segunda-feira, 16 de maio de 2016

Não se pede desculpas a um povo como se estivesse a pedir perdão de Deus.

2 h
PEDIDO DE DESCULPAS? UMA OVA!
- Não se pede desculpas a um povo como se estivesse a pedir perdão de Deus.

O ministro da economia e finanças Adriano Maleiane pediu desculpas ao povo moçambicano, ao FMI e a comunidade internacional pelas dívidas escondidas.
Apesar de reconhecer a "boa intenção" do ministro, importa frisar que o pedido de desculpas é politicamente NULO e tal gesto não passa de um exercício de relações públicas.
São seguintes os meus fundamentos:
1. Nós, povo moçambicano, não "conhecemos" Maleiane. O nosso contrato é com Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique, eleito e investido como o magistrado da nação. É ele o nosso empregado número um. Portanto, em bom rigor, não aceitamos mensageiros ou colaboradores que nos venham pedir desculpas em nome de alguém que tem contas a prestar ao seu patrão. Se o estado quiser pedir desculpas o fará num comunicado a nação feito pelo Presidente Nyusi. Agradeço a iniciativa do senhor Maleiane mas lamento que tal não passa de uma iniciativa pessoal; um voluntarismo de última hora, qual bombeiro tentando apagar o fogo.
2. Um pedido de desculpas de um estado é diferente de um pedido de desculpas de um homem a Deus ou de uma confissão ao Padre ou Clérigo qualquer. Enquanto o homem pede misericórdia de Deus ou um eterno perdão, um estado, ao pedir desculpas, abre espaço para a necessária compensação. Entre o cidadão e o Estado, o direito regula a relação contratual. Ou seja, a única forma de o Estado pedir desculpas é ressarcindo aos prejudicados os bens juridicos violados, com as devidas compensações. Para o povo, a compensação pode vir por via da responsabilização dos prevaricadores, melhorando as leis e os sistemas, estabelecendo mecanismos para prevenir que casos semelhantes aconteçam no futuro.
3. Ou seja, não é de boca para fora que se pede desculpas a um povo. É com actos “compensatórios” e demonstradores do arrependimento.

Agora senhor Maleiane responde-nos as seguintes perguntas
a) Onde está o dinheiro?
b) Vai responsabilizar os criminosos?
c) Como pensa prevenir situações similares no futuro?


O ministro da Economia e Finanças de Moçambique, Adriano Maleiane, pediu desculpas ao país pelo facto de o Governo não ter divulgado as chamadas dívidas escondidas contraídas entre 2013 e 2014, assegurando que não haverá aumento…
jornaldenegocios.pt

PIMO - Bloco de Orientação Construtiva adicionou 3 fotos novas.
PARA GOVERNAR O PAÍS DEPOIS DO DESPOLETAR DOS VÁRIOS ESCÂNDALOS FINANCEIROS, ABUSOS DE PODER E GENOCÍDIO CONTRA À HUMANIDADE PROTAGONIZADOS PELOS REGIMES PREPOTENTES DA FRELIMO
À instituição de confiança adequavél para conduzir com sucesso todos procedimentos legais com imparcialidade afim de colocar o país nos carris do Estado de Direito e Democrático, julgando e condenando com toda rigorisidade os abusos do poder, rombos financeiros e dívidas secretas protagonizadas pelo regime de Armando Guebuza , é somente à formação do Governo de Unidade Nacional - GUN!
Formar um Governo de confiança Nacional, composto por figuras de relevância dos diversos extractos sociais da nossa Grande SOCIEDADE CIVIL que juntamente com os partidos políticos, vão desenhar uma nova CR, um novo modelo de governação, uma Assembleia da República totalmente suprapartidaria comprometido somente com à Constituição e nada de vassalagem aos partidos políticos, como tem acontecido com a actual AR e, construir um edifício da justiça bastante poderoso e independente, afim de colocar o país ao alcance de todos cidadãos sem manipulação dos partidos políticos!
Pois pelo contrário estaríamos à permitir que o governo do partido Frelimo seja juiz da causa própria!
GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Masú Martinho Martinho Essa solução nunca vai ser aceite
Leonel Milas Esperar que eles aceitem nunca; temos que forca-los.
Eusebio Bestana marcha passifica at ponta vermelha
Masú Martinho Martinho Eusébio xprementala meu irmão vais blintado logo as 4:00hora para impedir as pessoas
Eusebio Bestana achas?
GostoResponder23 h
Masú Martinho Martinho Voce n vio na semana passada quando as pessoas queriao marchar blintados na rua?
GostoResponder121 h
Eusebio Bestana sera uma manifestacao pacifica pah!100vandalismo
GostoResponder20 h
Masú Martinho Martinho Moçambique e so aceite marcha quando é para condenar alco que tem a ver com a renamo mas contra frelimo folto a repedir vão trazer blintados na rua
GostoResponder120 h
Eusebio Bestana ja voce tem medo de morrer?
Sinembo Ndaneta Leonel, eh chegado a hora de o Povo Mozambicano oprimido dizer basta e enfentar estes sadicos. Se nao digo, sinceramente um dia o nosso defensor o Marechal Dhlkama e a Remano da ala militar ira cansar e ai sim, estaremos a deriva. Eh preciso haver coragem na sociedade civil fazer um levantamento popular de forma geral e focalizada ao golo.
Yaqub Sibindy Se a Frelimo não aceita essa proposta de criação do GUN, para aproveitar gerir uma mudança inclusiva também a própria Frelimo, de contrário, vai desmoronar à queda livre porque todos pilares das suas truques e das suas máfias já estão podres!

Não vão poder resistir até 2019!

A Frelimo já dispiu-se publicamente perante à opinião pública nacional e internacional, provando que depois da morte de Samora Machel, este partido deixou de ser uma organização política para guiar e servir os moçambicanos e, com à subida no poder de Armando Guebuza, o partido assumiu-se como um grupo de delinquentes que concorre ao poder Governamental para delinquir o Estado e o cidadão!

A descoberta dos diversos escândalos, entre eles, das dívidas secretas e dos diversos corpos sem vida espalhados pelas matas prova um genocídio político contra os membros da Renamo e de todos cidadãos que pensam diferente em relação a Frelimo, protagonizados pelos esquadrões da morte, pagos pelos Impostos dos cidadãos!

Com isso esses escândalos não podem ser tolerados até ao fim do mandato do Governo da Frelimo!

Vejam o caso do Brasil, crimes de desvios de aplicação orçamental, levou à justiça à destituir a Presidente da República, e que medidas para Moçambique? Cujo Governo foi apanhado com a mão na botija, ao tentar esconder dívidas privadas contraídas com o beneplácito do Estado, para serem pagos pelos contribuintes!

O Bloco da Oposição Construtiva ao exortar os moçambicanos para exigir à formação de um GUN, até está a cobrar uma pena muito barata, pois à pena máxima que o Governo da Frelimo merece, é à recolha aos calabouços e à convocação imediata das eleições gerais antecipadas!
GostoResponder120 h
Masú Martinho Martinho Sr. Presitente eu congorto com a proposta de GUN. Mas a frelimo nunca vai aceitar
GostoResponder20 h
Yaqub Sibindy Se a Frelimo não aceitar vai desmoronar sem deixar alguém para contar à história!

A Frelimo deve encorajar e apoiar o Nyusi, coadjuvado com o seu discurso histórico de tomada de posse, em Janeiro do ano passado, para formar um GUN, assente na sua visão de governar um país com executivo inclusivo que promoveria à valorização das boas ideias sem cores partidárias!

O actual Governo partidário de Nyusi, já não tem saúde para marchar sozinho até ao fim do mandato, em 2019!

Ninguém vai respeitar um governo solidário com ladrões clássicos que venderam à nossa Independência aos credores internacionais!

O povo não vai pagar impostos ao Estado, cujo dinheiro vai pagar às dívidas privadas de Armando Guebuza!
GostoResponder120 h
Eduardo Domingos Atençao guebuza nao comeu sozinho o dinheiro, o nyusi e seu tio chipande estao com rabos bem presos nessa bolada. So para verem o governo de nyusi vai apenas explicar a duas comissoes da AR e nao a 250 deputados. O que significa isso? Que o dinheiro beneficiou uma teia mafiosa da frelimo com guebuza a frente.
A soluçao continua ser GUN como Yaqub Sibindy propoe.
GostoResponder114 hEditado
Eduardo Domingos O caminho é este ilustre Yaqub Sibindy. Nao ha frelimo simpatica e outra malvada mas sim uma unica frelimo que se transformou numa associaçao criminosa cm vocaçao para delinquir.
GostoResponder120 h
Carlos Rodrigues Há um ditado k diz.- ocasião cria ladrão. Isto pra dizer pra este mau momento pela travessia do deserto k o governo tá atravessando,ta sendo motivo pra está dita oposição bombardear por todos os cantos desta terra pra levarem ao calvário a frémito e doutro lado vcs procurando lançar o vosso veneno com a capa de que vcs são os santos do novo milênio e procurando dizer k vcs não erram e nunca vão errar! Mas manda a velha sabedoria dizer k só erra quem trabalha! O meu apelo k vos dou é devem fazer trabalho a pensar as novas eleições de 2018 e 2019. Façam análise da lei eleitoral vigente o k da pra mudar e manter enquanto é cedo para terem tempo suficiente pra prepararem os vossos eleitores. Como vcs vem com essa história de GUN se vcs nem no parlamento estão, nem uma autarquia tem sobre a vossa gestão! Isso não é uma manobra ditatorial só pra o inglês ver k vocês estão na arena política nacional? Estão perder tempo por coisas banais! Mais a verdade manda dizer k está crise vai ser superado e voltar-se a normalidade. A frémito já mostrou ser capaz de vencer essas dificuldades! O k é preciso é todos nos se empenhamos no trabalho e deixarmos de andarmos a se apontar dedos e isso não nos leva a lado nenhum! Não é por lançarmos veneno para a frêmito morer k vamos chegar ao poder! Mais sim sermos indivíduos com postura de cidadania e mto mais. Pensem bem pra o bem da nação!
Comentários
Egas Nhantumbo
Egas Nhantumbo Questão bem colocada.
2 h
Eliminar
Numan Wane
Numan Wane Isso nao funciona. Nós queremos os culpados aqui
22 h
Eliminar
Tomas Humbe
Tomas Humbe Outras coisas e preciso muita coragem,e si nao fosse a descobertas quando e que iam pedir disculpa? Esses pronunciamentos aumentam descontentamentos e revolta,isso chama si abuso!
12 h
Eliminar
Alice Zandamela
Alice Zandamela uma ova bem mesmo,assim qe estao a pedir desculpas sem explicacoes apalpaveis ja tudo passou e se acham correctos e livres ? isso nao cola ,qeremos o presidente nos explicar bem e pedir desculpas , responsalizar os qe comeram dinheiro usarm o bom nome d povo.qeremos esse elenco todo ver o sol aos quadradinho,se esse novo governo nao fizer isso,mas do qe nunca ha gato de veedade.ntsém!!
22 h
Eliminar
Horácio Allan Costa
Horácio Allan Costa Expectacular seu ponto de vista.
2 h
Eliminar
Pio Cassicasse
Pio Cassicasse Ouvi também ele dizer naquele discurso que: " o problema nr. 1 foi não ter informado ao FMI sobre a existência da dívida" . ora essa, carambas pah. E o povo moçambicano não conta?? A Assembleia da República aprovou a contracção da tal dívida?! Cabeças de galinha, como disse o professor Julião João Cumbane.
32 h
Eliminar
Domingos Bihale
Domingos Bihale Elucidativo
2 h
Eliminar
Tony Simon II
Tony Simon II Se ate a prima Merkel quis saber onde e que estava "enterrado" o dinheiro e a resposta pairou no ar...hehehehehe,nossos governantes!
2 h
Eliminar
Izidro Ractone
Izidro Ractone Estamos mesmo ferrados pah. Por outras palavras o ministro Malaiane esta lançar uma mensagem profunda. A de quem está mergulhado num posso de podridão. De quem diz que se eu estivesse noutro país eu pedia demissão. Por que ele sabe muito bem que não cabe a ele esse pedido de desculpas e duvido muito que esteja a cumprir orientações do empregado. Foi o que lhe apareceu naquele momento. Aliás, já não há mais nada a falar, não há moral e nem sequer conseguem enfrentar os jornalistas com confiança. ESTAMOS FERRADOS
32 h
Eliminar
Pedro Jovo
Pedro Jovo Ja ñ há chançe para isso
2 h
Eliminar
El Patriota
El Patriota Desculpas não curam ferida!
22 h
Eliminar
Juma Basilio
Juma Basilio Não queremos pedido de desculpas mas sim que responsabilizem os que nos meteram nesta desgraça!!!!
12 h
Eliminar
Jorge Antonio Calane Kito
Jorge Antonio Calane Kito Hehehehehe, valeu Kota Egídio.
1 h
Eliminar
Heleno Bombe
Heleno Bombe ja e um bom comeco mas pedido de desculpas nao resolve o problema, o povo quer saber onde esta o dinheiro, dolar por dolar
11 h
Eliminar
Izidro Ractone
Izidro Ractone Qual começo qual quê? Mano Heleno acreditas que virá algo melhor que isso?
1 h
Eliminar
Cleto Goncalves
Cleto Goncalves Aprecio ler posts de pessoas lucidas.... nao aqules k aparecem aqui no Facebook para gastar o tempo de antena, feitos phd...k mada os difnifiva....
Well done Egidio Vaz

1 h
Eliminar
Teixeira Teté da Silva
Teixeira Teté da Silva E os G40 o que dizem depois desta tentativa frustrada de pedir desculpas?
1 h
Eliminar
Marcy Da Conceição
Marcy Da Conceição hehehehehe.onde xta o dinheiro??
1 h
Eliminar
Luis Ah-Hoy Jr.
Luis Ah-Hoy Jr. Moçambique não pede desculpa de nada.
Moçambique não contraíu essas dívidas. Chamem Guebuza e Chang à responsabilidade.

31 h
Eliminar
Alicene Erasmo
Alicene Erasmo Imposicao do ocidente?
1 h
Eliminar
Mestre Jojo Mestre
Mestre Jojo Mestre Male + Yaki demita-se aí sentiremos que è homem com punho .
11 h
Eliminar
Domus Oikos
Domus Oikos 1. Existem relaçoes afectivas baseadas no amor; 2. existem relações públicas ou institucionais. As relações afectivas ou de amor envolvendo pessoas cujo laço de relação é o amor. Este tipo de relaçao (relaçao de amor) tem espaço a perdao. como por exemplo um marido que perdoa a esposa, os filhos ou relaçao entre irmaos etc. tambem pode ser entre os amigos. Mas as Relações publicas sao baseada por um Medium, um instrumento que regula as relaçoes, exigem o terceiro: a lei. Sendo contrato em caso do abuso e violaçao de parte de um dos contratantes deve ser responsabilizado. Este tipo de relaçao não deixa espaço a perdao como se pedisse misericordia.
91 hEditado
Eliminar
Innocent H. Ab
Innocent H. Ab
45 min
Eliminar
Raposo Andrade
Raposo Andrade Queremos o dinheiro de volta, no mínimo, aonde está, quem o emprestou e para quê? Porque nos esconderam quando o emprestaram? Mostrem ao povo o mentor do crime e o julguem!
11 h
Eliminar
Jose Chirruco
Jose Chirruco Devolvam o dinheiro.
1 h
Eliminar
Hobety Luys Muhamby
Hobety Luys Muhamby Este pedido de desculpas não cola Nós exigimos a prisão de todos aqueles que hipotecaram o País.
1 h
Eliminar
Simões António José
Simões António José We can forgive them but at the first of all, they should bring back our money. Full stop!
11 h
Eliminar
Adolfo Lourenco Tembe
Adolfo Lourenco Tembe A melhor maneira de pedir desculpas é a responsabilizacao.criminal dos prervicadores.
21 h
Eliminar
Fauzio Mussagy Fernandes
Fauzio Mussagy Fernandes Adriano Maleiane só está fazer figura de palhaço como está reagir parece que ganhou sua parte no bolão
1 h
Eliminar
Ibraimo Assamo
Ibraimo Assamo Estão com um nó na garganta sufocando-os e agora tentam escapar da asfixia, o que nós o "povo" queremos é que respondam-nos as questões colocadas pelo Dr. Vaz.
1 h
Eliminar
Ilidio Mapsanganhe
Ilidio Mapsanganhe Porque nos que somos o povo nao pedimos ao nosso Presidente que o elegemos para junto do antigo Governo procurar esclarecimentos e devolverem o dinheiro que o antigo governo roubou? Porque o actual presidente encontrou o pais dentro de um burraco e sem pernas para andar. Sem dinheiro e o conflito Armado
1 h
Eliminar
Juma Aiuba
Juma Aiuba Eu já disse que este Maleiane é um tipo que de governo não entende nada. Este senhor é técnico apenas. Numa dessas suas tentativas de sair-se bem na foto vai meter água. Ele ainda pensa que política combina muito com aquela ética que ele trouxe de casa ou da igreja ou dos ritos de iniciação.

O ministro confunde desculpa com perdão. Ele pensa que ser desculpado é ser perdoado e amnestiado, e que isso significa ser esquecido e não ser responsabilizado.

- Ok, senhor ministro, desculpas aceites, mas não estás perdoado.

41 h
Eliminar
Zarito Mutana
Zarito Mutana kkkkk
36 min
Eliminar
Alcides Maricane
Alcides Maricane Beija flor
1 h
Eliminar
Amisse Abdula Cassamo
Amisse Abdula Cassamo kikiki, rendi com suas perguntas Egidio, sao bem pertinentes
1 h
Eliminar
Fauzio Mussagy Fernandes
Fauzio Mussagy Fernandes Queremos as cabeças da fraude... Pork akele esquema o mais parvo consegue ver aquilo foi uma burla
57 min
Eliminar
Ibraimo C. Sacoor Mabota
Ibraimo C. Sacoor Mabota OK. MEU AMIGO VAZ! Gosto e respeito as suas abordagens sobre variados assuntos que mexem com o nosso Pais. Apenas fiquei, hoje, pasmado com a nova face de abordagem na qual optas pela grosseria. "uma ova" não me habituaste a essa faceta. Não quis dizer nada!
157 min
Eliminar
Fauzio Mussagy Fernandes
Fauzio Mussagy Fernandes Os doadores até este momento estão a reagir bloqueando ajudas e parcerias, pork existem parcelas por se pagar até final de Maio e bloqueando essas ajudas foi melhor pork no final o país está sem reservas líquidas
56 min
Eliminar
Anselmo Mavale
Anselmo Mavale este filme ta melhor que o do Brasil.a seguit cenas do proximo capitulo...
153 min
Eliminar
José Mambo
José Mambo Egidio Vaz, essas perguntas todos fazemos e espero que em breve tenhamos respostas das mesmas assim o povo moçambicano ficará aliviado se as questões terem respostas claras...
151 min
Eliminar
Euclides Flavio
Euclides Flavio Politica não é religião. Alias, o nosso Estado sempre nos mostrou que a relação que tem connosco é FUNCIONAL. Portanto, não queremos saber de nenhum perdão nem do Presidente e muito menos dum Ministro. Bring Back our Money.
112 minEditado
Eliminar
Claudio Vembane
Claudio Vembane Gosto, gosto Dr. Vaz
24 min
Eliminar
Xadreque Marizane Kadzanja
Xadreque Marizane Kadzanja Vergonha
23 min
Eliminar
Teresa Malemia
Teresa Malemia Tlaaaaa...
9 min
Eliminar
Corina Corina
Corina Corina Desculpa n cura nada
5 min
Eliminar
Miguel Armando Filipe
Miguel Armando Filipe Com certeza ilustre, as suas questões merece resposta. Portanto as respostas serão útil para o povo porque o povo moçambicana está preocupado em saber com quem está o dinheiro! Será que o dinheiro foi consumido! Ou estão a testar o povo para ver a reação do mesmo!
4 min
Eliminar
Celso Luis Matine
Celso Luis Matine isso é simples se o governo nao responsabilizar os criminosos nas elecoes de 2019 não deve continuar no poder temos que tirar a frelimo do poder
3 min
Eliminar
Evanex Saboroso
Evanex Saboroso MESMO QUE SEJA PRA LOTARMOS O ESTADO DA MACHAVA com Guebuza e Chang no centro a pedirem desculpas e devolver o dinheiro ao povo, nao basta! depois disso, a escassos mestros esta a cadeia B.O. pra onde eles vao...so assim estaremos sossegados e com visitas periodicas pois o povo quer vigiar se estaram incarcerados. brincadeiras pah de mao gosto.
2 minEditado
Eliminar
Filipe Primeiro
Filipe Primeiro A melhor forma e naneira de pedir desculpa ao povo è devolver o dinheiro e prender os larapios dai sim ponto final paragrafo
1 min
Eliminar
Carlos Felisberto Sozinho
Carlos Felisberto Sozinho ladrões não sabem roubar
Eliminar
Antonio Langa
Antonio Langa Na contabilidade nao existem operacoes de pedidos de desculpas -senao as empresas tambem vao comecar a pedir desculpas aos bancos e assim as dividas ficam sanadas - estranho

Sem comentários: