domingo, 12 de junho de 2016

Maduro diz que referendo será em 2017


Críticos de Maduro alegam que os responsáveis por determinar prazos e verificar os procedimentos estão demorando com o processo para favorecer o presidente
Por Redação, com Reuters – de Caracas:
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou no sábado que o referendo para revogar seu mandato será realizado em 2017, apesar de a oposição ter solicitado à autoridade eleitoral do país que a votação seja feita neste ano.
– Aqui não vai haver chantagem: se cumprirem seus requisitos, o referendo revogatório será no ano que vem, e ponto – disse Maduro em um ato com apoiadores.
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro
Se o referendo for feito este ano e Maduro perder serão realizadas eleições presidenciais imediatamente.
Críticos de Maduro alegam que os responsáveis por determinar prazos e verificar os procedimentos estão demorando com o processo para favorecer o presidente. Se o referendo for no ano que vem, e Maduro perder, pode nomear um vice-presidente para finalizar seu mandato até 2019.
– O dia que ocorrer, no próximo ano, nós venceremos – disse
Maduro, apesar de ser o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) que deverá oficializar a convocação do referendo.
Maduro argumenta que o processo deveria começar em janeiro e que os tempos não favorecem a oposição.
Na sexta-feira, a presidente do CNE, Tibisay Lucena, disse que 605 mil assinaturas foram invalidadas por apresentar irregularidades, entre elas 11 mil por corresponder a cidadãos mortos.
Dezenas de deputados, prefeitos e polí­ticos da oposição denunciaram que suas assinaturas foram invalidadas pelo órgão eleitoral, incluindo a do líder Henrique Capriles.

Sem comentários: