domingo, 11 de setembro de 2016

Ainda sobre o novo governador do Banco de Moçambique


A nomeação de Rogério Zandamela, como novo governador do Banco de Moçambique, foi alvo de comentários variados tanto nos cafés, redes sociais, conversas de intelectuais que se preocupam com o futuro do país e até foi notícia nos jornais. Mesmo cá no estrangeiro tal não passou despercebido, jornais há que reportaram o facto.
Seja como for, ainda continuo dizendo que a Rogério Zandamela espera uma tarefa árdua. Ele saiu de Moçambique em 1978, muito antes da criação do Metical e nessa altura a moeda que circulava era o Escudo. Mas não é isso problema, dado que sendo economista e trabalhando numa instituição como o FMI, sempre esteve a par das flutuações dos mercados internacionais e de Moçambique em particular.
O que Zandamela trará nos próximos dias? Creio eu que todo o moçambicano já fez esta pergunta. Na minha opinião, ele não poderá ter capacidade de fortalecer o metical face ao dólar, dado às adversidades que assolam a economia moçambicana. Ou seja, dificilmente, nesta actual conjuntura, o dólar voltará a estar na casa dos 30, 40, 50 ou 60 meticais.
Digo isso pela minha experiência empresarial de mais de 22 anos. Conheço o negócio de dinheiro e a área financeira desde os tempos em que o dólar custava 8 meticais, em 1994. Nessa altura, o governador do Banco de Moçambique era o actual ministro das Finanças, Adriano Maleiane.
Nos próximos dias haverá espaço para ilações sobre os passos que terão sido dados pelo novo governador do Banco de Moçambique. contudo, vos garanto que milagres não existirão. Há que fazer referência às palavras do representante residente do FMI, em Maputo, quando disse que ainda não houve passos significativos no que tange à auditoria forense internacional às contas estatais.
É que para o FMI a auditoria forense internacional é crucial para o reatamento da ajuda financeira a Moçambique. Eles querem saber onde é que foram parar os dois biliões de dólares adquiridos à socapa pelo Governo do anterior chefe de Estado, Armando Guebuza. Filipe Nyusi, com o argumento de que só irá se pronunciar depois do desfecho dos inquéritos do parlamento e da Procuradoria-Geral da República, pretende, por outro lado, dizer que jamais haverá auditoria independente às contas estatais.
O FMI elogia o trabalho que está sendo feito pela PGR e pelo parlamento, mas, paralelamente, queria que houvesse uma auditoria independente para se apurar os verdadeiros problemas da economia moçambicana. Aliás, apesar do Governo moçambicano escamotear a verdade, a directora-geral do FMI Christine Lagarde afirmou em Maio que a suspensão do financiamento que a instituição fornecia a Moçambique foi justificada por sinais claros de "corrupção escondida".
Uma missão do FMI é esperado a 22 de Setembro corrente em Maputo, mas não acredito que da visita haverá sinais positivos do reatamento das relações. O problema é bicudo e, muito provavelmente, o Governo moçambicano só vai ceder quando a crise já tiver devastado o país a tal ponto de nem os funcionários públicos terem os seus salários, aliás, como o que começa acontecer em alguns ministérios.
Ao Presidente da República, Filipe Nyusi, dou os meus parabéns por ter ido buscar fora do seio dos camaradas pessoas como o PCA da EDM, o presidente do Tribunal Supremo e o agora governador do Banco de Moçambique. É que o país está habituado a ver os mesmos rostos frelimistas em lugares-chave para o desenvolvimento do país, sem que se observe o desiderato competência.
A ver vamos.
Nini Satar
PS. O cambio do dólar americano esta mais baixo no mercado.
nos banco o dolar ronda a 79
e no mercado negro o dolar ronda a 76
tudo isto e por falta de meticais.
Não existe metical a circular nas casas de cambios.
e a procura do dolar deminui nos últimos dias.
GostoMostrar mais reações
Comentar
49 comentários
Comentários
Matin Sabin
Escreve um comentário...
Ildo Dombe Só espero que se na verdade as revoluções do Júlios malema e as que estão acontecer no Zimbabué tem haver mesmo com ocidente com objectivo de eliminar esses governos que explora o seu povo rouba o seu povo espero que depois de Zimbabué entrem em Moçambique porque já tocamos batuque não está a nus valer em nada já comemos tanta maçaroca mas nunca nus enche o estômago resumindo cansamos com esse governo da frelimo que se diz ser dono do país porque eles é que libertaram o país com isso acham que tem direito de fazer e desfazer um país que o cidadão não tem direito para reclamar, manifestar
GostoResponder169/9 às 8:37
Arone Sabonete Nini, voce tambem é economista se te nomeasse como Governador nessa conjutura, qual seria o seu 1º passo a dar, para melhorar ?
GostoResponder139/9 às 9:44
Arafat Calu Calu Ya reconheço taz a procura d ideias nem ? Mas o problema Niní numca vao lhe nomear por enkuanto pke nao tem nivel academico simplesmente tem dinheiro e xperiencia .. Mas opah.,.
GostoResponder39/9 às 11:07
A Carlos Garcia Arafat Calu Calu Quem foi que disse que o nível académico tem sido a condição para ocupar estas posições?? Se fosse assim Samora não seria presidente. kkk
GostoResponder39/9 às 12:08
Sebastiao Bernardo Mufana Mufana Outro problema é que nini sabe comer com duas colheres no mesmo prato
GostoResponder120 h
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Ibrahim Virani DT Bha Momade Assife Abdul Satar nos ultimos dias o dollar ta parado nu banco e nu mercado negro ta baixo cmu bha mencionou nu seu post agora eu kero saber ki isso n vai nos queriar prejuizo porque quando for pra subuir vai n vai desparar o preço? E desculpa por falhas autographicas porque a idioma porquer n é a mha lingua materna!
GostoResponder39/9 às 9:34
Pierre Yves Chiniah Concordo plenamente digo e continuo a dizer.
NYUSI tambem mamou esse taco
GostoResponder159/9 às 7:34
Cadmenfifi Da Rocha Manjate Nyusi e um grande gatuno senhor Pierre yves chiniah
GostoResponder19/9 às 8:00
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Bernardino Bila Que traga políticas monetárias que possam fazer mudanças na vida do povo, embora que não será fácil com a actual conjuntura sócio-económica e política. mas ele é novo na casa, ainda não há espaço para dele cobrar-se resultados; esperamos seriedade e comprometimento com a missão que lhe foi incumbida.
GostoResponder69/9 às 9:53Editado
Leno Psg Realmente zandamela foi uma boa ainda esta na lista da melhor estratégia do nyusi, não sei se podemos afirmar categoricamente se ele é ou não um camarada!
Mas continuo acreditando que ele tem capacidade de virar o placar e só o guebuza e sua cúpula col
aborem, apresentado os recibos dos tantos bilhões gastos não sei onde. 
Digo mas...cuido virem com a história de que, se todos os que se beneficiaram do projecto 7 milhões pagarem, aí podemos já pagar a dívida junto di FMI.
GostoResponder19/9 às 8:42
Sheinhani Waka Wetela Vão continuar a varrer o lixo para debaixo do tapete até quando???
Crimilde Fernandes Só sei k isto tdo é preparação da chegada do pacificador k irá resolver aparentemente os problemas econômicos mundiais. Mas atenção é o anticristo k antecede a vinda de Cristo para julgamento, condenação e salvação do mundo.
Pode parecer loucura minha mas é a mais pura verdade.
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Papate Mafumo Magagule Sabias palavras, acabou trazendo a tona uma boa reflexão , mas pra mim o facto de terem posto alguém do FMI e isatamente para poder ter simpatia com o (FMI) para continuar a se dreinar dinheiro como vinha se fasendo, parece uma ato tudo sabia mas também desisperada o ambicioso oque todos já sabemos!
Zeze Wesley Cunah Acimo de tdo nada abala a minha fé e esperança de que um dia Moçambique voltará a ser como antes ou ate melhor...Não gosto de política, mas curto palavras escritas so pra enganar o povo, como tens dito Nini satar ...""Tudo parece impossível antes de experimentar"" a palavra impossível só existe no léxico...Tudo é possível a quem nos fortalece!!! Vamos juntos orar pelo nosso Moçambique!!!
Guta Gemo de Almeida Não sei se ainda esterei nesse mundo para vêr quando a frelimo sair do poder, mas sei que esse dia chegerá! Bando de ladröes.
GostoResponder49/9 às 10:02
Rudolfo Cossa Milagres pode não fazer nesse sentido mas esperamos que mude alguma coisa no que tange ao actual cenário da economia do nosso país. Porque o povo já está a sucumbir.
GostoResponder123 h
Ahmade Nassone Sitoe Esse E bom governador gente
Liano John'Doe QUEM NÃO.. DEVE NÃO TEME.....
Negro Bruto espero que o novo governador nao va contrair outra divida
Arnaldo Manjate Meu grande homem palavras me faltam. 
Lê todo texto 
a verdade nos em Moçambique estamos a ser camuflados
GostoResponder18 h
Ussene Salimo o pais esta nao politica clara ...nao vejo purk o presidente nega auditoria independente recomendado pela FMI.... mas na verdade o k esta atras dessa recusa? Estam espera mesmo o pais afundar pra depois ceder o governo esta abituado a sito so cede depois das consequencias veja so estamos em guerra por mesmos motivos ....mas contudo irmao nini continua assim nos informando sempre ..obrigado compatriota
Ossman Abdula Mas é óbvio. .o tem rabo bem preso nessa ladroagem. ..
Ussene Salimo so pode ser isso
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Benjamim Rosario Sr. Governador do Banco de Moçambique! 
O povo Moçambicano espera de si tdo oque Há de bom. 
minimise a situação economica de Moçambique.
GostoResponder19/9 às 13:54
Helder Chilengue Lá vamos nós ao colapso financeiro. Vamos dar por nos depois de meses e meses sem salários. Será uma segunda Somália em termos de alimentação, não teremos como comprar alimentos para as nossas famílias. ... triste realidade de Moçambique
Anwar Sadique É verdade o dólar já maz estará há 30 40 50 ou 60,obrigado Nini.
Zaca Uamba É em vao trocar do motorista se o motor continua o mesmo, é dançar o lado B da mesma cassete
GostoResponder19/9 às 8:13
Muniro Abdulgani Burgraff Não se pode medir pessoas por palma da mão. ...

Vamos observar as ideia dele...
Joao Alexandre Papucides Desculpe Nini. Eu penso que ao presidente Nyusse nao estara interessado na auditoria forense uma vez estar implicado na geringonca. Nao nos esquecamos que ele na altura do cozinhado era ministro da defesa e como tal beneficiou para a compra de armamento com o qual hoje oprime e mata mocambicanos e apregoua a paz. Que vergonha.
GostoResponder39/9 às 12:58
Assler B Assler Julgam s donos sâo os piores bandidos, esses pior porque vivem do nosso suor.
GostoResponder19/9 às 9:11
Arnaldo Zefanias Tem razão nini os outros frelimistas não possuem capacidades precisas pra ocuparem os cargos que ocupam.
GostoResponder19/9 às 7:53
Neques Antonio Nini, se fosses o escolhido para dirigir o BM, qual seria o peimeiro passo?
Samuel Bilika No comment...
Pedro Casimiro Veio regularizar a divida escondida pelos Neflins de Moçambique
Victorino Azevedo Meus amigos. Mudança de politica, um governo que e elegido pelo povo, divisão de poder, são algumas soluções. O poder e centralizado, por isso o presidente e a sua cúpula vivem lambendo botas e agarram-se ao poder. Sou de opinião que se deve criar um governo que esteja separado, ministro, e presidente. Ministro vai a voto, e presidente também. Povo, temos forcas e conhecimentos para mudar, somos povo humilde, e batalhador. A nossa humildade ta ser abusada
GostoResponder19/9 às 20:32
Nelson Armazia Vce busca da Fonte- Concordo uqui tens dito Realmente acontece.,...
Yolandasu Su Esta se mal!
Mateus Antonio Antonio Alguem pode puxar pouco a memoria do porquê o PR pegar o Zandamela pa BM?
Dipen Madhavji Pela cara parece ser honesto.
Edy Cina Tivane Honestidade tem cara?
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Lucas Pedro Obrgdo pelos factos.
GostoResponder21 h
Fernando Suvanhira Nada!!!!!!!!
Ira
mundar. Certo
Egidio Pilatos Sr. Governador estamos com fome!
Neymar Vasco Pedro Concordo plenamente

Sem comentários: