Finalmente, o PR já aceita mediadores. Não diz explicitamente, pelo menos nas antenas da RM, que aceita mediadores estrangeiros, mas sendo isto o que a Renamo exige há meses, logo se inferi que são esses mesmos!
Porquê o PR só os aceita agora?
Em Sociologia da Comunicação, pelo menos, o contexto é parte do discurso!
Questões sobre Resolução de Conflitos deixo-as sob a alçada do meu amigo Calton Cadeado...
Porquê o PR só os aceita agora?
Em Sociologia da Comunicação, pelo menos, o contexto é parte do discurso!
Questões sobre Resolução de Conflitos deixo-as sob a alçada do meu amigo Calton Cadeado...
Comments
José de Matos A unica questao é qual a funçao dsses mediadores, participar e mediar nao é exctamente a mesma coisa! Se bem me recordo o PR ja ha algum tempo tinha admitido a presença de conselheiros no dialogo!
Mendes Mutenda Engraçado o seu post Ericino de Salema. Afinal o diálogo não está em curso? a de mediadores não é condição imposta pela Renamo? Está preocupado porque agora? Se é essa a chave da Renamo para parar de matar moçambicanos, não vejo problema nenhum em termos de questionar o timing. até vou mais longe... a Renamo sempre exigiu tudo, o governo aceitou e voltou a exigir outras coisas. Recordas que em 2014 a Renamo dizia que a razão de emboscada era a Paridade? o Governo aceitou a paridade, parou em definitivo o conflito? a Renamo entrou armas? em suma, o seu post não é a favor da paragem das armas, mas incendeia...
Cleto Goncalves Quantos e quais sao os moçambicanos mortos pela Renamo. E quem matou Cistac...Cardoso....samora...quem baleou Jose Jaime. ? Vuste5as provas dos camionistas em catandica? Nao viste elemebtis da pRM levando bens em.changara? Nao viste o povo no Malawi a dugir das forcas pro governo....?
Ericino de Salema Mendes Mutenda, pelo menos o meu post é engraçado para um oficial de propaganda pago pelos contribuintes!!!
Mendes Mutenda Na falta de argumentos, parte-se para o ataque pessoal. É grave isso Ericino de Salema
Mendes Mutenda Quem é oficial de propaganda? É triste. Quando usamos o ataque pessoal para fragilizar o debate. Fique a vontade...
Ericino de Salema Conceitos diferentes para a mesma realidade? Se sim, é só me elucidares! Nada de nervos matinais...
Alex Paulo Dos Anjos Logo Ericino de Salema, meu idolo na escrita critica politica, como te atreves a descer baixo assim? Ñ esperava tão cedo que demostrasses o lado "gheto" de si... mas, fazer mais como? Todos somos paciveis de errar ou cometer gafes un dia.
Ericino de Salema Alex Paulo Dos Anjos, quem está em baixo nunca desce 😎😎😎Mas respeito a tua posição! Sem discussão pública franca e aberta não podemos ter consolidação democrática!!!
Gulumba D. Mutemba Todos os pagos pelos nossos impostos para defender porcarias, não merecem nenhuma consideração,esses não pessoas,são vendem pátria.
Alex Apolinario Joao O sono ainda é profundo para alguns , mas lamento bastante pois a vontade e popular de parar com essas brincadeiras
Helena Antonia Tunucha Se a guerra fosse apenas verbal e de um diálogo em prol do bem estar dos moçambicanos, o povo não clama-ria pela paz e pelo fim do barulho das balas e o cheiro da pólvora. Inocentes morrem bens da nação são destruídos. Sim a paz que o diálogo seja construtivo chega de acusações uns contra os outros.
Imtiaz Vala Assim a Renamo,vai engendrar outra exigencia!Paralelamente os seus guerrilheiros vao implantando o seu status quo nos camioes,autocarros caracterizado por saques as pessoas,mortes,mutilacoes no centro de Mocambique!
Virgilio Manjate Mediadores ou Observadores? ...pode vir com quem achar. .."trecho do discurso do PR
Eddy Waku Lombëla Um facto curioso é q nas declarações do presidente ouvi pela primeira vez o assumir que o país está em guerra o chato é que ele não a declarou n início mas ontem disse " eu digo aceitamos a presença dessas pessoas para terminar/acabar a guerra, que Djakama venha falar cmigo, na presença dessas pessoas" . Emtão estamos msmo em guerra mas que nunca eles declararam
Ericino de Salema Esse ponto é fulcral, Imtiaz Vala! É por isso que convoquei o contexto para o meu post!!!
Imtiaz Vala So podemos esperar,pela reaccao da Renamo!Espero que haja coerencia,responsabilidade e sentido de Estado!
Lazaro Mabunda Renamo ja reagiu. Dhlakama falou esta manha e disse que Nyusi aceita mediadores internacionais propostos pela Renamo. Anteontem e ontem falaram e acordaram que Nyusi devia anunciar isso ontem e hoje. Dhlakama tambem devia anunciar hoje. Mas as hostilidades não cessam. Só irão cessar mediante um acordo entre as partes nesse sentido. A partir da próxima semana começa a mediação com mediadores internacionais. A equipa de mediação da Renamo e do Governo será alargada, cada uma das partes vai indicar mais tres pessoas para integrar o grupo.
João Carlos Em técnicas de negociação e comunicação é recomendável levar à exaustão o que pode ser prescindido ;)
Eddy Waku Lombëla Esse sr. Mendes Mutenda ainda faz um esforço G-40ino em jeito d última defesa dos gangsters??êish o nosso país está mal cm estes que querem receber prato d sopa sem nada fazer páh.
Isalcio Mahanjane O maior gangster é quem condiciona a opinião de outrem... deixe o Mendes opinar, se certo ou não, deixe-o...
Isalcio Mahanjane Teríamos de percebe a sociologia de negociações também... para depois partirmos para um ensaio de posição... pessoalmente não vejo mal algum na decisão do PR... vejo sim um conjunto de acções com vista a restaurar a tranquilidade sequestrada... vamos é ver os possíveis resultados!
Domingos Gundana No dia em que tiver olhos de ver o mal no que diz o Presidente, ai começará a mudança e o caminho da paz que depende de certa dos conselhos que pessoas próximas como o és do presidente o dizem.
Armando Tomas Fernando Fernando Mais uma manobra de nuyssi, para tirar dhlakama de santugira, porque já viu por via militar não vai conseguir.se dhlacama sair do satungira vão ver que o discurso muda
Julio Lacitela Acho que este PR nao tem alma própria. Morreu tanta gente (Inútil como acham) só porque nao havia razao para incluir terceiros, agora, alguem lhe mandou virar a página. Estou com vergonha.
Eddy Waku Lombëla Com as recentes declarações do PR não deve sobrar margem d dúvidas d que ele não é d facto um PR é apenas um robó telecomandado
Eddy Waku Lombëla #Nito #Ivo é verdade o PR tem ns brindados cm actos humorísticamente redículos, assim ontem falou aquilo e hoje pode vir a desmentir-se kkkk
Cal Barroso Como a via militar não está a resultar é melhor dizer que "aceitamos mediação". Mas o "outro" já pedia isso antes de Maguiguana nascer e diziam "estes" que não era necessário porque poderíamos resolver entre moçambicanos. No meu entender "estes" queriam comprar tempo enquanto "outros planos" eram postos em pratica. Mas como não resultam e a mola escasseia, e "FIPAG" na está a bombear "agua": tragam os mediadores. E porque é que essa mensagem é passada para jornalistas primeiro? Para população de Maputo...Não era sensato comunicar isso ao "outro" Moçambicano? Não sou nenhum cientista político mas é sabido que em matéria de conflitos, a melhor solução é o diálogo. O pior disto tudo a culpa é sempre do outro, porque do "nosso lado" houve sempre vontade. Acordem senhores, passou se o tempo da "velha senhora". Meu filho tem 10 anos e já questiona o que sai da boca dos nossos governantes...
Eddy Waku Lombëla Eu até acho que mesmo depois d virem vociferar em público q aceitam diálogo cm mediadores, esses merecem irem bancar n banco d réus pra responderem pelos crimes comtra o povo, porque primeiro recusaram negociações cm mediação internacional ainda colocavam a guerra em marcha. São assassinos
Elsa Xerinda No meu entender a aceitação de mediadores hoje, depois do burro morto e enterrado, nem tem haver com o coitado de nós o povo. Mas sim com aquilo que eu chamo de ganhar credibilidade a nível internacional e nacional. E haver se a FIPAG comece pelo menos a gotejar.Mas a mim estes senhores da guerra não me enganam...
Rogerio Daniel Naene É só esperarmos pela proxima exigência do Lider, espero que não seja mais uma das exigências a moda Dlakham...
Se prestarem atenção desde as primeiras negociações as Exigências da Renamo é que são atendidas, mas Ela a Renamo nunca cedeu e sempre acrescentando mais um condiconalismo...espero que seja o último.
REZEMOS
Se prestarem atenção desde as primeiras negociações as Exigências da Renamo é que são atendidas, mas Ela a Renamo nunca cedeu e sempre acrescentando mais um condiconalismo...espero que seja o último.
REZEMOS
Faquir Fernandes O povo esta precupado com o bem estar social,as duas partes devem perceber que nao se deve alienar o sonho de um novo ou alienar.
Jorge Xavier Uamusse Parece que a paz incomoda alguns concidadãos , fartam de condenar todos esforços que visam a paz. Falo inclusive de alguns chamados intelectuais da praça.
Astério Arlindo Chume Parece que algumas pessoas não estão interessadas com paz. Pelo menos há uma abertura e é preciso louvar esse esforço do PR e aguardar a resposta da liderança da Renamo.
Lenon Arnaldo Há um esforço tremendo para que a tensão política e militar tenha só uma parte beligerante - Governo.
Confunde a Renamo com o povo.
Para estes arautos, o governo da Frelimo e o único responsável.
E a nossa oposição,representada pelo seu braço armado - Renamo, são meras vítimas deste (des)governo da Frelimo.
É verdade que o governo tem maior responsabilidade e, é responsável por boa parte dos problemas de que o país enferma, mas, a Renamo em particular, tem o quinhão dos problemas vivenciados hoje.
Não me recordo de uma crítica às ações banditisticas, a sabotagem protagonizada pela pela nossa "oposição militarizada".
A inconsistência política, a falta de seriedade, a ausência de um projecto político alternativo, sabotagem, saques e mortes e a destruição de bens de pessoas singulares, são justificáveis pelo interesse perseguido qual. Será democracia ou exclusão.
Nunca questionaram isso.
Ora essa, agora, questiona-se o timing ou, faz-se piropo ao governo por finalmente ter aceite/admitido a possibilidade da mediação. Aliás, alguns associam essa decisão: i) com suposta derrota militar no teatro das operações; ii) é para evitar a greve de sábado.
Afinal, a quem interessa o impasse e a tensão política e militar. A Frelimo.
Tenho muitas reservas.
Me parece, haver muita gente feita intelectual, activista ou crítico do poder do dia, que de facto estão a tirar proveito deste conflito e da crise no geral.
PS: EC, semana passada ficaste muito nervoso ou irritado porque o tal Frelimo Sim, teria insinuado que um grupo de Jornalista/activistas viviam à custa " falar mal do partido no poder". Na época, alegará que ser um ataque pessoal ou a dignidade e personalidade das pessoas visadas. Hoje, sem madercio acusas o Mendes Mutenda, ser oficial de propagada pago pelos contribuintes. O que difere, e a qualidade da personagem ( uns são sentinhos e outros diabos por serem membros ou comungar ideias do partido dirigente).
Uns podem e outros não.
Confunde a Renamo com o povo.
Para estes arautos, o governo da Frelimo e o único responsável.
E a nossa oposição,representada pelo seu braço armado - Renamo, são meras vítimas deste (des)governo da Frelimo.
É verdade que o governo tem maior responsabilidade e, é responsável por boa parte dos problemas de que o país enferma, mas, a Renamo em particular, tem o quinhão dos problemas vivenciados hoje.
Não me recordo de uma crítica às ações banditisticas, a sabotagem protagonizada pela pela nossa "oposição militarizada".
A inconsistência política, a falta de seriedade, a ausência de um projecto político alternativo, sabotagem, saques e mortes e a destruição de bens de pessoas singulares, são justificáveis pelo interesse perseguido qual. Será democracia ou exclusão.
Nunca questionaram isso.
Ora essa, agora, questiona-se o timing ou, faz-se piropo ao governo por finalmente ter aceite/admitido a possibilidade da mediação. Aliás, alguns associam essa decisão: i) com suposta derrota militar no teatro das operações; ii) é para evitar a greve de sábado.
Afinal, a quem interessa o impasse e a tensão política e militar. A Frelimo.
Tenho muitas reservas.
Me parece, haver muita gente feita intelectual, activista ou crítico do poder do dia, que de facto estão a tirar proveito deste conflito e da crise no geral.
PS: EC, semana passada ficaste muito nervoso ou irritado porque o tal Frelimo Sim, teria insinuado que um grupo de Jornalista/activistas viviam à custa " falar mal do partido no poder". Na época, alegará que ser um ataque pessoal ou a dignidade e personalidade das pessoas visadas. Hoje, sem madercio acusas o Mendes Mutenda, ser oficial de propagada pago pelos contribuintes. O que difere, e a qualidade da personagem ( uns são sentinhos e outros diabos por serem membros ou comungar ideias do partido dirigente).
Uns podem e outros não.
Gulumba D. Mutemba Mendes Mutenda,Segundo os números oficiais,os acidentes de viação matam mais pessoas que a guerra. Não foi a Renamo que começou com a guerra. Não foi a Renamo que endividou o país para comprar material bélico. Não é a Renamo que transformou a polícia em assassina. O teu partido não vai estragar as 6 províncias á Renamo,logo a guerra Não vai terminar. Os problemas resultantes da má governação matam mais moçambicanos que a guerra. Quando um governo dis que a agricultura é a base do desenvolvimento do nosso país,mas investe na compra de armamento,para ti o que isso significa? este governo não estará a seduzir esperança de vida dos.moçambicanos? quando um governo investe na guerra para mater os seus compatriotas,ao invés de investir na saúde,na educação,na alimentação,etc. não estará a assassinar o seu povo? Brada não queres admitir:
Eddy Waku Lombëla Esse tal d Mendes Mutenda é abóbora/melancia d cabeça, mas tem razão o subsídio que recebe pra fazer estes esforços d defender o indefensável ainda está longe d se esgotar pois o partão dele o pato ainda tem o comtentor cheio do saqueou ns cofres do povo.
Gulumba D. Mutemba Esses miseráveis que se preparem,porque vão pagar nos caro,o império deles vai cair,defender um governo como esse nosso? até fingirem de não saber que a Renamo foi empurrada a uma guerra não declarada,para distrair o povo dos reais problemas.
Não tardou,tudo veio a tona,quando começava a guerra as roubalheiras das pro idicus,ematum,etc estavam a surgirer.
Não tardou,tudo veio a tona,quando começava a guerra as roubalheiras das pro idicus,ematum,etc estavam a surgirer.
Gulumba D. Mutemba Mendes Mutenda,não queres admitir,mas tu es pago para defender o regime do dia,a semelhança dos Calton Cadeado.,logo vocês são contra paz. ou se não es pago,estás num cargo que roubas muito bem,a semelhança da polícia de trânsito,polícia camaral,alfandegárias e outros ladrões espalhados pelo país. Mas o vosso império vai cair,o povo está cansado de ver o país parado no tempo por causa vocês corruptos,ladroes,assassinos.
Eddy Waku Lombëla Os ilustres Mendes Mutenda, Calton Cadeado, Isalcio Mahanjane, Gustavo Mavie, e o extreante menino Bitone Viage, Amorim Bila, e outros recebem dinheiro directamente do Guebuza para comtinuarem a defender o regime dele e emcorajarem-no nas acções militares, o mais o fim deles está muito próximo
Astério Arlindo Chume Cada um faz tanto barulho para ver se no próximo governo seja convidado a assumir um cargo. É melhor procurar emprego do que esperar ser político.
Antonio A. S. Kawaria A pergunta é mesmo porque Nyusi responder só agora? Porquê deixar primeiro que as coisas deteriorem para aceitar o que sabíamos e se propunha como via? Recordemos o que o Dom Cláudio disse há meses e não teremos a dificuldade de questionar.
Nós que questionamos queremos sim a verdadeira paz e não o jogo de cabra-cega. Há muita coisa que o governo da Frelimo devia fazer é deve fazer para não provocar descontentamento e logo guerra. Mas há os que encorajam a esse governo para estagnar o país. Optar por comprar mais armas, formar e equipar esquadrões da morte ao invés de um diálogo franco entre irmãos é fútil demais.
Espero que o governo de Nyusi fale de um diálogo inclusivo porque jogadas não nos levam à paz verdadeira e duradoura.
Nós que questionamos queremos sim a verdadeira paz e não o jogo de cabra-cega. Há muita coisa que o governo da Frelimo devia fazer é deve fazer para não provocar descontentamento e logo guerra. Mas há os que encorajam a esse governo para estagnar o país. Optar por comprar mais armas, formar e equipar esquadrões da morte ao invés de um diálogo franco entre irmãos é fútil demais.
Espero que o governo de Nyusi fale de um diálogo inclusivo porque jogadas não nos levam à paz verdadeira e duradoura.
Paulo Sérgio Catarino Chimene Infelizmente noto que neste diálogo nas redes sociais só o que Nyusi e todos apologistas e apoiantes da Frelimo dizem é que está certo...qualquer um que apareca a dizer ou a defender qualquer solucao boa ou má que favoreça a Renamo...é logo atacado, vilipendiado como se fosse pecado ter uma opinião contrária ao governo e partido que o suporta
João Carlos Estas coisas de conflitos, por outro lado, resolvem se pela maturidade dos mesmos. Uma espécie daquilo que em economia se chama "cetirus paribus "
Henriques Malas isto me cheira a trafulhice visto que confiar numa certa organizacao que sempre faz e fez manobras querem procurar uma outra forma due puchar o velhote para um cerco bem cerado, do tipo do filme sem legenda feito a meses name Beira,bom so vendo para crer o tal dialogo.
Messias Mahumane O que entendi da declaração do PR....
Para acelerar o encontro, vendo que há impasse atrás de impasses na aprovação da agenda, o PR mandou a sua equipa negocial a aceitar todos os pontos que a RNM exige para constar na AGENDA. O resto vái ser debatido lá na mesa. Atenção a essa posição do Presidente.
Para acelerar o encontro, vendo que há impasse atrás de impasses na aprovação da agenda, o PR mandou a sua equipa negocial a aceitar todos os pontos que a RNM exige para constar na AGENDA. O resto vái ser debatido lá na mesa. Atenção a essa posição do Presidente.
Alex Apolinario Joao Yuuuuuu então as armas que compramos não são compatíveis.....então melhor negociar kkkkkkk
Constancio Nguja Bem, embora n seja Calton Cadeado, o felizmente visado no post, vou dar minha opiniao. Sinto, mais uma vez, q estamos perante uma paz imposta. Uma paz de fora para dentro. Johan Galtung a chama d 'paz negativa'. O ideal é uma paz em q as partes desavindas, por iniciativa própria encontrem um padräo comum para o seu 'casamento'. Porém, a parte positiva disto é o cessar fogo. Eu sou contra qualquer morte. Prontos, ja disse.
Sem comentários:
Enviar um comentário