Centelha por Viriato Caetano Dias (viriatocaetanodias@gmail.com )
Se você não concorda com o rei, muda de terra. Provérbio popular africano
Eu gosto do presidente Mugabe. Cansei de dizer que Mugabe é dos poucos presidentes africanos que defende os superiores interesses de África. Em conversa com um comerciante de origem marroquina, em Lisboa, disse uma frase muito simples mas que ainda hoje mantém-se indefectível na minha memória: O presidente Mugabe é a fortaleza inexpugnável de África e das suas riquezas naturais. Mugabe não tem arsenal bélico para travar uma liça contra os Estados predadores, mas as suas palavras e acções são suficientes para fazer arrepiar caminho desses Estados que ainda hoje pretendem fazer de África um corpo inerte para espoliar os seus recursos. Em alguns países africanos, por caturrice dos seus líderes, os Estados predadores conseguiram instalar o caos e diariamente são pilhados importantes recursos que serviriam para amortizar a pobreza que grassa o nosso continente.
Lançaram para a capital zimbabweana, Harare, uma centena de marginais com o fito de desestabilizar o país. Para o paladino de África e dos seus recursos “Os mestres estão dando enormes somas de dinheiro para provocar conflitos e instabilidade na região. O seu objectivo é substituir os movimentos de libertação com regimes fantoches maleáveis que agradam as suas necessidades, porque eles já perceberam que as nossas políticas orientadas para a população são uma ameaça para os seus interesses económicos.”
Ainda de acordo com Mugabe “Eles querem tornar o país ingovernável. Eles querem impor a sua agenda anti-democrática para remover um Governo constitucionalmente eleito. Eles querem eleições agora, mas o que há de errado com 2018, altura em que elas deverão ter lugar? Mesmo que tivessem lugar agora, iriam ganhá-las?”
No passado, quando colonizaram a África, distribuíram crucifixo e bíblias e depois apossaram-se das nossas riquezas e fizeram dos nativos bastas humanas. Não entraram aos tiros, por isso é bom duvidar das intenções do inimigo. Não é pela democracia que aqueles arruaceiros se fizeram à rua. Não é pela carestia de vida que aqueles marginais lançaram pedras e destruíram o património nacional. Não é pela longevidade da idade do presidente Mugabe que aqueles boçais queimaram pneus nas estradas. Eles querem o Zimbabwe e os recursos que o país dispõe. A culpa, segundo Mugabe, é dos tribunais “Os nossos tribunais e juízes devem compreender isto bem. Não se atrevam a ser negligentes nas suas decisões sobre os pedidos que são feitos por pessoas que querem se manifestar. Certamente devem tomar nota do facto de que a missão é clara e deliberada no sentido de provocar a violência. Não podemos permitir que isso continue sem ser impedido. Basta”
A insensibilidade da pobreza do povo zimbabweano não deve ser cobrada ao presidente Mugabe, pelo contrário, a responsabilidade deve ser exigida aos governos dos Estados predadores, pois são eles que impõem duras sanções sansões contra o povo, criam políticos fantoches e destroem os pilares de desenvolvimento económico do país. Ao contrário do que se propala, não são as políticas de Mugabe que estão erradas, mas sim os interesses inconfessáveis dos Estados predadores. Também não vejo nenhuma intolerância ou violação dos direitos humanos quando as forças de defesa e segurança lançam gás lacrimogénio contra os “manifestantes do mal”, porquanto a repressão policial visa debelar acções criminais dos bandidos, dos gangester, das quadrilhas, das camarilhas, dos canalhas, dos arruaceiros, dos boçais financiados pelos Estados predadores que querem, a todo o custo, recolonizar o país.
Alguns panegiristas dos Estados predadores dizem outrossim que “Zimbabwe era um dos países mais cobiçados de se viver na região.” Haja vergonha na cara (é uma pena que só tenham cara e não coração de bons samaritano). Países onde os negros não passavam de moleques e escravos. Não sei se esses panegiristas conhecem o sentido de escravatura (se conhecem, preferem fazer vista grossa à realidade). Onde estavam esses panegiristas, jornalistas, analistas, paladinos dos direitos humanos, quando os negros eram tratados como escravos dos farmeiros brancos?
Para terminar, uma pergunta: quem são os manifestantes que querem aterrorizar o Zimbabwe? Se não gostam de Mugabe, porque não migram? Se não gostam de Zimbabwe, porque não mudam de país? Reparo que os dissidentes do Zimbabwe não fogem para Botsuana, Maurícia, Namíbia, Cabo Verde, países supostamente prósperos e desenvolvidos. Por incrível que pareça, esses malandros instrumentalizados fogem para capitais europeia dos Estados predadores. Infelizmente, quando o estomago está vazio, ninguém aceita esta realidade.
O que é melhor: um velho de 92 anos ou um bando de políticos de 50 anos que invadem e escangalham nações independentes e soberanas? O que é melhor: um velho de 92 anos ou um bando de gatunos que levam seus povos à miséria? O que é melhor entre a ditadura ou a porcaria da democracia que muitas vezes legitima corruptos? O que é melhor entre Mugabe e pessoas que já nascem com estatuto de cidadãos privilegiados? Zicomo (obrigado) e um abraço nhúngue ao Silvério.
WAMPHULA FAX – 12.09.2016
Tentei seguir o seu conselho mas nao consigo. tive que intervir simplesmente em forma de desabafo e consolo. Mas o ideal seria exactamente nao perder tempo.
sorry
Peço ajuda? O meu antivírus detectou um vírus chamado `VCD MASTER OF STUPIDITY`, e não consigo me ver livre dele. O que mais me assusta é o facto de o alerta conter uma mensagem adicional que diz: BE CAREFUL, THIS IS A LEVEL 10 ALERT VIRUS DUE TO ITS BRAIN-WASHED AND FANATICAL STATUS.
Alguém entende de informática? Caso sim, peço que me explique o que isso significa e como proceder a respeito?
URGENTEEEE
NO INGLÊS DIZ-SE: --> YOU CAN'T FIX STUPID <--
Ele está a APLAUDIR UM DITADOR E CONDENAR O GOVERNO
- ELE RECEBE ARROZ DOS "IMPERIALISTAS", DEPOIS DE
Cumprimentos,