveira Facam vossa parte com rangrs nos resitente xtamos cansado de ouvir
    Edmar Dos Santos Chabel Vão acabar todos como ratos no buraco!
    Simao Matavele Mesmo uma guerra ñ acaba um povo. Os sequestros assassinatos vão terminar. É os mentores um dia.
    Edmar Dos Santos Chabel Sinto muito porque os pilares estão acabando, e ele de boca selada!
    Jamal Machane Sinceramente esta pior isso.
    Bacar Abdala esses criminosos serao julgados tarde ou cedo
    Edmar Dos Santos Chabel Não haverá nenhum julgamento para um Deus !
    Simao Matavele Edmar, pensa q Deus é q está assassinar pessoas aqui em Moçambique?
    GerSon GS Boane Vocês também N fazem nada só desmoralizam
    Gosto12 h
    Alberto Pagari Ate quando com esta maneira de viver? Sinceramente algo da pra tomar atençao porque isto o barco nao nos leva a nenhum lugar. Uma coisa deve se tratar de imergencia se nao voltaremos nos tempos da PIDE.
    Simao Matavele Alberto isto é mais q Pode. PIDE só capturava ir meter na Machava. Muitos desses q hoje acham se donos deste País já foram presos pela PIDE mas ñ foram matados.
    Gosto11 hEditado
    Alberto Pagari Estamos mal onde e quando sentiremos livres e como dono deste pais com esta matança sinceramente porque nao declaram de vez uma guerra do que esta guerra silenciosa.
    Be Focus !!!? X 3 = ? Portanto esta sera a equacao ppr recorrer depois que o dialogo falhar.

    Aguardem e sejam confiantes a renamo e ira respondes na medida desta equacao pela quantidade das mortes de todos menbros e simpatizantes da renamo. Daqui a pouco
    Lazaro Mucharu Xiiiii.mas daverdade arenamo deve respornder essa causa por rapido,nao demorrar a esperar mas outra desaperecido dos nossos irmaos.
    Patos Guebuza Algo seja feito
    Carlos Jone Correia J esta d mais iso a renamo tem q fazer alguma coisa j e lamentavel iso
    Mario Mapossa Mapossa Lider deve reagir agora.
    Surate Atibo Murrateia Murrateia Triste! Estamos acabar, os rangers devem reagirem contra esse acto
    Arbelto Mazungaire Simango muariwangu tinopera pachina anotibastira
    Rafael Miguel Se O Povo Continuar Assistir Este Filme,se Nao Colocar A Cabeca Na Cosciencia,maos Na Accao, Mocambique Ficara Pra Historia.
    Sérgiomachava Machava Um Estado de assassinos .
    Customo Jo Jo Sinceramente,tao acabar o mxmo povo k vao kerer votar...a freli confia roubar,desviar votos por isso nao depende d povo
    Willian Frank Akussali mundhu gole lino
    Polibio Mazivele A ser verdade vai ser deficel para governar com estas presseguções
    Zina Ngorinenhi Thomas A frelimo ja mediu a dimensao do problema que tem e ja mediu o quao a renamo esta coberta de razaoes e apoiado em todos vertentes populacoes de moz,paises fora etc;a melhor forma encontrado pelo regime e essa,agindo desesperadamente isto e,e tudo ou nada abater akeles k falam akeles k sao as cabecilhas amedrontar os pekenos isto e,tirar o mal pela raiz;;si renamo ker conter isso e preciso agir de forma contundente e sem medo de ser chamado bandido;dente por dente,abateu me eu tambem ti sacudo com a mesma espada,concentrando as accoes na zona sul sem isso nada feito pork provalvermente no fim seguirao os do fb. Os k tem acesso com as figuras da decisao informe o lider k os membros estao acabando dia pois dia mandem fumar cigarro dialogo akilo e fontochada para adormecer o lider e para alguns k acreditam num dialogo de passar tempo.
    Sant Samuel Samuel E lá no maputo estão numa boa mas eu fico confuso e acabo d entender duma outra forma d q ou os rangers não tem capacidade d atacar no maputo
    Hondo Unguare Pirikito VXcia nao sou digno a expressao mas sou da opiniao de intervencao da RENAMO de modo a fazer estancar a onda de sequestro usando a lei de Moiseis na biblia , Uso de lei vista por vista serviu para estar homicidios voluntarios como o k esta acontecer neste tempo de Bandidos da frelimo matando os eleitos fieis ao povo Mocambicano e decretores a Democracia nacionanal.
    Mangane Mangane Problema os mandants estão aqui em Maputo a tomar o melhor whiskey com seus familiares
    OS ESQUADRÕES DA MORTE ASSASSINARAM A QUEIMA ROUPA O DELEGADO POLÍTICO DA RENAMO EM NAMPULA
    Homens Armados ainda a monte, balearam mortalmente o delegado político distrital do maior partido da oposição na nossa pérola do “Atum”, em Ribáuè, província nortenha de Nampula, na passada Terça-feira .
    Floris Victor Armando, era membro da Assembleia Provincial em Nampula. O mesmo foi fuzilado juntamente com o seu colega.
    Segundo avançou o WAMPHULA FAX, Testemunhas oculares assegurara...
    Ver Mais
    Comentários
    Zina Ngorinenhi Thomas Parece nao e nada mais e nada,a familia resistente esta a viver momentos dificis;alguem deve ordernar e dar um basta e retaliando com a mesma medida.afinal o k esta acontecer fomos desamparados???
    Minerio de Oliveira Kueremos ajuda rangrs actuar aki em nampula xtamos mal ribaue malema lalaua mecuburi e outros pontos do pais
    Customo Jo Jo Renamo ta pacienciar mto...vamos acabar
    Gosto15 h
    Dom Mussunduya DJAKAMA NAO VAI REAGIR TEM MEDO DE VIR BOMBAR AK. VAI MORER A FALAR LA NO MATO
    Maria Muiambo Amorer no manto para você que ta na cidade com tua família.
    Aziza Throne Vão acabar
    Fato Albino Estamos mal ,ja chega ,de sermos servos da frelimo faremos todos cam avoz alta baxa...frelimo ...RENAMO deve reaguir Duma forma como frelimo
    Alberto Pagari Ate quando vamos assistir este triste macabros matanças aos indefesos????
    Fato Albino Estamos acabar com OS comunistas povo nao Tem arma. mais o nosso partido que confimos tem armamento que chega para todos ATE derrotar o comunista...
    Isaac Ussen Miua Miua Mas quamdo k a renamo vai reagir, tdos delegados quando acarem d ser morto?!! Por favor demostre a vossa capacidads
    Dom Mussunduya TEM MEDO DJAKAMA DE VIR BOMBAR AK EM MAPUTO
    Simao Matavele Se Dhlakama tivesse medo até já estaria fora deste País. Tenha calma menino um dia vai recordar destas minhas palavras. Pergunta os mais velhinhos.
    Dom Mussunduya TA SE MORER MANING ELE TA XPERA DE O K
    Pedro Alfredo Compatriotas, a PRAGA referida na Biblia é essa que estamos a viver no País. Pedimos a DEUS, para nos LIVRAR deste fenómeno. o diabo está a reinar entre nós irmaos. É este tempo que na Biblia diz, virá o tempo que pai e filho, nora e sogra, irmao com irmao, naçao contra naçao, vao lutar. Se formos a ver, nao ha nada que nos impede para nos entender, mas o diabo é que está no de das dificuldades. Deus nos abre caminho certo, já basta o sofrimento.
    Rosario Reginaĺdo Njaĺe Nos gostamos; da paz que queremos a formácao; em treste
    Pedro Alfredo Compatriotas, a PRAGA referida na Biblia é essa que estamos a viver no País. Pedimos a DEUS, para nos LIVRAR deste fenómeno. o diabo está a reinar entre nós irmaos. É este tempo que na Biblia diz, virá o tempo que pai e filho, nora e sogra, irmao com irmao, naçao contra naçao, vao lutar. Se formos a ver, nao ha nada que nos impede para nos entender, mas o diabo é que está no meio das dificuldades. Deus nos abre caminho certo, já basta o sofrimento.
    Salvador Andre No dia em que matarem a Ivone Soares é quando Dhlakama vai reagir,não estou a ver o que esse kota espera com tanta barbaridade
    Samussone Luís RENAMO vai acordar e não vai encontrar seus membros já foram limpados pelos death squad. A galinha perde seus pintainhos com corvos porque não reage quando seus pintos estão em perigo enquanto o pato não, ele cuida suas criaturas. Renamo vai desaparecer aos poucos se brincar porque os que ficam vão ter medo. Não dá para dormir com essas atrocidades dos killers squad.
    Maria Armando Apelasse aos dirigentes da Renamo, encararem esta situação de esquadrões como uma realidade e responder pela mesma moeda, caso contrários na sua governação não terá quadros para governar o País, pois a Frelimo terá liquidado todas gente.
    Ossifo Jafar Triste
    Pedro Alfredo Confusao generalizda.
    Patrique César Titos Machava A frelimo mata Delegados de alto nível da Renamo e não falham na execução e a Renamo mata secretários de bairros e tem vezes que até falham, aonde vamos mesmo.
    Gosto12 h
    Pedro Alfredo Feiticeiro nunca falha os seus alvos, mas curandeiro raras vezes acerta, por isso diz, "fez o que eu te disse" já o caso da renamo é diferente, podem ser oportunistas para sujar e denegrir a sua imagem.
    Estevao Majavina Majavina Olha se ese sinhor que esta ai no mato nao sabe ok quer e melhor pedir ajuda que sera ajudado.esas pesoas que estao a morer estao a morer por culpa dele.se nao agueta porque nao desaistir???quantas pessoas ja moreram?e quantas vao morendo por culpa dele??
    Kwame Nkruman Posha triste isso
    meos pésames a familia do irmao resistente paz a sua alma
    Weiss Mocalacha Vao acabar todos membros e o líder a se fazer de bom gajo
    Salomao Bando Num dos comentarios eu dizia, mataram Pondeca e quem vem a seguir? A resposta esta ai: Vem o Armando delegado de Ribaue e depois dele? Vamos aguardar
    Salomao Bando Matar alguem nao e' fazer politica e' falta de argumentos para covencer o adversario. So que no caso vertente ha' relatos de "visitas" constantes as bases da renamo e em paralelo perseguicao desmedida aos respectivos membros, algo deve ser feito para pelomenos poupar as vidas humanas.
    ATENÇÃO MUXÚNGUE!
    HOUVE RAPTO NA MANHÃ DE HOJE
    Informações que nos chegam de Muxúngue são extremamente preocupantes, de fontes fidedignas soubemos que hoje as 7:00 foram recolhidos dóis jovens de nome Rachide e Jeremias ambos simpatizantes da RENAMO quando estes faziam abastecimento na bomba BP de muxúngue, os pais foram na esquadra e em resposta das autoridades disseram que era novidades para a PRM.
    Nota: sera que a frelimo terá lugar para por os seus membros futuramente?
    Ou vão recolher todos para zona sul onde eles confiam!
    Por favor a lei de Moisés é importante em muxúngue.
    Por: Afonso Chicuare
    Comentários
    Elias Mateus Caida Trixte mesmo ate quando?
    O Renascimento Negro infantilidade é uma epidemia
    Customo Jo Jo Bandos,assassinos
    Daniel Chivangue Eu tinha cometado isso lei do moses da falta neste pais
    Sérgiomachava Machava assassinos governamentais
    Juliao Gasolina Mapoda Mapoda Isso nao vai levar mnto tempo voi se implementar alei deoizes
    Feleciano Trinta Trinta AJO Q NAO E SO CENTRO E NORTI ATE MAPOTO COMICAO MISTA XTA LENCA LENCA,(PONTECA) JA ERA E SO MOISES PETIR NOVA PRACA, PARA TEFENDER OPOVO.
    Pedro Gobe Gobe Volta a Escola Mano .... Estas a precisar com muita urgência
    Feleciano Trinta Trinta opricad mano,pom amigo e aquele q d cridica.
    Chefe Cinzentinho Governor Mas voce tambem Pedro !
    Gosto123 h
    Salvador Andre Esse fez isso de propósito
    Xcala Boss Nao se agitem q lei d moises?parecem analfabetos,pocha pa!nao cinseguem ver ou notar q em moz o governo nao e da frelimo mas sim e a frelimo.sofram eu lambendo botas
    Lazaro Mucharu Triste.ta mal mas tudo tem limiti.
    Pedro Alfredo Essa é a PRAGA de todos os tempos, Deus Pai,vai dar a soluçao.
    Narry Machanguele Vc so estraga quando tenta nos fazer entender k os do sul São da frelimo.
    Afonso Chicuare Chicuare A FRELIMO CONFIA A TERRA DO SUL E NÃO AS PESSOAS DO SUL
    Simao Matavele Olho por olho e Dente por dente. Machanganas de Magude dizem LÉXI XIKU DJAKA NAWENA XIDJl. Acabaram tomando essa atitude pq viram todos dias eram pessoas a serem comidos por Crocodilos no Rio incomate.
    Pedro Alfredo E passou a ser bom caril e custa muito caro em hoteis de luxo, na povoaçao as crianças sao proibidas comer porque é saborosa a carne.
    Paulo Mugare Tem aver fortes retaliacoes, estamos a acabar so pok aplaudimos para a renamo, e ultimamente a renamo nao esta a fazer nada para doer esses assacinos.
    Isaac Ussen Miua Miua Paulo tenz tazao, a renamo tem k reagir por seus membros senao perdm confianca
    Moises Lucas Sitole Até quando essa desgraças.
    Bizmungo Arape Tuto Obrigado meu irmão, Sr é um dos que mantem o País informado principalmente das atrocidades da frelimo. Siga em frente.
    Gosto123 h
    Calisto Meque Meque Frelimo precisa de uma lição
    Gosto121 h
    Reginaldo Cardoso Lúcia Rodrigues como esta a situacao em maringue e chiringoma hoje essa noite ainda a combates
    Sodja Rinosvika Kure Acho k vão recolher todos para zona Sul
    Joao Lamban Bauti MAS TUDO ISSU PARA QUEM,???? E os donos d estes membros q tao sofrer gornpes c as pessoas q senpre cruza c voces sera não tao ver istu?? Porque não faz tambe?? Sinto muito
    Jose Majasse Dombe Ele foi raptado sim ate neste exacto momento ainda nao voltaram,o tal Rachide é um motorista do estabelecimento Comércio Geral Muxungue do Senhor Mostak Ahmed,confirmado.
    Gosto113 h
    Nordino Xavier Nhonhane Nhonhane Mortes dos agentes da renamo nao para, a final onde é que eles vao viver??? Xtou muito preucupado nisso, peço a resposta a quem te ver.
    Mangane Mangane Dente por dente está comprovado
    Nelsonvictorsozinho Sozinho Afrelimo esta amarado,ja foi apanhado na curva,ta sem manobra,eles é q disseram opder nao se oferece arranca se,entao arenamo deve arrancar.
    Gosto11 h
    Alberto Pagari Por isso andam nervoso
    Muzungu Ndini Identifico-me com este nobre e sábio pensamento.
    Gosto11 h
    Franscisco Tivane Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!! 👍neste momento que governa e so único partido, mais as próxima elecoes MDN, ou próprio renomo
    Franscisco Tivane Nunca será tarde . Sofremos mais para sorir para sempre
    Armando Pangane Muito bem pensado e falado,para acabarms com o banditismo da frelimo
    Lazaro Mucharu Obrigado pela informacao.afrelimo sempre quer nus acabar nao a outra forma.
    Gosto11 h
    Bartolomeu Benjamim Jaime Jaime Irmao Unay mesmo a Frelimo ceder as 6 Provincias quem vai governar se ate em Dezembro deste ano nao vai sobrar nem se quer nenhum membro da Renamo.Cuidado
    Frenk Paulo Paulo Obrigado pela informacao do dialogo .Afrelimo ta levar os membro da renamo parace um aniamal que more sem justa causa
    Chefe Cinzentinho Governor Se Dhlakama tivesse usado as suas palavras Unay no parlamento e nos comincios que andava a fazer pelas provincias sem prometer guerra ao governo acho que o nosso Mocambique nao estaria nesta porcaria. Levar armas contra o governo tambem tem consequencias.
    Zina Ngorinenhi Thomas Fica difiicil pork cada dia k passa um dois membros da renamo sao sequestrados mortos mesmo assim cantamos paciencia paciencia,enquanto isso o regime aplaudi pork sabe vai abater mais um e depois e depois???? A paciencia tem limite todo mundo ja viu e ...Ver mais
    Gosto130 min
    HelderDaniel Mambo Papa unay,assim que a FRELIMO o que a RENAMO quere não com vem na constituição,isso quero dizer não vai permitir a governação do nosso líder.
    Qual será afinaldade disto?
    Gosto125 min
    Tonny Maphosa Xta certo
    Josemangue Mangue Mesma musica
    Salomao Bando Opniao boa, deixe adcionar tambem aminha singela opniao.Que tal desmobilizar todos militares de ambas partes e formar um novo exercito, talvez teriamos muitos criminosos nutridos fora do exercito, e recrutar jovens que nunca queimaram palhotas e celeiros da populacao e nunca carbonizaram ninguem

    Sem comentários: