segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Nyusi remodela delegação que negoceia com a Renamo

Listen to this post. Powered by iSpeech.org

Filipe Nyusi afastou António Hama Thai e Edmundo Galiza Matos Jr. da delegação que está a negociar com a Renamo.
Para os substituir, Filipe Nyusi nomeou António Boene e Eduardo Chiziane. António Boene é um membro activo do G40, conhecido pelas suas intervenções contra a oposição na TVM. Nos últimos dias, Boene foi destacado pela Frelimo para andar nos órgãos de comunicação social a apelar aos cidadãos para não aderirem à marcha que se realizou contra a guerra e as dívidas ocultas.
Eduardo Chiziane é um conhecido nome do meio forense.
Fontes da Presidência da República disseram que Filipe Nyusi evocou motivos de incompatibilidade para a permanência daqueles dois membros da Frelimo na delegação. Os dois faziam parte do grupo de três (o outro é Alfredo Gamito) que foi indicado posteriormente por Nyusi para fazer parte da delegação por si mandatada.

Os três que foram indicados desde início são Jacinto Veloso, Benvinda Levi e Alves Muteque.
Segundo as fontes, a decisão já foi comunicada por escrito à delegação da Renamo nas negociações.
Edmundo Galiza Matos Jr., para além de ter estado integrado na Comissão Mista, fazia parte da Subcomissão encarregada de preparar a proposta de legislação que deverá ser submetida à Assembleia da República tendo em vista enquadrar a exigência da Renamo de governar as seis províncias, que consta no Ponto Um da agenda das negociações que estão em curso. (Bernardo Álvaro)
CANALMOZ – 05.09.2016

Comments

1
Para os que podem ler entre as linhas e nem se trata de entre as linhas, se quer. Tudo esta em claro - em branco e preto. A escrita esta na parede para o Afonso Dhlakama e aqueles que o seguem e pensam que um belo dia a Frelimo mostrara a boa vontade e dizer: "irmaos da Renamo, aqui estao as seis provincias que querem governar. Vamos festejar o vosso sucesso! Parabens!" Os homens da Renamo devem deixar de ser imbecis. Sera que ainda nao conhecem a Frelimo para entreterem uma tal ilusao?
A Renamo obtera as seis provincias sobre os corpos da Frelimo e dos frelimistas e sobre o corpo da Renamo e dos renamistas. A Frelimo, manhosa e esperta, aldrabara Afonso Dhlakama que apertara a mao com Nyusi e se abraçara com ele como resultado do seu sucesso de nao ver o governo do seu irmao Nyusi nao cair. E Nyusi lhe pagara com morte.
Ja vejo Dhlakama a ceder e a ser enganado como um velho patife para a sua propria destruiçao fisica e tambem vejo parte da Renamo a ficar nas matas e talvez a continuar com a luta sob um outro dirigente que talvez nao sera um outro patife que repitira o cicle vicioso de fazer pequenas guerras e assinar acordos imbecis e enganosos com a Frelimo, coisa que a Frelimo parece estar a gostar. A Frelimo esta a gostar destas pequenas guerras do Dhlakama porque sabe que Dhlakama nao tem a intençao de derrubar a Frelimo mas de sacrificar a vidas do povo enquanto que os seus militares e militantes querem destruir a Frelimo, mas o lider os impede de o fazer.

Sem comentários: