BREAKING!
Um grupo de tropas especiais constituído por 250 elementos e que estão a ser treinados por especialistas norte coreanos, começaram a desertar, já no fim do curso, quando ouviram que depois dos treinos serão enviados para ir combater na Gorongoza. Deste grupo apenas restam 83 elementos e pensa - se que até amanhã 15/09/16, dia do encerramento do curso, talvez se apresentem apenas 50.
Os militares da frelimo entram em desespero total quando são informados que vão à Gorongoza combater e quando é assim muitos desertam imediatamente porque eles sabem que lá reside o mítico lider da Renamo e este homem é extremamente perigoso em questões de guerra. Isto tudo revela que o exército da frelimo está totalmente desmoralizado e já não está preparado para enfrentar os terrivelmente formidáveis super comandos de Afonso Dhlakama.
Fontes das perdizes informam nos que muitos militares da frelimo que estão ao redor da serra estão a fugir porque as suas posições estão a ser fustigadas quase diariamente pelas perdizes, isto desde sábado último. Há também um descontentamento generalizado no seio das forcas da frelimo naquela região porque muitos já terminaram o seu tempo de serviço e não estao dispostos a se sacrificar e outros ainda acham que é absurdo morrer se enquanto a frelimo e a renamo já estão a discutir o cessar-fogo.
A maioria dos militares já se apercebeu que apenas estão a ser usados em benefício dos seus altos comandantes porque quando estes são destacados para comandar as tropas naquela região, é como ir de férias pagas porque nao só tem direito a chorudos bónus como também apenas limitam se a viver a grande e à francesa na vila sede e comandam as tropas por celular. Os generais da frelimo são os que estão a favor da continuação deste conflito porque é fonte da grande rendimento. Eles sabem que a guerra já está perdida.
Em todo o pais e sobretudo nas regioes centro e norte, grande parte dos militares da frelimo apenas espera pelos resultados das negociações em curso em Maputo e caso estas falhem, as desercões serão de grandes proporções porque todos sabem que a partir daquele momento, os temíveis rangers de Afonso Dhlakama vão bloquear Save e atacar impiedosamente a zona sul do país, em particular Maputo e Gaza, numa altura em que já não há efectivos e os poucos que restam são miúdos completamente desmoralizados.
O próximo mês de Outubro será terrível e tenebroso para a frelimo caso hajam brincadeiras nas negociações.
Unay Cambuma
Sem comentários:
Enviar um comentário