sábado, 15 de outubro de 2016

A FRELIMO NÃO QUER NEGOCIAR, APENAS PROCURA GANHAR TEMPO PARA DESARTICULAR A RENAMO


O diálogo está parado e segundo informações que temos, será retomado na próxima segunda - feira. Outras informações indicam que a mediação internacional só retomará o seu trabalho depois da aproximação das posições das duas partes (frelimo e renamo), sobretudo porque não se percebe o que a frelimo pretende, pois, fala sempre que aceita a governação da renamo mas observando a constituição de Moçambique e ninguém está a entender isso.
Por sua vez, a renamo tem dito que se a frelimo não estiver interessada é melhor dizer do que perder-se tempo e dinheiro em vão. A renamo diz que caso a frelimo continue com as suas lenga-lengas e manhas no diálogo, poderá abandonar o diálogo e passará a concentrar - se exclusivamente na estratégia militar, isto é, uma "blitzkrieg" que culminará com o assalto a todos os distritos das 6 provincias e Cabo Delgado, incluindo as cidades capitais. Unay Cambuma tem alguns detalhes de como será a tal "blitzkrieg" dos temíveis rangers de Afonso Dhlakama só que as fontes não nos autorizaram a divulgar mas podemos adiantar que a mesma está prevista para durar 15 dias no máximo e serão empregues armas um pouco mais pesadas sobretudo morteiros e bazucas que por acaso nunca foram utilizadas pelas forçada renamo, salvo raras excepções.
A renamo já demonstrou ter capacidade militar para tal e segundo fontes ligadas às perdizes, os frequentes assaltos a vários postos administrativos ao longo das provincias visavam não só testar e/ou aprimorar a estratégia para futuras operações para a tomada relâmpago de todos os distritos e cidades capitais das regiões centro e norte, como também capturar mais armas e munições. Ao exigir a mediação internacional e aceitar que o diálogo fosse em Maputo, foi mais uma jogada de mestre de Dhlakama para conseguir ter 'casus beli', pois, sabia de antemão que a frelimo jamais aceitaria quaisquer exigências da renamo e quiz que a comunidade internacional testemunhasse 'in loco'.
Neste momento, os mediadores e a comunidade internacional já sabem com todas as letras que Moçambique está sendo dirigido por tiranos, déspotas, mafiosos, ladrões, assassinos e um governo ilegal que não está interessado num diálogo construtivo. Aliás, os mediadores internacionais viram ao "vivo e a cores" as "excepcionais capacidades" criminosas da frelimo quando esta, sob ordens directas do Nyusi, não hesitou em fuzilar o membro do Conselho do Estado e seu colega (dos mediadores) no diálogo, o mártir das regiões autónomas do centro e norte, o Dr Jeremias Pondeca Munguambe. Lembrem se que os mediadores internacionais foram enviados pela União Europeia, principal doadora do Orçamento do Estado. Aliás, a União Europeia suspendeu o seu apoio ao orçamento depois da descoberta das estratoféricas dívidas escondidas.
Depois de assaltarem e ocupar todos os distritos e cidades capitais das 7 províncias (incluindo Cabo Delgado), a renamo formará o seu governo que será imediatamente reconhecido pela comunidade internacional por razões óbvias. As alegações constitucionais da frelimo é uma justificação pifia e manobra de diversão para desarticular a renamo. A frelimo sabe muito bem que a actual constituição foi feita para acomodar as exigências da renamo nos acordos de Roma. A frelimo deve saber que o termo "renamo" engloba um universo de mais da metade dos Moçambicanos e quando uma constituição (leis) não serve os interesses do povo deve ser rasgada. A frelimo não pode esquecer - se que perdeu as eleições e a renamo estendeu a sua mão para resolver as coisas de forma pacífica mas parece que a frelimo decidiu pressionar o 'self destruct button' (literalmente, 'botão de auto destruição').
O maior erro estratégico da frelimo neste momento é de pensar que só vai ceder às 6 provincias quando a renamo intensificar as suas operações no sul do país com destaque para cidade e província de Maputo. Outra estratégia mal calculada pelos falcões frelimistas e de achar que cercando Gorongoza e continuar a massacrar os seus apoiantes nas cidades e vilas, vai desarticular e desmembrar a renamo. Até dizem que os guerrilheiros já estão sem alimentação e água para beber na Gorongoza, como se estes vivessem de água engarrafada e 'fast food'.
A frelimo pensa como criança mesmo. Esquece que todas minas de ouro e de pedras preciosas encontram - se mesmo nas barbas das bases da renamo e se realmente estivesse "à rasca" tomaria conta de tudo. Por exemplo, em Nhamapassa, Catandica, zona sob controle dos rangers, onde existe a famosa mina de turmalinas do lider da renamo, também encontra - se a mina do Guebuza mas quem está em frente é o "empresario" Bicá, que durante décadas vem servindo de testa de ferro dos negócios sujos dos altos dirigentes corruptos da frelimo. Se a Renamo estivesse mesmo sem dinheiro, assaltaria as dependências dos bancos em várias vilas sedes ou baldeava camiões com comida em vários troços com ou sem escolta como Inchope - Muxungue, Chimoio - Catandica, Quelimane - Nampula, Gorongoza- Nhamapaza, etc.
E a frelimo não sabe que a sua atitude nas negociações é muito positiva para a grande maioria dos renamistas porque desta forma será totalmente esmagada não só através das armas mas também pela fúria de milhares cidadaos sedentos de vingança devido aos assassinatos em massa protagonizados pelos esquadrões de morte em colaboração com alguns frelimistas que encontram nos distritos e cidades. Todos os colaboradores dos esquadrões de morte são conhecidos porque foram sendo denunciados pelos próprios camaradas que nao pactuam com estas atrocidades.
Unay Cambuma
O SECRETÁRIO DO 4 BAIRRO EM MUXÚNGUE FOI BALEADO AS 0:00!
ESTE HOMEM COLABORADOR DE ESQUADRÕES DA MORTE FOI BALEADO,
AS, 0:00 POR DESCONHECIDOS E QUEIMARAM A CASA QUE LÁ ESTAVA O FILHO QUE DEPOIS MORREU CARBONIZADO.
ASSIM AS MILÍCIAS ESTÃO AGITADOS.
ESTA É A LEI DE MOISÉS DENTE POR DENTE
Por: Afonso Chicuare
GostoMostrar mais reações
Comentários
Rosário Alfredo Manguemgue Esta se mal mesmo
Mangane Mangane Ja esta carimbado na constituicao da biblica
Gosto16 h
Vagner Julio Cerveja Cerveja ATE É POUCO ISSO
Gosto16 h
Francisco Tomas Isso ja nw e viver e ser vivid.
Gosto16 h
Calisto Meque Meque Bom trabalho assim seja
Gosto16 h
Inacio Ernesto Nzonga Neste país chamado Moçambique em proibido ser puxaaa sacos dos políticos se não tu não terá oportunidade de fazer os seus 100 anos que Deus deu
Inacio Ernesto Nzonga Tas consciente de atingir uma curtição idêntico? Renamo são quadros frelimo são os pilha galinha que pagã as faturas sem o futuro para os filhos e esposa
Saimon Ynhasena Ynhasena secretario nao e nada nos queremos governador ai sim vamos nos aliviar um pouco daquilo que aconteceu com pondeca
Gosto46 h
Mano Killas ASSIM COM MATANCAS A QUEM VAO GOVERNAR SE ESTAO ACABANDO COM AS PESSOAS.
Semo Semo Queria ouvir um dia que guebuza chipande foram baleados mortalmente.
Gosto16 h
Patrique César Titos Machava A renamo não pode balear "gente pequena" da frelimo. Pondeca era uma grande figura da RENAMO, portanto, se a Renamo pretende aplicar a Lei do Moséis, tem que balear todos os"grandes" da Frelimo. Só assim a dor será na mesma frenquência.
Gosto66 h
Samussone Luís Kkkk wazvitosora wega.
Carlos Matavel ate quando essa matancas meu deus sera e impossivel a gente conversar ou governar como civilizados mesmo sera que custa deixar a renamo governar onde esta a reclamar ter ganho as eleicoes , por favor senhores parem de matar o povo nos mocambicanos nao somos filhos da frelimo nem da renamo nos queremos viver em paz paz akurula yicombela akurula thossi
Tatyosvaneyvald Cumbans Nao gstei,keru k morram essis d mpt nao d muxungwe
Titos Sentinela Atuem nas provincias tambem
Willian Frank Triste ixo
Amilcar Antonio Esdor Sinceramente
Benedito Cangela Bem feito, até gostaria de ouvir que Lezi Machava sofreu um atentado
Jose Majasse Dombe Eu quero ouvir o secretário provincial dos partidos dos camaradas baleados,assim me alivio
Jose Ofece Deniasse Ofece Nainga ma gorokota ndaida kudakara maning wari iro ithuvi tinoda matxorovera kanakuti mambhende
Anselmo Joao Secretario do bairro nao e nada governador ou secretario geral da frelimo sim
Rafa Barroso Esta começar o olho com olho e dente com dente.
Gosto15 h
Farai Quembo É pouco isso .
Gosto15 h
Guerra de Riqueza Nao pode dar tregua esses assassonos, quanto recebe um gatuno do secretario?
Gosto15 h
Joseph Antonio Banda Banda Kkkkkkk triste olho por olho.
Mario Mapossa Mapossa É pouco . Força bom trabalho
Gimo Mulandone MEUS IRMAO VAMOS ABRIR VISTA FONGULA MASSO,FULA MATILHO ESTE GRUPO QUEREM EREQUESER CADAVEIS MAS.
Porque eles cofunde partido e governo muito mas fucionario do estdo.
Voces digente de governo ,deixem a vontade os fucionarios do estado eles sao fucio...Ver mais
Leston Massingue R.I.P, no inferno que é o caminho dele
Customo Jo Jo Tem k ser grandes chefes deles pah
Gosto15 h
Edceliy Xiluva Dente por dente mombo yi mombo tilho yi tilho vamos a isso um dia vams vencer
Gosto15 h
Memory Gabriel Mateus Quem trabalha recebe...
Gosto14 h
Ofece Deniasse Chania Apodreça no inferno pra perpetúa.
Farai Quembo Deus ñ é maluco, ai xta a resposta.
Ofece Deniasse Chania Quis escrever Perpétua (perpetúa)
Cristina Ussene Lei de Moises? Julgo que não! Lei de Talião XII tábuas Hamurabi essas sim.
Angelo Mualo Apesar de ser lei de Moises é triste, porque o que se perde é um ser humano ñ é a política e a política ainda continua.
São meus sentimentos como o ser humano deixando de lado....
Fidel Albano Riadao Valeu e os rangres estavam a demorar
Muhove Tata O gajo foi traidos
Samson Jose Nomboro Devia ser Eliseu Machava
Zeferino Alexandre A. Nanrye Muitiximo trist gente
Joao Lamban Bauti Olho por olho dente por dente jeneral, mas é poco,
Moises Duarte Não sei se eu percebi mal a mensagem. O homem foi baleado pela Renamo ou por desconhecidos? Porque alguns estão a dizer Parabéns Rangers estavam a trazar. Cuidado com a boca. Eu aconselho ler e perceber a mensagem legal? Fui
Gosto12 h
Moises Duarte Outros estão a dizer que devia ser tal fulano. Esse tal fulano é que merece a morte? Porque não ser você primeiro que ta apontar o outro? Até esse nível que estamos o código de amurabi está bem vindo, olho por olho, dente por dente.
Fracisco Benedito É chato isso?
Xavier Antonio Meu Deus!
Sá de Fonseca Que doloroso isso
Paulino Saene excesso de paciencia sempre cria desvantagem.....
Mandlate Angelo Emilio Copiado mestre.
Chaual Momade Momade Força Rangers
Americo Mudaua Carlitos O QUE ALMEJAMOS E A PAZ IRMÃO!!
Albertino Caetano Caso a renamo use força que não duvido que possuem.. Quantos dias vão precisar para ocupar os distritos e as cidades capitais, quantas vidas correrão risco... Não estou contra mas vamos raciocinar
Jorge Cossa Cossa Nem o dono desta linhas é um pobrezinho,porque agitar a guerra
Gosto25 h
Jose Majasse Dombe A paz e a estabilidade desse pais está nas mãos da Frelimo.
Gosto15 h
Quizito Domingos Jo Brithking k eh isto!
Manjor Lopez Portugal Blitzkrieg=Ataque relampago
Ofélia Macie Mais desgraças para quê?
Falume Tarige Falume Falar nao paga imposto
Nelson Arnaldo Arnaldo Arnaldo Renamo pricisa d nosso apoio ... Pork a renamo sempre lutou para o bem do povo ... RENAMO ooooyyyyyeeeeee
Gosto25 h
Nordine Ossufo Bomba mais atualidades!
Surate Atibo Murrateia Murrateia Bom trabalho Doctor mano cambuma
NicriSs Manejo Jr. É pra se ganhar tempos mesmo
Arlindo De Monteiro Monteiro Mais trabalho e mta saude mano Unay
Gosto15 h
Banitho Vilanculos Nós moçambicanos almejamos a paz...a paz e mais paz
Salomao Bando Vejo duas coisas distintas. 1 A paz vai levar muito tempo para ancorar no portos mocambicanos. 2 Que o importante na luta armada e' nao menosprezar demais o inimigo, pois tanto tempo que se leva dando folego oermite a reoriganizao doutra parte porque perante tantas promessas de tacar e ocupar o inimigo vai tracando estrategias correspondentes. Na lingua sena existe um proverbio que " se um cego diz que vou te bater com oedra e' porque ja' tem debaixo do pe' uma pisada". o segredo da vitoria e'
Gosto15 h
Sant Samuel Samuel Ja se sabe q a frelimo nunca vai aceitar a enxigencia da renamo mesmo ate em 2019 pode se chegar a dialogar so q brincadeira pah e a renamo sabe bem q dialogo com frelimo é passa tempo so entao oq custa mudar e parsr cm isso d dialogo tomar uma e unica decisão
Rafa Barroso Tudo é verídico, chegou o momento que o povo espera e esperava que o seu candidato e o partido que o povo votou para lhes governar, o povo apoia muito a decisão de expulsar esses bandidos e tiranos, o povo sabe que a FRELIMO é bandido, o povo sabe a FRELIMO é assassina.
Salomao Bando solucao ideal e' imprimir accoes surpresas k nao permite a reoriganizao da parte adversaria
Pedro Taremba Esta claro informacao.
Q esperamos o vigor depois d ida dos negociadores.
A renama e a unuca esperanca dos mocambicanos incluindo extrangeiroa.
Muita gente quer investir o seu dinheiro mas estao com receio dos tribalistas frelos
Cota Faria Tamos prontos.
Germano Gar Por favor os Rengers Tenhas que por na pratica estas provincias autonomas em asão.
Helio Joao Afonso Afonso Ja intendo de que quem lê estes post sao pessoas disocupado como eu. Pelo meu intender nós povo deviamos convocar para nos organizar e travarmos este mal, mas essas alertas do facebook dou nota zero. Nós temos que ser exemplares, o partido no puder se reune no comité. Sera que a renamo o seu comite esta nos telefones.kkkkk
Gosto35 h
Ricardo Manhoso Estevao Infantilidade esta de mais .
Ainda es muito verde ......
Ricardo Manhoso Estevao Tu Helio es um astuto , grafonola ......
Helio Joao Afonso Afonso Assim alertou nos ou tambem informou o inimigo para se preparar. So salada d goiaba que unay prepara
Gosto44 h
Ricardo Manhoso Estevao Barbas como sinal de maturidade , mas na verdade no interior da sua cabeca es um tomate muito verde ......
Xico Macua Mas vc helio esta doente.
Tenta conversar com uma pessoa que nao vê ele vai t falar o quanto doe andar sem saber onde vai....Ver mais
Gulamo Mussa São uns assassinos
Jose Cossa Irmãos está claro que estas negociações não vão dar resultados a favor a Paz mas sim a guerra. O presidente Nyusi já disse no discurso da reunião dos quadros da FRELIMO que a RENAMO nao vai lhe ser barato para governar.
Dom Faife Forcca coragem i ação imediata
Unay Cambuma CAROS AMIGOS, eu UNAY CAMBUMA garanto vos que a Renamo vai governar ainda este ano e infelizmente o pais sera temporariamente dividido. Vai morrer muita gente sobretudo militares e membros da frelimo colaboradores dos esquadroes de morte.
Gosto44 h
Albertino Miguel Assim seja...! Eu saúdo e venero a idéia!
Rodrigues A. Machoco Será que os da renamo são ferros são anti mortes? São juramento de um analfabetos
Gosto12 h
Ricardo Manhoso Estevao Esta demorando , na verdade a frelimo nao vai ceder .assim do nada .
Xico Macua Mais força ai
Ricardo Jorge Cuenda O poder ñ se conquista.
Virgilio Matavele K se matem.
Virgilio Matavele Sim mano Remigio pork so stao a fazer barulho ninguem dos dois sta para o povo
David Jose Não há tempo de brincar viva RENAMO a victoria é certa.
Gosto14 h
Mchrisp Metano Do Amaral Moral kota dlaka vc é o nosso libertador....se nao fosse o Sr ate iriamos trabalhar acorrentados e sem direito a salarios
Dlhakama representa o Moisés..o nosso libertador accreditem pessoal
Gosto14 hEditado
Sant Samuel Samuel Isso q acabaste de falar eu sempre na converssa cm meus amigo falava q a frelimo tem corage d mandar trabalhar e sem salario e nem direito d reclamar mas grassas a dhlakama q é o nosso lider q ama do seu povo q nao gosta d ver seu povo sofrendo
Gosto13 h
Antonio Tomas Mines Mines com certeza. so um louco ou maluco que nao sabe disso. sinto muito por alguns professores e outros funcionarios público que falam mal da renamo. e hoje estao a reclamar de salários que nao saem. sinceramente
Mchrisp Metano Do Amaral Maas o problema ek agora tamos a sofrer e xoramos de dor... Mas em 2019 de novo voces k choram vao se esqcer de todo esse sofrimento e vao de novo votar nos mesmos ladroes k apenas mudam a cara do crime contra massas e mantendo as mesmas politcas opressoras, por causa de algumas semanas de propaganda e distribuicao d camisetx capulanas e bonés q eles vos oferecem e pedindo a voces ( digo nòs) para q em troca dessas merdas k nao enchem a pança eles roubem por mais 5 ou 10 anos. É lamentavel..porq ek nos mozambicanos temos medo de mudança afinal?
Rodrigues A. Machoco Para o seu conhecimento por causa de falta de intendimentono Moiseis não conseguiu fazer chegar a cidade da salvação o povo israelitas o seu líder também não vai chegar com vocês se continuar a ouvir vossas opiniões de aldrabões roubo bandidos e mais vai deixar este projecto para os outros
Mchrisp Metano Do Amaral Meu caro entre os israelitas existiram aqeles Como vc k mesmo vendo os prodigios de Deus continuavam com pouca fé e alguns preferiam ser ainda escravos do k serem libertos. Esse é o seu caso especifico.. Vc é um hipocrita mas prontos sabemos q em todo o mundo a vossa especie esta em maior abundancia UK fazer nem?
Gosto12 hEditado
Mchrisp Metano Do Amaral Uk a gente mais ker na verdad é nos livrarmos do seu Governo pk nos oprime. Esse livramento pelo teu Governo ek serà a nossa terra prometida , pois o espaço fisico ja exist q é o nosso moz... Eu tenho fé nisso
Alvaro Julio Nigava Força o Unay.
Carlos Januario Niquisse O que o povo quer e' paz efectiva e duradora.este clima de Guerra nao tao bem. e temos que por isto que: A Renamo tambem e' um povo sabe decidir. Forca ai Rangers!!!
Gosto14 h
Tomás Valentim Tomasvalentim Essas promessas de governar a Renamo nao sao novas, atê algumas das vezes ja citou meses e nunca cumprio, sao membros da propria Renamo que estao a morrer, populacao sofrendo, sendo humilhado dia a dia, qual é esse dia que nunca chega pra a tal governacao. Essa #paciência_da_Renamo_já_mudou_de_nome, agora é...
Fato Albino Divisao do pais ė bom
Muhove Tata Estao enganados esses.
Golfinho Fastudo Fastudo VAMOS GOVERNAR MOÇAMBIQUE SEM DUVIDA todos ladroes de frelimo irao para cadeia
Gosto13 h
Henriques Raisse É PARA OS QUİ PENSA DELTA MANİSA. MAS Á PAZ VIRA TARDE OU CEDO
Jabro João Obrigado pela sua qualidade de imagem
TheRock Chitombi Diálogo nunca vai produzir nada. Pensam k se eles queriam diálogo podiam matar paunde? Ja falamos ha muito tempo k diálogo é perca de tempo.
Gosto13 h
Remígio Macane Parece haver uma grande distância entre a garganta e o pote de água. A sede lá está... incomodando incessantemente.
Antonio Tomas Mines Mines o líder é esperto, nao esta dormir nao. ele nao quer agir como analfabeto, aceitou diálogo so pra procurar razao, pois ele sabia do comportamento da frelimo. e pra nao agir e depois ser condenado com a comunidade internacional, aceitou dialogo, mas ele nao esta nem ai e nao confia disso. um dia veremos a realidade. ate aquem que nao acredita hoje chegar ao ponto de dizer sim....
Gosto12 h
Felisberto Mario é bom ter isso em mente q a FRELIMO nao ira aceitar a governaçao d RENAMO e DLAKHAMA podera perder cofiança cm o povo porq prometeu muito e ate hoje nao ha resultado, a FRELIMO iria entregar poder a renamo n guerra d 16anos quando DLAKHAMA era jove nao agora q ja é velhoto
Ndaremba Ndimwi Mambava Eu ja disse q a palhacada d maputo nunca traz sucesso aos moc
Felisberto Mario Ricardo infantildade eu otro comentador?
Edison Pedro Champacate Entao esta guerra se iniciar qual vai ser o pais d alojamento para nos saber
Joao Lamban Bauti Se povo ta c a frelimo conforme eles diz vomos ver se vão concingui roubar mas voto,,,
Helio Joao Afonso Afonso Joao enquanto nós lançamos piadas no facebook os votos para a vitoria da frelimo ja esta guardado, so esperam 2019 para a sua divulgaçao. Se o povo nao sair dizer chega frelimo esquece.
Joao Lamban Bauti Ho meu irmão hélio oqui to aver é difrent do todos anos q já passamos vão roubar mas vai tornar difice porque é demas
Joao Lamban Bauti OLHA NOS TIRARAO D ANTIGO MERCADO D NOME KUACHENA NHARTANDA PARA NOVO MERCADO A DUA SEMANA NE TEN AGUA NE MOVIMENTO DAI MANDA SUBIR TAXA DIARIO P TRINTA MITICAIS ENGANA VENDEDOR C TANKI D AGUA ESIMA NADA SAI AGUA MEU IRMAO É TRISTE
Moises Duarte Eu não sou político ou partidário. Mas segundo o que o País, é inadmissível. O presidente da oposição prometeu, não aconteceu. Foi atacado em vários pontos do País, nenhuma coisa aconteceu. Hoje estamos assistir o diálogo, diálogo que iniciou nos velhos tempos onde conhecemos cento e tal rondas. No novo diálogo assistimos mortes de ideológicos e ninguém quer perder. Afinal de contas até quando essa cedência? Este senhor que está escondido no mato parece ser bruto, mas parece que não é embora outros o chamam de marginal. Por mim o silêncio deste homem me admira, de momento parece estar morto enquanto está buscar testemunhas internacionais para quando num dia agir ninguém o chamar de culpado. Por isso, peço em nome de todo povo moçambicano; que o Governo nos traga a paz , porque é isso o que nós queremos.
Joana Simeao Ntelela EU JOANA SIMEAO SÓ QUERO VER OS CAES DA FRELIMO NA CADEIA CAMPA SEUS FILHOAS RICAS SEM TRABALHAR POBRES NA CADEIA OU NO CEU
Xico Macua Copiado mano unay

Sem comentários: